sistema-de-gestao-financeira

Sistema de gestão financeira: Descubra suas vantagens

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 16 junho, 2020

Manter as finanças da empresa em dia é essencial para que as atividades fluam e para que o negócio chegue ao final do mês com um bom faturamento e as contas no verde. Com esse objetivo, é possível implementar um sistema de gestão financeira que automatiza processos e ajuda na saúde financeira da companhia.

Essa pode ser uma estratégia altamente eficaz, sobretudo nos quesitos controle, simplificação e conhecimento sobre a real situação da empresa. Veja, neste artigo, as vantagens e os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar para o seu negócio!

Como um sistema de gestão pode ajudar o setor financeiro?

A tecnologia se torna cada vez mais necessária para que as empresas tenham vantagem competitiva e possam oferecer o melhor para seus clientes. Além disso, um sistema de gestão empresarial facilita os processos do setor financeiro em muitos aspectos. Veja a seguir os benefícios em adotar essa solução:

eBook Grátis - Guia Prático Para Uma Gestão Financeira Que Garanta o Lucro da Empresa

Automação de processos

A automação de processos representa uma grande vantagem, pois torna os processos de coletar, armazenar, gerir e integrar informações muito mais eficientes. O ERP (Enterprise Resource Planning) também proporciona melhor aproveitamento de dados e informações.

Com isso, o fluxo de trabalho é otimizado e se torna mais rápido, além de possibilitar que os gestores tomem decisões mais assertivas e estratégicas. A automatização promove também a redução sistemática de erros e gargalos nas operações.

Isso acontece porque os processos que antes eram feitos de forma manual passam a ser automatizados pelo sistema para financeiro. Essa é uma alternativa mais moderna e livre de burocracias, papéis e planilhas.

Centralização da informação

Ter acesso aos dados da empresa em um único lugar facilita muito a rotina de trabalho do setor. Para um bom rendimento gerencial, é imprescindível trabalhar com dados centralizados e informações acessíveis.

O sistema para gestão financeira promove a integração que uma empresa precisa para gerir as suas informações e embasar as suas decisões. E para tornar os setores ainda mais integrados, é possível implementar módulos para o RH, o setor fiscal, entre outros.

Esse recurso ajuda tornar a gestão mais eficiente, concentrando os seus esforços em um único repositório de dados. A centralização também faz com que os processos sejam padronizados, facilitando o entendimento das informações por profissionais de diferentes setores. Assim, todos podem se manter em sincronia.

Gestão de estoque

Para evitar o baixo nível do estoque ou itens parados por muito tempo, é preciso que haja um gerenciamento eficiente. E é exatamente isso o que o sistema para gestão proporciona.

Por meio dessa solução, a empresa consegue administrar o inventário de forma muito mais eficiente a partir da integração com outros setores. Assim, dados referentes ao setor comercial e de produção, por exemplo, podem balizar a forma com que o estoque precisa ser abastecido.

Com isso, o setor de compras pode repor insumos e mercadorias no tempo certo, negociando com mais precisão e economia com fornecedores. Portanto, com um fluxo mais inteligente na cadeia de suprimentos, não há necessidade de grandes estoques.

Acesso a informações estratégicas

Os sistemas para empresas também permitem que os gestores visualizem melhor a situação financeira da empresa de forma mais ampla. A solução administra um alto volume de informações estratégicas do negócio e fornece um panorama mais completo aos tomadores de decisão.

Os relatórios emitidos pelo software fornecem estatísticas de operação a partir do cruzamento de dados, cálculos e avaliações automatizadas. Com isso, todas as atividades da empresa podem ser registradas no sistema.

Tudo isso proporciona uma visão mais completa e estatística acerca dos resultados financeiros da companhia. Assim, é possível definir indicadores de desempenho e analisá-los a partir de uma base sólida de dados que permite estabelecer metas e objetivos.

Controle de recursos

Outra vantagem dessa tecnologia é contar com um controle de recursos a partir de um monitoramento que visa entender as operações da empresa e avaliar como cada uma delas impacta as finanças.

Isso facilita a identificação de gargalos processuais e quedas de produtividade, além do desperdício de recursos materiais, a exemplo das perdas no estoque devido à má gestão.

Além disso, o sistema de gestão financeira também é crucial para diminuir desperdícios de recursos humanos, realocando funcionários e colaboradores para atividades que necessitem de melhor desempenho, por exemplo.

Conheça o TOTVS Backoffice

Com o TOTVS Backoffice você terá muito mais controle sobre o setor financeiro da sua empresa. Trata-se de uma solução personalizável para atender às necessidades do seu negócio.

Garanta uma gestão mais eficiente e organizada com essa solução. Entenda mais sobre como fazer gestão financeira com nosso sistema e quais suas principais vantagens!

Nova call to action

Comentarios

  1. Bianca Alves

    Adorei essa matéria, esse blog é muito interessante, parabéns.

    1. Alan Amorim

      Muito obrigado, Bianca!
      Nosso time trabalha diariamente para trazer informações interessantes, então é muito satisfatório ler um comentário assim. 🙂
      Agradecemos a leitura e a convidamos a acompanhar o blog.

  2. Isabele Araujo

    Òtima matéria, bem explicada gostei muito.

    1. Alan Amorim

      Olá, Isabele.
      Obrigado pelo comentário, agradeço em nome de toda a equipe.
      Convido você a acompanhar o nosso blog, tem muito artigo interessante como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *