consolidacao-de-balancos

Como otimizar a consolidação de balanços nas empresas?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 22 junho, 2020

A consolidação de balanços trata de um conjunto das demonstrações financeiras de um grupo empresarial, ou seja, de uma empresa e suas afiliadas. Com essa prática, é possível acompanhar a saúde financeira e o status geral de um grupo de organizações.

Dessa forma, é possível unificar as demonstrações da empresa controladora e das controladas, apresentando informações concretas e transparentes que podem ser fundamentais para a busca de novos investimentos, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre o que é consolidação, continue acompanhando este artigo e descubra!

Por que a consolidação de balanços é essencial?

As demonstrações financeiras funcionam como um atestado da saúde do negócio, e é fundamental para a gestão interna que, a partir de informações contábeis, podem ver quais pontos precisam de melhorias. Da mesma maneira, a consolidação das demonstrações contábeis fortalece a imagem e a reputação da empresa.

Agora que você já sabe o que significa consolidação, está na hora de conhecer um pouco melhor seus benefícios, entre os quais podemos citar:

  • Dados da empresa controladora e suas controladas mais confiáveis;
  • Análise detalhada da situação econômica de todo grupo empresarial;
  • Implementação de estratégias e ações corretivas em setores prejudicados e menos produtivos,
  • Avaliação de investidores com uma visão mais ampla sobre segurança e ROI (return over investment).

Quais empresas precisam fazer a consolidação de balanços?

A consolidação de balanço patrimonial é uma determinação obrigatória para grupos que possuam duas empresas ou mais, sendo que uma delas se classifica como controladora. Vale lembrar, porém, que essa exigência não é válida somente para negócios de capital aberto.

Segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), responsável por regular a prática da consolidação, qualquer tipo de sociedade controlada conjuntamente deve apresentar a consolidação, inclusive organizações que contem com cotas de responsabilidade limitadas.

eBook Grátis - Guia Prático Para Uma Gestão Financeira Que Garanta o Lucro da Empresa

Onde o MEP se encaixa?

O MEP (Método de Equivalência Patrimonial) se caracteriza como um critério de avaliação de investimentos, estabelecendo seus valores de acordo com a participação no capital social do patrimônio líquido de cada parte da sociedade.

É por meio do MEP que o valor contábil do investimento é atualizado, equivalente à participação da investidora no patrimônio líquido da sociedade investida e ao reconhecimento dos resultados apresentados.

É obrigatório para empresas enquadradas no sistema de tributação de lucro real que sigam o método de equivalência patrimonial para que os investimentos possam ser melhor avaliados e monitorados.

Como a tecnologia pode ajudar na consolidação de balanços?

Sabemos que a legislação brasileira é complexa e constantemente atualizada, sendo que as regras podem mudar entre os municípios e de um estado para outro. Isso se aplica a valores, declarações e prazos.

Levantar dados fiscais, organizá-los e fazer sua análise é um processo que pode demorar muito tempo, quando feito manualmente. Tudo isso sem contar que os riscos de informações se perderem, duplicarem ou serem registradas erroneamente é alto.

Em cenários onde a empresa está expandindo suas operações para outros países, o desafio é ainda maior, já que os responsáveis precisam aprender e se adaptar às normas internacionais.

Dessa forma, adotar um sistema de gestão no seu negócio é essencial. O ERP é completamente alinhado às regras fiscais, fazendo cálculos contábeis automaticamente, o que facilita a gestão e evita multas e outras punições.

Sendo assim, a consolidação da contabilidade tem muito a ganhar com o uso da tecnologia, que pode atuar em diversos pontos, como:

  • Coletar, armazenar, integrar e analisar dados de diferentes setores de uma empresa;
  • Diminuir o tempo gasto e os custos utilizados na consolidação dos balanços;
  • Possibilitar tomadas de decisão mais assertivas e certeiras a partir de um planejamento baseado em informações confiáveis,
  • Desafogar colaboradores de processos operacionais burocráticos e repetitivos, direcionando-os para tarefas estratégicas.

Facilidade no registro e acesso aos dados

Os dados fiscais, contábeis e financeiros de qualquer empresa do grupo, seja ela controladora ou controlada, podem ser acessados a partir de uma única plataforma, de acordo com o nível de permissão dos usuários.

O ERP registra todo o histórico de movimentações da organização e permite compará-las com outros períodos de atividade, auxiliando no acompanhamento do crescimento do negócio. O software ainda pode ser acessado de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Agilidade no levantamento de informações

A consolidação de balanços exige um volume expressivo de dados para ser realizada. Um dos maiores problemas enfrentados em tarefas manuais são o acúmulo e a repetição de dados.

Com o ERP isso não acontece, devido à integração dos documentos feita de forma ágil e automática. Os cálculos exigidos pelo balanço contábil também são efetuados e atualizados em tempo real.

Adequação à legislação

Como já citamos anteriormente, as exigências fiscais, contábeis e tributárias variam de em cada estado ou município. O desafio de se enquadrar nas exigências da legislação se torna ainda maior quando uma empresa possui diversas afiliadas espalhadas por diferentes localidades do país.

Como o software ERP é completamente adaptado à legislação brasileira, pode ser programado para atuar de acordo com as regras de cada região, se adequando a qualquer processo. Assim, todas as empresas da sociedade ficam seguras de multas e sanções do Fisco e da Receita Federal, independentemente de seu local de atuação.

TOTVS: parceira na consolidação de balanços

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é consolidação de balanço, por que ela é tão importante para empresas que possuem sociedade e quais delas se encaixam nessa prática. Falamos também sobre como a tecnologia é um aliado de peso para facilitar esse processo.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, referência em inovação e desenvolvimento. Todas as nossas soluções são totalmente alinhadas com as regras da legislação, atendendendo mais de 12 segmentos de mercado.

Longe do que possa parecer, os sistemas TOTVS não são voltados apenas para grandes empresas, sendo acessíveis a negócios de pequeno e médio porte. Basta escolher os módulos que mais se encaixam nas suas necessidades.

Gostou deste artigo? Se você se interessou pelo tema e deseja conhecer mais sobre, confira agora nosso post sobre gestão fiscal. Continue acompanhando o blog e não se esqueça de assinar a newsletter, para receber todas as novidades diretamente em seu e-mail!

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *