Power BI: o que é, como funciona, como usar e mais!

Equipe TOTVS | 09 janeiro, 2023

Você com certeza já ouviu falar do Power BI, certo? Todos que trabalham com um grande volume de dados sabem que precisam contar com uma solução de BI para processar e analisar todas as informações diárias e, assim, tomar decisões mais assertivas dentro da empresa.

Por isso mesmo, as ferramentas de BI são cada vez mais necessárias no meio empresarial como forma de otimizar todo o processo de interpretação de dados.

Nesse cenário, é importante saber que existem diversos softwares que desempenham essa função, sendo um deles o Power BI, criado pela Microsoft.

Mas você sabe como ele funciona, para quem é indicado e como baixá-lo? Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos este conteúdo!

Aqui você vai descobrir tudo sobre a ferramenta, como ela funciona e ainda conhecerá mais um software que pode ser muito útil e intuitivo para o seu negócio, seja você um gestor, um analista de dados ou outro profissional.

Boa leitura!

O que é Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence ou Inteligência de Negócios lançada pela Microsoft, em 2015. Basicamente, ele transforma os dados de um negócio em informações palpáveis, permitindo a interpretação clara dessas.

Ou seja, ele extrai e trata dados de diversas fontes, como Excel, dados da internet ou CSV, por exemplo, e os converte em informações de fácil interpretação e visualmente interativas, em dashboards compartilháveis.

Para que serve o programa Power BI?

De uma forma geral, a solução tem como finalidade facilitar a análise, interpretação e visualização de dados para que, consequentemente, as ações tomadas em uma empresa possam ser mais assertivas.

Nesse sentido, o usuário deve conectar alguma fonte de dados ao software para obter gráficos, estatísticas, listas, relatórios, entre outros recursos.

Convém destacar que visualizar todos os dados essenciais de um segmento dentro de uma única plataforma e de forma unificada agiliza as operações e otimiza os processos, além de torná-los mais eficientes. 

Além disso, a utilização dessa ferramenta dispensa a contratação de um designer ou de um analista de sistemas para transformar os dados em gráficos, por exemplo. Isso porque a ferramenta é intuitiva e realiza esse processo automaticamente. 

Nova call to action

Como essa ferramenta funciona?

Agora vamos entender como o Power BI funciona na prática!

Primeiramente, é preciso entender que esse é um serviço que fica hospedado em nuvem.

Conhecido como Power BI Services, é nesse espaço online em que ficam armazenados os dashboards criados e onde você pode realizar o compartilhamento desses painéis com os colaboradores da sua empresa, para que eles visualizem, comentem e realizem edições.  

No entanto, antes disso, para desenvolver cada um dos seus projetos, que posteriormente serão armazenados em nuvem, é necessário ter o software instalado no seu desktop, o chamado Power BI Desktop.

Afinal, será por meio desse programa que você poderá conectar as fontes de dados para que seja realizada a extração e o tratamento dos dados. Assim, quando o dashboard for criado e você realizar a sua publicação, ele vai para a nuvem.

Além disso, saiba que você também pode acessar os projetos publicados por meio dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Para isso, basta baixar o Power BI Mobile, que está disponível para Android e iOS.

Já em termos de funções, é possível fazer diversas ações dentro do ferramenta, como:

  • Personalização dos dashboards;
  • Coleta de dados provenientes da internet;
  • Compartilhamento de projetos com outras pessoas.
  • Criação de narrativas e linhas do tempo com os dados;
  • Exportação dos relatórios criados no Power BI para o Power Point.

O principal problema talvez seja a capacidade de processamento de dados.

Em uma empresa de médio ou grande porte, o fluxo de informações pode ser constante e em alto volume.

A solução de BI deve ser capaz de se integrar aos mais diversos canais de dados e ter uma estrutura suficiente para processá-los — ainda mais porque falamos de um software na nuvem.

Esse é um dos pontos falhos do Power BI, mas que não existe na realidade de soluções mais preparadas para altas demandas, como o BI da TOTVS, por exemplo.

Para quem é indicado o Power BI?

O Power BI é indicado para qualquer empresa ou profissional que deseja analisar dados e construir relatórios sobre o seu negócio. Isso quer dizer que não é preciso ser necessariamente da área de TI para utilizar a ferramenta. Afinal, ela é bastante intuitiva.

No entanto, independentemente da quantidade de dados que você trabalhe, ainda que seja mínima, pode valer a pena utilizar essa ou qualquer outra ferramenta de BI para otimizar o processo e tornar a análise de informações mais intuitiva.

Como mencionamos, essa solução em específico pode apresentar problemas para auxiliar na rotina de algumas empresas com um volume elevado de informações.

Vale dizer que é importante investir em uma solução flexível, algo que vários usuários apontaram ser um problema da plataforma em questão.

Um sistema de BI, como o TOTVS Fast Analytics, permite total personalização das fórmulas utilizadas e oferece recursos diferenciados de usabilidade — pensados para as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras.

Quais são os benefícios dessa solução?

Agora que você já conhece sobre o funcionamento do Power BI e sabe que ele pode facilitar consideravelmente a análise de dados de uma empresa, é hora de conhecer os demais benefícios que ele apresenta. Confira abaixo!

Bom custo-benefício

A ferramenta apresenta diversos pacotes de assinatura para que possa ser escolhido aquele que melhor atenda às suas necessidades.

Assim, é possível encontrar pacotes com bom custo-benefício, que contenham as funcionalidades e recursos que você realmente precisa.

Instalação facilitada

Todo o processo de registro e instalação pode ser realizado em poucos minutos e de forma muito simples.

Inclusive, qualquer pessoa com conhecimentos em informática consegue instalar a ferramenta, o que evita a necessidade de deslocar o pessoal de TI para essa função.

Visão geral do negócio

Como é uma ferramenta de Business Intelligence, ele pode ser utilizado e aplicado nos mais variados setores de uma organização, como financeiro, marketing, RH, compras, entre outros.

Assim, para além da análise individual de cada área, é possível integrar os dados de todas elas para obter um panorama geral do negócio.

Convém destacar que essa visão geral pode se dar tanto por meio dashboards individuais em um mesmo projeto ou em um único relatório.

Vale lembrar que outras soluções do mercado, como o BI da TOTVS, oferecem ainda mais recursos para visibilidade e validação de dados, pensados especificamente para o mercado brasileiro.

Monitoramento em tempo real

Sabemos que os dados de uma empresa podem mudar a todo momento, não é mesmo? A boa notícia é que a ferramenta de BI da Microsoft realiza o monitoramento das fontes de dados integradas a ela em tempo real.

Dessa forma, sempre que ocorrer alguma alteração dos dados, esses são atualizados para você, o que evita qualquer tipo de erro por falta de atualização.

Acessibilidade

Como vimos anteriormente, o Power BI pode ser acessado por desktop ou por dispositivos móveis, tanto aqueles com sistema iOS como os Android.

Além disso, para realizar o acesso do sistema na nuvem pelo smartphone ou tablet, o usuário pode tanto optar pelo aplicativo como fazer isso diretamente do navegador.

Ou seja, a ferramenta permite que o usuário realize os acessos quando e onde estiver.

No entanto, a usabilidade pode ser um problema, já que é uma ferramenta um tanto padronizada. Outras soluções do mercado brasileiro podem ser mais adequadas por serem personalizáveis.

Suporte da Microsoft

Por ser uma ferramenta da Microsoft, o usuário pode solicitar o suporte da empresa a qualquer momento, sempre que precisar, seja via chat ou telefone, sem qualquer custo adicional.  

Compartilhamento de experiências entre os usuários

Por fim, um outro benefício de usar essa solução é que o software conta com uma espécie de comunidade de usuários da ferramenta que estão em uma mesma região.

A partir dela, torna-se possível compartilhar experiências e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta.

Como baixar a ferramenta?

Para baixar essa ferramenta, você pode se dirigir ao site da Microsoft e buscar pelo programa “Power BI Desktop”. Em seguida clique em “Baixar” e escolha a opção compatível com o seu computador: 32 bits ou 64 bits.

Depois que o download finalizar, é só seguir o processo de instalação habitual em outros programas, como aceitar os termos de contratação e escolher o local do seu computador no qual o software será instalado.

E pronto! O programa já está pronto para funcionar.

Vale dizer que você também tem a opção de realizar o download da ferramenta pela Microsoft Store, casa o seu sistema operacional seja Windows.

Realizando o processo por aqui, a instalação é automática, ou seja, você não precisa seguir as etapas de aceitar termos, etc.

Qual Power BI é gratuito?

O Power BI Desktop é sempre gratuito. Isso quer dizer que você não precisa de nenhuma licença para baixá-lo. Basta realizar as etapas que listamos anteriormente.

Nesse cenário, você consegue criar relatórios e modelos de dados, mas não tem acesso a várias outras funcionalidades do programa.

Isso quer dizer que, para compartilhar seus projetos com outros usuários, habilitar a função de colaboração, publicar os relatórios, entre outros recursos, é preciso adquirir a versão Pro, Premium ou PPU (Premium por Usuário).

O ideal, quando falamos de soluções para otimizar suas operações e negócios, é investir.

Por isso, antes de tomar uma decisão, procure no mercado as opções que melhor atendam as empresas brasileiras.

Existem várias, com suporte técnico daqui e 100% disponível, que podem ajudar você a cobrir o gap existente em inteligência de negócios.

Como usar o Power BI?

O primeiro passo para usar o Power BI é definir quais objetivos você deseja alcançar com ele e qual a função que ele desempenhará na sua empresa. Tudo isso ajuda a realizar um bom planejamento para usar a ferramenta de forma assertiva.

Em seguida, isto é, para começar a usá-lo, será necessário conectar as fontes de dados as quais você deseja que sejam extraídos os dados.

Aqui é importante dizer que sua interface é bem intuitiva e bem similar aos outros programas da Microsoft. Portanto, você não terá muitas dificuldades para fazer essa conexão e criar os seus dashboards.

Depois que o software já estiver integrado à sua rotina, procure acompanhar os resultados para saber se aqueles objetivos iniciais estão sendo alcançados e, dessa forma, verificar se algo precisa ser modificado.

Lembre-se de compartilhar com os seus colaboradores os projetos e dashboards construídos para que eles visualizem, interajam e editem. Mas saiba que essas funções podem ser restringidas ou liberadas de acordo com as suas estratégias. 

Como atualizar o Power BI?

Caso você tenha baixado o software pela Microsoft Store, então nem precisa se preocupar, pois a atualização é realizada de forma automática.

Agora, caso você tenha realizado o download pelo site da Microsoft, então sempre que houver uma nova atualização disponível, você receberá uma notificação te avisando sobre. Ela provavelmente aparecerá no canto inferior direito do Power BI Desktop.

Assim, basta clicar no link da notificação para baixar a atualização e ter acesso a uma nova versão do software.

Quanto ganha um profissional de Power BI?

Não existe uma profissão específica de Power BI. O que existe são analistas de Business Intelligence, que estão aptos e qualificados para trabalhar com diversas ferramentas de BI, inclusive a da Microsoft.

Assim, a média salarial para o analista de BI é de R$4.525,00, segundo o site Vagas.com.

Quais são os melhores cursos de Power BI?

Existem diversos cursos para quem deseja aperfeiçoar as técnicas e operar o Power BI da melhor maneira possível, extraindo todos os recursos que essa ferramenta oferece.

Entre os principais, podemos citar:

  1. Curso online da EBAC
  2. Curso da Viscari
  3. Curso da Udemy
  4. Curso grátis da Unova Cursos
  5. Formação da Alura

Conheça o BI da TOTVS

Apesar de existirem boas ferramentas de Business Intelligence, é possível encontrar no mercado softwares mais personalizáveis, que se adaptam melhor à necessidade de cada negócio e que seja tão intuitivo a ponto de não precisar de curso para operá-lo com maestria. Esse é o caso do BI da TOTVS.

A ferramenta conta com dashboards e indicadores desenhados de forma totalmente personalizada e de acordo com a área de atuação da sua empresa.

Além disso, ela permite a integração com diversos ERPs, o que torna os processos dentro de uma empresa muito mais fáceis.

E o melhor: o BI da TOTVS é 100% na nuvem, o que contribui para melhorar o desempenho das análises e deixar o seu hardware livre para outras tarefas.

Portanto, aproveite a oportunidade e conheça mais sobre o BI da TOTVS para melhorar os resultados do seu negócio a partir da análise de dados simplificada e personalizada!

Conclusão

Como vimos neste conteúdo, o Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence da Microsoft que contribui para a análise e visualização de dados dentro de uma empresa.

Mas, assim como ela, existem outros poderosos softwares que desempenham função similar, mas de uma forma bem mais personalizada e simplificada, como é o caso do BI da TOTVS.

Portanto, na hora de escolher a sua ferramenta, leve em consideração qual opção pode facilitar, otimizar e descomplicar ainda mais a sua rotina dentro da empresa de acordo com as necessidades do seu segmento. 

Agora, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e completos direto em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.