ERP para serviços: vantagens e principais funcionalidades

Um software integrado de gestão empresarial atende a organizações de todos os tamanhos e segmentos. Desde microempresas até multinacionais, todas podem aproveitar os diversos benefícios e facilidades do ERP para serviços. Esse software é adaptável e, por isso, pode atender exatamente à necessidade da sua empresa. Ele ajuda o gestor a administrar as finanças, fazer …

Equipe TOTVS | 06 junho, 2023

Um software integrado de gestão empresarial atende a organizações de todos os tamanhos e segmentos. Desde microempresas até multinacionais, todas podem aproveitar os diversos benefícios e facilidades do ERP para serviços.

Esse software é adaptável e, por isso, pode atender exatamente à necessidade da sua empresa. Ele ajuda o gestor a administrar as finanças, fazer a gestão de pessoas, monitorar as vendas e pedidos de compras e muito mais.

Você sabe qual o melhor ERP para serviços? Como será que este sistema beneficia seu negócio?

Se você é um empresário ou gestor de uma prestadora de serviços, seja ela de consultoria, manutenção, transporte, construção civil etc., venha conhecer tudo sobre o sistema para prestação de serviços!

Nova call to action

O que é um ERP para serviços?

Um ERP para serviços é um tipo de sistema de gestão integrado que atende às necessidades específicas das empresas que prestam serviços aos seus clientes. 

Caso tenha fugido à memória, ERP significa “Enterprise Resource Planning”. Este sistema contribui para que o gestor empresarial otimize os processos internos e integre as atividades de diferentes departamentos, como finanças, estoque, vendas e recursos humanos.

Portanto, o uso deste sistema é uma forma de atender a esses negócios, que têm características próprias, como a gestão de projetos, contratos, equipes, recursos e ordens. 

Um ERP para empresas de serviços, portanto, permite que elas controlem todos esses aspectos em uma única plataforma, o que facilita o acesso às informações, a tomada de decisões e a otimização dos resultados.

Quais são os benefícios de um ERP para serviços?

Ter um ERP para empresas de serviços significa otimizar as frentes de ação deste tipo de negócio. Ele abrange a liderança da organização, os colaboradores, os métodos usados para o trabalho e o relacionamento com o consumidor.

Isso significa que ele consegue trazer precisão na precificação de orçamentos e controle completo dos recursos e contratos mais rentáveis.

De igual maneira, faz a gestão das equipes alocadas com integração entre sistema de folha de pagamento e de controle da operação.

E, claro, é uma solução focada na rentabilidade dos seus contratos, e permite gerenciamento completo de prazos e vencimentos.

Confira a seguir alguns benefícios que o ERP para empresas de serviços traz para seu negócio:

Automatização de processos

Esqueça seus processos que antes eram feitos manualmente ou com planilhas!

O ERP para prestadores de serviços assume as tarefas burocráticas e repetitivas e, com isso, diminui os erros e retrabalhos. 

Você pode, por exemplo, emitir notas fiscais e boletos em poucos cliques, sem precisar entrar nos sites das prefeituras ou bancos.

Otimização do tempo e produtividade

Com a automatização de processos, você ganha mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas do seu negócio. Mas este é só o primeiro ponto.

O gestor também pode acompanhar pelo sistema online o desempenho da sua equipe e dos colaboradores terceirizados. 

Você sabe quantas horas eles produzem, faturam e gastam com retrabalho? Ao olhar no software, poderá identificar gargalos e oportunidades de melhoria na gestão do seu time.

Acompanhamento dos fluxos e previsão de demanda

Um ERP para prestadores de serviços permite ao gestor acompanhar os fluxos dos seus projetos e contratos em tempo real. 

Você pode visualizar rapidamente todos os status dos serviços contratados em um único lugar e saber quais estão em andamento, atrasados ou concluídos. Isso facilita o planejamento das suas entregas e a previsão da demanda futura.

Atualizações automáticas

Outro benefício de um ERP para prestadores de serviços é que ele se mantém atualizado com as mudanças na legislação fiscal e tributária do seu segmento. Isso evita que você tenha problemas com o Fisco ou pague impostos indevidos. 

