o-que-e-teletrabalho

Saiba o que é teletrabalho e conheça seus benefícios

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 20 Maio, 2020

Você sabe o que é teletrabalho? Também conhecido como trabalho remoto ou à distância, ele traz a possibilidade do profissional executar suas funções de qualquer lugar, sem a necessidade absoluta de estar presente na sede da empresa.

Podemos dizer então que a prática está ligada à utilização de técnicas e equipamentos que possibilitam entregar demandas com qualidade e rapidez. Em tempos de crise, principalmente, essa modalidade de trabalho é muito bem-vinda. Se você quer saber mais sobre teletrabalho, continue com a leitura deste artigo.

O que é teletrabalho?

Com a transformação digital, as maneiras de se relacionar, no âmbito pessoal ou profissional, ganham novas características. Nesse sentido, a tecnologia tem um papel fundamental no teletrabalho.

O trabalho remoto, portanto, trata-se da execução das atividades profissionais a partir de uma localização fora do escritório convencional, desde que assistido de ferramentas que garantam a comunicação eficiente com os colegas e a conexão com as funcionalidades necessárias.

O trabalho à distância, porém, não deve ser atrelado a uma atividade específica ou a um determinado segmento, uma vez que os mais diversos campos de atuação e negócios podem implementar essa abordagem em sua rotina. Os exemplos podem ir desde o home office até coworkings e alocação nos clientes atendidos.

A estratégia deve ser planejada para encaixar os processos da empresa às particularidades do teletrabalho, com equipamentos, treinamentos, colaboradores que preencham os requisitos necessários para a modalidade e gestores que saibam lidar com a situação.

Tipos de teletrabalho

É comum relacionarmos o teletrabalho somente ao home office. Por mais que seja uma presença forte, há ainda outros tipos de trabalho remoto que podem ser adotados pelas organizações. Confira a seguir.

Home office

Ao pensarmos sobre o que é teletrabalho, o home office é o que vem à mente em primeiro lugar, e se trata do trabalho executado diretamente na residência do profissional.

O teletrabalhador pode ser contratado por uma empresa que incentive esse regime, ou, a partir de sua casa, o profissional pode prestar serviços a várias organizações e pessoas diferentes. Há ainda organizações que mesclam a prática, reunindo seus colaboradores presencialmente apenas alguns dias da semana.

Coworking

Os coworkings, ou centros compartilhados, são locais comunitários, fora da sede da empresa, mas ainda providenciados pela organização, onde o espaço é dividido com outras companhias, delegando a obrigação de oferecer a estrutura necessária a um terceiro.

Trabalho de campo

O trabalho de campo explora ainda mais as possibilidades do teletrabalho, expandindo as opções de localidade e tempo, podendo inclusive ser executado de lugares que, inicialmente, não são projetados para isso, seja em uma cafeteria, hotel, avião, ônibus, etc.

Os profissionais que integram times de vendas, consultorias, palestras e atividades que exigem constante movimento, encaixam-se na modalidade do trabalhador de campo.

Benefícios do teletrabalho

Agora que você já sabe melhor como funciona o teletrabalho, deve estar se perguntando quais são, de fato, as vantagens que essa prática traz às empresas, e por que adotá-la. Pensando nisso, separamos a seguir seus principais benefícios. Confira!

Redução de custos

O teletrabalho permite uma economia significativa de despesas que surgem com uma sede física. Seja pela própria compra do imóvel ou aluguel. Mas, da mesma maneira, custos com contas de luz, água, telefone, manutenção e limpeza já não entram nos gastos.

Retenção e acesso a talentos

Com o teletrabalho, é possível expandir seu campo de recrutamento muito além da sua localização, sendo possível contar com profissionais qualificados e que podem agregar muito valor à sua empresa.

Com a flexibilidade de contar com uma equipe remota e colaboradores que se sentem mais à vontade para fazer parte do seu time dos sonhos, ainda é possível arcar com salários mais atrativos, uma vez que os gastos com espaço não existem.

Melhor utilização do tempo

Ao falarmos sobre o que é teletrabalho e considerarmos seus benefícios, um deles se dá pelo fato de que, pela distância, reuniões somente são realizadas quando existe necessidade absoluta, e podem ser feitas de maneira bastante simples, através de ligações em grupo ou videochamadas.

Ao eliminar longas conversas que podem ser resolvidas com uma simples mensagem de texto ou e-mail, toda a sua equipe utiliza melhor o tempo em tarefas que realmente precisam de foco e energia.

Aumento da produtividade

Muitas empresas sofrem com o medo de perder o controle e a liderança sobre sua equipe, uma vez que os integrantes estarão espalhados. No entanto, segundo um estudo realizado pela Exame, o desempenho no trabalho tem muito a ganhar, principalmente quando nos referimos à produtividade no home office.

Ao eliminar o tempo gasto com o trajeto dos colaboradores até o escritório e as distrações que naturalmente acontecem por interrupções de colegas, barulhos e outros problemas associados a uma rotina tradicional, a performance pode surpreender positivamente.

Insira o teletrabalho na sua empresa

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é teletrabalho, as formas de colocá-lo em prática, e as vantagens mais expressivas da modalidade. Dessa forma, é necessário contar com as melhores tecnologias, para que sua organização não perca qualidade e eficiência.

A TOTVS é uma empresa que acredita no Brasil que faz. Somos referência em inovação e desenvolvimento há mais de 30 anos, com sistemas e soluções que atendem aos 12 principais segmentos de mercado.

Ao contrário do que você possa pensar, as tecnologias TOTVS podem ser empregadas em negócios de pequeno, médio e grande porte, encaixando-se exatamente às necessidades de cada empreendimento.

Se você gostou deste conteúdo, que tal ler agora nosso artigo sobre gerenciamento de crise? Continue acompanhando o blog e não se esqueça de assinar a newsletter, para receber todas as novidades diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *