Imagine se você pudesse prever as inovações que vão transformar o mercado antes da concorrência. Infelizmente, não existe bola de cristal capaz de fazer isso — mas acompanhar de perto as tendências tecnológicas em alta pode ajudar.
Segundo a 28ª Global CEO Survey da PwC, 45% dos executivos brasileiros acreditam que suas empresas não durarão mais de dez anos se não se reinventarem.
Para esses executivos, a tecnologia é um dos pilares mais urgentes para estruturar essas mudanças.
É aqui que as tendências entram como aliadas: elas atuam como um radar para preparar seu negócio para o que vem pela frente, orientar decisões mais inteligentes e impulsionar estratégias.
Vamos começar entendendo quais são essas inovações. Neste conteúdo, você encontra 12 recursos tecnológicos para ficar de olho nos próximos anos.
Pronto para mergulhar no futuro da tecnologia?
12 tendências tecnológicas em alta no ano de 2025
Acompanhar as inovações que moldam o mercado é a base para estruturar uma operação estratégica e, principalmente, manter a competitividade.
No entanto, com um mercado cada vez mais dinâmico, nem sempre é fácil acompanhar as mudanças e tendências.
Por isso, reunimos conceitos, ferramentas e recursos que são o futuro da tecnologia para compartilhar com você e impulsionar a inovação no seu negócio.
Descubra quais são eles a seguir!
1. IA Generativa
Já é possível acompanhar um aumento no uso de tecnologias de inteligência artificial generativa, que incluem modelos capazes de gerar texto, imagens e até mesmo código, mas elas devem se tornar mais acessíveis nos próximos anos.
Esse movimento tem impulsionado ganhos reais para as empresas.
Segundo a 28ª Global CEO Survey da PwC, destacada logo no início deste conteúdo, mais da metade (52%) dos executivos brasileiros indicou que a IA generativa contribuiu para o aumento da eficiência no uso do tempo dos seus funcionários.
Além disso, 61% dos CEOs no Brasil esperam que essa tecnologia gere impacto positivo na lucratividade dos negócios nos próximos 12 meses.
A popularização dessas soluções impulsiona a criação de novos produtos e serviços. Como consequência, outras tendências baseadas em IA ganham força, como os agentes de inteligência artificial.
2. Agentes de IA
Apontados pela Gartner como uma das tendências tecnológicas para 2025, os agentes de IA são sistemas autônomos, com capacidade de tomar decisões e executar ações de forma proativa — tudo com base em dados, contextos e objetivos previamente definidos, claro.
A previsão da consultoria é que, até 2028, pelo menos 15% das decisões cotidianas no trabalho sejam tomadas por agentes de IA.
Isso representa um avanço significativo na autonomia dessas soluções e pode trazer benefícios importantes para as empresas, como:
- Agilidade nos processos;
- Ganho de produtividade operacional;
- Impulso para a inovação em diversos setores.
3. Governança de IA
Conforme as empresas adotam soluções baseadas em inteligência artificial em suas atividades diárias, cresce também a preocupação com o uso seguro, ético e responsável dessas tecnologias.
Não à toa, as plataformas de governança de IA aparecem no ranking de tendências na área de tecnologia divulgado pela Gartner.
Segundo dados da pesquisa, as organizações que implementarem essas plataformas serão consideradas 30% mais confiáveis pelos clientes até 2028.
Nesse cenário, o conceito de AI TRiSM (Trust, Risk and Security Management ou Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança de IA, na tradução), deve ganhar ainda mais destaque nos próximos anos.
Essa técnica nada mais é do que um conjunto de práticas e ferramentas implementadas com o objetivo de garantir que as ferramentas de IA sejam utilizadas de forma segura, ética e eficaz.
É um passo importante para manter a conformidade com regulamentos, proteger a integridade dos dados e a reputação da empresa, além de mitigar riscos relacionados à IA.
4. Computação híbrida
Presente no ranking de tendências estratégicas da Gartner para 2025, a computação híbrida propõe a integração de diferentes tipos de processamento para otimizar o uso de recursos.
A ideia é combinar arquiteturas clássicas, como CPUs, e novas tecnologias, como a computação quântica, aproveitando o melhor de cada recurso para alcançar os resultados desejados.
Por exemplo, uma empresa pode utilizar processamento tradicional para tarefas rotineiras e direcionar cálculos complexos para ambientes quânticos ou neuromórficos. Dessa forma, consegue acelerar a inovação com eficiência e sustentabilidade.
O crescimento da nuvem híbrida e do modelo multinuvem tem impulsionado essa movimentação.
Com essas soluções híbridas, as organizações têm a oportunidade de combinar serviços de diferentes provedores para otimizar o desempenho, reduzir riscos e facilitar as adaptações às mudanças do mercado.
5. Computação espacial
A disseminação do 5G e o avanço de tecnologias como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) estão impulsionando outra tendência em destaque no ranking da Gartner: a computação espacial.
O conceito nada mais é do que a convergência entre o mundo físico e digital.
Isso acontece por meio de experiências imersivas, contextuais e interativas, com base na localização do usuário e no ambiente ao seu redor.
Segundo a consultoria, até 2028, 20% das pessoas terão contato com esse tipo de conteúdo imersivo uma vez por semana.
Isso será possível graças à internet mais rápida e estável proporcionada pelo 5G, que deve representar metade das conexões globais móveis até 2030, segundo o relatório “Global Mobile Trends 2024”, da GSMA Intelligence.
No contexto corporativo, isso indica novas oportunidades de negócios, como:
- Treinamentos corporativos imersivos;
- Experiências de consumo personalizadas;
- Operação remota de equipamentos em tempo real;
- Simulações de projeto de engenharia ou arquitetura.
6. Robôs com múltiplas funções
Os robôs capazes de executar diversas tarefas em um mesmo ambiente devem ser cada vez mais comuns nas empresas, trazendo a flexibilidade de adaptação a diferentes demandas.
Um mesmo sistema pode, por exemplo, inspecionar estoques em centros logísticos e, depois, auxiliar na movimentação de mercadorias — e tudo com eficiência e autonomia.
Essa versatilidade é um dos principais motivos que colocam os robôs polifuncionais entre as principais tendências tecnológicas apontadas pela Gartner para 2025.
7. Tecnologia sustentável
Conforme as preocupações com o meio ambiente e a responsabilidade corporativa ganham destaque, especialmente com a pauta ESG, a tecnologia sustentável tem se tornado uma prioridade nas estratégias empresariais.
Nesse contexto, a computação sustentável surge entre os destaques da Gartner para o futuro da tecnologia.
O objetivo dessa solução é otimizar o uso de recursos computacionais, reduzindo o consumo energético e minimizando o impacto ambiental das infraestruturas de TI.
Isso pode ser feito de diferentes formas, como:
- Uso de sensores IoT para ajustar automaticamente a iluminação e o ar-condicionado com base na presença de pessoas, economizando energia;
- Algoritmos inteligentes para programar tarefas em horários com menor demanda energética, reduzindo o pico de consumo;
- Tecnologias que aproveitam fontes renováveis e reduzem o consumo de energia, otimizando data centers.
8. Inteligência ambiental invisível
Outra tendência tecnológica apontada pela Gartner, alinhada às soluções sustentáveis, é o conceito de inteligência ambiental invisível.
Ele se refere à integração de sensores e sistemas inteligentes em espaços físicos, de maneira discreta e autônoma, sem interferir diretamente nas atividades humanas.
A função dessas tecnologias é coletar e analisar dados do ambiente em tempo real para tomar decisões automatizadas, promovendo maior eficiência operacional, conforto e sustentabilidade.
O uso de sensores IoT para ajuste de iluminação e ventilação, que trouxemos como exemplo no tópico anterior, é uma ótima aplicação prática da inteligência ambiental invisível.
9. Sistemas de segurança contra desinformação
O avanço da inteligência artificial tem gerado benefícios importantes para empresas dos mais diversos setores, mas também trouxe alguns desafios.
Um deles é o crescimento da desinformação, potencializado por conteúdos manipulados e gerados por IA — cada vez mais convincentes.
É por isso que os sistemas de segurança contra desinformação ganharam destaque no ranking de tendências da Gartner.
A consultoria estima que, até 2028, 50% das empresas terão adotado produtos, serviços ou funcionalidades específicas para lidar com esse tipo de ameaça.
Esses recursos ajudam a identificar conteúdos falsos ou enganosos, como deepfakes e informações distorcidas compartilhadas em redes sociais.
Para as empresas, esse apoio é fundamental para proteger dados sensíveis, evitar problemas de reputação e manter a confiança de parceiros e consumidores.
10. Cibersegurança
Ainda no contexto de segurança, a proteção de dados sensíveis tem se tornado prioridade para as empresas.
Com o avanço da LGPD e as novas formas de ataques cibernéticos, aprimoradas com IA Generativa, a cibersegurança surge como uma preocupação crescente e ganha destaque entre as tendências tecnológicas para os próximos anos.
A expectativa é que os gastos com segurança da informação alcancem US$212 bilhões em 2025, 15,1% a mais do que no ano anterior, segundo previsão da Gartner, divulgada pela Abes (Associação Brasileira de Software).
Nesse cenário, as soluções de cibersegurança estão evoluindo para incluir tecnologias cada vez mais sofisticadas, como IA para a detecção de anomalias e a criptografia pós-quântica — apontada pela Gartner como uma das 10 tendências tecnológicas para 2025.
11. Criptografia pós-quântica
O avanço da computação quântica tem o potencial de revolucionar o processamento de dados, mas também representa um risco à segurança da informação.
Isso porque os computadores quânticos podem, no futuro, quebrar os sistemas de criptografia utilizados atualmente. Ou seja, tornaria vulneráveis os dados armazenados por empresas.
A solução para esse problema foi apontada como uma das tendências no ranking da Gartner: a criptografia pós-quântica.
Esse sistema conta com algoritmos criptográficos projetados especificamente para resistir a ataques realizados por computadores quânticos — um avanço que deve moldar o futuro da tecnologia em relação à proteção de informações.
12. Expansão neurológica
Com as mudanças cada vez mais rápidas no contexto corporativo, a adaptação a novas competências para diferentes trabalhos e o desenvolvimento da capacidade de gerir questões mais complexas também deve ser ágil.
O objetivo da expansão neurológica é justamente utilizar a tecnologia como aliada para acelerar o amadurecimento das novas competências.
Esse conceito, destacado entre as tendências tecnológicas no ranking da Gartner, envolve o uso de tecnologia para aprimorar habilidades cognitivas humanas, como criatividade, foco e capacidade de tomada de decisão.
Alguns exemplos de recursos que podem apoiar o aprendizado contínuo e a performance individual são:
- Ferramentas de IA;
- Softwares de simulação;
- Plataformas de realidade aumentada.
Elas podem ajudar as empresas a impulsionar o desenvolvimento profissional de suas equipes, preparando os colaboradores para lidar com desafios, inovar e se adaptar em um cenário de constantes mudanças.
Assinatura Eletrônica da TOTVS
Outro destaque entre as tendências tecnológicas é a assinatura eletrônica, solução que já conquistou espaço em muitas empresas como grande aliada nos processos diários.
Além de permitir agilidade em tarefas burocráticas, essa tecnologia ainda traz maior segurança e praticidade para a assinatura de documentos.
Com o sistema de Assinatura Eletrônica da TOTVS, você garante a gestão eficiente de assinaturas em uma solução SaaS centralizada com integrações nativas e API para integração com softwares de terceiros.
O sistema conta com módulos de assinatura e devolução de documentos, confirmação e validação de assinaturas, gestão dos processos e muito mais.
Conheça e teste grátis por 30 dias o sistema de Assinatura Eletrônica da TOTVS

Conclusão
Acompanhar as tendências tecnológicas exige atenção e análise estratégica para adaptar as soluções ao contexto do seu negócio.
Estar atento às inovações, como as apresentadas ao longo deste conteúdo, permite que a sua empresa aproveite oportunidades de crescimento, inovação e fortalecimento de posição no mercado.
Para se manter competitivo, é essencial investir continuamente em tecnologia, capacitação e inovação. Acompanhe o blog da TOTVS para ficar por dentro das novidades do mercado e conferir dicas exclusivas para aplicar no seu negócio. Que tal começar com o nosso conteúdo sobre gestão da inovação?
Deixe aqui seu comentário