Home center: o que é, como funciona e como fazer o gerenciamento de maneira eficiente

Equipe TOTVS | 22 março, 2023

Um home center é uma loja de material de construção, um setor que está em constante crescimento e tem destaque com o passar do tempo. Afinal, quem nunca pensou em construir uma casa ou fazer a reforma em um cômodo?

Para isso, é preciso escolher uma loja que garantirá um atendimento de qualidade e os materiais necessários para o que o consumidor precisa. Isso é possível com o gerenciamento adequado dessa operação.

Por isso, para que ele possa entregar tudo que o cliente precisa, é necessário investir em estratégias de atração e de satisfação.  

Neste artigo, explicaremos o que é home center, como ele funciona e como gerenciá-lo. Acompanhe o conteúdo e confira!

O que é home center? Como funciona esse tipo de comércio?

Trata-se de uma loja de material de construção, com foco nas vendas de materiais para reforma e construção. Ele é um dos setores que mais movimenta a economia do país.

O home center investe em pesquisas para saber o que os seus clientes querem comprar, o que favorece as vendas. Entretanto, ele tenta manter uma variedade de produtos e facilitar o pagamento dos clientes.

Para que você entenda melhor o seu funcionamento, no próximo tópico explicaremos sobre os tipos de venda dele.

Quais são os tipos de vendas em uma operação de home center?

Uma loja de material de construção possui dois tipos de vendas: a assistida (ajuda de um representante da loja) e a não assistida (o cliente seleciona os itens e se dirige ao caixa para finalizar a compra).

Explicaremos mais sobre cada uma delas a seguir:

Venda assistida

Existem muitos consumidores que vão à loja para conseguir tirar as suas dúvidas sobre algum produto e pedir a ajuda de um especialista sobre o assunto. É para auxiliar o consumidor com a compra do produto por meio de um representante que a venda assistida serve. 

Além disso, ela aumenta o envolvimento entre o consumidor e a loja, além de ajudar a ter mais familiaridade com os produtos. Com isso, fortalece o impulsionamento das vendas, o que proporciona uma vantagem competitiva à loja no mercado de construção.

Vale ressaltar que um representante que é especialista com os produtos de um determinado setor da loja e é dedicado no atendimento promove o engajamento do consumidor. 

Assim, a venda assistida se torna um aprimoramento da experiência do consumidor que, algumas vezes, não pode ser encontrada no digital.

Venda não assistida

A venda não assistida não tem a interação e contato entre representante e consumidor. Normalmente, ele já sabe o que precisa e conhece sobre os produtos, por isso, faz todo o processo sozinho.

Pode ocorrer também de o consumidor preferir fazer a compra por conta própria do que ter um atendimento mais especializado, o que não garantirá que ele levará o produto correto.

Exemplos de home centers populares no Brasil

Segundo um levantamento da empresa NPS SoluCX, as empresas mais bem avaliadas de home center do Brasil são:

  • C&C: 77,5%;
  • Leroy Merlin: 75,3%;
  • Telhanorte: 61,9%;
  • Camicado: 53,2%;
  • Dicico: 51%;
  • Tok & Stok: 48,5%.

Além das empresas mencionadas anteriormente, algumas que estão ganhando popularidade, como a Sodimac (38,5%) e a Mobly (30,4%) foram mencionadas pelos consumidores.

A pesquisa levou em consideração as lojas de material de construção que o consumidor pensa primeiro. Isso é importante para entender a experiência de compra de cada um deles e a influência da marca no mercado de construção. 

É importante destacar que a forma de pagamento foi uma das características que mais conquistaram os consumidores na escolha da empresa. Além disso, na sequência, foram consideradas as avaliações positivas, variedade de produtos, atendimento, entre outras.

Como gerenciar um home center de forma eficiente e encantar o seu consumidor?

Gerenciar um home center é uma tarefa que precisa de alguns passos para que possa se tornar eficiente e atrair os clientes. Para ajudar você, separamos alguns tópicos importantes que farão toda a diferença na sua gestão.

Confira:

Conte com vendedores qualificados

Quando o consumidor é atendido por um vendedor qualificado que sabe sobre o produto e tira todas as suas dúvidas, ele comprará o produto e ainda pode gastar mais dentro da loja.

Por isso, é importante investir em funcionários especialistas sobre o assunto e que priorizam o bom atendimento ao cliente.

Além disso, eles precisam ter o entendimento necessário para atender os consumidores que sabem muito sobre os produtos e oferecem informações técnicas corretamente.

Controle seu estoque

O controle de estoque é essencial para manter as rotinas administrativas e financeiras corretas. Além disso, auxilia em saber quando um produto está quase acabando e é preciso fazer um novo pedido. Com isso, a loja não fica com o produto em falta.

Nova call to action

Registre as entradas e saídas

O controle e registro de todas as entradas e saídas é algo que faz parte do dia a dia de uma empresa, além de ser importante para a contabilidade da mesma. Elas auxiliam para que a empresa saiba o quanto está tendo de vendas e compras, o que, consequentemente, mostra o lucro ou prejuízo.

Com isso, é possível saber onde pode ser melhorado e investir os esforços corretamente para ter os melhores resultados.

Otimize os canais de distribuição

Otimizar os canais de distribuição auxiliam na manutenção do estoque e aumentam a eficiência da distribuição. Assim, quando a empresa possibilita que os canais possam ser mais eficientes tem a chance de fazer a marca ter sucesso.

Explore a comunicação visual

As empresas precisam saber a forma como apresentam os seus produtos para atrair mais consumidores. Por isso, a comunicação visual pode ajudar em um home center, assim o cliente saberá do que se trata a loja quando olhar de fora.

Dessa maneira, todo o processo visual de uma loja precisa ser pensado desde a fachada que deve atrair todos os consumidores, até os que não estavam pensando em entrar na loja.

Organize os itens por departamentos e setores

A organização dos itens por departamento é fundamental em uma loja de material de construção, pois ajuda o consumidor a encontrar o produto que procura e saber onde fica cada produto.

Além disso, é possível colocar categorias que se complementam perto uma da outra. Imagine que Antonio precisa comprar uma porta, ao encontrá-la ele percebe que no corredor ao lado tem vários tipos de fechadura e se interessa em dar uma olhada para complementar a sua compra.

Dessa maneira, a empresa vende mais para o mesmo cliente e aumenta as suas vendas.

Garanta que sua loja tenha um ambiente atrativo

A maioria das pessoas já se sentiu atraída por uma fachada linda de uma loja que do lado de fora se mostra incrível e atrativa. Por isso, muitas empresas investem em ambientes modernos e planejados, mas que desde o lado de fora já fazem o consumidor ter vontade de conhecer o lugar.

Vale ressaltar que uma empresa home center precisa ter um ambiente que atraia o consumidor para que ele queira saber mais sobre os produtos e encontre tudo que procura.

Diversifique as opções de pagamento

Oferecer diversas formas de pagamento auxilia que o cliente possa ter mais opções de como pagar o produto, o que atende ao cliente com várias condições financeiras. Isso possibilita também ampliar os prazos de quitação do produto.

Por exemplo: a empresa pode aceitar cartão de diferentes bandeiras, pagamento por pix e flexibilização de preços para clientes que compram em grandes quantidades.

Invista em tecnologia

O mundo atualmente é cercado de tecnologia e, por isso, todas as empresas precisam ter ela como ferramenta do dia a dia. Existem soluções para os vários tipos de segmentos e, por isso, você deve saber a ideal para o seu negócio.

Para isso, a empresa precisa identificar a necessidade de soluções em alguns setores e como ele pode automatizar os processos.

No próximo tópico, abordaremos sobre uma ferramenta que vai otimizar e automatizar todos os processos da sua empresa.

TOTVS Varejo Home Center – Linha Gemco

O TOTVS Varejo Home Center – Linha Gemco é uma solução para home center que é ágil e flexível, que simplifica as rotinas do dia a dia de uma loja. Além disso, ainda atende as necessidades dela em relação à geração de obrigações fiscais e contábeis e do PDV.

Ele possui tecnologia mobile e atende o setor de materiais de construção de empresas de médio e grande porte, que permite automatizar os processos conforme as necessidades do seu negócio.

Com o TOTVS Varejo Home Center – Linha Gemco, é possível gerenciar todos os tipos de vendas e receber títulos, por exemplo. Tudo pode ser feito de maneira simples e rápida, o que agiliza os processos e aumenta a produtividade.

Além disso, a solução suporta picos de vendas e aumento no volume de dados, em datas comemorativas, sendo totalmente escalável e segura.

Tenha mais facilidade nos processos da sua loja de material de construção e aumente as vendas de maneira significativa. Conheça o TOTVS Varejo Home Center- Linha Gemco.

Conclusão

Neste artigo, você entendeu sobre o home center material de construção e como o setor está em constante crescimento. Além de mostrarmos sobre alguns que têm destaque no mercado de construção civil, também explicamos como gerenciá-lo de maneira eficiente.

Para isso, é fundamental focar em profissionais capacitados, comunicação visual para atrair  clientes, investir em tecnologia e oferecer várias formas de pagamentos. 

Tudo isso junto com uma solução ideal que controla as obrigações fiscais, as vendas e as rotinas administrativas do seu negócio, garantirá o sucesso da sua loja.

Portanto, conheça a solução TOTVS Varejo Home Center- Linha Gemco, que facilitará o gerenciamento das vendas da sua empresa.

Aproveite e continue a leitura com o nosso artigo para saber como organizar uma loja de material de construção.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.