gestao-fiscal

Por que a tecnologia é essencial para a gestão fiscal?

Equipe TOTVS | ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO | 19 junho, 2020

Sua empresa está fazendo uma gestão fiscal correta? Esse processo diz respeito às normas colocadas em prática pela empresa na adequação à legislação, sendo responsável pelas obrigações legais da organização.

A gestão fiscal e tributária pode ser definida como o conjunto de práticas que se preocupa em manter o negócio dentro da lei e evita problemas com a justiça. Você quer saber mais sobre esse assunto e como a tecnologia pode ajudar no processo? Então continue a leitura deste texto e descubra!

A importância da gestão fiscal

Para entender melhor o que é gestão fiscal, é importante saber que também estamos falando de processos tributários e trabalhistas, cuidando para que todos os procedimentos sejam cumpridos e os pagamentos de impostos realizados dentro do prazo.

Uma gestão fiscal incorreta pode provocar penalizações e ter impacto negativo na saúde financeira do negócio, que, dependendo da sanção ou do valor da multa, pode até mesmo fechar as portas.

A gestão tributária e fiscal é uma forte aliada para empresas de todos os segmentos, e que pode, inclusive, facilitar o gerenciamento da organização, possibilitando melhores estratégias e reduzindo gastos desnecessários. Algumas atividades essenciais executadas são:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Recolhimento de obrigações tributárias,
  • Demonstrações contábeis.

As 6 Principais Obrigações Fiscais em 1 Minuto

Benefícios da gestão fiscal

A partir do momento em que a empresa é criada, desde a escolha do regime tributário em que irá se encaixar, a gestão fiscal deve estar presente, auxiliando na busca por otimização de resultados e regulação do negócio em relação ao Fisco.

Além de contribuir com dados concretos e mais confiáveis, a prática de gerenciamento fiscal ainda é essencial para auxiliar o crescimento da margem de lucro, por meio do recolhimento de impostos de forma correta. Os benefícios são muitos, confira outros deles a seguir!

Destacar-se da concorrência

Um ponto muito importante para se prestar atenção é o fato de que empresas que se mantêm em dia com a legislação e não possuem problemas fiscais contam com uma imagem fortalecida e positiva aos olhos de clientes, fornecedores e investidores.

Dessa forma, o negócio gera valor e transmite confiança até mesmo para os próprios colaboradores, o que pode impactar na produtividade do time. Seguindo essa lógica, é fundamental que qualquer informação relevante sobre a empresa esteja sempre disponível para consulta e armazenada em locais seguros.

Prever e planejar com antecedência

Dados colhidos a partir de notas fiscais podem ser analisados e utilizados para guiar decisões. Com esse registro de informações, é possível até mesmo prever receitas de faturamento, manutenção de equipamentos e necessidade de contratação de novos colaboradores ou extensão de linha de crédito.

Nesse sentido, adotar um sistema de gestão, como o ERP, faz total diferença. Um software de controle fiscal otimiza diversos processos burocráticos, como registro e organização de dados, cálculo de despesas e lucros, vendas, orçamentos e muito mais.

Como a tecnologia impacta a gestão fiscal?

O ERP é um sistema de gestão que faz a automação de processos, integrando tarefas e reunindo informações importantes em um só lugar. Dessa forma, a visão do gestor sobre a organização é mais ampla e clara, possibilitando insights e a criação de novas estratégias, além das obrigações fiscais.

Com a otimização das rotinas diárias, a empresa tem muito a ganhar em desempenho. Isso graças à redução de tempo investido no gerenciamento, consulta e manutenção de documentos, que correm um risco bem menor de apresentarem informações imprecisas.

Boas práticas para os processos fiscais

A implementação do software ERP traz dados transparentes e confiáveis, que aprimoram qualquer relatório de gestão fiscal. Contar com planilhas e arquivos físicos é uma cilada que atrapalha o sucesso do negócio.

A documentação em papel pode ser facilmente perdida, destruída ou jogada fora por engano, além de ocupar um espaço que pode ser utilizado de maneiras mais produtivas. Você sabia que ao adotar um sistema de gestão hospedado em nuvem não há gastos com instalação e nem exigência de infraestrutura física na empresa?

Por meio de uma plataforma on cloud, toda a documentação do seu negócio, bem como suas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas, ficam disponíveis e organizadas dentro do ERP.

O modelo por assinatura necessita somente de conexão com a internet, e todos os colaboradores autorizados podem acessar as informações com total facilidade, entre eles gestores, consultores, contadores e advogados.

Gestão fiscal é com a TOTVS

Ao longo do conteúdo, explicamos melhor o que é a gestão fiscal, sua importância nos negócios e os benefícios trazidos para as empresas. Também discutimos sobre como a tecnologia é fundamental para o cumprimento de todas as regras a legislação.

A TOTVS é referência em tecnologia e inovação, com mais de 30 mil clientes por toda a América Latina. Atendendo 12 segmentos de mercado, todos os nossos sistemas ajudam no cumprimento dessas obrigações.

Se você gostou deste texto e quer saber mais sobre o assunto, que tal ler agora nosso artigo sobre o SPED fiscal? Continue acompanhando nosso blog e não deixe de assinar a newsletter para receber todas as novidades diretamente em seu e-mail!

New call-to-action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *