erp-comercial

Saiba como o ERP Comercial é essencial para seu negócio

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 24 março, 2020

O ERP comercial é uma solução que pode ser implementada em diversos segmentos e organizações que lidem com atividades comerciais, não se limitando somente a supermercados e comércios em geral.

Um sistema ERP para comércio é composto por módulos que realizam o gerenciamento e automação de atividades que fazem parte das rotinas de departamentos comerciais.

Reunindo aplicações como pedidos de orçamento, cadastro de clientes, controle de comissões e histórico de relacionamento, por exemplo, age em pontos importantíssimos para o sucesso de qualquer empresa. Se você quer saber mais sobre essas funcionalidades e como a tecnologia pode ser uma grande aliada no dia a dia, continue com a leitura!

Por que considerar adotar um ERP Comercial?

Além de proporcionar uma melhor estruturação dos processos empresariais, o ERP para área comercial pode trazer informações e insights importantes ao gestor. Algumas das perguntas mais comuns que o sistema responde são:

  • Qual o produto dono das maiores vendas?
  • Qual o perfil de cliente que mais compra?
  • Qual estratégia oferece maior retorno?
  • Quais fornecedores fazem as melhores negociações?

Com o ERP para gestão comercial, você conta com uma visão mais ampla do negócio, identificando com clareza os pontos fortes e fracos da sua empresa. Com esse alinhamento, é possível tomar decisões direcionadas e assertivas nos momentos certos.

A segurança e privacidade é um dos pontos mais importantes para a gestão em qualquer segmento de atuação no mercado. Todos os tipos de informação que identifiquem a sua empresa ou os negócios que realiza são mantidos em sigilo pelo sistema, não sendo divulgadas a ninguém sem o seu consentimento.

Da mesma forma que garante o tráfego e armazenamento seguro de todos os processos internos de sua empresa, também não há necessidade de gerar backup manual de seus dados, pois o servidor realiza essa tarefa automaticamente todos os dias, armazenando tudo em um local seguro, com acesso restrito aos usuários que você autorizar.

Nova call to action

Quais são os módulos principais do ERP comercial?

Você deve estar pensando quais são os módulos do sistema ERP comercial e como suas funcionalidades são aplicadas. E é sobre isso que falaremos a seguir. Confira!

Gestão comercial

O módulo de gestão comercial é composto pelo registro de produtos e estoque, orçamentos, compras, vendas, e notas fiscais. Tudo integrado ao SEFAZ, para fazer a emissão correta da NF-e.

Em uma única tela, são apresentados os status de pedido, orçamento, perda de interesse no produto e desistência de compra. Integrado com todos os outros módulos do ERP, o sistema atualiza automaticamente a baixa de itens no estoque.

Automação de Vendas

Esse módulo realiza o controle de compras, fazendo suas marcações e identificações. A geração das etiquetas é feita diretamente no pedido de vendas, assim como a automação da logística, de maneira fluída.

As etiquetas já são impressas com os códigos de barras, que apresentam diversos dados importantes do comprador, como nome, CPF e endereço para entrega, facilitando bastante o processo de logística e ajudando a alcançar um melhor nível de satisfação do público.

Controle financeiro

O módulo de controle financeiro do ERP Comercial tem atuação em pontos como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de notas e boletos.

Em conjunto com o módulo financeiro, os valores que entram em caixa da sua empresa são divididas com as respectivas formas de pagamento que os consumidores escolherem, seja à vista, parcelado, pago em dinheiro, por cartão de crédito ou boleto bancário.

Controle de Estoque

No módulo controlador de estoque, é possível organizar o armazém e os produtos em até oito categorias, classificando-as por nomes em vários idiomas (português, espanhol e inglês). Você também pode definir os produtos como novos ou seminovos, o tipo de matéria-prima, sua validade e fornecedor padrão, por exemplo.

Vale lembrar que os ativos da empresa podem ser perfeitamente gerenciados por meio desse módulo. Ou seja, todos os equipamentos, máquinas, computadores, veículos e infraestrutura que trazem retorno financeiro à organização, mas que não estão destinados à venda, podem ser controlados e obterem as manutenções necessárias com a visualização que o sistema ERP comercial proporciona.

Controle de Prospecção Comercial

Nesse módulo, o gestor acompanha o andamento das prospecções com clientes novos e em potencial. Também tem acesso a todo o fluxo de vendas, desde o primeiro contato com determinado consumidor, o que impacta diretamente em uma gestão comercial otimizada.

É possível configurar cada etapa do ciclo de vendas, definindo colaboradores responsáveis para cada uma dessas fases, bem como a data para retorno, e-mail de contato, telefone vídeo-chamadas e conferências, etc.

Fica ainda mais simples realizar essa configuração ao determinar nomes e cores especiais para cada seção e nova etapa de fluxo de vendas, com a possibilidade de aplicar filtros por cada campo da tela.

Gestão comercial? A TOTVS te ajuda com isso!

Você já deve saber como é desafiador se posicionar no mercado, com os altos níveis de competitividade espalhados pelos setores. Mas a TOTVS acredita no Brasil que faz, e está pronta para fornecer as melhores soluções para os empreendedores.

Há mais de trinta anos no mercado, somos uma empresa que busca inovação e constante evolução em tudo o que fazemos, e queremos levar essa facilidade e comodidade a todos os nossos parceiros.

Assim como o ERP para varejo, o ERP Comercial é um sistema que vai organizar suas rotinas e agir em pontos estratégicos, trazendo insights e ajudando nas melhores tomadas de decisão. E, o ao contrário do que você possa estar pensando, nossas soluções não são voltadas apenas para grandes empresas, sendo braço direito também para organizações pequenas e médias.

Com um sistema completamente personalizável, é possível adquirir apenas os módulos que mais fazem sentido para seu negócio. Se você quer saber mais e se interessa por esse tema, continue acompanhando nosso blog e assine a newsletter para não perder nenhuma novidade!

Comentarios

  1. Ricardo Barboza

    Gostaria de uma material completo para entregar a alguns clientes.

    1. Alan Amorim

      Olá, Ricardo!
      Temos um e-book gratuito para download no meio do texto e vários outros materiais ricos no blog https://www.totvs.com/conteudos/
      Espero ter ajudado 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *