Diversidade etária: benefícios, desafios e como promover

Equipe TOTVS | 08 março, 2024

Você sabia que 80% das empresas não tem uma política voltada ao combate da discriminação por idade? Esse dado foi revelado por uma pesquisa da Maturi e da EY, e coloca a diversidade etária como pauta.

O pilar etário é um dos mais importantes dentro da temática da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, mas as informações do estudo mostram como ele ainda é pouco trabalhado na prática. 

Esse despreparo das organizações é um sinal de alerta em meio a um cenário de envelhecimento da força de trabalho. 

No entanto, o foco em políticas de diversidade para compor uma equipe com diferentes faixas etárias pode trazer inúmeros benefícios para o ambiente de trabalho. 

Continue a leitura para entender mais sobre o conceito e conferir dicas para promover a inclusão na sua empresa.

O que é diversidade etária?

A diversidade etária refere-se à presença de pessoas de diferentes idades em um determinado contexto social, seja ele no local de trabalho, na comunidade ou em grupos específicos. 

Hoje, 15,6% da população brasileira é formada por pessoas com 60 anos ou mais, um aumento de 56% em relação a 2010, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, desenvolvido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o estudo da Maturi e da EY, destacado no início deste conteúdo, a previsão é que 57% da força de trabalho tenha mais de 45 anos até 2040.

Essas informações reforçam o envelhecimento da população e destacam a importância de adotar medidas de diversidade no ambiente corporativo, com o objetivo de promover a inclusão desses grupos nas organizações.

Quais os benefícios da diversidade etária nas empresas?

No contexto corporativo, a diversidade geracional é uma abordagem inclusiva, que reconhece e valoriza as contribuições únicas que cada geração pode oferecer para o crescimento e sucesso da empresa. 

Compreender as nuances e habilidades específicas de cada grupo etário é um passo importante para criar um ambiente profissional equitativo e mais produtivo.

Dessa forma, é possível observar diferentes impactos positivos no dia a dia da organização, como:

  • incentivo a criatividade e inovação;
  • aumento na atração e retenção de talentos;
  • promoção da representatividade no mercado;
  • aprendizado contínuo impulsionado pela troca de experiências;
  • agilidade na resolução de problemas a partir da análise de diferentes pontos de vista.

Para se ter uma ideia, o estudo da Maturi e da EY, compartilhado anteriormente, revelou que 48% das empresas ressaltaram o ganho de experiência e uma melhora na gestão de conhecimento como ponto positivo da diversidade geracional.

Além disso, 45% dos entrevistados indicaram uma melhoria nas relações interpessoais como principal benefício. 

Os desafios da diversidade geracional no trabalho

Unir colaboradores de diferentes idades com certeza ajuda a criar um ambiente mais criativo, inovador e inclusivo, mas a implementação dessa cultura também pode trazer alguns desafios.

As relações entre gerações distintas talvez seja o principal ponto de atenção ao iniciar esse processo na sua empresa.

Isso porque cada geração pode ter estilos de comunicação, valores e expectativas diferentes. 

Enquanto os mais jovens podem preferir métodos digitais e instantâneos, os mais velhos podem valorizar mais as interações presenciais, por exemplo.

Compreender e apreciar essas multiplicidades pode ser um desafio inicial na promoção da diversidade etária, mas é crucial para evitar mal-entendidos e promover uma cultura de respeito mútuo.

Outros obstáculos a serem superados podem ser:

  • conflitos: diferentes perspectivas e abordagens ao trabalho podem levar a conflitos intergeracionais;
  • gerenciamento de expectativas: cada geração pode ter expectativas diferentes em relação à progressão na carreira, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, reconhecimento e feedback;
  • atualização de habilidades: em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas, pode haver desafios para garantir que todas as gerações estejam atualizadas em termos de habilidades. 

Diante desses pontos, é importante se preparar para oferecer todo o suporte necessário e estabelecer uma cultura organizacional harmoniosa, na qual as divergências sejam vistas como oportunidades para aprendizado mútuo, em vez de fontes de atrito.

Conheça as características e o perfil das diferentes gerações

Para criar políticas realmente inclusivas e promover a diversidade etária no trabalho de maneira efetiva, é fundamental conhecer o perfil de cada geração.

Então, trouxemos uma breve descrição sobre as diferentes gerações para compartilhar com você. Saiba mais sobre elas a seguir.

Baby Boomers

Nascidos entre 1945 e 1964, os baby boomers cresceram em um contexto pós-guerra e buscam por estabilidade no mercado de trabalho, por isso costumam apresentar grande comprometimento e lealdade com as empresas onde atuam.

Podem ter maior facilidade de interação, mas também uma certa dificuldade com a tecnologia e uma preferência aos métodos mais tradicionais – o que não os impede de se adaptarem às inovações.  

Geração X

Referente aos nascidos entre 1965 e 1981, a geração X também conta com profissionais leais e dedicados, mas que já cresceram em um momento de maior ascensão tecnológica.

Por isso, tendem a lidar melhor com as tecnologias do que a geração anterior, mas ainda não tão bem quanto as gerações sucessoras. 

Esse grupo também valoriza a autonomia, a eficiência e busca mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Geração Y

A geração Y, conhecida como Millennials, compreende os nascidos entre 1982 e 1996. Esse grupo cresceu em um ambiente de avanços tecnológicos mais rápidos, o que contribui para a busca por ambientes que incentivem a inovação.

São profissionais flexíveis, que valorizam a diversidade, buscam propósito na carreira e tendem a priorizar empresas alinhadas aos seus valores pessoais. 

Geração Z

Nascidos entre 1997 e 2010, os pertencentes a geração Z são conhecidos como “nativos digitais”, pois são a primeira geração nascida em uma era totalmente digital.

Isso influencia a fácil adaptação às tecnologias, a facilidade para realizar multitarefas e a busca por incentivos à inovação. 

Além disso, esse grupo tem uma tendência maior ao empreendedorismo, à independência e ao imediatismo.

Dicas para promover a diversidade etária em sua organização

Depois de entender o conceito e a sua importância no ambiente empresarial, é hora de saber como colocá-lo em prática.

Separamos dicas para ajudar você a estabelecer uma cultura diversificada. Confira algumas estratégias para alcançar esse objetivo a seguir.

Inclusão nos processos de recrutamento e seleção

A construção de um ambiente mais diverso e inclusivo começa na etapa de recrutamento e seleção de talentos. 

Por isso, o primeiro passo é adotar práticas que atraiam candidatos de diferentes faixas etárias. 

Nesse contexto, é importante garantir que as descrições de cargos e processos seletivos sejam redigidos de forma a não excluir profissionais com base na idade.

Programas de desenvolvimento

Um passo importante para promover a diversidade etária é estimular a aprendizagem contínua dos colaboradores. Nesse cenário, é importante entender que cada geração apresenta um ritmo e demandas específicas de desenvolvimento.

Sendo assim, alinhar expectativas e criar políticas que atendam os diferentes perfis é fundamental nesse processo. 

Para isso, as iniciativas de treinamento e desenvolvimento devem ser adaptadas para atender às diversas necessidades de aprendizado de diferentes gerações.

Além disso, o canal de comunicação com as lideranças deve ser receptivo e preparado para lidar com abordagens diversas. 

Comunicação e liderança ativa

A comunicação é a base para promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho. Com um diálogo aberto, transparente e colaborativo, a troca de ideias torna-se fluida e é possível incentivar a interação intergeracional.

Para isso, é importante respeitar os diferentes estilos de comunicação associados a cada geração e estimular a conscientização da equipe.

Outro ponto fundamental é manter uma liderança ativa, que deve demonstrar um compromisso contínuo com a diversidade etária. 

Isso se reflete na rotina da empresa, desde as adaptações na comunicação e treinamentos, até o processo seletivo inclusivo e a promoção de profissionais independente da idade. 

Flexibilidade no trabalho

De nada adianta criar políticas de incentivo à diversidade de faixa etária se a prática no dia a dia não reflete o comprometimento com essa inclusão.

Para demonstrar essa atenção à diversidade, ofereça opções de flexibilidade de horários para atender às diferentes necessidades das gerações. 

Isso pode incluir horários flexíveis, trabalho remoto ou modelos de trabalho em meio período, por exemplo.

Mentoria reversa

A mentoria é um ótimo caminho para promover a interação e a troca de conhecimento entre os colaboradores, mas que tal implementá-la de uma maneira um pouco diferente?

Essa é a proposta da mentoria reversa, que tem o objetivo de inverter o papel de mentores e mentorados – normalmente ocupado por um líder, colaborador sênior ou expert no tema (mentor) e profissional júnior ou iniciante no assunto (mentorado).

Com a reversão de papéis, profissionais mais jovens podem transmitir experiências e trocar referências com colaboradores mais experientes, incentivando essa riqueza das interações entre diferentes faixas etárias.

Isso pode acontecer no onboarding da empresa, por exemplo: colaboradores mais jovens podem explicar a dinâmica dos setores, a cultura da organização e o uso de sistemas específicos. 

A importância do RH na gestão da diversidade etária

Segundo a pesquisa da Maturi em parceria com a EY, 60% das empresas consideram a questão da diversidade etária como uma responsabilidade do RH, mais do que do setor de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão).

Uma vez que a gestão de pessoas está na alçada do departamento de Recursos Humanos, ele realmente exerce um papel fundamental na promoção de um ambiente plural e inclusivo dentro da empresa.

Atuando ao lado do DEI, o setor é peça-chave no desenvolvimento de políticas internas, bem como na implementação de um processo de recrutamento e seleção capaz de atrair diferentes gerações.

O departamento também tem atuação direta no incentivo a colaboração entre profissionais de diversas faixas etárias, seja por meio de treinamentos, programas de desenvolvimento ou gerenciamento de conflitos.

Além disso, pode ficar responsável por monitorar o desempenho da empresa no quesito diversidade através de relatórios e acompanhamento de métricas. 

Tecnologias TOTVS para RH

Para desempenhar todas as suas funções – que não são poucas – com excelência, o RH deve contar com uma gestão eficiente. 

Organizar tarefas, cuidar da gestão de pessoas e promover estratégias assertivas de diversidade fica muito mais fácil com o apoio da tecnologia.

Por isso, a TOTVS desenvolveu uma série de soluções inovadoras específicas para o setor de RH, com o objetivo de simplificar a rotina e proporcionar uma experiência completa que une a digitalização e a humanização.

Com as tecnologias TOTVS para RH, você aprimora a gestão de processos básicos, como folha de pagamento e controle de jornada, assim como acompanhamento de vagas e candidatos em processos seletivos abertos.

Além disso, também aprofunda suas estratégias por meio de ferramentas como o People Analytics, que garante uma visão clara dos principais indicadores para monitoramento.

Os sistemas ainda contam com admissão digital, benefícios flexíveis, mapeamento completo de competências e muito mais!

Conheça as tecnologias TOTVS para RH e construa uma gestão mais estratégica e humanizada!

Conclusão

Como vimos ao longo deste conteúdo, investir na diversidade etária não é apenas uma prática socialmente responsável, mas também uma estratégia inteligente para o crescimento empresarial sustentável. 

Ao contar com uma força de trabalho diversificada, a sua organização se beneficia de uma gama mais ampla de experiências e perspectivas, o que impulsiona a inovação, a eficiência e a produtividade.

Para além do ambiente interno, adotar práticas inclusivas também fortalece sua posição como agente de mudança social. 

Se você gostou deste conteúdo e quer ampliar o conhecimento sobre o assunto, confira nosso artigo sobre gestão de pessoas.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.