Contabilidade: o guia completo sobre o assunto!

Equipe TOTVS | 06 março, 2023

A contabilidade é um dos setores mais essenciais na estrutura corporativa. Responsável por registrar, analisar e apresentar informações financeiras, é um setor estratégico para as empresas.

No entanto, muitas ainda veem o departamento como uma mera “obrigação”, um braço operacional que cuida de questões financeiras, bem como tributárias e fiscais.

A verdade é que as ações do setor vão muito além desse espectro.

O setor contábil tem enorme responsabilidade no equilíbrio financeiro de um negócio — e hoje, tem grande ligação com o mundo dos dados, sendo um dos que mais necessitam de tecnologias para melhor realizar suas funções.

E você, pronto(a) para aprender tudo sobre contabilidade? Então continue a leitura e aproveite nosso guia completo sobre o tema!

O que é contabilidade?

A contabilidade é o estudo das variações qualitativas e quantitativas do patrimônio de pessoas físicas, empresas e entidades.

Para entender o que é contabilidade empresarial, é possível traçar o seguinte paralelo: trata-se da linguagem de suas operações, capaz de fornecer uma visão clara de suas receitas, despesas, ativos e passivos.

Já para indivíduos ou pequenas entidades que procuram entender suas próprias perspectivas financeiras, a atividade contábil pode fornecer uma visão geral de onde eles estão, bem como criar planos acionáveis para alcançar as metas.

Na prática, o setor contábil está no centro de todo empreendimento comercial moderno de sucesso.

New call-to-action

Um pouco sobre a história da contabilidade

A contabilidade é uma profissão antiga com uma história rica e interessante. Registros de práticas contábeis podem ser rastreados até as civilizações mesopotâmicas e egípcias que desenvolveram seus próprios sistemas para rastrear bens e serviços.

Com o tempo, a atividade evoluiu de um método simples de rastreamento de pagamentos para algo muito mais complexo à medida que os governos estabeleceram processos financeiros mais definidos.

Com ferramentas modernas, como o Excel e, hoje em dia, soluções baseadas em software, essa atividade se tornou ainda mais fácil para aqueles que procuram dar sentido aos números.

Quais são os princípios da contabilidade?

Como a atividade contábil é considerada uma ciência social e é direcionada, no Brasil, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sua ação é norteada por alguns princípios básicos.

O objetivo é convencionar critérios uniformes para alinhar leituras, interpretações e ações.

Esses princípios funcionam como um padrão a ser seguido por empresas ou departamentos contábeis.

Conforme citação da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade 750/1993, são eles:

  • Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
  • Princípio da Continuidade: pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
  • Princípio da Oportunidade: refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
  • Princípio do Registro Pelo Valor Original: determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
  • Princípio da Competência: determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
  • Princípio da Prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 

O que se faz na contabilidade?

Afinal, o que um setor contábil faz, exatamente? Quais as suas atividades diárias e responsabilidades dentro de uma empresa, por exemplo?

Essas são questões comuns de quem não está familiarizado com o tema. Porém, para resumir, é possível sintetizar as ações do setor contábil da seguinte maneira:

  • Registro de transações comerciais: coleta, registro e classificação de todos os tipos de operações (compras, vendas, recebimentos, despesas) conforme elas ocorrem.
  • Análise de dados financeiros: examina o comportamento dos fluxos de caixa da empresa, tais como índices de liquidez ou taxas de rotatividade de capital.
  • Gerar demonstrações financeiras: criar e preparar relatórios financeiros, tais como contas de lucros e perdas, balanços, demonstrações de fluxo de caixa e outros documentos que apresentam as informações financeiras da empresa.
  • Monitorar o cumprimento dos regulamentos: assegurar que os registros contábeis estejam de acordo com as leis vigentes (impostos, contribuições à previdência social, etc).
  • Avaliar o desempenho da empresa: analisando e comparando dados financeiros para indicar oportunidades de melhoria.
  • Fornecer conselhos sobre planejamento financeiro: projetar estratégias e planos para maximizar o valor dos ativos, reduzir custos e aumentar os lucros.
  • Manter registros contábeis: manter livros atualizados que reflitam corretamente todas as transações e eventos financeiros da empresa.
  • Auditoria de informações financeiras: verificação da precisão, completude e validade dos dados e documentos contábeis.
  • Preparar orçamentos: estimar despesas e recursos futuros de acordo com um conjunto de objetivos pré-determinados.
  • Contribuir para a tomada de decisões: auxiliar os gerentes em suas decisões.

Qual a importância da contabilidade para empresas?

A contabilidade é uma ferramenta inestimável para qualquer negócio. Ela não só ajuda na tomada de decisões financeiras, mas também fornece informações importantes para avaliar o desempenho e o progresso de uma empresa.

Ela permite que as empresas monitorem sua situação financeira atual e planejem o futuro. Assim, fornece transparência para que todos os interessados possam ter acesso às mesmas informações sobre as finanças de um negócio.

É uma parte essencial para a manutenção das operações de organizações de qualquer tamanho.

Assim, desde manter o controle das transações até a elaboração de orçamentos e previsões, o setor ajuda a gerenciar as finanças e manter o negócio funcionando sem problemas.

Com uma melhor compreensão das finanças através da atividade contábil, as organizações podem tomar decisões mais informadas e alcançar objetivos com maior facilidade.

Conceitos importantes na contabilidade 

A atividade contábil é norteada por uma série de princípios e conceitos específicos. Muitos deles você já conferiu ao longo do conteúdo, como “patrimônio” e “livros contábeis”.

Porém, no dia a dia, as ações dentro do setor são completamente norteadas por vários conceitos diferenciados.

Que tal conferir os principais?

Preparamos um breve glossário para você entender cada um deles. Confira!

Ponto de equilíbrio contábil

O ponto de equilíbrio é um conceito importante, especialmente quando se trata de administrar um negócio. Trata-se do “zero a zero”, financeiramente falando.

Ou seja, o ponto onde sua renda total  é igual ao valor total gasto na produção, fabricação ou compra dos bens e serviços que estão sendo vendidos.

Assim, ao atingi-lo, a empresa tem a certeza que conseguirá pagar todas as suas contas, mas não obterá nenhum lucro.

Conhecer e entender seu ponto de equilíbrio garante mais estabilidade financeira para o seu negócio a longo prazo.

Ativo e passivo

Na atividade contábil, ativos e passivos são dois dos conceitos mais relevantes.

Ativos incluem qualquer coisa que tenha valor econômico, como dinheiro, investimentos, contas a receber, estoques, ativos fixos como edifícios e equipamentos, e itens intangíveis como propriedade intelectual.

Os passivos referem-se às dívidas ou obrigações que uma empresa ou indivíduo incorre durante o curso das operações do dia-a-dia.

Eles podem incluir coisas como empréstimos, dívidas de cartão de crédito, contas não pagas, aluguéis devidos e quaisquer outras dívidas que devem ser pagas até uma determinada data.

É importante manter o controle dos ativos e passivos para ter certeza de que você está em dia com suas finanças.

Débito e crédito

Se a atividade contábil é uma linguagem de negócios, “débito” e “crédito” são termos-chave usados nesta conversa.

Os termos representam os dois lados de uma transação: o lado esquerdo, que é referido como o “lado do débito”, e o lado direito, conhecido como o “lado do crédito”.

Mas, essencialmente, eles se referem à direção de uma determinada transação — crédito indica que o dinheiro está saindo de uma conta (ou está diminuindo), enquanto débito indica que o dinheiro está entrando em uma conta (ou está aumentando).

Em outras palavras, quando você gasta dinheiro, é um crédito; quando você recebe dinheiro, é um débito.

Seguindo estes conceitos, as empresas podem facilmente manter o controle de suas finanças e tomar decisões mais informadas.

Balancete

O balancete é um demonstrativo contábil que verifica, por meio de débitos e créditos, como anda a saúde financeira do negócio.

É uma ferramenta de controle interno muito útil, e serve para analisar os ativos e passivos nos resultados corporativos.

CMV (Custo da Mercadoria Vendida)

CMV, ou Custo da Mercadoria Vendida, é uma forma para que as empresas possam monitorar e maximizar seus lucros.

O cálculo é basicamente a soma de todos os valores investidos na compra, produção e armazenamento dos produtos até que sejam vencidos.

O CMV é um indicador de desempenho operacional — ou seja, ele mede o quanto a empresa gasta para sustentar sua atividade principal.

Por ser um fator no custo associado à produção ou aquisição das mercadorias, a CMV dá aos analistas uma grande ferramenta para tomar decisões mais bem informadas que podem afetar positivamente as vendas futuras.

ARE (Apuração do Resultado de Exercício)

A ARE, ou Apuração do Resultado de Exercício, é uma parte vital das práticas contábeis de qualquer organização.

O ARE é a Apuração do Resultado do Exercício. Um demonstrativo que serve de base para composição de outro documento importante, o DRE ou Demonstração do Resultado do Exercício.

Esse relatório usa informações financeiras para detalhar os ativos de uma empresa e avaliar seu desempenho durante um ano fiscal.

DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

O DRE sintetiza e estrutura os principais indicadores financeiros de uma empresa em um relatório organizado.

Seu objetivo principal é exibir, de forma transparente, os resultados da operação ao longo de um período de tempo, destrinchando se houve prejuízo, lucro e os motivos para tal.

No DRE, vários resultados financeiros são confrontados, a depender do regime de competência da pessoa jurídica.

É um documento essencial na gestão corporativa, servindo para destrinchar o resultado líquido do negócio.

DVA (Demonstração do Valor Adicionado)

O DVA é um demonstrativo que busca mostrar a riqueza gerada pela entidade, bem como sua distribuição à sociedade, ao longo de determinado período de tempo.

DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa)

Trata-se de um relatório obrigatório por lei, que detalha todas as entradas e saídas de caixa que ocorreram ao longo de um período de tempo.

Nele, as movimentações são categorizadas como “operacional”, “financiamento” e “investimentos”, considerando o regime de caixa.

CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis)

O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é o órgão governante responsável pela definição e aprovação dos padrões contábeis.

O órgão lança Pronunciamentos Técnicos, também conhecidos como CPCs. No momento, há aproximadamente 50 pronunciamentos.

Estes padrões são essenciais para assegurar que as transações financeiras sejam relatadas de forma precisa e consistente, permitindo que as organizações comparem seu desempenho com os benchmarks da indústria.

O CPC estabelece diretrizes sobre como os tipos específicos de transações devem ser registrados, assegurando que todas as informações financeiras sejam transparentes e consistentes por todo mercado.

Entendendo o papel dos usuários da contabilidade

Na atividade contábil, é comum tachar os usuários em seus serviços de usuários, que podem ser internos e externos.

Ambos, com seus motivos, possuem interesse em avaliar a situação patrimonial para diferentes fins.

Que tal entender mais? Preparamos uma breve explicação, confira:

Usuários internos

Os usuários internos são aqueles que fazem parte da empresa, que contribuem diretamente com suas atividades rotineiras e precisam dos dados contábeis para suas funções.

Entre eles, podemos mencionar:

  • Contadores;
  • Administradores;
  • Auditores internos;
  • Alguns funcionários;
  • Proprietários e acionistas;
  • Setores da empresa, como RH e Marketing.

Usuários externos

Por outro lado, os usuários externos estão somente interessados nos dados contábeis, sem necessariamente participar das atividades diárias da empresa.

Entre eles, estão:

  • Bancos;
  • Governos;
  • Fornecedores;
  • Investidores e acionistas.

Quais são as áreas da contabilidade?

O setor contábil opera de diversas maneiras por todo mercado. E apesar de compartilhar princípios e boas práticas, ele não é sempre igual para todos os negócios.

Que tal entender algumas de suas áreas? Separamos três principais para você analisar, veja só:

Rural

A contabilidade rural é diferente de qualquer outra forma de atividade contábil. Ela envolve levar em conta as pequenas oportunidades econômicas nas áreas rurais e ajudar a criar negócios dinâmicos que possam apoiar essas economias.

As diferenças entre a atividade contábil rural e a tradicional são vastas.

Por exemplo, há uma ênfase em que as empresas sejam capazes de responder rapidamente às circunstâncias em mudança, o que se destina a incentivar o empreendedorismo local e criar empregos que não dependam apenas das grandes empresas.

Além disso, você pode precisar de diferentes softwares contábeis ou métodos para obter registros precisos dependendo de onde você está localizado, assim como entender os requisitos ambientais únicos para projetos e atividades específicas.

Fiscal e tributária

A contabilidade fiscal é uma forma complexa, porém fascinante, de entender o sistema de tributação de qualquer país.

É necessária uma combinação de conhecimento, compreensão e experiência para realmente dominar as complexidades do sistema.

A contabilidade tributária funciona fornecendo informações sobre as transações que ocorreram durante o ano, usando os recursos e dados disponíveis.

A principal diferença entre atividade contábil de caixa e de provisões é o momento em que as receitas ou despesas são registradas — o que faz toda a diferença ao preencher declarações de impostos pessoais ou ao relatar informações financeiras para um negócio.

Quando se trata de impostos, ambos fornecem projeções diferentes sobre quanto pode ser deduzido ou quanto deve ser pago .

Digital

A contabilidade digital é uma forma de agilizar processos contábeis, removendo a papelada da equação.

Ela usa a tecnologia para melhorar e agilizar processos, tais como a automatização da escrituração contábil e a preparação de demonstrações financeiras.

Os principais objetivos da atividade contábil digital são facilitar o acesso rápido e fácil das empresas aos dados, bem como ajudá-las a economizar dinheiro através de eficiências.

Tudo isso com um um hub central onde múltiplas fontes de dados podem ser conectadas e reconciliadas.

Aproveitando ferramentas modernas como software baseado em nuvem, a atividade contábil digital empresarial oferece opções eficientes de rastreamento e relatórios em tempo real.

Ele também permite controle financeiro aprimorado através de uma clara visibilidade da atividade financeira.

Um panorama sobre o mercado de trabalho nesse setor

A função contábil é uma das profissões mais populares no Brasil. Em muito, por conta da lei: toda empresa precisa de um contador.

Além disso, é comum que pessoas físicas recorram a esse profissional para acertar suas questões tributárias — pelo menos uma vez no ano, na hora de fazer a declaração de IRPF.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é a área que possui uma das maiores taxas de empregabilidade — que ultrapassa os 93,8%.

Hoje, essa área disponibiliza vários caminhos. Alguém formado em Ciências Contábeis pode seguir as seguintes profissões:

  • Consultoria;
  • Fiscalização;
  • Perícia contábil;
  • Análise contábil;
  • Análise tributária;
  • Auditoria contábil;
  • Atuarial (seguros);
  • Setor acadêmico e de pesquisa.

Além disso, vale dizer que é uma área em crescimento, já que cada vez mais empresas são abertas no Brasil — em diferentes regiões, o que democratiza as oportunidades.

Para quem está interessado em seguir o caminho, o ideal é cursar uma graduação em Ciências Contábeis e, logo após, prestar o Exame de Suficiência do CFC para obter o registro profissional.

Outras formações são indicadas para quem busca se especializar, como em Contabilidade Rural, com foco em questões Tributárias ou mesmo de Startups, por exemplo.

Quais são os melhores livros de contabilidade?

Outra maneira de aprender sobre as atividades, conceitos e boas práticas contábeis é por meio da leitura.

Hoje, existem incontáveis obras publicadas sobre o tema, que o abordam desde um ponto de vista amplo e simplificado, até os mais específicos e nichados.

Que tal conferir alguns deles? Separamos os títulos dos principais, que você pode encontrar em qualquer livraria. Veja só:

  • Contabilidade para leigos, Julio Sergio De Souza Cardozo;
  • Manual de Contabilidade Societária, Ariovaldo dos Santos, Sérgio de Iudícibus, Eliseu Matins, et al;
  • Tudo o que você precisa saber sobre contabilidade, Michelle Cagan;
  • Contabilidade Geral e Avançada, Silvio Sande, André Neiva;
  • Contabilidade de Custos, Eliseu Martins;

Como tornar a área de contabilidade da sua empresa mais estratégica?

Hoje, considerar o setor contábil como um braço puramente tático do seu negócio pode ser o grande erro das empresas.

Tornar o setor mais estratégico, porém, não é uma tarefa simples.

Com as práticas contábeis certas, é possível desbloquear insights mais profundos e tornar sua empresa mais ágil na análise dos dados financeiros.

Desde uma melhor previsão até a racionalização das operações, há muitas maneiras de obter o máximo do departamento contábil.

Uma dica é investir na tecnologia certa e em pessoal capacitado, capaz de trabalhar de forma mais inteligente com técnicas de análise de dados, como benchmarking e modelagem preditiva.

Além disso, procure revisar processos operacionais para funções como contas a pagar ou a receber, folha de pagamento e gestão de custos.

Acima de tudo, encontre maneiras de vincular o desempenho da sua função contábil com os objetivos gerais da empresa — é uma maneira fácil de demonstrar o retorno do investimento em termos de tempo e dinheiro!

ERPs da TOTVS

Os ERPs da TOTVS oferecem um método revolucionário para a gestão do seu negócio.

Trata-se de software avançado de gerenciamento de empresas, projetado para otimizar os processos em todos os setores, incluindo departamento contábil!

Ou seja, você conta com funcionalidades para tudo, desde o rastreamento de pagamentos até a previsão orçamentária

Com o ERP da TOTVS, você pode identificar rapidamente áreas para uma gestão mais eficiente, minimizando erros e aumentando a precisão.

Além de reduzir o tempo de processamento, a tecnologia da TOTVS também ajuda a automatizar o trabalho manual e tarefas tediosas, dando a você mais tempo para focar no que importa: o crescimento do seu negócio.

A TOTVS capacita a tecnologia para se encarregar de suas contas e de vários processos de backoffice.

E então, pronto para revolucionar a maneira como você administra seu negócio? Conheça os ERPs da TOTVS!

Conclusão

Neste guia completo, você conferiu mais sobre a atividade contábil, passando pela sua conceituação básica e teórica, até os princípios que norteiam a prática.

Há um enorme potencial neste setor para aqueles que procuram fazer seus negócios crescerem de forma organizada.

Manter-se informado sobre as tendências e novas tecnologias vai ajudar você a ficar à frente da concorrência.

E claro, tudo isso pode ser potencializado com as ferramentas certas, como o ERP da TOTVS.

Antes de finalizar, que tal assinar a newsletter da TOTVS e receber os novos conteúdos direto em seu e-mail?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.