Plataformas digitais: o que são, tipos e as mais usadas

Equipe TOTVS | 14 março, 2023

Você sabia que a maioria das pessoas utiliza plataformas digitais para ouvir música, estudar e organizar as tarefas? Isso porque elas estão presentes no dia a dia de todas as pessoas e na rotina administrativa de uma organização.

As empresas as utilizam para comunicar sua identidade de marca, envolver-se com os clientes e criar novas oportunidades de negócios. Além disso, elas podem ser utilizadas para simplificar os processos, de maneira colaborativa.

Elas surgiram como uma tendência mais sustentável e econômica que qualquer empresa pode utilizar como estratégia de crescimento e produtividade.

Neste artigo, mostraremos algumas maneiras de começar a usar as plataformas digitais e otimizar os resultados do seu negócio.

Acompanhe o nosso artigo e saiba quais são as principais plataformas digitais e tudo sobre o assunto. Vamos lá?

O que são plataformas digitais? Como elas funcionam?

As plataformas digitais são ferramentas que funcionam por meio da tecnologia. Elas são serviços ou aplicativos online que oferecem conteúdo, como notícias, música ou programas de televisão. 

Atualmente, dependemos delas para criar conexão, pois são uma parte importante da vida diária que conectam pessoas e empresas em todo o mundo. Além disso, permitem comunicar, compartilhar fotos e vídeos, fazer compras, jogar e muito mais.

Assim, o principal objetivo é gerar valor no relacionamento entre as pessoas e trazer mais facilidade para quem a utiliza. Por exemplo, é possível usá-las para assistir vídeos no YouTube, ouvir música no Spotify, ler artigos no Facebook ou Twitter, ou pedir refeições pelo iFood.

Para utilizar as plataformas digitais, é necessário pagar um plano de assinatura por meio do pagamento recorrente, que vem descontado na fatura do cartão todos os meses. Dessa maneira, você pode ter acesso ao ambiente online da plataforma para utilizar os serviços que deseja.

Nova call to action

Os tipos de plataformas digitais

Existem vários tipos de plataformas digitais mais usadas e que oferecem diversos serviços. Eles podem ser classificados em três grupos:

  • plataformas de transação: permitem que ocorra conexão entre os indivíduos e as empresas, como Airbnb e Magalu;
  • plataformas de inovação: usada por empresas ligadas à área de inovação e desenvolvem serviços e produtos voltados para tecnologia, como o iOS e Android;
  • plataformas híbridas: associam elementos das plataformas de transação e de inovação, como o Google e o Facebook.

Confira a seguir os principais:

Redes sociais

As plataformas de redes sociais são sites que permitem aos usuários criar perfis, publicar conteúdo e interagir com outros usuários. Entretanto, ao longo do tempo, elas também se tornaram espaços para divulgação de negócios e vendas.

Segundo informações do Digital Brazil 2023, o país tem 152,4 milhões de usuários ativos nas redes sociais. Por isso, as plataformas que fazem a gestão delas são fundamentais para otimizar o trabalho e economizar tempo. 

Com isso, é possível utilizar estratégias para captar mais clientes e administrar as redes sociais, como Linkedin, Instagram e Facebook.

Imagine que Vera tem uma loja de roupas com foco no público infantil. Ela iniciou a divulgação nas redes sociais, pelo Instagram, por meio de uma página. 

No Instagram, ela consegue postar fotos dos produtos e interagir com o seu público pelos stories. Isso é uma maneira de gerar conexão com os seus clientes.

Outro exemplo que também tem destaque são as plataformas de vídeo que incluem redes sociais. Elas permitem aos usuários postar vídeos e compartilhá-los com amigos ou grupos. 

Assim, como o Instagram em nosso exemplo, o vídeo é uma forma de interagir com seus clientes, construir relacionamentos e vender diretamente para eles.

Automação de Marketing

Toda a estratégia de Marketing tem vários processos para que o cliente consiga percorrer a jornada e se torne um cliente da empresa, certo? Por isso, fazer a automação dos serviços é fundamental para o sucesso de todo o processo.

As ferramentas de automação de marketing junto com a tecnologia facilita a operação que é feita de maneira automática e, assim, desenha toda a jornada do cliente com mais agilidade.

E-mail marketing

O e-mail marketing é muito importante para as estratégias de marketing e para atingir vários leads que estão no fluxo da campanha. Com uma plataforma de disparo de e-mail, todo o processo fica mais fácil e é possível atingir mais clientes automaticamente.

Pois, com ela é possível separar cada lead por segmentação e elaborar e-mails focados na necessidade de cada um deles. Assim, a empresa consegue minimizar a possibilidade de erro e contribui para a produtividade dos colaboradores.

CRM e relacionamento com o cliente

Customer Relationship Management (CRM) significa Gestão de Relacionamento com o Cliente e permite a segmentação dos dados de contato de uma empresa. Assim, é possível realizar fluxos de e-mails de interação personalizados e automatizados com leads e clientes.

O seu principal objetivo é tornar a comunicação entre empresa e consumidor mais eficiente e atrativa, o que melhora o relacionamento dele com a marca. Pois, a plataforma auxilia que as mensagens da empresa atinjam a pessoa certa na hora certa.

O modelo CRM otimiza seus resultados comerciais e considera cada etapa como um serviço diferente do que você ofereceu. Ele não apenas servirá como um acompanhamento do que você precisa fazer, mas também ajudará no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Projetos e equipes

As plataformas que gerenciam projetos e equipes fazem toda a diferença na hora de organizar e executar qualquer estratégia dentro da empresa. 

Com ela, é possível manter as suas tarefas e ideias organizadas, dividir as responsabilidades e manter os prazos das atividades.

Atendimento

As plataformas digitais possibilitam que o atendimento ao cliente também possa ser automatizado. Assim, pode ser utilizado os chatbots para responder automaticamente os clientes e iniciar o atendimento.

Geralmente, eles ficam integrados com o aplicativo e o site da empresa e aguardam a solicitação do cliente.

Quais são os benefícios de usar uma plataforma digital?

Já deu para perceber que as plataformas digitais podem fornecer uma maneira fácil e rápida de fazer negócios e facilitar o dia a dia da empresa, não é mesmo?

Além disso, elas permitem aprender mais sobre os clientes e requer menos tempo para explorar os processos e acessar as informações.

Confira a seguir os seus principais benefícios:

  • redução de custos: as plataformas, além de serem modernas e de fácil utilização, ainda não precisam de espaço físico. Tudo isso diminui os gastos;
  • melhora a comunicação entre empresa e cliente: como existem formas de atendimento eficiente, a comunicação fica mais fácil e o entendimento muito melhor;
  • automatiza processos: com a automação todas as atividades que antes eram manuais passam a ser automatizadas e feitas com rapidez;
  • atrai mais clientes: como não há espaço físico, é possível atingir um número ilimitado de consumidores e de vários lugares do mundo;
  • aumenta o faturamento: quanto mais pessoas tiverem acesso aos serviços das plataformas, maiores serão as chances de aumentar o faturamento.

Quais são as plataformas digitais mais utilizadas?

As plataformas digitais se tornaram uma parte importante da interação social. Elas são utilizadas por muitas razões diferentes, tais como entretenimento, educação, vendas e negócios. 

Conheça as principais plataformas digitais mais utilizadas:

Plataformas digitais educacionais

Com o avanço da tecnologia, várias empresas aderem ao ensino EaD por meio de plataformas de educação. 

Confira alguns exemplos abaixo:

Descomplica

A Descomplica é uma plataforma de educação brasileira, com foco no público pré-vestibular, mas começou a disponibilizar conteúdos de graduação e pós-graduação.

É possível ter acesso ao suporte dos docentes que acompanham o aluno e fazem a correção de exercícios.

Escola em Movimento

A Escola Movimento promove conexão entre os profissionais da educação e automatiza diversas atividades de uma instituição. Ela pode ser utilizada para escolas de grande e médio porte.

Além disso, ajuda em questões, como:

  • coordenação pedagógica;
  • gestão escolar;
  • marketing;
  • finanças;
  • secretaria.

Escola Digital

A plataforma Escola Digital é gratuita e voltada para professores no geral que facilitam a prática de atividades pedagógicas. Além disso, oferece ferramentas para construção de planos de aulas e vídeos.

Plataformas digitais de música

Confira algumas plataformas digitais de música:

Spotify

É uma das plataformas de música mais utilizadas e populares do mundo, com podcast, playlist prontas e download de música. Além disso, é possível escutá-la pelo celular ou computador. 

Vale ressaltar que a opção paga oferece os mesmo serviços, mas sem anúncios e propagandas aparecendo no meio das músicas.

Deezer

O Deezer é uma plataforma digital de música que oferece mais de 90 milhões de faixas, além de podcast. Ele é utilizado por usuários de mais de 180 países que podem ajustar as músicas de acordo com a sua identidade e estilo musical.

Apple Music

A plataforma digital de música, Apple Music, tem mais de 50 milhões de músicas disponíveis que podem ser ouvidas e enviadas pela plataforma.

Além disso, ela disponibiliza produtos relacionados a música, como caixinhas de som e fones de ouvido.

YouTube Music

O YouTube Music é uma plataforma digital de música desenvolvida pelo YouTube e é ideal para quem quer encontrar novas playlists e faixas específicas.

Com ele, é possível receber recomendações de acordo com as preferências e localização, além de ficar por dentro das tendências do momento.

Plataformas digitais para gestão de projetos, equipes e produtividade

Quem nunca gastou tempo com a organização de prazos de tarefas no trabalho e na definição de prioridades? De forma manual, isso demanda muito tempo e acaba desgastando todos os colaboradores de uma empresa.

Por isso, utilizar uma plataforma digital que faça toda a gestão é fundamental em uma organização. 

Confira a seguir duas opções mais utilizadas:

Asana

O Asana é uma plataforma digital utilizada por muitas empresas e que gerencia o trabalho individual e em equipe. Além disso, organiza as tarefas, com prazos e urgência de execução. 

Com ele, é possível saber o status do trabalho realizado pela equipe e ainda:

  • adicionar várias tarefas e seu responsável;
  • definir os prazos;
  • adicionar o tempo e arquivos;
  • separar uma área para cada cliente ou atividade.

Trello

O Trello é uma plataforma de gestão de projetos muito utilizada pelas pessoas para organizar as rotinas de trabalho. Isso é feito por meio da criação de quadros e cartões. 

Com ele, é possível:

  • gerenciar o fluxo de trabalho;
  • monitorar as tarefas;
  • definir os prazos e os responsáveis;
  • adicionar as etiquetas de prioridades.

Plataformas digitais para vendas

Você sabia que segundo o Instituto Locomotiva, 20% dos brasileiros utilizam plataformas para conseguir uma renda? Isso mostra que as plataformas para vendas são muito utilizadas atualmente para quem quer divulgar os seus produtos e serviços.

A primeira opção sempre é uma plataforma gratuita para começar e verificar se as vendas de forma online darão certo, inclusive pelas redes sociais. Além disso, é necessário vender nas plataformas digitais.

Alguns exemplos de plataformas digitais de vendas são:

Loja integrada

É uma plataforma gratuita e online que pode ter 5.000 visitas mensais e um administrador. Ela oferece várias opções de frete, como:

  • SEDEX;
  • transportadora;
  • PAC;
  • motoboy;
  • melhor envio.

Além disso, é possível instalar vários aplicativos na loja online como, e-mail marketing e chat online, além da opção de pagamento ser feita pelo Mercado Pago.

Marketplaces

São plataformas colaborativas onde um conjunto de empresas ofertam produtos e serviços no mesmo endereço.

Confira alguns exemplos:

  • Mercado Livre;
  • Americanas;
  • Magazine Luiza;
  • Amazon.

