12 dicas sobre como organizar uma loja de material de construção

Equipe TOTVS | 03 março, 2023

Muitos empreendedores têm vontade de iniciar um negócio no nicho de construção. No entanto, nem todos pensam no que fazer para que esse ambiente seja organizado. Pode parecer algo simples, mas essa mentalidade de gestão é essencial.

Isso não só ajuda a localizar os produtos, mas também torna o ambiente visualmente agradável e estrategicamente eficiente. Isso vale até quando se é uma pequena loja. Portanto, você pode se perguntar: como organizar uma loja de material de construção?

Algumas dicas podem tornar essa tarefa bem mais fácil. E nós vamos mostrar 12 delas para que você possa deixar o seu ambiente de trabalho da melhor forma. Vamos lá?

12 dicas para organizar uma loja de material de construção

Deixar uma loja desse ramo organizada é o primeiro passo para o sucesso. Com os itens em seu devido lugar, você conseguirá satisfazer melhor seus clientes e aumentar as vendas do estabelecimento.

Então, mãos à obra: veja nossas 12 dicas de como organizar uma loja de material de construção a seguir!

1. Garanta a higienização e limpeza do ambiente

Com o passar do tempo, é comum que os itens vão se acumulando e a poeira pode prejudicar tanto a visibilidade dos produtos quanto o bem-estar de quem frequenta o local e a qualidade dos próprios itens.

É por isso que a primeira dica não poderia ser outra: mantenha sua loja bem higienizada. Inclusive, muitas pessoas associam poeira à construção. Então é até interessante que você deixe tudo bem limpo como forma de afastar essa relação, percebe?

Além de ser uma questão básica de higiene e segurança, a limpeza sempre cria uma boa impressão para os clientes que visitam a loja, principalmente porque eles são palpáveis. 

Mesmo que existam produtos difíceis ou pesados para higienizar, é preciso fazer isso.

2. Não se esqueça da iluminação

A iluminação também é outra parte da organização da loja que influencia fortemente na forma como as pessoas percebem o ambiente.

O ideal é que você use as luzes para criar um ambiente aconchegante, principalmente se vender itens de casa e lar.

Isso envolve usar o tipo de lâmpada adequada, como é o caso da amarela. Por exemplo, você pode instalar luminárias pendentes em cima das prateleiras para que haja uma boa iluminação. Isso chama a atenção.

Fazendo um gancho com esse último tópico, uma dica boa é favorecer determinados produtos por meio da luz. Isso vai fazer com que os itens se destaquem e isso atraia o olhar dos consumidores.

3. Avalie o layout da loja como um todo

Avaliar o layout da loja como um todo também faz parte da organização. Estude o ambiente para criar um ambiente que faça sentido e que seja limpo o suficiente. 

Como a loja de construção costuma ter muitos materiais, geralmente a arquitetura costuma ser bem discreta. Além disso, muitas vezes a escolha depende do tamanho da loja e se você tem alguma especificidade dentro do universo da construção.

Por exemplo, se você tem produtos diferenciados, como móveis, então pode criar um layout de forma que os produtos se destaquem em um espaço.

É importante lembrar também que o layout precisa ser pensado de acordo com o fluxo de pessoas e movimentação das mercadorias. Isso deixa a loja bem mais funcional e ao mesmo tempo atraente para os clientes.

4. Invista em gôndolas para os produtos

As gôndolas são muito bem vindas na hora de organizar uma loja de material de construção. Além de práticas, elas são muito fáceis de organizar e distribuir os produtos. Com elas, você pode separar os itens por prateleira.

Elas também são ótimas para atrair o olhar dos consumidores. Como a loja costuma ter muitos produtos, é comum que eles se percam sem um local para colocá-los. Isso justamente não acontece ao investir nela.

E o melhor: o cliente tem mais chances de achar o que procura. O mobiliário também permite dispor do preço e da descrição logo abaixo para que os consumidores possam comparar valores.

5. Organize os produtos em setores e categorias

Aproveitando o tema da gôndola, também vale se preocupar com a ordenação dos setores e categorias dos produtos. É preciso criar uma padronização para isso. Dessa maneira, você vai deixar junto tudo que for igual.

A sinalização aqui é fundamental. Todo setor precisa ser indicado no começo dos corredores para que isso facilite a procura do cliente

Por exemplo, vamos pensar em três departamentos da sua loja: ferramentas manuais, ferramentas especializadas e ferragens.

Respectivamente, o primeiro vai contar com produtos como chaves, alicates e martelos. Já o segundo pode reunir azulejos, porcelanatos e laminados. Enquanto isso, o último vai concentrar pregos, dobradiças e arames.

6. Coloque itens complementares próximos

Ainda quanto à disposição de produtos, outra dica valiosa é em relação aos itens complementares. Mesmo que não sejam produtos do mesmo setor, a ideia é sempre deixar mercadorias que podem ser usadas juntas perto uma da outra.

Essa é uma estratégia de cross selling muito forte nas vendas. Mas por qual motivo ela funciona? Muitas vezes, apenas por ver a possibilidade de uso, o cliente pode se motivar pela compra. Com isso, há um aumento significativo da quantidade de vendas.

Os produtos têm que ficar perto um do outro, pelo menos, no mesmo corredor.

Por exemplo, imagine uma serra circular na prateleira da direita. Como ela sempre é usada com lâminas, você pode colocar esses acessórios à esquerda para que eles fiquem mais visíveis.

7. Exponha na altura dos olhos os itens mais lucrativos

Essa é uma técnica de visual merchandising muito útil para o lojista de construção. Com ela, você tem a chance de apresentar os itens que podem gerar mais lucro para o campo de visão central do consumidor.

A ideia aqui é incentivar a compra em um ponto de venda. E tudo que está mais fácil de ver acaba chamando mais atenção. Como é comum a loja de material de construção ter itens grandes e volumosos, não esqueça de fazer uma boa distribuição deles.

Resumindo: os produtos mais vendidos devem estar bem posicionados na altura dos olhos para serem notados e em grande quantidade. Esta disposição visual auxilia no processo de compra, guiando o consumidor na escolha.

8. Atente-se ao mobiliário utilizado

Você parou para pensar como você distribui os produtos? Onde as mercadorias ficam melhor expostas? De que maneira você os conserva melhor? Às vezes, o mobiliário interfere diretamente nisso.

É preciso sempre ter em mente qual o melhor material para acomodar as mercadorias. Como a loja de material de construção costuma ter itens pesados e volumosos, gôndolas mais resistentes com prateleiras de metal são ótimas opções.

Lembre-se também que todo móvel deve ser proporcional ao tamanho da loja — e do seu bolso. Portanto, é importante não exagerar e sim prezar pela organização.

9. Use a criatividade quando preciso

Saber como organizar uma loja de material de construção também envolve criatividade. Mas o que isso significa nesse segmento? Você pode, por exemplo, criar espaços temáticos.

Dá para fazer a montagem temporária de stands sobre tintas ou marcenaria. Essa é uma parte da organização que é rotativa e vai depender bastante das suas campanhas promocionais internas. 

Esse tipo de ideia para loja de material de construção pode ser feito junto com os fornecedores de produtos, como maneira de destacar determinada marca.

Quando as campanhas promocionais são criadas com uma identidade visual única, a loja pode incorporar esses elementos visuais para reforçar sua mensagem. Dependendo de quão específica for a loja, é uma ótima solução.

10. Monte uma vitrine atraente

Além da parte interna, não se pode esquecer da vitrine da loja. É o primeiro contato das pessoas com sua loja.

 O primeiro passo para escolher o que vai ficar na vitrine é considerar o que está em promoção, afinal, esse é um grande fator de atração do público.

Mas além disso, você deve sempre colocar o que tem de lançamento e também o que é a maior especializada do seu negócio. Com isso, o seu público terá mais interesse o que tem de novo ou o que é de maior qualidade.

Outra dica é pensar em vitrines sazonais. As estações do ano influenciam no que as pessoas compram de material de construção. Por fim, a parte visual da vitrine também é fundamental, sempre dialogando com o layout da loja.

11. Atualize seu estoque com frequência

Nenhuma loja de varejo consegue se sustentar sem planejar estoque. A gestão desse setor com frequência é fundamental para garantir que a quantidade de produtos não falte ou nem fique parada por muito tempo dentro da loja.

Imagine que Isabella é dona de uma loja de construção e, nela, vende acessórios e ferramentas para piscinas. Se está no verão, é natural que haja uma procura maior para isso, certo? Portanto, o estoque mínimo deve ser calculado com esse aumento de demanda.

O mesmo acontece para outras épocas do ano. Com o tempo de chuvas, por exemplo, as vendas de calhas, telhas e telhado tendem a aumentar. Logo, Isabella sabe que precisa repor o seu estoque desses itens para garantir que os produtos nunca faltem.

12. Ofereça um mix de produtos variado

Para fechar as dicas, lembre-se que para ter sucesso na hora de montar uma loja de material de construção, você precisa oferecer um mix variado. Com isso queremos dizer que é importante ter itens diversificados.

Pense desde os produtos mais básicos, passando pelo que é mais popular e chegando até os de alta tecnologia ou mesmo materiais especiais. E isso não impede que você se especialize, mas saiba ser amplo dentro do nicho que escolheu.

Com isso, você garante que tem algo para todos os públicos e ainda oferece produtos que agregam valor ao seu negócio. A loja de construção é um típico lugar onde a diversidade de itens sempre é muito grande, então, priorize isso.

Como a tecnologia pode ajudar a organizar sua loja de material de construção?

Dar conta de uma loja de construção vai muito além de organizar o ambiente: você precisa se preocupar com os tipos de vendas (e o volume delas), abastecimento das lojas, fluxo de caixa, contas a pagar e muito mais.

Por mais que se tenha uma boa equipe, a tecnologia é capaz de tornar todas essas atividades automatizadas e muito mais rápidas. Por isso, ferramentas podem dar um grande apoio para a loja e aumentar a produtividade dos colaboradores.

TOTVS Varejo Home Center – Linha Gemco

Então, como tornar a rotina da sua loja de construção mais prática? Com o TOTVS Varejo Home Center – Linha Gemco.

Ele é um sistema completo para o varejo de materiais de construção. Ideal para redes e grandes lojas, o sistema tem uma grande flexibilidade, configuração robusta e um banco de dados Oracle ou SQL.

Tudo pode ser feito de acordo com as necessidades específicas do seu negócio. Além disso, dá para gerenciar as vendas por encomenda, retirada na loja, seguro-garantia e uma série de outros processos comuns desse ramo.

A parte financeira também ganha com esse software; dá para transformar o caixa em correspondente bancário, receber títulos e até executar recarga de celular.

Nosso sistema oferece uma operação mais segura e rentável. Conheça mais sobre TOTVS Varejo Home Center – Linha Gemco!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Saber como organizar uma loja de material de construção demanda dedicação, planejamento e preparo. E com as dicas que trouxemos você já tem um bom começo para montar seu próprio negócio nesse ramo.

É preciso se preocupar com muita coisa: garantir a limpeza do local, criar categorias e setores para os produtos, apostar em visual merchandising, se atentar ao mobiliário, ter uma vitrine atraente e se atentar ao mix de produtos.

Mas um elemento que jamais pode ficar de fora nesse processo é a tecnologia. É ela quem vai dar fôlego para a operação do dia a dia ir além e ganhar mais produtividade ao mesmo tempo que reduz custos.

E no final das contas, tudo isso faz com que a organização não fique para depois.

Para continuar aprendendo sobre o construção e organização, leia também sobre construção verde!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.