Cursos TOTVS: como funcionam, onde fazer e diferenciais

Equipe TOTVS | 03 maio, 2022

Você sabia que a TOTVS conta com uma área de treinamentos e capacitação que oferece cursos focados em nossas linhas de produtos? O objetivo dos cursos TOTVS é ajudar os clientes a dominarem todas as funcionalidades presentes em nossas tecnologias.

Além disso, eles auxiliam os usuários a se manterem sempre atualizados e informados sobre nossas inovações e novidades.

Diversas linhas de produtos possuem cursos TOTVS disponíveis, como as conhecidas linhas de ERP Protheus, Datasul e RM. 

Se você se interessa e quer conhecer mais sobre os cursos TOTVS, acompanhe o material que preparamos para você!

Onde fazer cursos da TOTVS?

Para fazer cursos TOTVS, o interessado pode aproveitar uma plataforma de treinamento e qualificação desenvolvida pela própria empresa. Além disso, na página Treinamentos TOTVS, há informações sobre todos os cursos ofertados.

No site, pessoas físicas e empresas podem encontrar opções de cursos — em diferentes modalidades de ensino, como online (em tempo real ou não) e presenciais.

Mais adiante, explicaremos a diferença entre cada uma das modalidades!

O grande diferencial da plataforma de cursos TOTVS é que os treinamentos são aprovados por quem desenvolveu as soluções TOTVS.

Ou seja, estamos falando de conhecimento de ponta e conteúdos exclusivos, baseados na expertise da própria TOTVS.

Além disso, há um ponto a se destacar: os produtos TOTVS evoluem na velocidade do mercado. Isso quer dizer que atualizações, correções e modificações são comuns no dia a dia.

Os cursos TOTVS contam com conteúdo atualizado, e os próprios professores já sugerem as melhores práticas de uso, com base nas últimas mudanças definidas.

cursos totvs

Como funciona a plataforma de cursos da TOTVS?

Para acessar a plataforma de treinamentos e cursos TOTVS, basta contratar o curso desejado e escolher sua modalidade. Para isso, é só conversar com nosso atendimento e rapidamente concluir a operação.

Você também pode adquirir treinamentos específicos na TOTVS Store, a loja virtual da TOTVS — atualmente, são mais de 170 cursos diferentes, de variadas linhas de produtos da empresa.

Existe um enorme portfólio de cursos prontos (na modalidade EaD), bem como a possibilidade de contratar treinamentos personalizados e experiências digitais completas.

Ou seja, opções não faltam!

Se você deseja conferir um pouco mais sobre como são os conteúdos, pode conferir os vídeos do canal Treinamentos TOTVS, no YouTube.

Lá, você confere tutoriais e módulos iniciais dos cursos oferecidos, em uma versão que permite a você e sua empresa conhecerem o potencial de ensino TOTVS.

Quais são as modalidades de cursos disponíveis?

Existem três modalidades que você pode optar fazer, seja já um cliente da TOTVS ou um profissional que está buscando aperfeiçoamento profissional, dado que nossas soluções estão presentes em mais de 30.000 empresas no país e na América Latina. As formas de cursos disponíveis são:

  • Modalidade presencial: nessa categoria, os cursos em formato presencial são oferecidos nas modalidades VIP, quando o cliente forma uma turma da sua empresa para fazer o curso, ou In Company, em que nossos especialistas vão até o seu escritório;
  • Modalidade virtual: o curso online TOTVS é realizado em tempo real, com um professor disponível de forma online. Dessa forma, o tutor é a fonte perfeita para tirar as dúvidas dos alunos, explicar as funcionalidades e especificações de cada software e seus módulos.
  • E-learning: nessa modalidade de aprendizado, as aulas são gravadas, e podem ser feitas em qualquer momento do dia ou da semana, de qualquer localização. A TOTVS oferece mais de 900 cursos nessa modalidade.

Além das modalidades, o interessado nos cursos TOTVS pode escolher diferentes tipos de treinamentos, como:

Baseado no Calendário Regular TOTVS

São cursos 100% virtuais que ocorrem com base em um cronograma fixo.

É possível assistir às aulas ao vivo, em tempo real, em um ambiente virtual de aprendizado que conta com instrutores e espaço para tirar dúvidas.

Além disso, o ambiente também possui funcionalidade de teste do produto, que amplia o espectro de aplicação dos ensinamentos passados em aula.

Turmas Exclusivas

É um tipo de curso que pode ser encomendado por sua empresa, que consiste de aulas virtuais ou presenciais (na sede da TOTVS ou na sua localidade).

Assim, com base nos conteúdos exclusivos da TOTVS, você e sua empresa contam com uma experiência de aprendizado única e específica para o seu negócio e necessidades.

Curso TOTVS Personalizado

Ao contratar o curso personalizado, sua empresa recebe um treinamento totalmente lapidado conforme suas necessidades — seja virtual ou presencial, com e-learning e mesmo jogos interativos, entre outros diferenciais.

Se for presencial, o curso personalizado, assim como as turmas exclusivas, podem ser realizados na sede da sua empresa ou na própria TOTVS.

Experiência Digital

Já a Experiência Digital é um formato específico para o curso ou treinamento TOTVS que sua empresa necessita.

Ou seja, em formato digital, sua organização recebe um ou mais conteúdos totalmente customizados, seja no e-learning, por meio de jogos educativos, podcasts, entre outros.

Vale dizer que não é porque a experiência é digital, que essa entrega é feita apenas virtualmente. Sua empresa pode contratar uma apresentação presencial da mesma.

Para quem são direcionados os cursos TOTVS?

Todas as modalidades de cursos da TOTVS são direcionadas para profissionais das áreas de referência tratadas em cada tema, mas também se encaixam para aqueles que desejam se especializar nos sistemas TOTVS: desenvolvedores e consultores procurando se certificar para passar esse conhecimento adiante, assim como interessados por tecnologia e gestão em geral.

Além disso, empresas podem contratar os cursos TOTVS para qualificar suas equipes e trazer mais dinamismo ao dia a dia de operação com as soluções da empresa.

E por contar com o selo de qualidade TOTVS, as empresas que contratam os treinamentos têm a certeza de que seus profissionais serão muito bem assessorados ao longo dos cursos.

Os cursos são voltados para quais sistemas?

Como já citamos acima, há uma série de conteúdos focados nos ERPs das linhas Protheus, RM e Datasul, bem como em outras tecnologias da TOTVS, para os mais variados segmentos, como manufatura, varejo, prestação de serviços, entre outros.

Isso não impede, porém, que módulos especiais sejam desenvolvidos em formatos de e-learning, cursos personalizados ou experiências digitais sobre temas diversos.

Como destacamos anteriormente, sua empresa pode solicitar um curso customizado para um problema ou um conjunto deles, mirando sanar dores específicas do seu negócio e do dia a dia de operação.

Na plataforma, você pode encontrar centenas de opções de treinamentos com certificado.

Quais são as vantagens dos cursos TOTVS?

E, afinal, vale mesmo a pena investir em cursos TOTVS? Bom, seja para empresas ou para pessoas físicas — normalmente profissionais que buscam maior qualificação — essa pode ser uma excelente escolha!

Afinal, quando o assunto é conhecimento, buscar mais é sempre positivo e um sinal de que ambos, empresa e colaborador, querem entregar mais e melhor.

E, então, ainda está em dúvidas se é válido investir nos cursos TOTVS? Te explicamos a seguir por que fazer isso:

Para empresas

As soluções TOTVS são designadas para empresas. Em cada uma, não importa o quão tecnologicamente diferentes sejam, o objetivo é o mesmo: melhorar processos e ajudar a otimizar resultados.

É por isso que os cursos TOTVS têm enfoque em cobrir o gap de conhecimento que as organizações podem possuir acerca do portfólio de soluções.

Afinal, são várias plataformas, softwares, aplicativos e demais produtos que compõem o portfólio da TOTVS — e uma mesma empresa pode contar com um ou com incontáveis deles em sua operação.

Por isso, dominar os principais aspectos de cada uma é essencial! Entre as vantagens, podemos citar:

Maior eficiência nos processos

Acredita que há como alcançar resultados operacionais ainda melhores com as soluções TOTVS?

Com os cursos e treinamentos TOTVS, é possível atualizar os conhecimentos de seus funcionários e mesmo líderes, inteirando-os sobre todas as possibilidades das soluções que utilizam.

Assim, no dia a dia, ao utilizar as ferramentas TOTVS, é possível encontrar caminhos, atalhos e otimizações mais rapidamente — e mitigando os erros.

Ou seja, é uma maneira perfeita de alcançar maior eficiência nos processos.

Mais engajamentos das equipes

Não é novidade que treinamentos e qualificações aproximam os times e tornam o fluxo produtivo mais tranquilo.

Com os cursos TOTVS, não é diferente: aprender mais sobre as soluções que são utilizadas na rotina operacional é muito importante para que todos falem a mesma língua.

Assim, suas equipes conseguirão se engajar mais facilmente nos projetos, reduzir o índice de erros e melhorar o nível das entregas.

Redução de custos

Por fim, qualificar sua equipe é também uma fonte de redução de custos. Sim, há o investimento na capacitação, mas o conhecimento adquirido é uma porta para vários benefícios financeiros:

  • Redução de erros, o que evita retrabalhos e custos desnecessários;
  • Maior entendimento sobre as soluções, o que permite encontrar saídas mais simples e ágeis para os problemas operacionais.

Para colaboradores

Investir nos cursos TOTVS não precisa ser apenas uma decisão corporativa, mas uma escolha de carreira do profissional.

Afinal, a maioria dos colaboradores busca uma forma de evoluir, alcançando novos patamares hierárquicos dentro da empresa e no mercado de trabalho.

Capacitar-se é um dos principais caminhos para isso — e o que melhor do que maximizar seus conhecimentos nas ferramentas de gestão mais utilizadas do mercado?

Confira alguns dos benefícios de investir em um curso e treinamento TOTVS para sua carreira!

Valorização profissional

Hoje, são mais de 30 mil empresas no Brasil e no mundo que utilizam as nossas tecnologias. 25% do PIB nacional passa pela TOTVS!

Ou seja, há um mercado todo de organizações em busca de profissionais que não apenas sejam bons na sua função, mas que também entendam tudo sobre os produtos TOTVS.

Por isso, você, dependendo da sua ocupação, pode escolher um treinamento TOTVS que melhor complemente sua atuação.

Deste modo, você se posiciona para sua empresa ou diante do mercado como um profissional atualizado e que investe na própria capacitação, interessado em entregar mais e melhor.

Conhecimento específico dos produtos TOTVS

E como há todo esse número de empresas que utilizam e preferem soluções TOTVS, existe uma necessidade por conhecimento específico nesses produtos.

Ou seja: não são poucas as empresas que encaram a especialização nas soluções TOTVS como um diferencial na hora de contratar um novo funcionário ou oferecer promoções.

Para você, como profissional, é uma excelente maneira de se destacar da concorrência e adquirir conhecimentos mais técnicos e aprofundados sobre os produtos da empresa.

Quais são os maiores diferenciais dos cursos TOTVS?

Por que escolher a TOTVS para especializar-se nos produtos e soluções da empresa? A resposta é simples: você adquire know how direto da fonte, com conteúdos aprovados por quem desenvolveu os produtos.

Entre os principais diferenciais, mencionamos:

  • Material exclusivo, contando com apostilas e conteúdo-base para facilitar a prática;
  • Conteúdo atualizado de acordo com as últimas atualizações e novas funcionalidades;
  • Professores especialistas em soluções TOTVS, com acesso às últimas atualizações e melhores práticas nos produtos TOTVS;
  • Treinamentos conectados à infraestrutura TOTVS;
  • Garantia pela TOTVS da versão mais atualizada dos produtos no treinamento;
  • Modalidades que permitem cursos personalizados de acordo com as necessidades da empresa.

Sistema de certificação e avaliação dos cursos TOTVS

A certificação é sempre fornecida para quem participa dos cursos TOTVS. O aluno obtém esse certificado quando atinge o nível de 70% de participação e frequência nas aulas.

Você deve estar se perguntando se é feita uma avaliação no final dos cursos. Nesse caso, depende do que foi contratado pela empresa. Pode-se realizar ou não testes ao final.

Preciso me capacitar em um curso antes de iniciar ou cursar outro módulo?

Alguns dos cursos e treinamentos contam com a indicação de um background em determinado conteúdo, workshop ou módulo. Essa é uma forma de tornar a nova experiência mais rica e completa em relação às outras formas de abordagem.

Na maioria dos casos, o aluno não tem a obrigatoriedade de cursos prévios sobre módulos anteriores.

Em cenários específicos, porém, é fundamental ter conhecimento de conteúdos passados para que o novo curso faça sentido e tenha sucesso na capacitação.

Um exemplo seria o curso de Custos Aplicáveis II, em que é recomendado que o aluno tenha um conhecimento prévio em Custos Aplicáveis I

Em um segundo cenário, há um pré-requisito para realizar o curso, como o ADVPL Avançado, sendo necessário realizar primeiramente o curso ADVPL Básico.

Vale lembrar que os materiais de aula continuam disponíveis mesmo após a conclusão do curso. Os conteúdos de aulas que já acabaram podem ser acessados a partir de uma apostila digital, que conta com uma marca d’água com seus dados cadastrais.

Cursos TOTVS: dúvidas frequentes

Antes de encerrar o conteúdo, que tal sanar algumas dúvidas frequentes que podem surgir? Buscamos entre leitores e mesmo alunos dos cursos TOTVS algumas das perguntas mais comuns, vamos lá?

Os cursos TOTVS são gratuitos?

Hoje, a TOTVS não oferece os treinamentos gratuitamente, justamente por conta de toda expertise, tempo e qualificação empregados na sua criação.

Qual o preço dos cursos TOTVS?

O preço dos cursos TOTVS é varável. Na TOTVS Store, você encontra diferentes opções, com valores que dependem de alguns fatores, como a complexidade do tema procurado.

Todos os cursos TOTVS contam com certificado?

Sim, todos os cursos TOTVS emitidos e ministrados pela própria empresa contam com certificado digital, que pode ser anexado ao currículo ou às redes sociais, como LinkedIn.

Como funciona o curso TOTVS em parceria com o IOS?

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) promove a formação profissional gratuita e a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência.

A parceria da TOTVS com o IOS não é novidade, e todos os anos novos programas são lançados. Se ficou interessado é só ficar de olho no site: ios.org.br.

Como contratar os cursos TOTVS?

Se você se interessou pelos cursos oferecidos pela TOTVS e quer contratá-los ou deseja tirar alguma dúvida, pode fazer isso de forma rápida e simplificada. Basta acessar a TOTVS Store ou entrar em contato com o nosso time de vendas por meio de um de nossos canais de contato listados a seguir:

Telefone: 0800-70-98-100

Página: Treinamentos TOTVS

E-mail: [email protected] 

infográfico curso totvs

Conclusão

E você, gostou de aprender mais sobre os cursos TOTVS?

Esperamos que esse conteúdo sirva de guia para você e também sua empresa, mostrando os motivos pelos quais é importante investir em cursos e capacitações de qualidade para sua carreira e para seu time.

Além do mais, lembre-se: com os cursos da TOTVS, você adquire conhecimentos desenvolvidos e aprovados diretamente por quem criou as soluções que mais de 30 mil empresas utilizam diariamente.

Ou seja, é uma fonte de conhecimento rica e que pode fazer toda a diferença na sua carreira ou no dia a dia da sua organização!

Antes de finalizar, que tal seguir de olho aqui no blog? Constantemente postamos novos conteúdos sobre temas relacionados aos nossos produtos, bem como artigos para ajudar a carreira de profissionais brilhantes. Confira!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.