Comanda eletrônica: entenda como funciona, principais benefícios e mais!

Equipe TOTVS | 01 março, 2023

Adotar o uso da comanda eletrônica pode ajudar seu estabelecimento a funcionar com mais eficiência e lucratividade. Como gestor de um food service, você está ciente da importância de ter uma operação fluida no dia a dia, não é mesmo? 

Do atendimento ao cliente ao manuseio de dinheiro, há sempre algo que precisa ser refinado.  E a comanda promete justamente isso: automatizar os pedidos dos clientes até o controle de vendas. 

Mas antes de implementar esse sistema, é importante entender como ele funciona e os principais benefícios para suas operações. Continue a seguir para aprender tudo sobre o assunto. Boa leitura!

O que é uma comanda eletrônica?

Uma comanda eletrônica é uma solução tecnológica que permite anotar os pedidos dos clientes em aparelho digital, em vez de escrever no papel.

A ideia é aprimorar o processo produtivo do seu negócio tanto para o pedido como quando o cliente finaliza o pagamento e deixa seu estabelecimento.

Esse tipo de comanda também funciona de modo integrado ao seu sistema de gestão, facilitando a realização das tarefas na cozinha, melhorando a comunicação entre os setores da empresa, além de automatizar a organização de estoque. 

Você, certamente, deve ter frequentado um bar, no qual o garçom utilizou uma comanda de papel para anotar seu pedido. Mesmo que não haja nada de errado com essa opção, ela apresenta maiores chances de erros, rasuras, além da demora na conclusão do atendimento.

Por isso, optar pela versão eletrônica significa dar mais agilidade ao funcionamento do seu empreendimento, aumento nos ganhos e maior eficiência na fidelização de clientes.

Como funciona o sistema de comanda eletrônica?

Todo cliente que chegar ao seu estabelecimento, ganhará um cartão com uma numeração única na forma de comanda, por exemplo. A partir disso, os garçons retiram os pedidos em um dispositivo móvel (tablet, smartphone etc.) e os enviam para a cozinha em tempo real.

Com essa dinâmica, os garçons não precisam mais ir pessoalmente até a cozinha para repassar os pedidos ao time de cozinheiros. O sistema eletrônico permite que eles fiquem imediatamente livres para atender o próximo cliente que chegar ao local.  

Assim que os pedidos ficarem prontos, basta recolhê-los nas bancadas e levá-los às respectivas mesas. Toda a operação fica armazenada na central do software de forma organizada, sem erros ou complicações.

Porém, é interessante lembrar que, antes de adotar o novo sistema de comandas virtuais, você deve treinar seus funcionários para que eles conheçam a usabilidade correta. É indispensável fornecer as ferramenta

Dê ao seu staff os recursos necessários para oferecer uma experiência memorável aos consumidores. Um serviço excepcional é a chave para a fidelização. Com isso, estará no caminho certo para criar relacionamentos de longo prazo com clientes satisfeitos.

Quais são as principais funcionalidades oferecidas por esse tipo de comanda?

Antes de falarmos sobre as vantagens dessa ferramenta, é interessante que você conheça um pouco mais de seus recursos. As funções desse tipo de comanda incluem:

  • Sistema compatível com dispositivos móveis, que possibilita a retirada de pedidos na mesa do cliente;
  • Envio de pedidos via wi-fi para impressoras diversas, simultaneamente;
  • Integração com softwares de terceiros para facilitar o atendimento de delivery;
  • Visualização de pedidos no Google Maps para otimizar a gestão de entregas;
  • Personalização dos pedidos diretamente para a cozinha, auxiliando na gestão do estoque.

Por que utilizar a comanda eletrônica em seu estabelecimento?

Utilizar a comanda virtual pode trazer muitos benefícios ao seu estabelecimento, como a maior praticidade e redução de custos. Ela permite que os clientes façam pedidos de modo ágil, uma vez que os garçons não terão que anotar tudo manualmente. 

Isso economiza tempo e recursos, além do potencial em melhorar a satisfação do consumidor. 

Vale mencionar que essas comandas são mais fáceis de gerenciar do que as tradicionais em papel; elas permitem a inclusão de descontos e promoções rapidamente, além de possibilitar a customização dos pedidos, o que contribui para um melhor atendimento. Veja abaixo outras vantagens de adotar as comandas eletrônicas.

Aumentar a agilidade no atendimento

Comandas virtuais representam mais eficiência e ganho de tempo. Em dias de grande movimentação, ou horários de pico em seu food service, é preciso que toda a equipe de funcionários trabalhe para atender todos sem atrasos e com alta qualidade.

Ainda não se convenceu? Visualize o seguinte cenário: seu estabelecimento está com lotação máxima no horário de almoço. 

Qual abordagem seria a mais eficiente: anotar cada pedido no papel ou usar um sistema integrado para encaminhar tudo em tempo real à cozinha?

Mesmo que seus garçons sejam perfeitamente ágeis e capacitados, as habilidades humanas funcionam sem falhas até certo ponto em condições de estresse. Garantir a excelência no atendimento ao cliente é fundamental.

Diminuir os erros nos pedidos

Por falar em falhas humanas, com a comanda eletrônica, as chances de erros e rasuras nos pedidos são reduzidas a praticamente zero. Afinal, estamos falando de um sistema automatizado, que não sofre com desatenção, estresse e outros agravantes.  

Nas comandas de papel, é comum haver erros em alguns pedidos no decorrer do expediente — troca de pratos, erros de caligrafia, ou mesmo falhas na quantidade de pratos e observações.

Com a solução virtual, você evita a insatisfação do cliente e garante que os pedidos sejam entregues da forma correta em 100% das ocasiões.

Integrar os setores do negócio

Outra vantagem das comandas eletrônicas é a completa integração entre os setores do seu estabelecimento. O salão, a cozinha, a frente de caixa, o estoque e outros departamentos operam de modo unificado, elevando a eficiência do negócio. 

Caso o seu food service também ofereça delivery e take away, essa integração é ainda mais indispensável.

Garantir mais segurança e organização

Ter a comanda eletrônica no seu estabelecimento significa mais segurança e organização. Em vez de depender do papel e outros registros físicos, as comandas online reduzem o risco de erros ou perda de dados

Além de ser capaz de indexar e armazenar grandes quantidades de informações dos pedidos de cada cliente com alta eficiência, também são imensamente úteis na hora de facilitar o pagamento, bem como automatizar os processos internos de auditoria. 

Esta abordagem simplificada garante mais precisão e controle sobre as operações comerciais, permitindo decisões rápidas que ajudam a melhorar os ganhos do negócio.

Melhorar a experiência do cliente

Essa versão de comanda é a solução perfeita para qualquer negócio que procura melhorar a experiência do cliente. Com ela, os pedidos são feitos rapidamente, além de proporcionar a conveniência de navegar e selecionar itens facilmente. 

Portanto, um sistema do tipo ajuda o seu negócio a criar uma experiência memorável aos consumidores. Com certeza, eles ficarão encantados com as funcionalidades simplificadas em seu food service.

Facilitar a gestão do caixa

Ao utilizar a comanda eletrônica, a gestão do caixa é feita com máxima eficiência e zero burocracia. Caixas registradoras e recibos em papel podem ser um verdadeiro incômodo quando se trata de fechar o dia. 

Sejamos realistas; depois de um turno exaustivo lidando com os clientes, não há nada pior do que perder horas em cálculos tediosos. Nesse cenário, não é incomum ter recibos perdidos ou faltantes, adicionando ainda mais estresse à administração do negócio.

Gerar insights para a tomada de decisão

A solução pode ajudar a gerar insights valiosos para a tomada de decisões, fornecendo dados sobre os padrões de pedidos dos clientes, por exemplo. 

Essas informações podem ser usadas para fazer mudanças no menu ou para implementar promoções e mudanças de preços Tudo isso impacta positivamente no relacionamento com o consumidor e no desenvolvimento da organização.

Qualquer negócio pode usar uma comanda eletrônica?

Qualquer negócio pode usar uma comanda eletrônica, mas o principal uso dela é no food service, como bares, cafeterias, restaurantes, fast foods, pubs, entre outros

E quando usada em conjunto a um sistema de gestão de vendas, então, as vantagem se potencializam. 

Como implementar essa solução em seu negócio?

Para começar a usar o sistema de comanda eletrônica, o primeiro passo é ter, ao menos, um computador com o sistema operacional Windows. Quanto às configurações, nossa recomendação é que a máquina tenha os seguintes requisitos:

  • Processador Intel i5, de 5ª geração ou superior;
  • Windows 11, Windows Server 2012 ou superior;
  • Framework 4.6.1 (versão mínima);
  • 8GB de RAM e 20GB de espaço em disco disponível (recomendação mínima);
  • Utilizar HD SSD, preferencialmente.

Caso o seu negócio opere com um alto volume de pedidos frequentemente, busque adicionar um servidor dedicado. Assim, ele funcionará exclusivamente para sustentar a operação, de forma integrada com o sistema da empresa. 

Considere também a compra de novos tablets ou smartphones para o time que atenderá o salão. Grande parte dos gestores acreditam que a implementação desse tipo de comanda é trabalhoso e complexo. Mas, como você pode notar, são necessárias apenas algumas mudanças simples.

TOTVS Food Service – Linha Chef

O TOTVS Food Service – Linha Chef é a melhor solução para administrar a comanda eletrônica do seu negócio. O software oferece uma interface rápida e fácil de usar, que tornará o funcionamento de seu estabelecimento muito mais fluido. 

Esqueça todas as comandas em papel — esse sistema permite que os pedidos sejam registrados virtualmente, de forma automatizada! 

Além disso, com sua tecnologia de mobilidade, as filas de espera são reduzidas e os lucros aumentam. O que poderia ser melhor? Então, não espere mais! 

Experimente hoje o TOTVS Food Service – Linha Chef e otimize o funcionamento do seu empreendimento!

Nova call to action

Conclusão

Diante das exigências em constante mudança de um mercado competitivo, é preciso investir em soluções tecnológicas que garantam controle e flexibilidade para suas operações comerciais. 

A comanda eletrônica é uma ferramenta essencial que não só proporciona aos clientes maior comodidade, mas também melhora a segurança geral dentro do próprio estabelecimento. 

Além de encontrar a solução certa, é importante que os proprietários priorizem as empresas que fornecem suporte contínuo, bem como atualizações para que possam se manter atualizados com as tecnologias emergentes. 

Investir em tecnologias avançadas permite uma gestão eficaz e, ao mesmo tempo, oferece um serviço ao cliente satisfeito, fazendo do investimento nestas áreas componentes-chave para o sucesso.

Nesse sentido, conte com a TOTVS Food Service – Linha Chef para otimizar as operações do seu estabelecimento!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.