10 tendências do varejo alimentício que estão chegando no Brasil

Conheça as 10 principais tendências do varejo para 2021

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 04 fevereiro, 2021

A cada ano o segmento lojista se reinventa e evolui. E isso não é à toa, afinal, conforme os hábitos de consumo vão mudando, é esperado que lojas de diferentes departamentos tentem acompanhar as tendências do varejo.

O ano de 2020 foi atípico por várias razões e isso resultou em novos hábitos que consequentemente refletem na forma como as pessoas consomem. Se antes a tecnologia já era uma pauta indispensável para o varejo, hoje ela é mais do que fundamental. Quem não se adapta a essa nova realidade corre o risco de ser deixado para trás.

A seguir, separamos as 10 principais tendências do varejo para o ano. Confira!

1- Venda online

As pessoas ficaram mais conectadas e isso não é segredo para ninguém. Prova disso é que o e-commerce cresceu 47% já no primeiro semestre de 2020, segundo pesquisa da Ebit | Nielsen em parceria com a Elo. O número representa o maior aumento desse comércio dos últimos 20 anos.

Isso significa que quem já possuía uma loja física passou também a investir no modelo virtual. Além disso, registros de casos de negócios que abriram 100% online podem ser destacados como influentes na melhora deste número.

Nova call to action

Além dos e-commerces, as redes sociais também são ótimas aliadas e prometem em 2021 aquecer mais ainda o setor lojista.

A razão do aumento desse consumo se deve principalmente às pessoas tendo suas primeiras experiências de compra online durante a pandemia do Coronavírus. Com suas demandas sendo atendidas a um preço justo e entrega em um prazo coerente, as pessoas se sentiram mais seguras e voltaram a comprar nesse modelo.

2- Delivery

Se antes o delivery estava associado apenas a restaurantes, essa dinâmica foi mudada e promete ser uma das fortes tendências do varejo para o ano. Ainda segundo o estudo da Ebit | Nielsen, 72% dos brasileiros começaram a usar (ou já estão usando) mais aplicativos de delivery.

A razão principal para os participantes do estudo é a praticidade em não precisar sair de casa.

O modelo delivery foi atribuído em diferentes tipos de negócios, como: restaurantes, padarias, farmácias, lojas de bebidas, perfumarias, entre muitos outros.

3- Horários mais flexíveis

Segundo balanço da Euromonitor, coletado no final de 2020, 46% dos consumidores valorizam as experiências virtuais online. Com isso, os hábitos de consumo acelerados se refletem em um contexto em que pessoas querem comprar de maneira mais fácil e a qualquer horário.

A cultura de serviços disponíveis 24 horas vem ganhando cada vez mais força nesse cenário. Dessa maneira, varejistas se aperfeiçoam e flexibilizam mais a sua jornada de trabalho para entregar produtos e serviços em tempo integral.

E isso não se aplica exclusivamente ao ambiente online, mas também às lojas físicas operando 24 horas por dia! Uma cultura que antes era relacionada à farmácias, hoje se expande para outros segmentos.

4- Higiene

A higiene vem se tornando uma pauta importante e uma das potenciais tendências do varejo para o ano. Manter o distanciamento em locais públicos para evitar o contato com possíveis fontes de contaminação virou uma preocupação legítima dos clientes e também dos funcionários.

Nas lojas físicas, contar com recipientes contendo álcool em gel distribuídos pelo local e pias para lavar as mãos viraram exigências (não só dos clientes, como de órgãos públicos sanitários).

Mas a questão da higiene vai muito além. As formas de pagamento mudaram. Maquininhas de cartão, por exemplo, são indispensáveis nesse novo modelo em que pessoas não querem pegar no dinheiro e andar com cédulas. Alguns, até mais evoluídos, sequer utilizam seus cartões, fazendo transações da tela do celular. Isso representa de fato uma verdadeira revolução no segmento varejista.

5- PIX

O PIX surgiu como uma opção mais flexível e ágil para pagamentos, tanto entre pessoas físicas como empresas. Ainda de acordo com o levantamento da Euromonitor, 20% dos consumidores usam métodos de pagamento via celular diariamente.

De acordo com pesquisa encomendada pelo C6 Bank ao IBOPEdtm, realizada em novembro do ano passado, 92% das pessoas conhecem o novo sistema de pagamentos, e a maioria o considera seguro.

O Banco Central divulgou dados otimistas sobre o novo modelo de pagamento que prova como ele vai ser uma verdadeira tendência no varejo em 2021. O PIX, da data do seu lançamento (16 de novembro) até o dia 03 de dezembro, contou com 43 milhões de transações, que movimentaram R$ 40,5 bilhões.

6- Marketing Holístico

Uma tendência no varejo que com certeza deve marcar 2021 são estratégias de Marketing Holístico. Essa nova modalidade tem a preocupação de mostrar para os clientes como os processos internos da empresa funcionam, visando uma maior transparência de dentro para fora.

Mas por quê?

Cada vez mais, o público não se satisfaz com apenas comprar um produto ou serviço, mas também entender o posicionamento da marca em relação à pautas sociais e também como o empreendimento trata seus colaboradores.

Beira um marketing pessoal da empresa, mas vai além: é possível criar força da marca apenas mostrando a preocupação da mesma com questões ambientais, por exemplo.

Uma varejista que faz isso de maneira assertiva é a Insecta Shoes, uma marca de sapatos vegana, que assumiu seu compromisso com a causa e agregou valor oferecendo produtos sustentáveis – e vendem tanto para o público vegano como não vegano.

7- Customer Experience

Muito já foi falado sobre como a experiência de compra é fundamental para reter clientes. Mas agora, isso ganha nome e forma e se torna uma verdadeira tendência no varejo para o ano: o Customer Experience.

Esse termo diz respeito a experiência de compra oferecida em todas as etapas que o seu cliente passa até fazer a compra e utilizar o seu produto (já que aqui também entra o pós vendas).

O CX não tem o objetivo de simplesmente entregar uma solução, mas fidelizar e criar uma boa recordação do cliente com o seu negócio.

8- Omnichannel

O Omnichanel é, de maneira geral, uma integração entre os diversos canais de comunicação, fazendo um mix das características gerais de cada uma delas. O objetivo é criar uma relação entre o ambiente interno e externo.

Essa tendência no varejo, em suma, tem o objetivo de integrar os espaços físicos e virtuais para gerar uma melhor experiência para o cliente.

Ficou curioso sobre como implementar o Omnichannel na sua empresa? Clique aqui para conhecer 4 dicas para colocar em prática!

Nova call to action

9- Produtos Saudáveis

O consumo por produtos mais saudáveis cresceu e isso se reflete na procura e no crescimento de hortifrutis no Brasil. Apesar de ser algo positivo, é importante entender os desafios que o crescimento desse segmento traz.

Apesar de significar uma melhora na forma dos brasileiros se alimentarem, isso também representa um maior rigor na qualidade de frutas, verduras e legumes (FLV). Logo, a preocupação com perdas de FLV também vem à tona.

Para isso, supermercados e armazéns vêm aperfeiçoando suas cadeias de suprimento, utilizando tecnologias de gestão, para garantir e garantir mais qualidade a esses produtos.

10- Segurança digital

Com a aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) prevista para este ano, é esperado que pautas relacionadas à segurança digital ganhem força.

Além disso, investimentos em tecnologia para garantir o armazenamento seguro de dados vão dominar as empresas, principalmente depois de 2020 em que vários negócios foram invadidos por grupos hackers. É nesse cenário que soluções com cloud computing se tornam importantes para a saúde do varejo.

Conclusão

Nesse conteúdo pudemos entender e conhecer as 10 tendências do varejo para o ano de 2021.

Você deve ter percebido como a tecnologia está envolvida de maneira direta ou indireta em todas as principais tendências destacadas. E isso não é à toa!

Afinal, o mundo está cada vez mais conectado e dessa forma, seus consumidores estão online também.

A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do Brasil. Com soluções para os mais diversos segmentos, atuamos com Big Data, Inteligência Artificial, Business Intelligence, Computação em Nuvem, Omnicalidade, venda online com e-commerce, e muito mais!

Quer saber como a TOTVS pode ajudar a sua loja a se destacar no universo digital? Clique aqui e conheça as nossas soluções para o segmento varejista!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Comentarios

  1. Israel M

    Perfeito! ótimas opções de negócios para abrir,
    muito obrigado.

    1. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS

      Olá Israel, tudo bem? Ficamos felizes que tenha gostado, fique ligado em nosso blog para estar por dentro das principais novidades e tendências do segmento de Varejo 😉

  2. Israel M

    Perfeito! ótimas opções de negócios para abrir,
    muito obrigado.

    1. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS

      Olá Israel, tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado.

      Continue ligado no nosso blog para estar por dentro das principais novidades e tendências do segmento de Varejo 😉

  3. Pai Antônio de ogum

    Hoje em dia a pessoa consegue achar de tudo na internet.
    Posso dizer que o seu artigo ajudou muito e também é de
    extremo valor. Muito obrigado pela informação e
    compartilhei no meu facebook.

    1. Alan Amorim

      Olá, Antônio.
      Obrigada pelo seu comentário, ficamos felizes que o conteúdo tenha sido positivo para você.

      Continue conosco para ficar por dentro de mais tendências do varejo e do mundo da tecnologia 😉

  4. Paulo Fernandes

    Ótimas informações sobre as tendências, que já se tornaram realidades

    1. Alan Amorim

      Olá, Paulo. Que bom que gostou do nosso conteúdo.

      Continue com a gente para ficar por dentro de mais tendências do varejo e do mundo da tecnologia como um todo 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.