On premise: como funciona e diferenças para o cloud

Equipe TOTVS | 29 julho, 2023

Ao procurar por um sistema de gestão para o seu negócio, é comum pesquisar e levantar as melhores alternativas, pensando no que se encaixa melhor nos objetivos da empresa. Nesse momento, é importante considerar qual formato será adotado. Fica a pergunta: on premise ou on cloud?

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma solução que auxilia na otimização de rotinas em organizações dos mais diversos segmentos. Mas como escolher o melhor sistema de informação para ele?

Se você está em dúvida sobre qual formato de instalação é melhor, continue a leitura e conheça os benefícios apresentados pelas duas opções!

Nova call to action

O que é on premise?

Trata-se dos servidores locais, como um tipo de sistema de informação para ERP em que os processos e dados são armazenados e gerenciados na própria empresa, bem como instalados localmente na infraestrutura e nos computadores dela.

Assim, todas as atividades relacionadas ao software e hardware têm como premissa ser de responsabilidade da empresa que está sendo beneficiada, ou seja, a solução é interna. Por isso, a instalação precisa de um planejamento detalhado.

Para isso, é preciso definir as demandas envolvidas para que o sistema atenda a todas as necessidades do negócio. Além disso, os servidores on premise precisam auxiliar na tomada de decisão e na integração das atividades para ajudar na gestão da empresa.

Como funciona a implantação do sistema on premise?

O servidor on premise tem sua implantação fixada no local da empresa e requer um planejamento mais detalhado. Sendo assim, é importante considerar questões como o fato de o ambiente físico comportar ou não a estrutura, assim como procedimentos de segurança.

Esse modelo procura sanar necessidades de longo prazo, e, geralmente, é aplicado quando a empresa já conta com uma equipe de TI estruturada, que consiga potencializar e apoiar no uso de uma ferramenta como essa.

Uma das principais vantagens do servidor on premise é a possibilidade de controlar toda a sua operação, que vai além do software adquirido e abrange também a escolha da plataforma e dos hardwares.

A solução não exige conexão à internet, rodando por meio de terminais internos. O modelo, no entanto, requer investimento maior e atenção direcionada por parte das organizações.

As possibilidades de personalização, no entanto, são maiores, essenciais para empresas que priorizam integração de setores e desenvolvimento.

O ERP on premise pode ser instalado com um pacote pré-definido, com um escopo para cada tipo de operação, e que se encaixa nos processos de organizações de segmentos variados.

Vantagens do on premise

Empresas que não possuem boa conexão à internet, ou se encontram em locais desprivilegiados de sinal, são mais propensas a adotar o modelo. Isso se intensifica ainda mais em negócios que precisam ficar online 24 horas por dia, como e-commerces.

Além dos benefícios que já citamos até aqui, entre outras vantagens trazidas pelo formato, podemos citar:

  • gerenciamento total de todos os recursos, com upgrades e mudanças no sistema;
  • procedimentos de segurança rígidos, como a gestão de identidade e acesso — Identity and Access Management, ou IAM —, permitindo somente o acesso de colaboradores autorizados ao servidor;
  • possibilidade de customização, uma vez que o software integra o patrimônio da empresa;
  • equipe interna a postos para intervir a qualquer momento em casos de possíveis problemas.

Desvantagens do on premise

Entre as desvantagens do on premise, temos:

  • obtenção de licenças e criação de políticas internas de manutenção;
  • exigência de monitoramento mais cuidadoso na atualização e manutenção do software;
  • por ter uma abordagem a longo prazo, alguns processos podem ficar ultrapassados,
  • maior tempo para configuração dos módulos do sistema.

Qual a diferença entre on premise e cloud?

Nas aplicações de cloud computing, o sistema é hospedado no formato em nuvem, dispensando o espaço físico para a instalação de hardwares e exigindo apenas conexão com a internet para a utilização da plataforma.

Nesse modelo, o acesso é simplificado, uma vez que o login no sistema pode ser feito de qualquer lugar, até por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Para ficar ainda mais claro, vamos apontar as principais diferenças entre on premise e cloud a seguir:

Forma de acesso

No sistema on premise, o acesso aos dados só pode ser feito se o computador estiver configurado com servidor principal. Já no on cloud, o acesso pode ser feito por meio da plataforma que a empresa detentora do ERP disponibiliza.

Tipo de servidor

No sistema on cloud, todas as informações são armazenadas na nuvem e basta entrar no servidor para acessá-las e fazer uso delas.

Enquanto no on premise tem um equipamento instalado na empresa. Assim, para acessar os dados, os computadores de todos os colaboradores precisam estar configurados com o servidor.

Por isso, a implantação acaba sendo mais complexa que o sistema on cloud, pois precisa de treinamento dos colaboradores, materiais e deslocamento da equipe.

Flexibilidade de armazenamento

A empresa com um sistema on cloud pode pedir o aumento da quantidade de armazenamento, de maneira rápida e barata para a empresa prestadora do serviço. 

Enquanto quem tem o sistema on premise já contrata uma quantidade de espaço específica e precisa comprar mais softwares e hardwares. Além disso, precisa de uma equipe de TI para fazer a instalação.

Vantagens do on cloud

Plataformas hospedadas na nuvem trazem grandes vantagens, além da facilidade de acesso e de implantação e dispensa de manutenção. Confira, a seguir, outros pontos positivos que a solução agrega:

  • menos despesas e equipamentos para a instalação, inclusive com a capacitação dos funcionários por conta do fornecedor;
  • segurança de dados, graças aos backups automáticos, que recuperam informações perdidas ou deletadas;
  • otimização do espaço físico, uma vez que o sistema não exige hardwares, além da implementação rápida e suporte técnico garantido pelo tempo de uso.

Desvantagens do on cloud

Entre algumas das desvantagens que um cloud server pode apresentar, é possível elencar alguns pontos, como os que citaremos a seguir:

  • dependência de um bom sinal de internet, sendo que o sistema precisa dela para uma operação eficiente — uma queda da rede pode resultar em pausas nas atividades;
  • possibilidade de customização reduzidas;
  • controle descentralizado e riscos de erros no sistema, com maior dificuldade de identificação dos responsáveis.

Quais são as semelhanças entre os dois modelos?

Tanto o modelo on premise quanto o cloud têm como objetivo armazenar as informações da empresa e fazer a sua integração em apenas um servidor. Além disso, eles têm as seguintes semelhanças:

Acesso remoto

Mesmo que o acesso remoto seja mais utilizado nos sistemas on cloud, também é possível utilizar a funcionalidade em sistemas on premise.

Em ambos, para acessar os arquivos, basta contar com uma boa conexão de internet.

Entrega semelhante

Os dois sistemas conseguem armazenar as informações e os dados da empresa, além de melhorar o planejamento e uso dos recursos da organização.

Para garantir o sucesso da empresa, é fundamental que a tomada de decisão tenha como base uma análise de informações de maneira criteriosa. Por isso, é importante ter todos os dados integrados para um melhor gerenciamento das informações.

Personalizar o sistema

Em ambos os sistemas, é possível personalizá-los. No caso do on premise, a personalização pode ser mais detalhada, pois o sistema foi criado para aquela empresa.

Já os sistemas on cloud possibilitam que a personalização seja feita de acordo com o que o cliente precisa.  Por isso, é importante saber se é necessário algo mais específico ou se é possível se adequar aos modelos de padronização. 

On premise ou cloud: qual a melhor opção para seu negócio?

Não há uma resposta certa, pois tudo depende do que a sua empresa precisa para saber qual a melhor opção: on premise ou on cloud.

Por isso, é importante analisar alguns pontos, como o investimento inicial, a infraestrutura, a qualidade da internet, o número de usuário e as necessidades de cada sistema.

TOTVS Cloud

Agora que você já sabe o que é on premise, as suas vantagens e desvantagens, bem como as diferenças e semelhanças com o on cloud, chegou a hora de conhecer um serviço que pode auxiliar você na gestão da sua empresa.

A TOTVS atende às duas frentes, com as melhores ofertas, além de ser referência no mercado de tecnologia e estar preparada para ajudar sua organização a se destacar da concorrência.

O TOTVS Cloud possui alta performance, mais agilidade, segurança e escalabilidade em armazenamento em nuvem. Além disso, você consegue reduzir até 42% com gastos em infraestrutura e na gestão de sistemas.

Também encontra o melhor custo-benefício do mercado para armazenar os sistemas da sua empresa. Com isso, acelera a digitalização, reduz os custos e integra seus sistemas de ERP com mais flexibilidade e rapidez.

Gerencie e integre todos os sistemas da sua empresa com a nossa nuvem! Conheça o TOTVS Cloud!

ebook totvs cloud

Conclusão

Neste conteúdo, explicamos sobre a utilização do ERP hospedado no ambiente on premise e on cloud. Também abordamos suas formas de implementação, suas vantagens e desvantagens.

Além disso, também mostramos quais são as diferenças entre ambos e as suas principais semelhanças.

Para saber qual sistema escolher, é importante levantar os pontos que precisam ser melhorados na sua empresa, bem como os objetivos que ela deseja alcançar, para ponderar qual modelo faz mais sentido para os seus processos.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o tema, leia também o nosso artigo sobre cloud computing e descubra as suas características mais importantes! 

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.