tecnologia-5g

O impacto da tecnologia 5G no Brasil e no mundo

Equipe TOTVS | INOVAÇÕES | 16 abril, 2020

A tecnologia 5G tem despertado a curiosidade das pessoas, para saber qual será seu impacto. Essa novidade pode trazer mais velocidade de download e outras vantagens, inclusive para as empresas.

O 5G pode, inclusive, causar impacto em outras tecnologias, como a Internet das Coisas. No artigo a seguir, explicamos mais sobre essa nova rede, como ela afetará nossas vidas e também quais são suas principais vantagens.

O que é tecnologia 5G?

Para quem ainda se pergunta o que é tecnologia 5G, nós explicamos: trata-se da próxima geração de rede de internet móvel. Essa inovação pode melhorar muito a velocidade de navegação de dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Além disso, o 5G também pode contribuir para o desenvolvimento da Internet das Coisas. Com isso, os dispositivos poderão estabelecer uma comunicação entre si. Um exemplo disso é uma geladeira inteligente que faz as compras dos itens que estão faltando. Esse tipo de solução já está mudando a maneira como vivemos.

Ao passo que o 5G se torna mais popular e abrangente, novos serviços poderão ser ofertados e novas possibilidades se tornarão reais. Além disso, as coisas que já fazemos com nossos smartphones ficarão ainda melhores.

Diferenças entre 5G e 4G

As novas tecnologias de rede móvel vem evoluindo cada vez com mais velocidade. O 4G já oferece uma velocidade e qualidade adequadas de internet para as principais aplicações do uso cotidiano. A nova rede vai oferecer um novo universo de possibilidades, com uma confiabilidade jamais experimentada.

O 4G apareceu a primeira vez no Japão em 2010, trazendo a possibilidade de vídeos em celulares e otimizando o acesso a várias novas aplicações que precisavam de mais velocidade.

Já a internet 5G proporciona um aumento de 20x a velocidade do 4G. Ou seja, poderá competir com os serviços de banda larga fixa. Mas o grande diferencial será na estabilidade da internet, oferecendo uma conexão mais confiável e fluida.

Principais vantagens da tecnologia 5G

A inovação tecnológica da internet precisa acompanhar o ritmo de evolução das demais tecnologias. A sociedade 5.0 já é uma realidade e exige cada vez mais que sua rotina seja facilitada pela tecnologia. Portanto, é muito importante o desenvolvimento do 5G no Brasil e no mundo. Veja a seguir algumas das principais vantagens dessa tecnologia:

Capacidade

Com uma rede mais potente, é possível que mais pessoas se conectem ao mesmo tempo sem gerar instabilidade e perda na velocidade da internet. Portanto, a quinta geração possui mais capacidade de aguentar o uso simultâneo da rede.

Estabilidade

Outro ponto que também pode melhorar é a estabilidade das conexões, evitando a queda de sinal constante. Isso facilitará muito o uso da rede, principalmente em operações feitas em tempo real.

Velocidade

Como mencionado anteriormente, a velocidade é uma das mudanças mais esperadas e que deve aumentar muito. Com isso, será possível assistir a vídeos com mais rapidez, jogar em dispositivos móveis sem travar, entre outras atividades que já realizamos atualmente.

Bateria

Com a mudança para o 5G, também é possível usar a internet em aparelhos celulares consumindo menos bateria do que a rede 4G. Isso gera um consumo de energia maior, o que beneficia não só o meio ambiente como também gera economia financeira.

Quando essa tecnologia funcionará no Brasil?

Mesmo com diversos testes sendo feitos, a conexão 5G só deve chegar ao Brasil no fim de 2021 ou início de 2022, segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Uma das maiores dificuldades para a implementação da nova geração é a interferência na frequência 3,5 GHz.

Ela seria utilizada para a transmissão do 5G no país e, atualmente, é usada para transmitir o sinal da TV aberta para as antenas parabólicas. Portanto, o leilão do espectro 5G deve acontecer somente no segundo semestre de 2020 ou apenas em 2021.

O impacto do 5G no mundo

A nova rede já está operando de forma inicial em alguns países e se mostrado mais eficiente do que o 4G, com exceção apenas da Austrália, que ainda possui conexão 4G melhor.

Segundo análise da Open Signal — empresa independente especializada em análise móvel —, que comparou as velocidades das duas redes em oito países, alguns usuários já possuem velocidade de download superior.

Os EUA apresentaram as maiores velocidade de sinal 5G, aproximadamente 2,7 vezes mais rápida do que a rede 4G. Outros países, como Suíça e Coreia do Sul, também mostraram evolução na velocidade de navegação.

Segmentos que poderão ser beneficiados

O governo brasileiro publicou um estudo em parceria com o BNDES e o CNPq chamado Plano Nacional de IoT, em que prevê grande impacto em quatro principais áreas: Cidades Inteligentes, Saúde, Agronegócio e Indústria. Veja abaixo alguns prováveis exemplos de uso do 5G.

Logística

Com mais velocidade, segurança e estabilidade, será mais fácil para o setor de logística planejar e acompanhar rotas e pacotes em tempo real. Com isso, será possível evitar congestionamentos que poderiam atrasar as entregas.

Telefonia

Chamadas de vídeos on-line e reuniões por videoconferência serão mais estáveis e mais profissionais. Isso aumentará a quantidade de trabalho remoto ou home office e ampliará as novas possibilidades de interações com clientes e fornecedores.

Agronegócio

Outro segmento que poderá ser impactado é o agronegócio. Espera-se um aumento de estabilidade em área rurais, o que pode impactar diretamente na produtividade do agronegócio.

Saúde

Monitorar pacientes à distância vai abrir várias oportunidades de negócios: criação de aplicativos, inovações na indústria farmacêutica, seguros e planos de saúde mais personalizados.

As tecnologias de hoje

Muitos avanços tecnológicos já foram alcançados e nosso modo de vida já está se transformando devido a essa evolução. Temos acesso a soluções como a Inteligência Artificial, que facilita o dia a dia, além de otimizar processos nas empresas.

Entenda mais sobre como a IA pode revolucionar seu negócio e suas principais aplicações para modernizar sua empresa.

inteligência artificial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *