Software para loja: confira os principais benefícios e como escolher o ideal!

Equipe TOTVS | 04 fevereiro, 2023

Possui um comércio e ainda não tem nenhum software para loja? Cuidado, você pode estar perdendo tempo e dinheiro. 

Afinal, um sistema de gestão ajuda a melhorar a comunicação entre os funcionários, auxilia na conclusão de tarefas com mais eficiência e no aumento das vendas. Consequentemente, isso pode tornar sua empresa mais lucrativa e duradoura.

De acordo com o Sebrae, para se manter no mercado no longo prazo, é preciso aprimorar produtos e serviços, acompanhar as tecnologias do setor e inovar constantemente os processos e procedimentos da organização.

Então, como isso deve ser feito? Um bom sistema de loja pode ser a solução que seu negócio precisa para se destacar da concorrência e crescer. Acompanhe o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre o assunto!

Software para loja: quais são as principais funcionalidades?

Um sistema de gestão de loja é uma ferramenta tecnológica capaz de automatizar processos. 

Mais especificamente, trata-se de um programa de computador ou baseado na nuvem (online) que oferece diversas funções interessantes para lojas físicas e online. 

Um bom software de vendas também pode tornar seu comércio omnichannel, permitindo que você venda, troque e devolva itens por meio de diferentes canais. 

Nesse aspecto, um software para comércio eficiente precisa suprir as necessidades da empresa. Para isso, é crucial que ele possua funcionalidades específicas:

  • Controle das finanças: o controle financeiro da empresa deve ser completamente integrado, a fim de melhorar o fluxo de caixa, identificar despesas desnecessárias, fazer um registro otimizado das vendas e melhorar os investimentos; 
  • Gestão de estoque: os produtos podem ser categorizados de acordo com os fornecedores, tipos de tecido e coleções. Além disso, o software fornece informações exatas de armazenamento, entrega, troca e devolução;
  • Emissão de boletos: forma de pagamento prática e eficiente, que atende a um público mais amplo. Confiável, o boleto é uma forma de atrair novos clientes e fidelizar os antigos;
  • Cadastro de produtos: o registro do produto via nota fiscal torna o processo muito mais simples e fácil. Além de serem inseridos nos estoques, os movimentos também são contabilizados no financeiro;
  • Atendimento ágil: organiza os dados em um só lugar, possibilitando um atendimento mais rápido e personalizado, o que implica na melhor experiência para o cliente. Esses benefícios aumentam a probabilidade de fidelização;
  • Facilitar a tomada de decisões: transforma dados em informações precisas, atualizadas e de fácil interpretação, para que os gestores adotem estratégias mais decisivas e evitem perdas e prejuízos;
  • Integração com lojas virtuais: permite a integração de lojas físicas e online para que operem em inúmeros canais, com departamentos unificados. Assim, os clientes poderão comprar no ambiente virtual e trocar os produtos na loja física, por exemplo;
  • Redução nas fraudes: facilita a identificação de lacunas entre as vendas pagas previstas e reais, diminuindo a ocorrência de fraudes. Tais erros geram prejuízos incalculáveis para qualquer comércio.
TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Quais são os benefícios de contar com um software para loja?

Ter um sistema de gerenciamento de loja levará seu negócio para o próximo nível. Para o varejo, um software oferece maior flexibilidade, agilidade, economia financeira e de tempo, além de melhores oportunidades de negócio.

Enquanto o Sebrae afirma que a falta de gestão eficiente é uma das grandes razões para a morte prematura das empresas brasileiras. Outro levantamento, feito pela IDG Research Services apontou que as companhias que utilizam sistemas de gestão crescem 35% mais rápido. Ele também mostra que a produtividade nessas empresas é 10% maior do que nas demais.

Como escolher o melhor software para loja?

É importante ressaltar que cada empresa é diferente e tem necessidades diferentes. Mesmo dentro do mesmo segmento, as necessidades de varejo de uma grande rede são diferentes das de um pequeno varejista com apenas uma loja e um caixa. 

Por isso, é indispensável analisar qual é a melhor opção de software para o seu modelo de negócio. A seguir, daremos algumas dicas objetivas para que você faça uma escolha bem embasada. Confira!

Entenda o que o seu negócio precisa

Antes de tomar qualquer decisão, é importante ter clareza sobre o problema que deseja resolver. 

Diferentes programas de software de negócios lidam com tarefas distintas. Alguns sistemas, como o software de gerenciamento de estoque, fornecem recursos que permitem aos gestores rastrear o estoque e a distribuição de mercadorias diretamente do depósito. 

Outros ajudam as empresas a automatizar transações financeiras e executar outras funções contábeis. Já um software CRM ajuda você a gerenciar o relacionamento com seus clientes, a fim de melhorá-lo. 

Portanto, entenda bem o que o seu negócio precisa e faça sua escolha baseada nessas informações.

Escolha um software específico para seu segmento

Encontrar um software para loja que se concentre no seu nicho é crucial. Por exemplo, se você é dono de um supermercado, procure por um software específico para supermercados

Cada empresa é única e ter um sistema que atenda a essas características pode aumentar sua produtividade. Você também pode se beneficiar da implementação de ideias de outros clientes em seu nicho que talvez você não tenha. 

Quando você compra um software, você não compra apenas um produto, você se torna parte de um grupo de usuários. Assim, você também tem acesso a novidades e novas implementações. 

Se você fosse dono de um supermercado, preferiria a nova funcionalidade implementada para uma loja de materiais de construção ou para um supermercado? Pense nisso.

Pesquise sobre a fornecedora do software

Você precisa avaliar os fornecedores do software antes de firmar um negócio. Busque conhecer a história da empresa, referências de clientes e seu nível de aceitação no mercado. 

Uma empresa de credibilidade oferece ótima estrutura, profissionais bem treinados e produtos de qualidade. Além disso, um sistema de gestão completo também possui o recurso de atendimento ao cliente e desenvolvedores que serão chamados quando você precisar. 

Por isso, estude com atenção os fornecedores do sistema de gestão que você irá implementar em sua empresa.

Busque uma solução que atenda à legislação brasileira

Ao escolher um software para sua loja, procure um que esteja de acordo com a legislação brasileira. 

Isso é muito importante porque no Brasil temos altos impostos e uma legislação complexa, e o descumprimento dessas leis pode gerar problemas como multas e não emissão de notas fiscais

Portanto, é imprescindível que você escolha um software de gestão que esteja em conformidade com as obrigações fiscais do seu PDV, o que evitará dores de cabeça e novos custos de formalização. 

O cadastro de mercadorias é a principal fonte de informação sobre a circulação das mercadorias, que, ao selecionar um software de gestão, deve considerar se atende às obrigações subsidiárias da classificação fiscal das mercadorias. 

Assim, evitará retrabalhos e problemas com a Receita Federal.

Analise a estrutura necessária para utilizar o sistema 

Que tipo de estrutura é necessária para usar o software? Considere os equipamentos indispensáveis para o uso do sistema de gestão. 

Esse aspecto varia de software para software, especialmente porque hoje existem vários na nuvem, que não requerem um servidor local, o que pode economizar dinheiro. 

Se você prefere um sistema simples, as opções de software em nuvem são ótimas porque não exigem investimentos em servidores e backups (cópias de segurança) ou em ter sua equipe treinada nessas questões.

Caso possua uma loja de grande porte e com operações mais complexas, o software local tem suas vantagens, porque não depende da internet para funcionar. Ou seja, sua loja não para. 

Nesse caso, é importante contar com pessoal qualificado para solucionar problemas do dia a dia, como configuração de estações de trabalho, redes, etc. Avalie também as licenças de software necessárias, como Windows, bancos de dados, etc. 

É importante considerar esses custos. Os sistemas que utilizam software livre, como o Linux, têm uma grande vantagem porque reduzem os custos.

Avalie a segurança das informações

Quando você está procurando por software de loja, é essencial pensar em segurança da informação

Quão seguros são os dados e informações pessoais de seus clientes? Os dados são protegidos por protocolos e criptografia padrão da indústria? Que tipo de política o software da loja tem quando se trata de proteger os dados do cliente? 

Dedique tempo suficiente para pesquisar estas questões, assim como quaisquer outras relacionadas à segurança do sistema de gestão, para garantir que você tome uma decisão embasada e escolha a melhor opção para suas necessidades. 

Com algum planejamento e consideração, você será capaz de encontrar um software que atenda às suas exigências de segurança e mantenha as informações particulares dos clientes e do seu negócio protegidas.

Atente-se ao processo de implantação

Chegou o momento de pensar na ação; dê atenção especial ao processo de implantação. 

Um sistema de gestão é uma simples ferramenta. São as pessoas que o utilizam e criam valor com ele. Portanto, preste atenção especial a esta etapa. Participe do processo e envolva seus funcionários. 

Nosso conselho é implementar o básico logo na primeira vez. Melhorias e implantação de novos processos são definidas ao longo do tempo. É preciso se acostumar com a ferramenta e ver seus benefícios.

Quanto custa um software para loja?

Você pode encontrar sistemas gratuitos no mercado, bem como aqueles que variam de R$19,00 a mais de R$5.000,00. Porém, isso é apenas uma estimativa. 

Antes de obter um sistema para loja, considere as reais necessidades da sua empresa e, a partir daí, faça uma pesquisa para conhecer bem as opções disponíveis.

Existe no mercado algum sistema para loja grátis?

Conforme citamos acima, existem softwares para loja gratuitos no mercado. Contudo, é importante prestar atenção em suas funcionalidades, pois costumam ser bastante limitadas.

Encontrar um software completo e gratuito não é impossível, mas muito difícil. Geralmente, eles fornecem apenas a integração entre PDV, financeiro e estoque, departamentos considerados o “coração do varejo”. 

Então o que fazer? Nesse caso, a melhor abordagem é encontrar uma boa solução econômica. Ter um sistema de gestão completo, por um custo que cabe no seu bolso e a possibilidade de administrar sua empresa de qualquer lugar pode alavancar seus negócios.

Conheça o TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus

Precisa de um sistema de gestão especializado em varejo com módulos que permitam organizar tarefas e ainda dar mobilidade? Nós temos!

O TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus é uma tecnologia especializada que gerencia desde os processos administrativos até a retaguarda do varejo, permitindo que você alcance uma verdadeira operação omnicanal. 

A API do sistema pode ser integrada a todos os seus canais de venda no varejo, seja app ou desktop, o que ajuda a simplificar os procedimentos administrativos e aumentar a produtividade da loja. 

Um dos módulos disponíveis é a capacidade de integrar a funcionalidade PDV móvel para fornecer aos clientes maior flexibilidade. Ainda, é possível emitir comprovantes de impostos eletrônicos diretamente do celular.

Além disso, a TOTVS oferece soluções específicas para cada tipo de loja do varejo. Tudo foi pensado para potencializar as operações de cada negócio:

Revolucione sua gestão com o TOTVS Varejo Lojas — Linha Protheus, venda mais e fidelize seus clientes!

https://youtu.be/f8bGFw4PoOw

Conclusão

Ter um software para sua loja pode trazer muitos benefícios, desde custos mais baixos até uma melhor organização e mais vendas. 

Ao escolher o software ideal para o seu negócio, certifique-se de considerar suas necessidades e avaliar diferentes opções no mercado. 

O TOTVS Varejo Lojas — Linha Protheus é uma ótima opção que oferece uma ampla gama de recursos para ajudá-lo a gerenciar sua loja de forma mais eficiente e vender mais. 

E, então, gostou deste artigo sobre software para loja? Continue em nosso blog. Aproveite para conferir o conteúdo que produzimos sobre meios de pagamento.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.