Minha empresa deve investir no sistema lean manufacturing?

Minha empresa deve investir no sistema lean manufacturing?

Equipe TOTVS | GESTÃO INDUSTRIAL | 16 novembro, 2018

Ser eficiente, eliminar desperdícios e resolver problemas são ações cada vez mais necessárias para as empresas no Brasil, em especial para as indústrias. Os Indicadores Industriais mais recentes, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria, apontam quedas constantes no rendimento das empresas e os dados referentes ao faturamento ainda oscilam muito.

Uma das maneiras utilizadas pelas empresas para resolver essas questões tem sido a adoção da filosofia do sistema lean manufacturing, ou manufatura enxuta, em todos os processos. Esse conceito visa reduzir 8 tipos de desperdícios e, com isso, aumentar a qualidade do produto e melhorar o valor do cliente.

Se você ainda não decidiu se deve investir na adoção dessa filosofia na sua linha de produção, continue lendo este artigo e conheça algumas vantagens do lean manufacturing!

Empresas brasileiras já usam o sistema

Como o sistema lean manufacturing surgiu fora do Brasil, ele já é muito utilizado por empresas de outros países há mais tempo. Mas, por aqui, várias organizações também já conhecem os benefícios dessa filosofia: com a ajuda de cursos e consultorias, os gestores das fábricas estão aprendendo mais sobre as metodologias e os sistemas de gestão que podem ser utilizados para otimizar os processos.

Um exemplo são as indústrias do setor de Petróleo e Gás do Paraná, que participaram de um projeto-piloto, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a implantação da manufatura enxuta. Em quatro meses, as empresas participantes conseguiram aumentar a produtividade entre 33% e 63%.

Dentre as grandes organizações, a GE Transportation é uma das que estão fazendo investimentos em lean manufacturing e expandindo para as diversas fábricas no Brasil. Eles apostam no sistema como uma forma de tornar a empresa cada vez mais sustentável. A Alpargatas, indústria brasileira de calçados e artigos esportivos, também passou a usar a manufatura enxuta para otimizar os processos nas fábricas.

Vantagens do lean manufacturing para a sua fábrica

Listamos aqui algumas vantagens para que você possa entender por que outras empresas já estão utilizando a metodologia lean e o quanto ela pode beneficiar também a sua linha de produção.

Foco na demanda

No lean manufacturing, quem dita o ritmo da sua linha de produção é a demanda do cliente. O seu objetivo será gerar valor. Para isso, é necessário focar nas necessidades do seu consumidor, atendendo pontualmente ao que ele precisa e no tempo solicitado. Com isso, você já reduz desperdícios e não faz com que o seu estoque fique superlotado.

Otimização do uso da matéria-prima

A otimização dos processos dentro da sua fábrica conduzirão para a diminuição do desperdício de matéria-prima, já que o foco é minimizar erros como o de superprodução e de peças defeituosas. Dessa forma, você consegue reduzir os gastos com excedentes, poderá planejar investimentos e, caso seja possível, adquirir matéria-prima com ainda mais qualidade do que a utilizada hoje pela sua empresa.

Redução da mão de obra

A manufatura enxuta permite que você tenha um quadro de funcionários menor, porém mais focado nas atividades importantes. É crucial destacar que, para chegar nesse estágio, é necessário investir no desenvolvimento dos seus colaboradores, já que todos precisam estar alinhados quanto à metodologia e à importância da redução de desperdícios para melhorar a produtividade.

Produtos com mais qualidade

A orientação da sua equipe, a partir da implantação do lean, será de entregar com excelência. Com toda a linha de produção concentrada em manter parâmetros de qualidade, as etapas serão conduzidas com mais cuidado. Você corre menos riscos de ter produtos finais apresentando defeitos. Isso gera mais valor para o seu cliente e melhora a reputação da sua empresa no mercado.

Eficiência na gestão de estoque

A gestão de estoque é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa, pois ela fornece importantes dados quanto à venda dos seus produtos. Quando você controla a sua produção, maiores são as chances de conseguir organizar o seu estoque, parar de sofrer com produtos excedentes que não tem saída e poder reduzir os custos de armazenagem que, muitas vezes, são repassados para o seu cliente final.

Ambientes mais seguros

Manter a alta produtividade também diz respeito a prezar pela segurança e pela saúde dos seus colaboradores. Na metodologia lean, a ergonomia é um dos principais pontos, tendo em vista que reduzir a movimentação dos colaboradores e o transporte de produtos faz parte da redução de desperdícios, tanto de tempo quanto de mercadoria.

Para garantir a qualidade, os seus funcionários estarão muito mais voltados para a realização das atividades com cuidado, o que reduz o risco de acidentes de trabalho.

Velocidade na produção

Priorizar processos e reduzir erros para atingir a alta qualidade vão, consequentemente, permitir uma produção mais rápida. Utilizando as ferramentas da manufatura enxuta, como o Kanban, você poderá fornecer os seus produtos com mais agilidade para o mercado, sem deixar o seu cliente na mão por falta de estoque.

Maior lucratividade

Todas as vantagens citadas até aqui possivelmente conduzirão a sua empresa a aumentar o lucro. Com isso, você poderá investir na melhoria contínua dos processos e ganhar vantagem competitiva no mercado por reduzir os seus gastos enquanto entrega produtos com muito mais qualidade.

Sistemas de gestão como aliados na manutenção enxuta

É possível unir todas as vantagens do sistema lean manufacturing com os oferecidos pelos sistemas de gestão, já que o objetivo deles também é tornar os processos da sua fábrica mais simples e práticos. Os módulos podem ser escolhidos de acordo com a necessidade da sua empresa.

A automatização de tarefas burocráticas e a integração de variadas ferramentas permitem que os seus funcionários ganhem mais tempo para concentrar em outras atividades mais estratégicas e que todos tenham acesso a dados mais precisos. Isso também facilita no momento da tomada de decisão dos gestores, tendo em vista que as informações mais relevantes sobre o seu negócio estarão disponíveis em um só lugar.

Agora que você sabe que o investimento no sistema lean manufacturing é positivo para a sua empresa, continue no nosso blog e saiba como o sistema de controle de estoque também pode ser uma excelente solução para você!

Comentarios

  1. Rodrigo Barbosa

    Ótimos argumentos.

    1. Alan Amorim

      Obrigado, Rodrigo!
      Te convido a continuar acompanhando o blog, tem conteúdos tão bons quanto esse saindo todos os dias da semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *