gestão de leitos

Quais os benefícios de um sistema de gestão de leitos?

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE SAÚDE | 26 fevereiro, 2020

Para um hospital, a gestão de leitos é fundamental para controlar as internações e possibilitar dinamismo no atendimento. É preciso contar com um sistema que permita fazer o mapeamento de todo o processo para identificar gargalos no processo.

Isso porque a gestão de leitos envolve muitos fatores que devem ser monitorados constantemente. É o caso de higienização, organização de tipos de planos de saúde, entre outros fatores. Neste artigo, esclarecemos mais sobre o que a tecnologia pode fazer para alinhar essa questão.

Desafios da gestão de leitos

A gestão de leitos em hospitais é muito importante para o giro de pacientes e para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. Quando se tem um bom gerenciamento, o atendimento se torna referência em todos os setores cobertos pela instituição. Entretanto, existem alguns desafios para atingir a otimização de processos nesse setor.

Falta de informação

Um dos maiores problemas acontece quando os profissionais do hospital se veem sem informação sobre a situação dos leitos, o que dificulta muito a organização e o gerenciamento. A falta de leitos disponíveis é uma das principais reclamações dos pacientes, o que impacta diretamente na reputação da instituição.

Organização

Sem organização é impossível fazer uma gestão adequada, que seja capaz de beneficiar tanto os pacientes quanto a própria instituição de saúde. A falta de controle e registro atualizado sobre a situação dos leitos causa confusão, o que afeta os pacientes que sofrem com as longas esperas.

Profissionais capacitados

Outro grande fator para um gerenciamento de leitos hospitalares ruim é a falta de profissionais capacitados de gestão. Essa não é uma tarefa simples, por isso precisa ser executada por pessoas que saibam organizar esse setor. Além, é claro, de poder contar com um sistema completo.

Benefícios do sistema de gerenciamento de leitos

Para ter controle sobre os registros de alta dos pacientes, período de internação, equipe de higiene, entre outras coisas, é fundamental adotar um sistema de gerenciamento de leitos. Veja os principais benefícios dessa solução:

Redução de tempo ocioso

Com o controle automatizado dos leitos, é possível reduzir consideravelmente o tempo que eles ficam sem uso. Isso diminui as filas e agiliza as internações. Desse modo, os pacientes são melhor atendidos pelos hospitais e planos de saúde.

Tipos de leitos

Com um sistema como esse, quando o plano for acionado, será possível verificar qual o tipo de plano que o paciente possui e a qual tipo de leito ele tem direito. Um exemplo disso são os apartamentos individuais, os leitos que ficam na enfermaria e, ainda, os leitos que são reservados para o atendimento público.

Equipe de limpeza

Para agilizar a liberação do quarto para o próximo ocupante, através do sistema de gerenciamento de leito, é possível acionar a equipe de limpeza assim que o leito é desocupado. O tempo é otimizado e as equipes ficam mais organizadas.

Visualização de informações

Através do software de gestão de leitos hospitalares é possível visualizar todos os leitos disponíveis, ocupados, reservados, em manutenção, etc. A visão ampla dessas informações permite um gerenciamento mais assertivo por parte dos gestores.

Redução de custos

Outro benefício importante de contar com um software que cuida do gerenciamento de leitos é a redução de custos que ele proporciona. Manter um leito sem utilização em um hospital gera um custo. Quanto mais tempo os leitos passam sem serem ocupados, mais a instituição de saúde perde financeiramente. Porém, com um controle de leitos eficaz, isso não acontece.

Atendimento humanizado

A boa gestão também promove um atendimento mais humanizado ao paciente. Não existe espera na internação por falta de leitos disponíveis, portanto ele é rapidamente acolhido. Isso gera uma satisfação e uma sensação de que está recebendo a atenção da qual precisa em um momento tão delicado.

Ganho de produtividade

Consequentemente, quando há mais organização e os processos são automatizados, a produtividade aumenta. Quando os profissionais de saúde possuem dados atualizados sobre a situação dos leitos, podem se concentrar mais na qualidade do atendimento dos pacientes.

TOTVS Saúde

A TOTVS é uma empresa brasileira, especializada em fornecer soluções para diversos segmentos de negócios. Possuímos experiência desenvolvendo sistemas que atuam na área de saúde, voltados para hospitais, operadoras de saúde e cooperativas médicas.

Nosso sistema TOTVS Saúde integra dados e processos de diversos setores da organização. Também proporciona mais controle sobre as atividades, incluindo a gestão de leitos. Portanto, quando aplicamos a tecnologia na saúde, é possível ganhar diversas vantagens. Veja o exemplo da Inteligência Artificial utilizada no setor em nosso outro artigo e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *