Gestão de pátio: reduza custos e melhore as entregas para o cliente final

Equipe TOTVS | 01 junho, 2023

A gestão de pátio é uma atividade essencial para a agilidade das operações logísticas, manuseio, carga e descarga de mercadorias.

Consiste em controlar e otimizar o fluxo de entrada e saída de caminhões no pátio, bem como o processo de embarque e desembarque, a fim de garantir que as mercadorias sejam recebidas ou enviadas corretamente e no tempo previsto.

Quando feita da forma adequada, traz diversos benefícios para sua operação, como redução de custos, aumento da produtividade, melhoria da qualidade do serviço, maior segurança e satisfação dos clientes e parceiros. 

Por outro lado, uma gestão de pátio ineficiente pode gerar problemas como atrasos, filas, erros, perdas, danos, multas e reclamações.

Neste artigo, traremos um guia para fazer a gestão completa do seu pátio apresentando as principais tecnologias que agilizam os processos logísticos. Boa leitura.

totvs logística

O que é pátio logístico?

O pátio logístico é um conceito que engloba os processos logísticos que ocorrem no pátio de um armazém, centro de distribuição e afins.

Dentro desse conceito, a gestão de pátio é fundamental para compreender o fluxo de atividades e fazer a atribuição correta de cada etapa, a fim de otimizar a operação.

No estoque está o coração dos processos da cadeia de suprimentos, fazer a gestão correta das etapas é essencial para uma distribuição mais fluida.

O pátio logístico pode ter diferentes tipos e funcionalidades, a depender do tamanho, da demanda e do segmento da empresa. 

Por exemplo, pode ser um pátio restrito, onde os veículos entram apenas para atracar na doca e realizar a operação, ou um pátio amplo, onde os veículos aguardam em fila por dias para serem atendidos. 

Também há modelos de pátio de armazenamento, em que as mercadorias ficam estocadas até serem distribuídas. 

Pátios de crossdocking são aqueles em que as mercadorias são apenas transferidas de um veículo para outro, sem armazenamento, o que reduz custos relevantes.

Independentemente do tipo e da funcionalidade do pátio logístico, ele é uma parte importante da logística de uma empresa. 

Por isso, precisa ser bem planejado, organizado e gerenciado, para garantir a eficiência, a qualidade e a segurança das operações. 

Um bom gerenciamento de pátio envolve o uso de tecnologias e ferramentas que permitem controlar e otimizar o fluxo de entrada e saída de veículos conforme veremos ao longo deste conteúdo.

Qual a importância de fazer uma gestão de pátio eficiente?

Uma gestão de pátio eficiente é importante para as empresas que querem aumentar a capacidade, a qualidade e a segurança das suas operações logísticas. 

Com uso de ferramentas e técnicas adequadas, é possível:

  • Reduzir custos com atrasos, filas, erros, perdas, danos e multas;
  • Elevar a produtividade com o planejamento, o monitoramento e a otimização do fluxo de veículos, carga e descarga;
  • Melhorar a qualidade do serviço com o cumprimento dos prazos, a precisão do estoque e a satisfação dos clientes e parceiros;
  • Aumentar a segurança com o controle de acesso, o rastreamento das mercadorias e a prevenção de acidentes e roubos;
  • Integrar os processos com os fornecedores e os clientes, com uso de tecnologias e ferramentas especializadas.

Etapas e setores que fazem parte da gestão de pátio

Apenas no pátio de uma operação logística podemos encontrar inúmeras etapas, a depender do tamanho e características da sua operação.

Por isso, é importante que os setores estejam integrados e coordenados para garantir a eficiência e a qualidade das operações de carga e descarga. 

A seguir, vamos descrever as principais etapas e setores que compõem essa gestão logística dos processos de pátio:

Agendamento

Essa é a primeira etapa da gestão e consiste em definir os dias e horários para a realização das operações de carga e descarga dos veículos no pátio. 

O agendamento pode ser feito por meio de um sistema online ou por telefone, e visa a evitar filas, atrasos, conflitos e ociosidade nas docas. 

Ele também permite planejar os recursos necessários para cada operação, como equipes, equipamentos, espaços e documentos.

Existem soluções específicas para a gestão dessa etapa, como o TOTVS Agendamentos, que traz mais controle de prazos e de fluxo de veículos no pátio.

Rastreamento

O rastreamento é a etapa que permite acompanhar em tempo real a localização e o status dos veículos que estão a caminho do pátio ou que já estejam in loco

Esta etapa pode ser realizada por meio de tecnologias como GPS, RFID ou QR Code, com objetivo de garantir a segurança, a pontualidade e a transparência das operações.

Também permite identificar e resolver possíveis problemas ou imprevistos que possam ocorrer durante o trajeto ou no pátio.

Associado a uma solução de roteiro inteligente, é possível fazer ajustes nas rotas em tempo real para evitar pontos de congestionamentos, áreas de risco, entre outros.

Portaria

Esse é setor responsável pelo controle de acesso dos veículos ao pátio onde se verifica se os caminhões possuem agendamento prévio, estão com os documentos em ordem, as cargas corretas e dentro do horário estipulado. 

A portaria também orienta os veículos para os locais adequados no pátio, como as áreas de espera, de inspeção ou de manobra. 

Sua função é garantir a ordem, a segurança e a conformidade das operações no pátio.

É ideal que a portaria seja ágil, para isso tecnologias de tags e cancelas automáticas podem ser úteis para favorecer um melhor fluxo de caminhões.

Pátio

Chegamos a área onde os veículos ficam estacionados ou circulam até serem atendidos nas docas. 

Um pátio pode ter diferentes tamanhos, tipos e funcionalidades, o que varia é a demanda e o segmento de cada empresa. 

Pode ser restrito ou amplo, de armazenamento ou de crossdocking, rodoviário ou multimodal, o importante é que tenha a estrutura adequada para movimentação das cargas.

Justamente por isso que precisa ser bem planejado, organizado e sinalizado para facilitar o fluxo e a movimentação dos veículos. 

O pátio também precisa ser monitorado por câmeras ou sensores para evitar acidentes, furtos, roubos, perdas e outros sinistros.

Doca

Nas docas é onde ocorre o processo de carga e descarga dos veículos. 

A doca pode ter diferentes formatos, equipamentos e procedimentos, a depender do tipo de carga, de veículo e de operação. 

O ideal é que seja bem dimensionada, iluminada e ventilada para garantir a eficiência, qualidade e segurança das operações. 

Sua integração com os demais softwares de gestão do estoque, do transporte e do pátio é essencial para garantir a precisão, a rastreabilidade e o compartilhamento das informações.

Documentação

Essa etapa é muito importante e envolve o registro, o controle e o arquivamento dos documentos referentes às operações de carga e descarga no pátio. 

A documentação pode incluir notas fiscais, romaneios, ordens de serviço, comprovantes de entrega, entre outros. 

São burocracias necessárias que devem ser feitas de forma ágil, precisa e digitalizada para garantir a conformidade, a transparência e a integração das informações. 

Com uso de tecnologias você pode compartilhar com os fornecedores, os clientes e os órgãos reguladores quando necessário.

Isso irá agregar maior transparência e credibilidade a sua operação.

Saída

Chegamos à ponta final do processo que consiste em liberar os veículos após a conclusão das operações de carga e descarga. 

A saída precisa ser feita de forma rápida, segura e organizada para evitar congestionamentos, conflitos ou retrabalhos. 

Todo procedimento deve ser comunicado aos sistemas de gestão do pátio, transporte e estoque para atualizar as informações e os indicadores de desempenho.

Por fim, precisa ser avaliada pelos gestores, operadores e motoristas para identificar possíveis melhorias ou oportunidades de otimização.

Os principais desafios enfrentados na gestão de pátio

Apesar dos inúmeros benefícios de uma gestão de pátio eficiente, esta ainda é uma etapa que enfrenta muitos desafios.

Cada operação logística apresenta suas particularidades, bem como dimensões de pátio distintas, portanto não há um padrão operacional ou de estrutura.

Alguns dos principais desafios da gestão logística de pátio são:

Resistência às novidades

Muitos gestores e operadores podem ter receio ou dificuldade em adotar novas tecnologias e ferramentas que possam auxiliar na gestão de pátio.

Tais como sistemas online, dispositivos móveis, sensores, entre outros, são essenciais para um controle preciso dos processos. 

Essa resistência pode gerar atrasos, erros e perda de competitividade, uma vez que a concorrência já terá adotado as novidades.

Erros humanos

A gestão de pátio depende muito da intervenção humana para realizar diversas tarefas, como agendamento, rastreamento, portaria, documentação e afins.

Essas tarefas podem estar sujeitas a erros humanos, sendo os mais comuns as falhas de comunicação, digitação, preenchimento e conferência.

Esses erros podem gerar retrabalhos, multas, divergências e insatisfação no cliente final, que é o prejuízo mais doloroso para uma marca.

Falta de mapeamento dos processos

Inúmeras empresas não possuem um mapeamento claro e detalhado dos processos que envolvem a gestão do seu pátio, como as etapas, os setores, os responsáveis, os prazos, os padrões e as regras. 

Com isso, fica mais complexa a gestão e a automatização de processos, o que gera desorganização, confusão, desperdício e baixa produtividade.

Baixa visibilidade de dados

Cada vez mais as empresas que lideram seus respectivos setores tem uma gestão data driven.

As que ainda não aderiram, possuem uma visibilidade inadequada dos dados e das informações referentes à gestão dos processos logísticos de pátio.

Nesses casos, o gestor fica sem informações importantes como o número de veículos, o tempo de espera, o status das operações, o nível de estoque, e muito mais.

Essa baixa visibilidade pode gerar falta de controle, planejamento e integração das operações.

Falta de planejamento da doca

A falta de planejamento é prejudicial em todos os setores, em especial nas docas onde ocorrem os processos de carga e descarga dos veículos.

O planejamento adequado envolve dimensionar o espaço físico, os equipamentos e os recursos necessários para cada operação. 

A falta de planejamento, por sua vez, pode gerar congestionamentos, conflitos ou limitações nas operações.

Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pátio?

A tecnologia é sua maior aliada para superar os desafios e melhorar a eficiência da gestão de pátio. 

Por meio de softwares especializados, é possível automatizar, integrar e otimizar os processos e as atividades que envolvem a gestão de pátio.

Entre os principais estão o agendamento, o rastreamento, a portaria, o pátio, a doca, a documentação e a saída. 

Existem no mercado soluções individuais para cada uma dessas etapas e também plataformas que fazem a gestão de ponta a ponta.

Uma das principais soluções tecnológicas focadas na gestão de pátio é o Sistema de Gestão de Pátio (YMS), que é um software específico para controlar e monitorar o fluxo de entrada e saída de veículos no pátio. 

O sistema YMS possui diversas funcionalidades que facilitam a gestão de pátio, como:

Proporciona visão geral da operação

Como tem integração com os demais sistemas da sua empresa, você pode ter uma visão plena de toda operação.

Controla os horários de entrada e saída dos veículos e permite a antecipação de eventuais gargalos para não comprometer o fluxo de distribuição.

Reduz custos na cadeia de suprimentos

Seu uso permite uma gestão mais eficiente dos recursos e da mão de obra, de forma que os custos da operação serão bem mais enxutos.

Com o YMS também é possível mapear quais veículos são menos utilizados para que sejam descontinuados da operação.

Otimiza processos

Além da redução, a gestão com um YMS otimiza todos processos fazendo com que suas mercadorias sejam entregues com mais qualidade e em menos tempo.

Permite uma tomada de decisão mais acertada

O sistema fornece dados precisos para analisar as suas operações e tomar decisões mais assertivas e de forma ágil.

Isso promove maior competitividade para o seu negócio e mais eficiência de maneira geral.

Auxilia na fidelização de clientes

Todas essas melhorias vão culminar no objetivo principal de toda empresa que é a satisfação dos seus clientes.

Com produtos entregues no prazo e com qualidade, a fidelização dos clientes acontece de forma natural.

TOTVS YMS

A solução TOTVS YMS é o parceiro certo para uma gestão de pátio completa e eficiente.

Oferece tudo que você precisa para controlar e monitorar o fluxo de entrada e saída de veículos no pátio. 

Desde o agendamento até a expedição, você tem pleno controle com a nossa ferramenta especializada.

Com ela você configura o layout de pátio de uma forma que seja mais eficiente, cadastrando as áreas e locais de carga, descarga e movimentação.

Também é possível manter um controle preciso dos acessos ao pátio com verificação ágil dos documentos, horários e tipos de carga.

Gerencie as filas de veículos, elimine gargalos, se comunique com motoristas e muito mais.

Ter uma gestão à vista do pátio, acompanhar o status de todos os veículos e manter as operações de carga e descarga dentro do prazo fará sua operação ser muito bem sucedida.

Conheça em detalhes a solução TOTVS YMS desenvolvida pela maior empresa de tecnologia do Brasil e potencialize sua gestão logística.

Conclusão

Sem dúvidas a gestão de pátio é uma das atividades mais relevantes para o fluxo ideal da cadeia de suprimentos da sua empresa.

Conhecer os processos é fundamental para saber onde otimiza-los, principalmente por meio das tecnologias certas para automatizar os principais processos.

O TOTVS YMS agrega todos os recursos necessários para uma gestão de ponta a ponta dos processos do seu pátio, e ainda tem integração com os demais sistemas da sua empresa.

Com isso, você terá uma logística de distribuição mais ágil e assertiva para garantir a satisfação do consumidor final.

Para mais dicas de como gerenciar seus processos logísticos, assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.