implantacao-de-erp

Conheça pontos essenciais na implantação de ERP

Equipe TOTVS | ERP | 13 Maio, 2020

Um sistema de gestão permite planejar e gerenciar gastos, otimizar rotinas, processos internos, além de dar suporte às decisões, que podem ser mais assertivas e voltadas à estratégia. Mas como fazer uma implantação de ERP eficiente?

Para extrair o potencial do sistema, ao automatizar tarefas repetitivas, padronizar operações, melhorar o fluxo de informações e muitos outros pontos, a tecnologia garante um salto no dia a dia administrativo. Se você quer saber como implementar o ERP no seu negócio, continue a leitura e saiba mais!

Dicas para a implantação de ERP

A implantação do sistema ERP é um movimento muito importante para o negócio, e por trazer novas perspectivas, é fundamental analisar e pensar em todos os detalhes que antecedem um investimento desse nível.

Conseguir identificar se o ERP é a solução que se encaixa de fato nas demandas que seu negócio enfrenta no momento e se a maioria das suas expectativas serão atendidas pela ferramenta, é primordial para um uso eficiente da tecnologia. A seguir, falaremos sobre alguns meios de facilitar essa transição.

Bom planejamento

Existe um método capaz de executar planejamentos conhecido como SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time based) que também pode ser entendido como específico, mensurável, alcançável, realista e baseado em prazos. Essa abordagem pode ajudar a classificar as metas que se deseja atingir com a implantação de ERP.

São consideradas as formas que esses resultados serão atingidos e mensurados, se farão uma diferença realmente relevante e se o tempo para adequação será suficiente.

Hospedagem e flexibilidade

Não é apenas fundamental listar as seções da sua empresa que precisam ser otimizadas e, consequentemente, as funcionalidades que o sistema precisa oferecer. É importante que o sistema se adapte aos seus processos.

Vale lembrar que os modelos de hospedagem da solução têm impacto direto sobre a atuação do software ERP, sendo eles:

On premise: tem sua instalação nos servidores da própria organização e não exige conexão à internet. Por utilizar o espaço físico, é importante saber se a sede da empresa comporta a solução e se há uma equipe que saiba utilizar e fazer as devidas manutenções,

On cloud: pode ser considerado um ERP online, onde o sistema fica hospedado na nuvem, bastando somente uma conexão com a internet e o login na plataforma para ter acesso às funcionalidades, com suporte técnico e sem a exigência de hardwares.

Seguindo essa lógica, avaliar se a infraestrutura comporta o sistema de gestão empresarial é crucial. A escalabilidade é um ponto a se prestar atenção, o que também se aplica a opções de atualizações e personalizações. Afinal, as necessidades e até mesmo os objetivos da sua empresa podem mudar com o tempo, e não é interessante estar preso indefinidamente com um escopo fixo.

New call-to-action

Migração de dados

Depois de fazer o planejamento inicial e ponderar qual formato de hospedagem é o melhor para você, é hora de colocar em prática a migração de dados de forma gradual.

Uma transição amena e em ritmo suave é indicada devido à grande mudança que a adoção do ERP significa, principalmente se for a primeira vez que a empresa estiver lidando com uma solução desse nível.

Busque entender quais dados são essenciais para o bom andamento de todos os setores do negócio e cuide para que estejam seguros.

Contar com um ERP que lide com dados incorretos e quebrados é perda de tempo e dinheiro, pois o software perde sua função. Uma falha nessa etapa pode resultar em grandes prejuízos para toda sua operação, uma vez que é impraticável fazer a correção de dados imprecisos depois da implantação.

Gestão de equipe e mudança de abordagem

Não é novidade que o processo de implantação de ERP termine, de fato, com a instalação do sistema. Depois de concluir essa fase, é de extrema importância realizar um treinamento direcionado à sua equipe.

Essa capacitação, por sinal, deve ser feita antes da finalização da implantação e que o sistema comece a rodar, uma vez que o investimento é muito valioso e precisa ser feito de maneira cuidadosa para toda a sua empresa.

Faça uma boa implantação de ERP na sua empresa!

Se destacar no mercado é um desafio e tanto. Para isso, contar com uma solução que otimiza a rotina, fortalece o trabalho do gestor e oferece novas perspectivas aos colaboradores é um ponto de virada para a sua empresa.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, e considerada a maior empresa de tecnologia do país. Se você acha que nossas soluções só podem ser usadas por grandes empresas, mude seu pensamento! Nossos sistemas são acessíveis para negócios de pequeno e médio porte, e podem reformular muitos pontos estratégicos.

Ao longo deste conteúdo, mostramos as dicas que podem facilitar a implantação do software ERP. Se você se interessou pelo artigo, confira nosso outro post sobre o tema e saiba mais. Continue acompanhando nosso blog e assine a newsletter para não perder nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *