Um desafio recorrente de uma construtora é orçar, cobrar e vender o serviço de maneira sintética e ao mesmo tempo ter a necessidade de controlar o avanço desse serviço, acompanhando várias atividades de execução, para que, depois, seja possível analisar o avanço do serviço. Por isso, o engenheiro deve somar o avanço de cada atividade analítica que está vinculada ao serviço orçado e organizar a informação para conseguir chegar ao valor avançado na sua planilha sintética.
Para solucionar esse cenário, o TOTVS Obras e Projetos (TOP), conta com duas planilhas que podem ser vinculadas, que são:
– Planilha de Serviços, na qual é possível elaborar o orçamento de maneira sintética;
– Planilha de Atividades que permite desmembrar o orçamento da Planilha de Serviços em Atividades de Execução.
Desse modo, o sistema permite que seja feito o controle de avanço apenas pela Planilha de Atividades, e ao final de cada período, é possível importar a informação do que foi avançado para o cronograma da Planilha de Serviços para realizar visualização do avanço da obra de maneira sintética.
Para exemplificar a utilização dessa funcionalidade no sistema, será demonstrado, nessa matéria, os 5 passos necessários para sincronizar o cronograma da Planilha de Atividades com a Planilha de Serviços.
Foi criado um projeto de um Prédio de 4 andares e, nesse exemplo, iremos utilizar o recurso Alvenaria, que será orçado de maneira sintética na Planilha de Serviços e estará desmembrado em 5 etapas (que corresponderão aos andares) na Planilha de Atividades.
1º Passo – Realize a configuração do Parâmetro do Projeto para permitir a utilização da Planilha de Serviços, assim como na imagem abaixo.
2º Passo – Elaborar a Planilha de Serviços (Orçamento sintético).
3º Passo – Elaborar as Etapas da Planilha de Atividades e vincular com o serviço da Planilha de Serviços.
4º Passo – Com a planilha de Atividades elaborada, já é possível criar seu Planejamento e controlar o avanço de suas atividades através do Realizado, assim como na imagem abaixo:
Obs.: Em caso de dúvidas sobre como elaborar o planejamento de um projeto, acesse os links relacionados que se encontram no final dessa matéria.
5º Passo – Após gerar o Cronograma na Planilha de Atividade já é possível importá-lo para a Planilha de Serviços e conforme for sendo informado o realizado nas atividades do cronograma da Planilha de Atividades, também será possível importar novamente o cronograma de Atividades na Planilha de Serviços.
Para isso utilize a rotina “Preencher Cronograma da Planilha de Serviços”:
Esse controle permite verificar o avanço da obra de maneira sintética e analítica. Note que no exemplo apresentado, foi realizado 26,66% da Alvenaria no Térreo, enquanto ao analisar na Planilha de Serviços foi visto que foi avançado 5,33% referente ao total de Alvenaria orçada no Projeto
Dessa forma o engenheiro consegue realizar o controle do projeto de maneira ampla, além de que o sistema se encarrega de realizar o cálculo e distribuição do percentual de avanço, permitindo que o engenheiro ganhe mais tempo para análise de desvios e tomadas de decisão no projeto.
Veja também outras matérias do segmento de Construção e Projetos.
Para saber mais entre em contato com a
TOTVS ou agende uma visita pelo 0800 70 98 100.
Deixe aqui seu comentário