absenteismo

Absenteísmo: O que é, quais as causas e como controlar?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 02 julho, 2020

Quando os colaboradores de uma empresa se ausentam com frequência devido a atrasos e faltas, isso é chamado de absenteísmo, e é um indicador que merece grande atenção da companhia.

O número alto de faltas de funcionários pode indicar problemas sérios no negócio, sendo causado por diversos motivos. Se você quer saber mais sobre o absenteísmo no trabalho, continue a leitura e descubra!

O que é absenteísmo?

O significado de absenteísmo diz respeito a ausências de colaboradores, sejam elas justificadas ou não. O colaborador se afasta de suas atividades e rotinas diárias, o que tem impacto direto em sua produtividade e indicadores de desempenho.

Quando essa situação se repete constantemente, é um sinal de alerta, pois pode indicar problemas com uma equipe ou com a estrutura interna da empresa, como conflitos, exaustão, incompatibilidade com o trabalho, etc.

Causas principais do absenteísmo

Existem vários motivos que podem causar uma elevação da taxa de absenteísmo, que vão desde doenças, fatores culturais, sociais e até mesmo direitos legais dos colaboradores. A seguir, separamos as principais causas desse problema. Confira.

Falhas no processo de recrutamento

A etapa de seleção de novos colaboradores é o momento de conhecer bem o candidato antes de contratá-lo. Por meio de testes e entrevistas, é importante compreender o perfil do profissional e considerar se há alinhamento com os valores e missão do negócio, avaliando as chamadas hard skills e soft skills.

Contratar colaboradores que se identificam pouco ou nada com a cultura da empresa leva a conflitos que poderiam ser evitados ao conhecer melhor o profissional. O processo de recrutamento também deve levar em conta requisitos fundamentais para qualquer trabalho, como pontualidade, responsabilidade e comprometimento.

Problemas de saúde física e mental

Problemas de saúde causam ausências diariamente e não podem ser ignorados. Principalmente se o motivo da doença se relaciona com o próprio trabalho, que pode ser causada pela repetição de movimentos, infraestrutura ruim ou até mesmo acidentes.

O estresse também tem um papel fundamental na saúde mental dos colaboradores, provocado por meio do ritmo intenso, pressão exagerada de superiores, expediente prolongado e falta de recursos humanos que levam à exaustão e desgaste emocional dos profissionais.

Desmotivação

Quando um colaborador não enxerga propósito nas funções exercidas por ele ou não vê futuro e oportunidades de crescimento, a desmotivação tende a crescer, bem como o índice de absenteísmo nas empresas.

A falta de engajamento provoca faltas e atrasos injustificados, que prejudicam a produtividade e os resultados da empresa. Uma mudança de função repentina, a falta de um benefício, reconhecimento e plano de carreira podem ser fatores fundamentais para esse problema.

E é por isso que, a seguir, separamos algumas dicas essenciais para diminuir e controlar os diversos tipos de absenteísmo nas organizações. 

Como controlar o absenteísmo?

Agora que você entendeu melhor o conceito de absenteísmo, bem como as causas mais comuns que levam a esse problema, está na hora de colocar soluções em prática. Como resolver esse impasse?

Conheça os motivos das faltas

Primeiramente, é essencial saber com clareza o porquê de tantas faltas e atrasos, identificando se as ausências são propositais ou involuntárias a partir de fatores internos ou externos.

Por esse motivo, procure estabelecer um diálogo franco, se aproximando dos colaboradores e deixando-os à vontade, sendo possível até criar questionários anônimos, para que se sintam mais seguros e confortáveis.

Invista no clima organizacional e em feedbacks

Um ambiente de trabalho saudável e que promova o bom relacionamento entre colabores e lideranças é muito importante para a adaptação e acolhimento dos profissionais, que podem se ausentar para evitar conflitos.

Invista em momentos que gerem interação, inclusão e troca de ideias, para que todos os setores criem laços, ao invés de barreiras. Um tempo reservado para dinâmicas e jogos pode ser um grande aliado.

Outro ponto que não deve ser deixado de lado são os feedbacks, fundamentais para reconhecer o desenvolvimento pessoal e profissional de um colaborador, bem como ajudar a trabalhar os pontos que podem ser ser melhorados por ele.

Realize treinamentos e cuide da segurança

Novos treinamentos e capacitações devem ser colocados em prática continuamente para que os colaboradores acompanhem a evolução do mercado e possam trazer os melhores resultados. Ninguém quer contar com um quadro de profissionais ultrapassados e obsoletos, certo? 

Em organizações que lidam com trabalhos físicos e manuais, os treinamentos também são cruciais para garantir a segurança e evitar acidentes — outro fator que contribui muito para o índice de absenteísmo.

Preze pela qualidade de vida e bem-estar

Uma vez que a maioria dos colaboradores passa mais tempo no trabalho do que em sua própria casa, é de suma importância que o ambiente profissional reúna ferramentas voltadas ao bem-estar de todos, permitindo uma rotina saudável e feliz.

Flexibilizar horários, promover dias com dress code casual, realizar happy hours periodicamente… tudo isso contribui para uma rotina de trabalho mais leve e harmonioso. 

Incentivar os cuidados individuais não se restringe somente ao benefício de plano de saúde, mas passa também pelo incentivo à alimentação saudável e atividades físicas, que pode ser reforçado com palestras e convênios com academias e nutricionistas.

New call-to-action

Reduza o índice de absenteísmo na sua empresa!

Ao longo deste conteúdo, explicamos a definição de absenteísmo, falando sobre as causas mais comuns desse problema. Também demos dicas importantes para combater a ausência frequente de colaboradores e, consequentemente, melhorar suas vidas e desempenho profissional.

A TOTVS acredita no Brasil que faz, e está presente em toda a América Latina como líder de mercado e referência em tecnologia e inovação. Atendendo mais 12 segmentos, contamos com soluções perfeitas para uma boa gestão de colaboradores.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o tema, leia agora as vantagens que um sistema de RH pode trazer para o seu negócio. E para não perder nenhuma novidade, continue acompanhando nosso blog e assine a newsletter, recebendo posts diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *