gestao-de-escala

Gestão de escala: Como um software pode ajudar?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE SERVIÇOS | 10 junho, 2020

A gestão de escala pode interferir diretamente nos resultados da empresa caso não seja feita da maneira ideal. É preciso levar em conta alguns fatores, inclusive de cunho legal, para organizar uma escala que seja favorável para todos. 

Para auxiliar nesse processo, um sistema de gestão pode ser a solução ideal. Veja no artigo a seguir a importância de ter uma boa gestão de escala e quais os benefícios de utilizar a tecnologia para isso.

A importância da gestão de escala

Em uma empresa prestadora de serviços é essencial que haja uma escala de trabalho organizada conforme as demandas dos clientes. Isso evita que faltem profissionais para a realização de trabalhos em determinados dias e locais. Por esse motivo, é tão importante que haja um sistema para estabelecer a rotina.

É preciso planejar como será a jornada da semana ou do mês de cada colaborador da empresa para que seja possível oferecer um bom atendimento aos clientes. Além de permitir aos profissionais a possibilidade de se organizarem conforme sua escala. 

Organizar escala de trabalho de forma manual pode levar a erros, violando a carga máxima de trabalho semanal permitida ou até mesmo prejudicando clientes. Portanto, o mais indicado é poder contar com um software que faça a escala de forma automatizada.

New call-to-action

Por que usar um sistema para a gestão de escala?

Implementar um software de gestão empresarial para organizar a sua escala de trabalho pode ser uma boa decisão estratégica para fazer com que a empresa conquiste mais clientes. Veja a seguir as principais vantagens em utilizar a tecnologia para essa finalidade:

Qualidade de atendimento

Ao designar os profissionais certos para as ordens de serviço certas, a chance de aumentar a qualidade do atendimento ao cliente é maior. Essa é uma das grandes vantagens em contar com um software que faz esse processo de forma mais precisa e automatizada. 

Portanto, com clientes mais satisfeitos, a tendência é que os serviços da prestadora sejam mais procurados. Essa é uma vantagem competitiva que abre caminho para que o negócio se desenvolva com mais velocidade.

Equipe integrada

Outro benefício que essa solução de gestão pode proporcionar é a harmonia entre os colaboradores, que trabalharão de forma mais integrada. Isso porque, quando os profissionais recebem suas escalas antecipadamente, podem organizar sua rotina de horários e planejar suas folgas.

Desse modo, eles se sentem mais valorizados e executam o trabalho de maneira mais eficiente. Além disso, a distribuição de carga horária é mais justa entre todos e ninguém fica sobrecarregado de serviço, o que também contribui para que este seja executado com mais qualidade.

Cumprimento da legislação

O software de gestão também ajuda a empresa a se manter dentro das normas trabalhistas da CLT. Isso acontece porque as cargas horárias são distribuídas corretamente entre os profissionais, conforme o limite semanal regulamentado por lei. 

Se a gestão de escala for feita de forma manual, esse limite pode acabar sendo ultrapassado, o que poderia gerar problemas legais para a companhia. Essa solução está atualizada conforme as mudanças nas normas trabalhistas, por isso, é uma forma mais segura de gestão. 

Centralização de informações

Manter registrados todos os processos em um único sistema de gestão de serviços pode facilitar muito a gestão de escala de trabalho. Com isso, o gestor tem acesso a informações como: os horários de cada colaborador, os pedidos dos clientes e os materiais que serão necessários para a realização do serviço.

O sistema permite visualizar todos os postos de trabalho ao mesmo tempo e organizar escalas de trabalho e turnos. Com esse controle, se torna mais simples e eficiente a tarefa de escalar os profissionais certos e organizar a agenda de atendimentos. 

Integração com o RH

E, para ter um controle ainda mais eficiente sobre as escalas, o sistema pode ser integrado diretamente com o setor de recursos humanos da empresa. Assim, é possível monitorar a escala de revezamento, se assegurando de que nenhum profissional esteja trabalhando horas a mais do que deveria.

Tudo isso contribui para manter tanto os colaboradores quanto a própria companhia em segurança e para que tudo corra conforme as leis trabalhistas. Ademais, facilita na hora de fazer o pagamento das horas trabalhadas para cada profissional. 

Tecnologia no setor de serviços

As soluções tecnológicas podem atuar auxiliando todos os tipos de escala de trabalho nas prestadoras de serviço. Por isso, contar com esse tipo de sistema faz toda a diferença nesse segmento. Entenda mais sobre como o software de gestão de serviços funciona e quais seus principais benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *