on-premise

Características e diferenças entre on premise e on cloud

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 04 Maio, 2020

Ao procurar por um sistema de gestão para seus negócios, é comum pesquisar e levantar as melhores alternativas, pensando no que se encaixa melhor nos objetivos da empresa. Nesse momento, é importante considerar qual formato será adotado. Fica a pergunta: on premise ou on cloud?

O sistema ERP é uma solução que auxilia na otimização de rotinas em organizações dos mais diversos segmentos. Se você está em dúvida sobre qual formato de instalação é melhor, continue a leitura e conheça os benefícios apresentados pelas duas opções!

Implantação do sistema on premise

O servidor on premise tem sua implantação fixada no local da empresa, e requer um planejamento mais detalhado. Sendo assim, é importante considerar questões como se o ambiente físico comporta a estrutura, bem como procedimentos de segurança.

Esse modelo procura sanar necessidades a longo prazo, e, geralmente, é aplicado quando a empresa já conta com uma equipe de TI estruturada que consiga potencializar e apoiar no uso de uma ferramenta como essa.

Uma das principais vantagens do servidor on premise é a possibilidade de controlar toda a sua operação, que vai além do software adquirido e abrange também a escolha da plataforma e dos hardwares.

A solução não exige conexão à internet, rodando por meio de terminais internos. O modelo, no entanto, requer investimento maior e atenção direcionada por parte das organizações. As possibilidades de personalização, no entanto, são maiores, essenciais para empresas que priorizam integração de setores e desenvolvimento.

O ERP on premise pode ser instalado com um pacote pré-definido, com um escopo para cada tipo de operação, e que se encaixa nos processos de organizações de segmentos variados.

Vantagens do on premise

Empresas que não possuem boa conexão à internet, ou se encontram em locais desprivilegiados de sinal, são mais propensas a adotar o modelo on premise. Isso se intensifica ainda mais em negócios que precisam ficar on-line 24 horas por dia, como e-commerces.

Além dos benefícios que já citamos até aqui, entre outras vantagens trazidas pelo formato, podemos citar:

  • Gerenciamento total de todos os recursos, com upgrades e mudanças no sistema;
  • Procedimentos de segurança rígidos, como a gestão de identidade e acesso — Identity and Access Management, ou IAM —, permitindo somente o acesso de colaboradores autorizados ao servidor;
  • Possibilidade de customização, uma vez que o software integra o patrimônio da empresa,
  • Equipe interna a postos para intervir a qualquer momento em casos de possíveis problemas.

Desvantagens do on premise

Entre as desvantagens do on premise, temos:

  • Obtenção de licenças e criação de políticas internas de manutenção;
  • Exigência de monitoramento mais cuidadoso na atualização e manutenção do software;
  • Por ter uma abordagem a longo prazo, alguns processos podem ficar ultrapassados,
  • Maior tempo para configuração dos módulos do sistema.

Implantação do on cloud

Nas aplicações de cloud computing, o sistema é hospedado no formato em nuvem, dispensando o espaço físico para a instalação de hardwares e exigindo apenas conexão com a internet para a utilização da plataforma.

Nesse modelo, o acesso é simplificado, uma vez que o login no sistema pode ser feito de qualquer lugar, até por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Nova call to action

Vantagens do on cloud

Plataformas hospedadas na nuvem trazem grandes vantagens, além da facilidade de acesso e de implantação e dispensa de manutenção. Confira a seguir outros pontos positivos que a solução agrega.

  • Menos despesas e equipamentos para a instalação, inclusive com a capacitação dos funcionários por conta do fornecedor;
  • Segurança de dados, graças aos backups automáticos, que recuperam informações perdidas ou deletadas,
  • Otimização do espaço físico, uma vez que o sistema não exige hardwares, além da implementação rápida e suporte técnico garantido pelo tempo de uso.

Desvantagens do on cloud

Entre algumas das desvantagens que um cloud server pode apresentar, é possível elencar alguns pontos, como os que citaremos a seguir:

  • Dependência de um bom sinal de internet, sendo que o sistema precisa dela para uma operação eficiente — uma queda da rede pode resultar em pausas nas atividades;
  • Possibilidade de customização reduzidas,
  • Controle descentralizado e riscos de erros no sistema, com maior dificuldade de identificação dos responsáveis.

On premise ou on cloud, a TOTVS tem!

Neste conteúdo, explicamos sobre a utilização do ERP hospedado nos formatos on premise e on cloud, abordamos suas formas de implementação, suas vantagens e desvantagens.

É importante levantar os pontos que precisam ser melhorados na sua empresa, bem como os objetivos que ela deseja alcançar, para ponderar qual modelo faz mais sentido para seus processos.

Seja qual for a opção que melhor se encaixa em seu negócio, a TOTVS atende as duas frentes, com os melhores sistemas e tecnologias. Somos referência no mercado de tecnologia e estamos preparados para ajudar sua organização a se destacar da concorrência.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o tema, acesse agora nosso outro post e descubra características importantes do cloud computing! Para estar sempre por dentro de nossas novidades, continue acompanhando o blog da TOTVS; e assine a newsletter, para receber artigos diretamente em seu e-mail, de forma gratuita.

erp cloud

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *