O programa FGTS Digital, que trata da modernização do recolhimento do FGTS, está cada vez mais próximo de entrar em produção, já que a previsão oficial está agendada para março de 2024.
E com o intuito de aprimorar a experiência do contribuinte na nova plataforma desta ferramenta, o Governo Federal disponibilizou um ambiente para testes denominado “Produção Limitada”. Nada mais é do que um período em que o contribuinte poderá conhecer melhor as funcionalidades do FGTS Digital e simular a geração de guias com os dados reais do eSocial.
o ambiente de produção limitada, foi liberado no dia 04/12/2023 (segunda-feira), atualizado com novos recursos e a base do eSocial aperfeiçoada, e ficará disponível até dia 13/01/2024. Aproveite para conhecer a nova plataforma!
Listamos algumas novidades:
- Procurações: O cadastro do empregador, bem como as procurações registradas no sistema antes do dia 27/11/2023 continuarão válidos e não serão apagados. Apenas os dados dos trabalhadores e débitos serão limpos no ambiente de testes.
- Módulo de Estorno: Funcionalidade onde o empregador poderá registrar a solicitação de bloqueio imediato na conta vinculada do trabalhador e a solicitação de devolução (estorno) dos valores para a empresa.
- Novo Vencimento: No ambiente de testes será possível simular as guias de recolhimento com o vencimento até o dia 20 do mês subsequente, dessa forma será possível analisar os encargos atualizados com esse novo prazo.
- Povoamento de dados do eSocial: Nessa nova fase de teste, os dados oriundos da escrituração do eSocial, serão reconhecidos assim que o empregador enviar qualquer evento desse vínculo, a partir do dia 27/11/2023, dados estes que poderão ser visualizados no ambiente de testes no dia 04/12/2023 em diante.
Para consultar na íntegra todos os detalhes do período de produção limitada, clique aqui
Deixe aqui seu comentário