gestao-de-fornecedores

Gestão de fornecedores: Como fazer um bom gerenciamento?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 12 Maio, 2020

Contar com uma boa gestão de fornecedores possibilita utilizar os recursos do seu negócio de maneira eficiente, com o objetivo de aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros.

O controle de fornecedores, assim como a gestão de compras, exige análise e avaliação contínua, tanto para minimizar os custos quanto construir uma boa relação. Se você quer saber como melhorar esse processo na sua empresa e descobrir como a tecnologia pode ajudá-lo, continue a leitura deste texto!

Benefícios da gestão de fornecedores

Uma competente gestão de fornecedores deve estar alinhada a resolução de problemas e preparada para solucionar imprevistos, que prejudicam a produção e a entrega de matéria-prima e produtos. Entre as principais vantagens da gestão de compras e fornecedores, podemos citar:

  • Redução de custos: produção interrompida, estoque parado ou entregas atrasadas geram despesas para o negócio. Nesse ponto, a gestão estratégica de fornecedores e contratos trabalha para garantir qualidade e disponibilidade do serviço;
  • Maior eficiência: o fornecedor deve conhecer sua empresa, para que seja possível estabelecer as melhores metodologias e alinhamentos de processos. É a partir dessa troca que se pode negociar prazos de entrega e pagamentos. E tudo isso depende de uma boa comunicação,
  • Consolidação da cadeia de suprimentos: o gerenciamento de fornecedores impacta diretamente o aumento do valor operacional. Com a organização e o controle da supply chain, é possível contar com um número de fornecedores mais enxuto e controlado.

Gestão de fornecedores em tempos de crise

Com a mais recente crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, as empresas foram duramente atingidas, complicando a distribuição e a relação com fornecedores.

Em tempos de emergência como este, e até em situações comuns, é fundamental que a gestão possa ser a mais eficiente possível. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa.

Planejamento

Imprevistos e outras situações que impactam toda a sociedade, como uma pandemia ou uma crise financeira do estado ou país, por exemplo, abalam os negócios de pequeno, médio e até grande porte. Com isso, você deve estar se perguntando como fazer a gestão de fornecedores em um momento tão delicado.

O primeiro passo é traçar um planejamento que identifique as maiores necessidades da empresa, com uma lista de prioridades. Dessa forma, é possível reforçar seu poder de negociação com os fornecedores, com propostas e argumentos que façam sentido para ambos os lados.

Prazos de pagamento e entrega flexíveis

Pode ser que o caixa da sua empresa sofra algumas baixas em tempos de crise, e leve algum tempo para que a rotina volte a se estabelecer e tudo retorne ao normal, com a mesma receita de antes.

Em uma situação de confinamento e isolamento social, o nível de consumo tem uma baixa significativa. Nesse ponto, é fundamental conversar com os fornecedores e tentar flexibilizar os prazos de pagamento.

Pesquisa de mercado

Seja em tempos de crise ou em situações normais do dia a dia, é muito importante sondar o mercado de fornecedores e contar com, pelo menos, três ou quatro cotações de preços para produtos ou matéria-prima.

Não depender de apenas um fornecedor e estar atento às médias do mercado ajuda a conseguir preços mais competitivos para atravessar um período de crise e auxilia a rever custos de itens que são comprados normalmente.

eBook Grátis - Guia Prático Para Uma Gestão Financeira Que Garanta o Lucro da Empresa

Boas práticas para a gestão de fornecedores

Agora que você já conhece a importância da gestão de compras e suprimentos com fornecedores e teve algumas dicas de como conduzir sua empresa em uma crise, deve estar se perguntando como fazer esse gerenciamento da melhor forma possível. Veja algumas dicas que podem ajudar:

Compreenda o valor da cadeia como um todo

A gestão de fornecedores exige a compreensão do valor de toda cadeia, desde a idealização e a produção dos produtos até sua chegada ao cliente final. Ao buscar fornecedores, é essencial não deixar que apenas o preço influencie sua decisão. Contar com qualidade e pontualidade é um investimento muito mais seguro.

De nada adianta contar com um fornecedor com um preço mais atrativo se os prazos de entrega não são cumpridos ou os produtos chegam avariados por conta do transporte, por exemplo. Isso impacta diretamente a satisfação do consumidor e o seu valor de mercado.

Foco na logística

Gerenciar a logística de seu negócio é fundamental para ter bons resultados. Confira se o estoque está adequado e com espaço suficiente para armazenar os itens recebidos pelo fornecedor.

Seus colaboradores também devem ser instruídos e treinados para manusear os itens e movimentá-los pelo estoque preservando sua integridade, para que não haja danos e outros prejuízos.

Utilize um sistema de gestão

Um sistema de gestão de fornecedores faz toda a diferença nos negócios, trazendo automação e eficiência. Com o ERP, é possível acompanhar a rotina de entrada e saída de produtos e pessoas, checando os indicadores de desempenho periodicamente e avaliando o desempenho de fornecedores.

Ao contar com um software, os gestores trabalham com uma tecnologia que ajuda a eliminar falhas e erros no registro de números, estatísticas e outras informações sobre o estoque e fornecedores, analisando pontos como rastreamento automático, por exemplo.

TOTVS: sua parceira na gestão de fornecedores

Neste conteúdo, falamos sobre a importância do gerenciamento de fornecedores dentro das empresas. Abordamos os benefícios trazidos por esse gerenciamento, acompanhado por dicas de boas práticas na gestão e como dar mais segurança à sua empresa em épocas afetadas por crises.

A TOTVS acredita no Brasil que faz e está pronta para ajudar qualquer tipo de negócio a superar tempos difíceis, oferecendo as melhores soluções para empresas de diversos segmentos e todos os portes.

Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre o tema, que tal ler agora nosso texto sobre giro de estoque? E, para não perder nenhuma novidade, continue acompanhando nosso blog e assine a newsletter. Você vai receber novos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *