varejo-4-0

Quais as principais tecnologias presentes no varejo 4.0?

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 22 julho, 2020

O varejo 4.0 é responsável por introduzir novas tecnologias aos processos de compra e balancear o mundo virtual com a realidade, transformando a experiência dos consumidores.

Essa nova abordagem requer inovação nas estratégias de venda, onde a tecnologia é o agente principal para coletar dados e entender o comportamento dos clientes. Se você quer saber mais sobre a inovação no varejo e como levá-la à sua empresa, continue a leitura deste artigo.

Como o varejo 4.0 se tornou realidade?

Qualidade do produto e preço já não são mais suficientes na atração e fidelização de clientes. Atualmente, o consumidor espera por uma experiência rica durante o processo de compra, onde seja possível experimentar, avaliar, comparar e classificar, além de se sentir especial.

A tecnologia, portanto, é responsável por ajudar a fortalecer o relacionamento com o cliente, aproximando a marca do público ao criar vínculos sociais e emocionais. O canal virtual é essencial para um primeiro contato entre consumidor e empresas, sendo que a loja física complementa e eleva a jornada.

Mas como tornar esse processo inesquecível para seu cliente e entender suas dores e expectativas? Tudo remete à coleta e análise de dados, essencial para tornar a conexão com o público duradoura.

Varejo 4.0: funcionamento na prática

A partir do consentimento do cliente, como determina a LGPD, a coleta de dados entra em cena no varejo 4.0, analisando continuamente os hábitos do seu público, para atender suas demandas com estratégias assertivas e eficientes.

Quais ações, então, ajudam não somente a entender o consumidor, mas aprimoram sua experiência?

  • Beacons: são aparelhos que funcionam por proximidade, emitindo informações sobre os smartphones de clientes cadastrados. Com essa tecnologia é possível monitorar os itens comprados e o tempo de permanência dentro da loja;
  • Sensores de calor: os sensores permitem mapear os trajetos feitos pelos clientes dentro da loja. Dessa forma, é possível saber qual seção ou produto tem atraído mais a atenção do público;
  • Self-checkout: que é uma tecnologia que permite que o cliente pague pelos produtos que escolheu sem a necessidade de passar no caixa, a partir de scanners de reconhecimento facial e leitores de códigos pelo celular. O débito do valor da compra é feito automaticamente na conta do consumidor, evitando filas e a exigência de cartões ou dinheiro vivo,
  • Click and collect: o varejo 4.0 também permite que o cliente utilize um sistema em que a compra é realizada na loja on-line, e o produto é retirado em uma loja física ou em um locker instalado em algum ponto de venda.

Principais tecnologias utilizadas no varejo 4.0

A transformação digital observada no varejo 4.0 lida com ferramentas e sistemas tecnológicos, ajudando a exploração de diversas possibilidades para impactar o seu público e potencializar as vendas. Confira algumas dessas soluções a seguir.

Big data e inteligência artificial

Todas as pesquisas e interações feitas na internet geram dados que, quando analisados, possibilitam novos insights e ajudam na tomada de decisão estratégica. Para que essa coleta e o tratamento de informações sejam produtivos, no entanto, é fundamental contar com uma ferramenta de big data, juntamente com a inteligência artificial.

O big data pode ser aplicado para descobrir preferências, entender quais produtos são mais comprados em determinadas regiões e na personalização de ofertas. Por exemplo, ao separar os clientes solteiros dos que estão em um relacionamento, é possível disparar promoções em ocasiões sazonais, como o Dia dos Namorados.

Complementando essa abordagem, a inteligência artificial é capaz de sugerir peças de roupas, por exemplo, a partir de combinações de cores e estilos. Os totens distribuídos pelo PDV também são eficientes para auxiliar a encontrar um produto, consultar seu preço e pagá-lo.

Omnichannel

A estratégia omnichannel é responsável por integrar todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa, estando presente e ativo em diferentes mídias, onde o cliente pode tirar dúvidas, comprar e até se entreter, sempre com o padrão de qualidade, garantido em todas as mídias, sejam elas on ou off-line.

Na abordagem omnichannel, o consumidor pode ter seu primeiro contato com a marca pelo site, conhecer mais sobre a cultura da empresa por meio do blog, pedir uma informação sobre determinado produto nas redes sociais e testá-lo na loja física. Todas essas etapas estão conectadas, proporcionando um atendimento diferenciado.

crm

CRM

O CRM é um sistema de gestão focado no relacionamento com o cliente e vendas — pontos essenciais no varejo 4.0. Com a ajuda do software, é possível monitorar o funil de vendas com leads, ajudando a segmentar campanhas para diferentes públicos e ações de pós-venda, essenciais para a fidelização.

O Customer Relationship Management também permite colher feedbacks referentes a atendimento, tempo de entrega, qualidade do produto e outros tópicos importantes, que servirão como base para uma otimização contínua dos processos da organização em relação à gestão de pessoas e à gestão varejista.

Esteja preparado para o varejo 4.0 com a TOTVS

Ao longo deste conteúdo falamos sobre o varejo 4.0 e seu conceito, passando pelas práticas adotadas, bem como as tecnologias que tornam tudo isso possível, abordando as ferramentas mais utilizadas.

A TOTVS é uma empresa que acredita no potencial do Brasil que faz. Nossas soluções atendem negócios de pequeno, médio e grande porte.

Se você gostou deste artigo e quer conhecer mais a fundo as tecnologias presentes no varejo, descubra como funciona a loja virtual integrada. Não se esqueça de continuar acompanhando o blog da TOTVS e assine a newsletter para não perder nenhuma novidade.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *