Metas SMART: o que são, exemplos e vantagens de aplicá-las nas empresas

Equipe TOTVS | 03 fevereiro, 2023

Com as Metas SMART, você tem maior probabilidade de sucesso na definição de um planejamento estratégico assertivo, capaz de aumentar sua produtividade, melhorar os resultados e colocar sua empresa nos trilhos.

Na rotina corporativa, assim como na pessoal, estabelecer objetivos é a base para alcançar o sucesso.

Saber onde quer chegar é uma forma de conhecer o caminho, os obstáculos e o que é necessário fazer para concretizar.

Existem várias formas de organizar seu planejamento estratégico — e a maioria deles é baseada em indicadores-chave de desempenho.

Porém, com o método SMART, você adiciona um ingrediente a mais nessa jornada tão desafiadora. Isso porque esse método ajuda você a estabelecer os critérios por trás dos seus objetivos.

Sua empresa precisa simplesmente vender mais ou:

Precisa de novas ações de marketing para atingir novos leads, bem como melhorar a integração do funil de marketing e vendas, agilizando a conversão desses leads de modo a conseguir dobrar o número de vendas e reduzir o CAC em 100 reais dentro de 1 ano.

Percebe a diferença? Esse foi só um simples exemplo, mas que mostra o que esse método é capaz de fazer.

Que tal aprender tudo sobre o assunto?

Então continue a leitura conosco. Preparamos um guia completo e definitivo sobre Metas SMART, que vai te explicar em detalhes o que é esse método, exemplo e como utilizá-lo!

O que são metas SMART?

As metas SMART são uma abordagem de gerenciamento de projetos e planejamento de negócios. São objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido, o que os torna uma ferramenta eficaz para alcançar o sucesso.

  • S — Specific, ou específica: o objetivo deve ser específico, para que você possa entender o que deseja alcançar e como chegará lá. Isso significa dividir a meta em tarefas e objetivos menores e mais gerenciáveis.
  • M — Measurable, ou mensurável: ele também deve ser mensurável, para que você possa acompanhar o progresso e ajustar sua estratégia, se necessário. É preciso ter dados quantificáveis para ajudar você a avaliar seu progresso.
  • A — Achievable, ou atingível: deve ser alcançável, o que significa que está ao alcance e é realista. Ou seja, é necessário levar em consideração os recursos, habilidades e tempo disponíveis e garantir que a meta seja alcançável dentro dessas restrições.
  • R — Relevant, ou relevante: deve também ser relevante, o que significa que está alinhado com sua estratégia geral e vale a pena persegui-lo. É necessário considerar por que a meta é importante e como ela ajudará você a atingir sua visão geral.
  • T — Time-bound, ou temporal: deve ter um prazo, para que você possa concentrar seus esforços e ter um senso claro de urgência. Isso significa definir uma data-alvo e dividir o objetivo em tarefas menores e realizáveis, com seus próprios prazos.

Como isso se dá na prática? Preparamos um breve exemplo:

  • Identifique o objetivo principal: o primeiro passo é determinar o que a empresa deseja alcançar. Por exemplo, o objetivo principal pode ser aumentar as vendas em 20% no próximo ano.
  • Torne-o específico: o objetivo deve ser claro e específico, para que todos saibam exatamente o que é esperado. Nesse caso, a meta específica seria aumentar as vendas em 20% no próximo ano, visando a novos mercados e ampliando a oferta de produtos.
  • Torne-o mensurável: ele deve ser quantificável para que o progresso possa ser rastreado e avaliado. Nesse caso, o avanço do objetivo pode ser acompanhado por meio de relatórios mensais de vendas, com auxílio de um ERP e de um CRM.
  • Torne-o atingível: o objetivo deve ser realista e alcançável dentro do prazo determinado. Nesse caso, a meta atingível seria aumentar as vendas nos próximos 12 meses, o que é possível com a segmentação de novos mercados e a expansão da oferta de produtos.
  • Torne-o relevante: o objetivo deve ser relevante para a estratégia e missão geral da empresa. Nesse caso, a meta é relevante para a estratégia de expansão da empresa e em sua vontade de morder um market share maior.
  • Faça com que seja definido pelo tempo: o objetivo deve ter um prazo para garantir que seja alcançado dentro de um prazo específico. Nesse caso, a meta deve ser alcançada até o final do próximo exercício fiscal.

Esse método é uma ferramenta poderosa que pode ajudar qualquer pessoa ou organização a alcançar o sucesso, esteja você trabalhando em um projeto pessoal ou gerenciando uma equipe.

Ao seguir esses cinco princípios, você pode garantir que suas metas sejam precisas o bastante para simplificar a jornada até alcançá-las, o que pode trazer melhores resultados no futuro.

Quem criou as metas SMART?

As Metas SMART foram criadas em 1981, por George Doran, consultor de negócios e executivo. A tese foi publicada em um artigo, “There’s a SMART Way to Write Management’s Goals and Objectives”, que introduz o método como uma forma de definir melhores objetivos.

A ideia era criar uma maneira mais sistemática e eficiente para as empresas definirem e acompanharem suas metas.

Essa, no entanto, foi a primeira aparição pública do termo “SMART”, porém o estudo e a tentativa de melhor definir os objetivos é um esforço que data de décadas atrás.

Na década de 1960, pesquisas sobre o poder das metas no desempenho organizacional foram iniciadas.

Na verdade, o primeiro evento com alguma relação ao método aconteceu em 1968, com a publicação de um artigo de um psicólogo americano, Edwin Locke.

Em “Toward a Theory of Task Motivation and Incentives”, Locke estabeleceu que objetivos apropriadamente definidos resultam em um melhor desempenho organizacional.

Antes da introdução do método SMART, a definição de metas nas empresas era muitas vezes aleatória e desestruturada, levando à falta de clareza e responsabilidade.

Esse novo framework forneceu uma estrutura que ajudou as empresas a concentrar seus esforços e recursos de maneira mais eficaz, resultando em níveis mais altos de motivação, desempenho e satisfação entre os funcionários.

Para que servem as metas SMART?

As Metas SMART servem para ajudar a aprimorar sua gestão de prioridades, possibilitando o aumento do foco direcionado ao cumprimento de objetivos, bem como auxiliando na otimização da produtividade e confiança em geral.

O uso deste framework tornou-se tão difundido que agora é a pedra angular da gestão moderna, fornecendo um roteiro claro e acionável para as empresas alcançarem sua visão e missão.

Hoje, de acordo com dados da Harvard Business Review, mais de 80% dos gerentes afirmam que seus objetivos são quantificados em números, bem como específicos e mensuráveis.

Ainda assim, conforme dados da London Business School, dois terços dos gestores não sabem dizer quais as principais prioridades das empresas.

Ou seja, falta clareza e um nível de entendimento compartilhado entre a organização.

É justamente o que um método como o SMART oferece!

Exemplos de metas SMART pessoais

Esse método é perfeitamente aplicável na vida pessoal de qualquer um, especialmente para objetivos relacionados com a vida profissional e gestão de suas finanças.

Vamos a alguns exemplos menos pragmáticos e que você pode esboçar em um bloco de notas:

“Quero melhorar a minha produtividade”

Vou melhorar minha produtividade pessoal no próximo ano.

Para isso, vou definir prioridades no início de cada mês, semana e dia para me ajudar a concentrar nos objetivos.

Vou me comprometer a delegar mais tarefas à minha equipe, de modo a tirar o peso do trabalho acumulado de meus ombros e para liberar tempo para que eu possa me concentrar em outros projetos.

Vou utilizar apenas 45 minutos do meu dia para checar e responder e-mails e vou reduzir o tempo gasto em redes sociais para 1 hora por dia, sempre fora do horário de trabalho.

“Quero me tornar o melhor líder para o meu time”

No começo do próximo ano, ainda no primeiro trimestre, vou encontrar um mentor que possa fornecer treinamento e orientação para apoiar o desenvolvimento e crescimento de minha carreira.

Além disso, vou me comprometer a ler 1 livro por mês com tema relacionado à liderança ou à carreira dos principais líderes de minha área.

No terceiro trimestre, vou fazer um curso para me ajudar a desenvolver competências de liderança.

Dentro de minha organização, vou procurar por oportunidades para assumir responsabilidades de liderança, sejam elas informais ou voluntárias. Meu objetivo é me tornar um líder por mérito.

Exemplos de metas SMART empresariais

É claro que esse método é totalmente adaptado ao contexto corporativo, já que nasceu de estudos nesse campo. Para um negócio, você pode seguir esses exemplos mais detalhados:

“Minha empresa precisa aumentar a lucratividade”

  • Específico: Vou aumentar a receita do negócio em 25%. Para isso, preciso cortar despesas. Uma das principais ações é buscar um novo local para operar, onde o aluguel seja pelo menos 10% menor do que o atual.
  • Mensurável: Para isso, vou aumentar o número de vendas nos próximos 12 meses, convertendo o dobro de clientes dos últimos 12 meses, fechando com 150 novos clientes em potencial.
  • Atingível: Vou melhorar o relacionamento com o cliente, bem como promover a marca por meio de ações orgânicas, como Inbound Marketing. Isso me ajudará a encontrar mais leads e, portanto, levar ao aumento da receita.
  • Relevante: Ao mudar para um local mais barato, vou reduzir o custo operacional do meu negócio e, assim, abrir espaço para uma maior margem de lucro.
  • Limitado por tempo: Vou aumentar minha lucratividade em 12 meses.

“Minha empresa vai melhorar a retenção de funcionários”

  • Específico: Vou reduzir a taxa de turnover em 15% em 90 dias, desenvolvendo um programa de onboarding aprimorado para os novos funcionários, bem como oferecendo treinamento e qualificação para os demais colaboradores. Todos os gerentes de setor deverão fazer stand up meetings pela manhã, para se inteirar dos desafios da equipe, bem como alinhar atividades.
  • Mensurável: A redução na rotatividade de funcionários deve ser cerca de 15%.
  • Atingível: Onboarding qualificado, treinamentos e reuniões diárias vão garantir que os funcionários estejam preparados para o dia de produção.
  • Relevante: Os funcionários com melhor desempenho no primeiro mês, entrarão em um programa de recompensa por produtividade e resultados. Já os que estão tendo problemas, passarão por um acompanhamento do gestor e do RH, bem como serão treinados para melhorar suas habilidades e motivação.
  • Limitado por tempo: O turnover deverá reduzir em 15% ao fim dos próximos 90 dias.

3 vantagens de aplicar as metas SMART nas empresas

O método traz diversos benefícios para uma organização. Essa ferramenta ajuda a fornecer clareza, foco e motivação necessários para atingir seus objetivos.

Também pode melhorar sua capacidade de alcançá-los, incentivando-o a definir seus objetivos baseado em critérios palpáveis, como um prazo realista.

Os objetivos SMART também são fáceis de usar, independente da pessoa e, especialmente, da empresa. Para o desenvolvimento do método, basta realizar um exercício de análise sobre os dados do negócio e pronto!

Na prática, esse método pode transformar a forma que você vê e encara seus objetivos. Confira alguns dos principais benefícios das Metas SMART:

1. Aumento da produtividade

Ao especificar e detalhar o objetivo que você e sua empresa buscam, fica mais fácil entender o caminho a percorrer, antecipar os obstáculos e concentrar seus esforços.

Desse modo, é possível aumentar a produtividade do time, que acaba centrando-se na resolução específica de um meta mensurável e alcançável.

2. Garantia de foco

Um dos principais benefícios do método SMART é justamente como esses objetivos afunilam a atenção dos envolvidos. Com uma meta bem definida, não há espaço para ruídos.

Trata-se de um método eficaz para trabalhar e melhorar o foco da equipe, possibilitando melhores resultados mais rapidamente.

3. Maior facilidade para a aplicação de feedbacks

Ao detalhar vários critérios para sua meta, é mais simples entender os sucessos e, especialmente, os fracassos.

Afinal, a meta deu errado porque? Visualize os resultados e compare com o que a meta estipulou: sim, as vendas não dobraram como desejado, mas houve uma queda perceptível na taxa de conversão após o meio do ano.

O que estimulou essa queda e porque não houve recuperação? Foi um fator interno, como um corte de custo que acabou impactando a operação, ou externo, como um concorrente que lançou uma solução melhor?

Ou seja, há muito potencial para buscar insights e realizar feedbacks enriquecedores, capazes de agregar valor à estratégia.

Como criar suas próprias metas SMART

E agora, que tal aprender como desenvolver suas próprias Metas SMART? Quando aplicado na prática, o método é bem intuitivo. Vamos lá!

1. Alinhe-as às suas necessidades específicas

Primeiro, lembre-se de seguir o que os critérios estabelecem, mas também de avaliar e considerar objetivos que conversem com suas necessidades específicas.

Nos exemplos, falamos muito sobre “crescimento“, “aumento de vendas” e “lucratividade“, mas o método serve para qualquer intuito — e cada empresa possui suas próprias necessidades.

Portanto, utilize o método em conjunto com suas demandas corporativas.

2. Use-as como uma forma de comunicação e transparência

Um dos grandes benefícios do método SMART é seu potencial de informar exatamente o que deve ser conquistado, sem deixar brechas.

Utilize o método como uma forma de comunicação e transparência, pois ele só tem a enriquecer a experiência do colaborador.

3. Planeje o melhor caminho e acompanhe o processo

Antes de decidir qualquer coisa, porém, realize o planejamento da sua empresa, de modo a ter certeza sobre os próximos passos — e os objetivos atrelados a eles.

4. A metodologia SMART não funciona apenas em grandes empresas ou equipes

Lembre-se: esse método cabe em qualquer operação, seja pequena ou multinacional, B2B ou B2C, independente do segmento.

Trata-se de uma ferramenta aplicável em qualquer cenário corporativo.

5. A metodologia SMART só funcionará se a estratégia de longo prazo for sólida

Trate de estabelecer uma estratégia de longo prazo eficaz e apoiada por toda diretoria.

Isto é, no momento que você define uma meta SMART, é necessário que ela seja condizente com os rumos que sua empresa quer tomar. Só assim é possível ter resultados palpáveis ou insights suficientes para impactar a operação.

Dicas para conseguir bons resultados com as metas SMART

Gostou e aplicou esse método no seu negócio? Agora é hora de conquistar os melhores resultados. Como garantir isso? Confira nossas dicas:

Sempre monitore o desempenho das ações

Sempre fique de olho na performance por trás de cada meta estabelecida.

Ou seja, não deixe para avaliar os resultados apenas ao fim do prazo, mas continue de olho na execução do trabalho, de modo a possibilitar a rápida tomada de decisão.

Mantenha todo o time envolvido

Lembre-se de envolver todo o time com as metas definidas. Assumir toda responsabilidade pode prejudicar os resultados, bem como não contribui para a qualidade das entregas e tomadas de decisões.

Apresente os resultados

Por fim, no momento em que uma meta é alcançada, lembre-se de apresentar os resultados para seus superiores.

É preciso destacar não apenas a conquista, mas o esforço individual e em equipe, de maneira a valorizar o trabalho e o esforço dos envolvidos.

O papel da tecnologia para facilitar a aplicação e o acompanhamento das metas SMART

Ao longo da estratégia de aplicação das Metas SMART, é essencial que os responsáveis estejam sempre atentos aos números relacionados.

É preciso acompanhar o desenvolvimento do trabalho e os resultados de cada ação, de modo a ter a correta compreensão dos resultados.

É nesse ponto que a tecnologia ajuda, pois permite que você e seu time concentrem os dados em uma única plataforma — de fácil acesso e integrada a todos os sistemas do seu negócio.

Desse modo, você domina todos os indicadores por trás dos objetivos e pode retirar insights mais precisos e valiosos, em tempo real!

TOTVS Fluig Plataforma

Que tal utilizar uma solução que permita a você acompanhar e controlar todas as metas — por meio de dados qualificados e em tempo real?

O TOTVS Fluig Plataforma permite que sua empresa unifique processos, pessoas e sistemas em uma única interface, tornando mais prático o trabalho em equipe.

Hoje, são mais de três mil empresas que investem nas tecnologias TOTVS Fluig como vetor da transformação digital em suas operações.

As tecnologias não apenas integram seus dados, mas lhe dão todos os recursos necessários para revolucionar a gestão de processos, possibilitando o alcance de todas as metas em tempo recorde.

Que tal saber mais sobre o TOTVS Fluig Plataforma? Confira tudo clicando aqui!

Nova call to action

Conclusão

Ao longo deste guia completo, falamos sobre as Metas SMART, destrinchando o conceito, a origem, o funcionamento, as vantagens, bem como apresentando exemplos para aplicar no dia a dia pessoal e corporativo.

Na sua empresa, esse método já é utilizado? Esperamos que os resultados sejam os melhores!

Se você busca aprimorar a aplicação desse método, já sabe que a tecnologia pode ser essencial para acompanhar resultados e fornecer insights valiosos para sua operação.

Por isso, conte com o TOTVS Fluig!

Antes de finalizar, que tal seguir acompanhando os nossos conteúdos? Assine a newsletter da TOTVS para recebê-los direto em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.