A venda é feita por essas plataformas após o registro da loja e o cadastro dos produtos para que eles possam ser anunciados na plataforma. Assim, os vendedores pagam uma porcentagem pela venda realizada ao marketplace.

Para esclarecer melhor, vamos trazer a Vera aqui de novo. Lembra dela? Depois de um tempo com vendas nas redes sociais, ela percebeu que precisava de um site. Então ela pesquisou e pensou em começar com uma plataforma de venda gratuita.

Após escolher a plataforma, ela vinculou a loja no seu Instagram, assim os clientes que ela conseguiu por lá e os outros que tivessem interesse no produto, poderão facilmente acessar o site pelo Instagram.

Assim, sempre que Vera fazer uma venda, a plataforma descontará uma porcentagem por ela e Vera receberá o restante do valor.

Plataformas digitais para afiliados

Os sites de afiliados costumam atrair o público que busca aprender algum tema e são ideais para a venda de infoprodutos.

Alguns exemplos de plataformas digitais para afiliados são:

  • Hotmart;
  • Monetizze;
  • Udemy.

É possível se cadastrar como afiliado para divulgar o produto ou serviço de alguma empresa, ou vender os seus próprios.

Como usar esse modelo e otimizar os resultados do seu negócio?

Já deu para perceber que as empresas procuram plataformas de vendas digitais para encontrar novos clientes, alcançar mais públicos e atender as vendas. Pois, com elas é possível otimizar seus resultados.

Para utilizar as plataformas, separamos algumas dicas que ajudarão você:

  1. Defina uma base técnica e comercial: as duas áreas precisam andar juntas dentro de uma organização, pois elas se complementam para que o cliente tenha uma ótima experiência de compra e faça todo o processo para se tornar fidelizado.
  2. Alinhamento e capacitação da equipe: é fundamental que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre o processo.
  3. Ofereça um diferencial: após fazer a comparação com a concorrência, estudar o público e escolher os melhores fornecedores, é preciso oferecer um diferencial que fará o cliente escolher a sua a marca.

Ao utilizar as dicas mencionadas acima, a sua empresa conseguirá implementar as plataformas para ter os melhores resultados no seu negócio. No próximo tópico, abordaremos sobre um sistema que facilitará as rotinas da sua empresa.

TOTVS Fluig Plataforma

As plataformas digitais são utilizadas por pessoas e por empresas e têm se destacado muito, o que torna elas fundamentais para o crescimento de um negócio. Agora que você sabe disso, que tal conhecer uma ferramenta que pode facilitar o dia a dia da sua empresa?

A TOTVS possui um sistema que une pessoas, processos, empresas e sistemas para alavancar o seu negócio, o TOTVS Fluig Plataforma. Ele agiliza processos e permite que o fluxo de informações da empresa auxilie na aproximação de todas as áreas.

Com o TOTVS Fluig Plataforma, é possível fazer a integração com sistemas ERP e CRM, totalmente otimizado e com processos ágeis. Todas as aplicações podem operar em formato cloud, o que assegura a segurança dos seus dados e informações.

Além disso, a empresa consegue definir as estratégias e reduzir o tempo com tarefas burocráticas. Com isso, os colaboradores conseguem dedicar esforços em outras tarefas importantes.

Não espere mais para ter um ambiente colaborativo e dinâmico, o que torna todos os processos mais seguros e ágeis. Conheça o TOTVS Fluig Plataforma!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu sobre as plataformas digitais que podem auxiliar na organização e gerenciamento da sua empresa. Além disso, percebeu como uma plataforma de colaboração facilita as rotinas da empresa.

Assim, para alcançar os melhores resultados, é necessário investir em uma plataforma que consiga unificar os sistemas e os processos. Com isso, podem ajudar na integração de todos os setores e adaptar a transformação digital neles.

É importante destacar que as nossas tecnologias melhoram a operação da sua empresa, além de ser essencial para alavancar o seu negócio e simplificar a utilização de um sistema de gestão.

Portanto, utilize sistemas que atendem todos os segmentos e empresas de vários portes e simplifique as operações com os sistemas da TOTVS!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.