Vale pontuar também as atualizações automáticas do software que são voltadas para aprimorá-lo e/ou para abordar novas medidas de segurança.

Personalização

Por fim, outra vantagem relevante é a personalização do software. Em outras palavras, é a possibilidade de adaptar o sistema às necessidades e particularidades de cada empresa. 

O gestor pode escolher os módulos que vai utilizar, habilitar as funcionalidades que desejar, definir as configurações e até mesmo criar novas soluções dentro do ERP.

Assim, você terá um sistema que atende com precisão aos seus processos e demandas, sem desperdiçar recursos ou tempo com funcionalidades que não são úteis para o seu negócio.

Agora que você já sabe mais sobre um dos tipos de ERPs mais importantes, que tal entender melhor suas funcionalidades?

As principais funcionalidades de um ERP para prestadores de serviços

O melhor ERP para serviços é aquele que possui funcionalidades adequadas ao seu negócio. 

De toda maneira, ele deve oferecer recursos que facilitem a gestão dos projetos, contratos, equipes, recursos e processos administrativos e financeiros da empresa. 

Confira:

Gestão de equipes

Uma das funcionalidades mais importantes de um ERP para empresas de serviços é a gestão de equipes. Com ela, o gestor pode: 

  • gerar relatórios gerenciais;
  • acompanhar as horas trabalhadas e faturadas;
  • verificar a disponibilidade e a capacidade de cada profissional;
  • controlar a alocação dos seus colaboradores nos projetos e contratos;
  • avaliar o desempenho e a produtividade da equipe (individual e coletivamente).

A gestão de equipes permite que você otimize o uso dos seus recursos humanos, o que evita ociosidade ou sobrecarga e aumenta a satisfação e a motivação dos seus funcionários.

Gerenciamento de contratos

O gerenciamento de contratos é um recurso essencial no sistema para prestação de serviços. 

Isso porque automatiza o registro de todos os dados dos contratos com clientes, tais como valores, prazos, escopo, condições de pagamento e renovação. 

Além disso, você pode acompanhar o andamento dos serviços contratados, emitir notas fiscais e boletos, controlar os recebimentos e gerar indicadores de rentabilidade.

Esse gerenciamento também permite que se tenha uma visão completa dos seus compromissos com os clientes e auxilia no monitoramento de chamados e tarefas.

Gestão de recursos

A funcionalidade de gestão de recursos permite ao gestor controlar os recursos materiais e financeiros que são utilizados nos seus projetos e contratos, como equipamentos, materiais, despesas de viagem e reembolso. 

Ela auxilia no planejamento dos recursos necessários para cada serviço, o que inclui verificar a disponibilidade e o custo de cada um e gerar relatórios de custo-benefício.

A partir desta funcionalidade, o ERP para serviços otimiza o uso dos seus recursos de modo a evitar desperdícios ou faltas que possam comprometer o prazo ou a qualidade dos serviços

Automação de processos administrativos/financeiros

Com o ERP para prestadores de serviços, é possível automatizar os processos administrativos e financeiros da sua empresa, como:

  • Fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Contas a pagar e receber;
  • Agenda administrativa para controle de atividades e obrigações;
  • Relatórios gerenciais financeiros gerais e segmentados para suporte à tomada de decisão.

Com uma gestão financeira otimizada, torna-se mais fácil ter um negócio sustentável e a longo prazo. E isso também depende do cumprimento de certas burocracias, como a emissão de notas fiscais.

Emissão de notas fiscais

Uma funcionalidade indispensável de um sistema para serviços é a emissão de notas fiscais eletrônicas. Com ela, você pode emitir as suas notas fiscais com rapidez e facilidade, sem precisar acessar os sites das prefeituras ou preencher formulários manuais. 

Além disso, você pode integrar as suas notas fiscais com os seus pedidos de venda, contratos, boletos e contabilidade.

A emissão de notas fiscais permite que você cumpra com as suas obrigações fiscais e tributárias, evite multas e sonegação e tenha mais segurança e agilidade no seu faturamento.

Gestão de compras e estoque

Fazer uma boa gestão de compras e estoque é importante para a sustentabilidade da empresa de serviços. 

Para tanto, é preciso controlar as compras de materiais e insumos para os seus serviços, registrar os pedidos, as entradas, os fornecedores e os preços. 

O sistema para prestação de serviços tem essa funcionalidade e auxilia inclusive em eventual controle de estoque de mercadorias, o que evita rupturas ou excessos de estoque e maiores custos operacionais.

Obrigações fiscais

Um recurso valioso do sistema para prestação de serviços são as obrigações fiscais. 

Com esta funcionalidade, você pode gerar e enviar os arquivos e declarações exigidos pelo Fisco, como o SPED Fiscal, o SPED Contábil, o SPED Contribuições, o EFD-Reinf, o DCTFWeb, entre outros. 

Além disso, é possível calcular e recolher os impostos devidos pelo seu regime tributário. É a melhor forma de manter sua empresa em dia com o Fisco, evitar penalidades e multas.

Business Intelligence

Por fim, o Business Intelligence (BI) é uma funcionalidade com a qual o gestor consegue extrair e visualizar informações estratégicas do ERP por meio de gráficos, tabelas, painéis e relatórios personalizados.

É possível, também, aplicar técnicas de análise de dados, como mineração, modelagem e estatística, para obter insights e tendências sobre o seu negócio.

É, por isso, uma funcionalidade que ajuda o gestor a ter uma visão ampla e profunda do seu desempenho e tomar decisões mais inteligentes e embasadas.

Como escolher o melhor ERP para serviços?

Para escolher o melhor ERP para serviços, você deve, primeiramente, entender o perfil e os desafios específicos do seu negócio. 

Existem diversas opções no mercado e nem todas podem atender às suas expectativas e necessidades, certo?

Por isso, na hora de escolher seu ERP, é preciso considerar alguns critérios importantes, como:

  • O custo-benefício do investimento no sistema;
  • A reputação e a experiência do fornecedor do ERP;
  • O suporte e a atualização oferecidos pelo fornecedor do ERP;
  • A facilidade de uso e de integração do software com outras ferramentas;
  • A aderência do sistema aos processos e às particularidades da sua empresa;
  • A flexibilidade e a escalabilidade do programa para acompanhar o crescimento do seu negócio.

Com isso em mente, faça uma pesquisa de mercado, compare as opções disponíveis, solicite demonstrações e depoimentos de outros clientes e teste o sistema antes de contratar.

Uma boa opção você encontra com a maior empresa de tecnologia do Brasil: a TOTVS!

Tecnologias TOTVS para prestadores de serviços

Se você está procurando um ERP para serviços que seja completo, confiável, flexível e personalizado para o seu segmento, você precisa conhecer as soluções da TOTVS para prestadores de serviços.

Com mais de 2 mil clientes, temos módulos específicos que contemplam o segmento de serviços, que incluem o RH, ativo fixo (para locação) e toda a parte de backoffice. 

Vale ressaltar que o ERP pode ser contratado em modelo on premises e on cloud.

É uma solução completa para empresas que prestam serviços em geral, como consultoria, manutenção, limpeza, segurança, locação, transporte, assistência técnica, telecomunicação, e muito mais. 

Com os ERPs para serviços da TOTVS, você pode gerenciar suas atividades de forma integrada e eficiente, desde o planejamento até a execução e o faturamento. 

Conheça já todas as soluções TOTVS para prestadores de serviços!

New call-to-action

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é um ERP para serviços, quais são as suas vantagens e funcionalidades e como escolher o melhor sistema para o seu negócio.

Este software pode fazer a diferença na gestão da sua empresa. Com ele, você pode automatizar e integrar os processos da sua empresa, otimizar o tempo e a produtividade da sua equipe, acompanhar os fluxos e os resultados dos seus projetos e contratos e muito mais!

Se você quer levar o seu negócio de serviços para um outro nível de gestão, não perca tempo e invista em um ERP para serviços. 

E se você quer contar com a melhor tecnologia do mercado, escolha as soluções da TOTVS para prestadores de serviços. Elas são completas, confiáveis, flexíveis e personalizadas para o seu segmento! Que tal descobrir como ter ainda mais eficiência na gestão de serviços?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.