O CFOP 6353 faz parte dos códigos fiscais que identificam em uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) uma operação de venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros.
Ele faz parte de um grupo de códigos que, muitas vezes, podem causar confusão na hora de emitir um documento fiscal eletrônico. Por isso, é importante conhecer cada um deles e sempre consultar antes da emissão.
Neste conteúdo, explicaremos todos os detalhes sobre o CFOP 6353, bem como as suas vantagens e utilização. Vamos lá?
O que é o CFOP 6353?
CFOP é a sigla para Código Fiscal de Operações e Prestações, que é um sistema de classificação das entradas e saídas de mercadorias, serviços e outros bens, de acordo com a legislação tributária brasileira.
Ele é composto por quatro dígitos, sendo que o primeiro indica a natureza da operação (se é entrada ou saída, se é dentro ou fora do estado, se é de contribuinte ou não) e os demais especificam o tipo de operação ou prestação.
O CFOP 6353 é referente à prestação de serviços de transporte a estabelecimentos comerciais fora do estado.
Ele faz parte do grupo 6, que engloba as operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final localizado em outra unidade da Federação.
Outros códigos podem ser consultados no site do Ministério da Fazenda (gov.br).
Quando utilizar o CFOP 6353?
O CFOP 6353 deve ser utilizado sempre quando ocorre prestação de serviços de transporte para estabelecimento comercial, quando o tomador for o destinatário que tem origem fora do estado da transportadora.
Como as empresas se beneficiam do uso do CFOP 6353?
A utilização do CFOP 6353 traz várias vantagens para o vendedor, como:
- a redução de custos com transporte;
- simplifica a gestão tributária;
- traz segurança jurídica para a empresa;
- armazenamento e tributos;
- permite maior agilidade na entrega;
- satisfação do cliente.
No entanto, é preciso estar atento às regras e obrigações fiscais que envolvem essa operação, como a emissão de notas fiscais eletrônicas, o recolhimento de impostos e a escrituração contábil.
CFOP 6353 é tributado?
A tributação depende do regime tributário do contribuinte e da natureza da mercadoria.
Por exemplo: se a mercadoria for sujeita ao regime de substituição tributária ou se houver algum benefício fiscal específico para o produto.
Nesses casos, pode haver incidência de ICMS ou de algum outro imposto estadual. Além disso, as operações com o CFOP 6353 também estão sujeitas ao PIS e à COFINS, que são tributos federais.
O cálculo desses impostos varia de acordo com o tipo de receita e o regime de apuração do contribuinte.
Por fim, vale lembrar que ele deve ser informado na nota fiscal eletrônica (NF-e) e na escrituração fiscal digital (EFD), bem como em outras obrigações acessórias, conforme a legislação vigente.
Outros códigos fiscais relacionados ao CFOP 6353
Muitas pessoas ficam com dúvida sobre utilizar o CFOP 5353 ou 6353. Isso porque existem vários códigos fiscais e outros que estão relacionados com o CFOP 6353, que são usados para situações específicas, como:
- CFOP 1353 é usado para aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial (dentro do estado);
- CFOP 2353 é usado para aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial (fora do estado);
- CFOP 3353 é usado para aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial (exterior);
- CFOP 5353 é usado para prestação de serviço de transporte a estabelecimento comercial (dentro do estado);
- CFOP 7363 é usado para prestação de serviço de transporte destinado a estabelecimento (exterior).
Esses CFOPs também são interestaduais e exigem que o destinatário seja contribuinte do ICMS. Também é importante conhecer os CFOPs relacionados com o CFOP 6353 para fazer a escrituração fiscal correta e evitar problemas com o fisco.
Como a tecnologia pode ajudar na gestão de documentos fiscais?
A tecnologia pode ajudar na gestão de documentos fiscais de várias maneiras. Por exemplo: ela pode facilitar a emissão, o armazenamento, o controle e a consulta dos documentos, reduzindo os custos e os erros humanos.
Além disso, integra os dados fiscais com outros sistemas, como contabilidade, estoque e vendas, o que otimiza os processos e aumenta a produtividade.
A tecnologia também pode garantir a segurança e a conformidade dos documentos fiscais, evitando multas e penalidades.
Por fim, ela pode oferecer insights e relatórios sobre a situação fiscal da empresa, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.
Suíte Logística da TOTVS
Com o sistema Suíte Logística da TOTVS, é possível calcular com assertividade todos os impostos e valores dos documentos fiscais, além de informar o CFOP correto.
Com ele, você tem uma plataforma SaaS moderna e eficiente que auxilia em todas as operações logísticas, coleta e entrega de produtos e na emissão dos documentos necessários.
Também é ideal para transportadoras, embarcadores e operadores logísticos, agilizando todas as rotinas de logística da sua empresa.
Facilite todos os processos logísticos da sua transportadora e fique tranquilo com as informações dos documentos fiscais eletrônicos! Utilize o sistema Suíte Logística da TOTVS!
Conclusão
Neste conteúdo, você entendeu o que é o CFOP 6353, CFOP para transporte de mercadoria e que é um código fiscal e quando ele deve ser utilizado. Também mostramos outros códigos relacionados.
O CFOP é importante para determinar o regime de tributação aplicável a cada operação ou prestação, bem como para registrar as movimentações fiscais e contábeis das empresas.
Também serve para identificar as obrigações acessórias que devem ser cumpridas pelos contribuintes, como a emissão de notas fiscais, a escrituração fiscal e a apuração dos impostos.
É importante conhecer cada um deles para saber qual o código correto que deve ser informado nos documentos fiscais eletrônicos e declarações. Isso evita erros e penalidades que eventualmente podem ocorrer.
Se quiser saber mais sobre isso e mais assuntos sobre transporte e logística, leia outros conteúdos em nosso blog! Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre como emitir uma nota fiscal!
Deixe aqui seu comentário