Construção verde: o que é, importância e recursos

Equipe TOTVS | 06 dezembro, 2022

O termo construção verde ganhou muita popularidade nos últimos anos. E não é por menos. Trata-se de uma metodologia construtiva que se baseia na sustentabilidade — tema cada vez mais em destaque.

Ao contrário do que muitos pensam, a construção verde não se dá simplesmente com o uso de materiais reciclados.

É, na verdade, um mix de boas práticas, recursos, planejamento e execução sustentável.

O objetivo é tornar todo o ciclo construtivo — do orçamento, ao projeto, à construção e mesmo à demolição — mais alinhado com as preocupações modernas.

Que tal entender mais sobre o tema, sua importância, os selos e certificações envolvidos? É só seguir a leitura!

O que é construção verde? Quais são os seus princípios?

Construção verde é uma metodologia que inclui todo processo de design, planejamento e execução de uma obra que tem como objetivo melhorar o meio ambiente e a saúde humana.

Ele procura otimizar a energia, reduzir a quantidade de água utilizada e minimizar o desperdício de materiais.

Os princípios da construção verde incluem o uso de materiais sustentáveis e reciclados e a minimização do consumo de energia, com o uso de fontes de energia sustentáveis como as renováveis (solar, eólica) ou mesmo o isolamento térmico para reduzir os custos de energia.

Além disso, prega pela  melhoria da qualidade do ar e redução do consumo de água.

Ao incorporar estes princípios no projeto e construção de edifícios e residências, é possível gerar um impacto positivo no meio ambiente e na saúde daqueles que vivem e trabalham neles.

Além disso, os edifícios verdes geralmente têm uma pegada de carbono menor do que os edifícios tradicionais, o que os torna mais amigáveis ao meio ambiente.

Qual a importância da sustentabilidade na construção civil?

Hoje em dia, não é suficiente para as empresas do setor de construção civil simplesmente construir novas estruturas de forma rápida e barata. Cada vez mais, essas organizações são responsabilizadas pelo impacto ambiental de seus projetos.

Como resultado, a construção sustentável tornou-se uma consideração importante no planejamento e execução de novas construções.

Há uma série de fatores a serem considerados ao tornar um projeto de construção sustentável. Por exemplo, os desenvolvedores devem usar materiais que possam ser reutilizados ou reciclados, limitar o uso de energia e água e minimizar o desperdício e as emissões.

Além disso, eles devem garantir que a estrutura pronta seja segura e confortável para os ocupantes e que não precisará ser substituída ou renovada por muitos anos ainda.

Com esses fatores em consideração, os profissionais e empresas do setor podem criar edifícios e residências que não são apenas ecologicamente corretos, mas também construídos para durar muito tempo.

Como a sustentabilidade se torna cada vez mais importante, aqueles que a abraçam terão uma grande vantagem competitiva na indústria da construção.

Nova call to action

Um panorama sobre a construção verde no Brasil

A construção verde é uma parte importante do desenvolvimento sustentável e oferece muitos benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

No Brasil, a construção verde é um conceito relativamente novo, mas está ganhando rapidamente terreno e popularidade.

Há várias razões para isso, mas uma das mais importantes é que o Brasil tem um clima tropical, o que significa que há uma maior necessidade de edifícios eficientes em termos energéticos.

Porém, apesar disso, o Brasil já se destaca em um cenário mundial.

Conforme dados divulgados pela Exame, o país é o 4° no ranking elaborado pelo Green Building Council Brasil que determina aqueles com mais obras sustentáveis, atrás apenas de China, Emirados Árabes e Estados Unidos.

Os edifícios verdes são projetados para reduzir o consumo de energia, com recursos como a ventilação e a iluminação natural.

Eles também frequentemente incorporam fontes renováveis de energia, tais como painéis solares fotovoltaicos e turbinas eólicas.

Além de serem mais eficientes em termos de consumo de energia, essas construções também são normalmente construídas com materiais ecológicos, tais como madeira de demolição e aço reciclado.

Como resultado, eles têm uma pegada ecológica menor do que os edifícios tradicionais.

No Brasil, a construção verde não só é boa para o meio ambiente, mas também está se tornando cada vez mais popular entre os consumidores.

É provável que esta tendência continue no futuro, na medida em que mais pessoas tomem consciência dos benefícios da construção verde.

Principais recursos que podem ser utilizados na construção verde

Agora, o que significa colocar a construção verde em prática? Além de métodos modernos de arquitetura e construção civil, trata-se de utilizar materiais e recursos que contribuem com o meio ambiente.

Que tal conferir os principais? Separamos para você a seguir:

Madeira engenheirada

É uma alternativa às tradicionais vigas de madeira.

No lugar de madeira sólida, essas estruturas usam tábuas laminadas feitas de pequenos pedaços de madeira colados junto com resina adesiva.

Esse tipo de material é mais forte e mais durável que a madeira maciça, tornando-a uma ótima opção para grandes projetos de construção.

Tijolos ecológicos

Esses tijolos são feitos de materiais reciclados ou naturais, como palha e argila. Eles são mais leves e duráveis do que os tijolos tradicionais, o que os torna uma opção atraente para obras modernas.

Bioconcreto

O bioconcreto é um tipo de concreto que utiliza a atividade microbiana para melhorar suas propriedades.

Na prática, significa que ele é capaz de endurecer e curar sob a água, tornando-o ideal para uso em ambientes marinhos.

O bioconcreto também pode ser usado para criar concreto que pode se reparar sozinho em caso de rachaduras ou danos.

Além disso, o concreto bioconcreto é muito mais ecologicamente correto do que o tradicional, pois reduz a pegada de carbono dos projetos de construção.

Telhados verdes

Os telhados verdes, também conhecidos como telhados vivos, são um tipo de construção que está se tornando cada vez mais popular no mundo.

Eles são feitos cobrindo um telhado com vegetação, o que pode ajudar a isolar o prédio, reduzir os custos de energia e melhorar a qualidade do ar.

Além disso, podem ser usados para criar espaços ao ar livre únicos e bonitos.

Em muitos casos, eles são instalados durante o processo de construção. No entanto, várias construções existentes já adaptaram seus telhados para essa versão mais sustentável.

Existem muitos tipos diferentes de telhados verdes, e a melhor opção para um determinado edifício dependerá de fatores como o clima, a quantidade de luz solar que o telhado recebe e o peso da vegetação que será usada.

Qualquer que seja o tipo de telhado verde escolhido, ele certamente terá um impacto positivo sobre o meio ambiente.

Aproveitamento da água de chuva 

A coleta da água da chuva é um método eficaz para uso dentro e ao redor de edifícios.

A água do telhado pode ser coletada em barris ou tanques, depois usada para regar plantas ou fornecer água potável para o gado.

Além disso, ela também pode ser usada para fins não-potáveis, como descarga de banheiros.

É um processo que ajuda a reduzir o desperdício e a melhorar a eficiência do uso da água de um edifício.

Em muitos países, os sistemas de coleta de chuva são exigidos por lei para conservar recursos e reduzir o impacto ambiental dos projetos de construção

Reúso de água de residências

A reutilização da água doméstica é outro elemento importante da construção verde, o que envolve a coleta e o tratamento de águas residuais de chuveiros, pias e máquinas de lavar para que elas possam ser reutilizadas em casa.

Usando essa água reciclada, as residências podem economizar dinheiro em suas contas e ao mesmo tempo reduzir seu impacto ambiental.

Placas fotovoltaicas 

As placas fotovoltaicas são tipos especiais de painéis solares, projetados para converter a luz solar em eletricidade.

Ao contrário dos painéis solares tradicionais, que geram energia térmica que pode ser usada para alimentar casas e empresas, os painéis fotovoltaicos geram energia elétrica que pode ser armazenada em baterias ou usada para alimentar luzes, aparelhos e outros dispositivos.

Os painéis fotovoltaicos estão se tornando cada vez mais populares à medida que mais pessoas buscam maneiras de reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e economizar dinheiro em suas contas de energia.

Há uma série de maneiras pelas quais os painéis fotovoltaicos podem ser usados em casas e prédios, incluindo energizar aparelhos individuais, fornecer energia de reserva durante interrupções de energia e gerar eletricidade para todo o edifício.

Existem edifícios que utilizam placas fotovoltaicas para energizar, por exemplo, apenas os aparelhos de ar-condicionado, de modo que suavizam as contas de luz.

Plástico reciclado

O plástico é um dos materiais mais versáteis  e pode ser reciclado em uma série de produtos diferentes.

Um dos usos mais populares do plástico reciclado é na construção civil.

Essa é uma alternativa durável e ecológica à madeira tradicional e pode ser usada em uma variedade de aplicações.

Por exemplo, o plástico reciclado pode ser usado para criar cercas, decks, bancos e até mesmo equipamentos de playground.

Além disso, esse material é um excelente isolante e pode ser usado para criar edifícios com eficiência energética.

Construção verde e selos ambientais

As práticas de construção sustentável estão se tornando cada vez mais populares na medida em que nos tornamos mais conscientes do impacto que as construções têm sobre o meio ambiente.

Uma maneira de medir a sustentabilidade de um edifício é por meio de seus selos ambientais. Esses selos, tais como LEED e BREEAM, classificam os edifícios e construções em vários fatores, incluindo eficiência energética, uso de água e materiais.

Para se qualificar para um selo, as obras devem atender a certos padrões.

Por exemplo, edifícios certificados pelo LEED devem usar materiais sustentáveis, tais como aço reciclado ou piso de bambu. Eles também devem ser projetados para reduzir o desperdício e promover a reciclagem.

Além disso, os edifícios devem ser eficientes em termos energéticos, usando características como janelas com vidros duplos e sensores de ocupação.

Ao atender a estes critérios, os edifícios podem ganhar um selo ambiental, que pode ser usado para mostrar que o edifício é sustentável e ecologicamente correto.

As principais certificações usadas para comprovar a sustentabilidade nas construções

Que tal conhecer alguns dos principais selos e certificados utilizados nas iniciativas de construção verde? Confira:

PBE Edifica

O PBE Edifica é um novo tipo de etiqueta que está se tornando cada vez mais popular na indústria da construção. Foi desenvolvida em 2009, a partir de uma parceria entre o INMETRO e a ELETROBRAS/PROCEL Edifica.

Existem vários selos. No caso do Edifica, ele garante que um edifício foi projetado e construído usando princípios de desenvolvimento sustentável — ele também pode ser aplicado a equipamentos.

Ele leva em conta uma ampla gama de fatores, incluindo eficiência energética, conservação de água, gerenciamento de resíduos e qualidade do ar interior.

Os rótulos são necessários para determinar se um produto ou empresa está medindo até os padrões de desempenho e aderindo às regras e regulamentos técnicos. O papel de cada rótulo varia, mas todos eles decorrem da ideia de atingir uma meta estabelecida.

LEED

O certificado LEED é a Liderança em Energia e Design Ambiental (Leadership in Energy and Environmental Design). É um programa de certificação de edifícios verdes que reconhece as melhores estratégias e práticas de construção da classe.

Seu objetivo é encorajar métodos de construção mais saudáveis e ecológicos para que o mercado em geral se torne mais sustentável.

Para receber a certificação LEED, um edifício deve atender certos pré-requisitos e ganhar pontos em categorias como eficiência hídrica, eficiência energética, materiais e recursos utilizados e qualidade ambiental interior.

Esse é um dos certificados mais populares e importantes dentro do contexto de construção e arquitetura verde.

BREEAM 

Considerado um dos certificados mais completos, o BREEAM foi desenvolvido ainda em 1990 pela UK BRE Global.

Esse certificado foi o primeiro sistema de avaliação de sustentabilidade de construções, que oferece um selo ambiental para edifícios. É flexível, capaz de ser aplicável a qualquer tipo de construção, tanto no setor terciário quanto no residencial.

Ela fornece uma estrutura para desenvolvedores, projetistas, construtoras e equipes operacionais para criar edifícios mais sustentáveis e medir seu desempenho em relação aos padrões internacionais.

O processo de avaliação cobre uma gama de categorias incluindo eficiência energética, uso de água, gerenciamento de resíduos, transporte, materiais, poluição, saúde e bem-estar.

Os edifícios que alcançam uma alta classificação podem receber a cobiçada certificação BREEAM, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade.

AQUA-HQE

A certificação AQUA-HQE é um selo internacional que atesta a construção de alta qualidade ambiental.

Foi desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE™, mas adaptada ao Brasil, levando em conta aspectos como a cultura, clima e legislação.

Os edifícios certificados AQUA-HQE devem atender a certos requisitos relacionados à água, energia, materiais, qualidade do ar interno e muito mais.

Na prática, o selo ajuda a garantir que os edifícios sejam projetados e construídos com a sustentabilidade em mente.

Casa Azul CAIXA

O selo Casa Azul + CAIXA é concedido às casas que atendem a certos padrões de eficiência energética. É um instrumento de classificação ASG (Ambiental, Social e Governança).

Para se qualificar, as residências devem ter eletrodomésticos com eficiência energética, iluminação LED e isolamento

As casas com o selo podem economizar até 30% em suas contas de energia, tornando-as mais acessíveis para se viver.

A importância da tecnologia para uma construção civil mais sustentável

Na medida em que o mundo se torna mais e mais digitalizado, é importante que as construções acompanhem os novos tempos.

Ao integrar práticas de construção sustentável com a mais recente tecnologia, podemos criar estruturas que não só são ecologicamente corretas, mas também altamente eficientes e adaptáveis às condições de mudança.

Por exemplo, ao instalar painéis solares e turbinas eólicas, podemos gerar nossa própria energia limpa no local.

E usando sistemas de automação inteligentes e automação predial, é possível reduzir o consumo de energia enquanto se mantém um ambiente interno confortável.

TOTVS Construção Obras e Projetos

Você conhece o TOTVS Construção Obras e Projetos? A solução da maior empresa tech do Brasil entrega todos os recursos para uma gestão completa de todo ciclo produtivo.

Que tal gerenciar todos os passos, desde a ideia, projeto e design, passando pelo orçamento, execução e entrega?

Tudo com alto nível de eficiência e perfeito controle de custos, em qualquer segmento da construção e projetos. 

Além disso, você pode contar com o app Minha Obra que permite o acompanhamento remoto dos projetos, que permite conferir a distância como cada obra evolui.

Interessado? Entenda os benefícios e diferenciais do TOTVS Construção Obras e Projetos!

Conclusão

A construção verde é um conceito cada vez mais importante para arquitetura e construção civil moderna.

Ao possuir e seguir os certificados mencionados, é possível que desenvolvedores, construtores e equipes operacionais possam projetar e construir de forma eficiente em termos energéticos e sustentáveis.

A tecnologia também pode ser alavancada para criar estruturas mais eficientes e adaptáveis que reduzem a pegada de carbono.

Em última análise, a construção verde é uma parte fundamental para a criação de um futuro melhor para a sociedade.

E você, gostou do guia sobre a construção verde?Para seguir na sua jornada de aprendizagem, que tal ler nosso conteúdo sobre sustentabilidade empresarial?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.