pontos-de-ressuprimento

Como calcular o ponto de ressuprimento?

Equipe TOTVS | GESTÃO SUPERMERCADISTA | 04 março, 2020

Em estabelecimentos de varejo, como os supermercados, é importante que o estoque seja bem gerenciado. Por isso, o ponto de ressuprimento é muito utilizado para saber qual é o momento ideal de reabastecer o estoque.

Essa é uma técnica adotada por empresas que desejam atingir o equilíbrio do estoque. Entenda mais sobre como calcular o ponto de ressuprimento e como essa estratégia pode ajudar seu negócio.

O que é ponto de ressuprimento?

Definimos como ponto de ressuprimento quando a quantidade de mercadoria no estoque chega a uma quantidade limite, sendo necessária a reposição. Esse momento é chamado também de nível de ressuprimento, ou seja, o nível mínimo que um estoque pode ficar sem prejudicar o negócio.

Em um estabelecimento como o supermercado, o ressuprimento de estoque pode ocorrer de forma diferente para cada produto. Por esse motivo, é essencial descobrir o nível de cada tipo de mercadoria presente no estoque. Isso ajuda a equilibrar a quantidade de itens sobrando ou faltando, o que também equilibra as contas.

Nova call to action

Saiba como calcular o ponto de ressuprimento

O cálculo de ponto de ressuprimento pode ser feito com uma fórmula que utiliza o número da demanda e o tempo. Definimos como demanda a procura diária por determinado item. Já o tempo corresponde ao intervalo entre uma compra e outra. Outro fator a ser levado em conta é o estoque de segurança, que será visto em breve.

Podemos usar a seguinte fórmula para fazer o cálculo de ressuprimento: PR = Dm x T + Es

Sendo que:

  • PR = Ponto de ressuprimento (em quantidade de produtos);
  • Dm = Demanda média diária;
  • T = Tempo entre as compras,
  • Es = Estoque de segurança (em quantidade de produtos).

Fazendo esse cálculo, é possível descobrir a quantidade ideal de um produto para fazer o pedido de compra. É uma maneira de prever os itens que podem faltar no estoque em breve. Porém, é preciso levar em conta as datas sazonais do ano, quando determinados produtos são mais procurados do que outros.

Importância do estoque de segurança

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o estoque de segurança. Ele indica a quantidade de produtos que precisam estar em estoque para que o negócio não tenha problemas. Isso ajuda a evitar falta de itens caso ocorra algum problema com os fornecedores ou atrasos nas entregas.

O estoque de segurança e o ponto de ressuprimento são fatores igualmente importantes para a manutenção do equilíbrio do estoque. Desse modo, é possível reduzir custos com armazenagem, além de manter o estabelecimento sempre bem abastecido.

Como um sistema de gestão pode ajudar?

Optar por um sistema de gestão automatizado pode fazer toda a diferença para seu negócio. Isso porque essa solução faz toda a gestão de estoque, desde o recebimento de produtos até a chegada dos itens nas gôndolas. Veja as principais vantagens desse software para supermercado:

Auditoria de presença na gôndola

Um sistema de supermercados possui recursos que fazem a auditoria de presença dos produtos na gôndola. Isso é feito com base no histórico de vendas de cada item, assim, é possível descobrir rapidamente quando algo está em falta.

Essa tecnologia ajuda a descobrir se há algum problema com o estoque e por que o produto não foi reposto. A auditoria pode ser feita por meio de um aplicativo móvel, acessado por um celular ou um coletor de dados conectado.

Ressuprimento automático

Outra vantagem é poder contar com o ressuprimento automático do sistema de gestão de estoque. Assim que é identificada a chegada do ponto de ressuprimento, é possível programar o sistema para que já seja feito o pedido de compra.

Assim, as chances de faltar algum produto nas gôndolas é bem menor. Além disso, também não haverá problemas com excesso de itens no estoque.

Inventário off-line

Essa tecnologia também possui a facilidade de fazer o inventário do estoque mesmo sem conexão com a internet. A contagem dos itens pode ser feita offline, realizando a sincronização dos dados posteriormente.

Esse recurso facilita essa tarefa em locais onde a conexão não é muito boa ou quando há uma queda momentânea da internet.

Conheça o sistema TOTVS Varejo Supermercados

A TOTVS possui soluções modernas, que contam com tecnologia avançada para te dar total controle sobre seu negócio. O sistema TOTVS Varejo Supermercados atende desde a retaguarda até a experiência de compra do seu cliente. Com ele, é possível minimizar prejuízos, controlando a ruptura e outras falhas de processo.

Conte com um software que te auxiliará também no âmbito fiscal, regularizando obrigações como eSocial, Bloco K, entre outras. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *