10 passos para realizar o planejamento de curto prazo com a Folha Tarefa

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018
Realizar o planejamento de curto prazo é um desafio para a construtora. O papel do planejamento de curto prazo é orientar diretamente a execução da obra. Em geral, é realizado em ciclos semanais subdividindo as atividades de médio prazo em pacotes de trabalho para facilitar o acompanhamento e garantir que o projeto cumpra o prazo e o custo previsto no planejamento.

O TOTVS Obras e projetos conta com um recurso para realizar o planejamento de curto prazo por meio do recurso Folha tarefa.

Para complementar o assunto anterior apontamento do avanço físico nesse artigo vamos ensinar em 10 passos como você pode realizar o planejamento de curto prazo com a Folha Tarefa do TOTVS Obras e Projetos:

– Inicialmente cadastramos o coletor, associamos o coletor ao projeto desejado e no cadastro usuários de coletores móveis vinculamos os coletores em cada usuário

Mat2_cp_im1

– Próximo passo é montar uma Equipe de Mobilidade e cadastrar todos os recursos da equipe. Assim já conseguimos iniciar o planejamento da Folha Tarefa.

Mat2_cp_im2

– No cadastro de Folha Tarefa vamos informar a periodicidade do planejamento, informamos a data inicial e o sistema calcula a data final de acordo com a periodicidade informada.

Os dois principais tipos de apontamento da folha tarefa é por meio do coletor móvel ou apontamento Manual.

Mat2_cp_im3

– No apontamento com o Coletor móvel, utilizamos um dispositivo (celular) para realizar o apontamento. Nesse caso devemos informar o usuário e para qual coletor vamos enviar a folha tarefa

Mat2_cp_im4

– Quando o tipo de Apontamento for manual (sem coletor): podemos utilizar o planejamento da folha tarefa e realizar o apontamento manual com o auxílio de um leitor de código de barras

Mat2_cp_im5

– Para as folhas tarefas do tipo manual também é possível realizar os apontamentos via web.

A vantagem nesse processo é poder usar o planejamento de curto prazo sem a necessidade de habilitar coletores, pois o apontamento é realizado por meio da tela anexo “Interface de coleta via código de barras” ou pelo navegador web

Mat2_cp_im6

– Quando associar as tarefas, o TOTVS Obras e Projetos irá apresentar somente as tarefas planejadas no período informado, assim fica muito mais fácil realizar o planejamento da folha tarefa

Mat2_cp_im7

– O próximo passo é vincular as tarefas as equipes, clicando nas atividades do anexo “Alocação de Mão de Obra” segurar o clique e soltar sobre a equipe desejada. O sistema identifica automaticamente quais membros da equipe serão necessários nas tarefas a serem alocadas, facilitando o trabalho de planejamento

Mat2_cp_im8

– O sistema irá mostrar quais recursos são requisitados na tarefa e se a equipe alocada consegue atender totalmente a tarefa, podemos ver que na coluna “%alocado”, dessa forma o engenheiro que está realizando o planejamento consegue identificar se ele vai precisar de mais equipes para atender as tarefas alocadas naquela semana.

Mat2_cp_im9

– Após alocar todas as tarefas podemos enviar a folha tarefa para o dispositivo móvel facilitando muito a coleta das informações já que o coletor funciona off-line.

Mat2_cp_im10

– Se o tipo de folha tarefa utilizado for Manual, é necessário editar a folha tarefa e selecionar “pronto para impressão” dessa forma será possível realizar o apontamento manual.

Mat2_cp_im11

– Para facilitar o processo de sincronização o TOTVS Obras e projetos envia um QR Code para o usuário via e-mail assim facilita o processo de sincronização no dispositivo móvel tornando a configuração do dispositivo totalmente automática.

Mat2_cp_im12

Nos próximos artigos vamos destacar as outras funcionalidades do TOP Mobile. A
TOTVS sempre tem novidades para melhorar a gestão dos projetos da sua empresa e tornar o seu trabalho cada vez mais fácil e ágil.

Veja também as outras matérias do segmento de Construção e Projetos na nossa
biblioteca e para mais informações entre em contato com um canal de atendimento
TOTVS ou acesse os links relacionados.

Acesse aqui a documentação técnica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *