O marketing e a inovação são áreas que caminham lado a lado, então estar por dentro das tendências de marketing para 2026 é fundamental para colocar seu negócio em vantagem competitiva.
O marketing é um setor efervescente, repleto de novidades e tendências que inundam blogs e canais do YouTube relacionados com conteúdos novos todos os dias.
Por isso, reunimos aqui as principais tendências e inovações que prometem ficar em alta no próximo ano.
Que tal conferir junto conosco? É só seguir a leitura!
10 principais tendências de marketing para 2026
Como acontece todos os anos, costumamos olhar para os principais movimentos do mercado e buscar as inovações mais promissoras e não é diferente com as tendências de marketing.
Atualmente temos algumas movimentações acontecendo e se consolidando, e podemos esperar uma aceleração disso nos próximos anos.
Para ajudar você a acompanhar essas mudanças no setor, separamos 10 tendências destacadas pela pesquisa Kantar Marketing Trends 2026 como os grandes destaques para o próximo ano. Saiba mais sobre elas a seguir!

1. Agentes de IA
De acordo com a Kantar, 24% dos usuários de inteligência artificial já utilizam um agente de IA como assistente de compras.
Cada vez mais, esses agentes se transformam em mediadores entre marcas e consumidores, influenciando jornadas inteiras, desde a descoberta até pós-venda.
A tendência é que, ao longo de 2026, eles assumam tarefas mais complexas, como comparar produtos de maneira mais precisa, filtrar preferências, negociar preços e até executar compras recorrentes automaticamente.
O estudo “Panorama IA nas empresas brasileiras”, da TOTVS, mostra que 50% das companhias do país já utilizam IA. No entanto, ainda há espaço para explorar quando o assunto é agentes de IA.
Segundo a pesquisa, o principal uso de agentes de IA é para criação de textos, e-mails, postagens e campanhas, mencionado por 20% das empresas participantes.
Neste cenário, o desafio para as marcas passa a ser otimizar seus dados e integrações para garantir que seus produtos sejam corretamente “entendidos” e recomendados por esses sistemas.
2. Construção de marca com IA
Segundo a pesquisa da Kantar, mais de 70% dos usuários de IA buscam recomendações regularmente.
Se a IA está sendo utilizada pelos usuários para auxiliar nas decisões de compras, o próximo passo do marketing é claro: fazer com que a sua marca seja recomendada pelos agentes de IA.
Para isso, a sua empresa precisa ser reconhecida como a melhor pela inteligência artificial.
Aqui, entram estratégias como o GEO (Generative Engine Optimisation ou Otimização Generativa para Mecanismos de Busca, na tradução).
Trata-se de uma evolução do SEO, focada nas LLMs: o objetivo é otimizar o seu conteúdo para que as IAs entendam o que sua empresa vende e qual é a sua relevância no mercado.
Com ele, você pode fortalecer a sua marca nos assistentes de IA e, assim, conquistar espaço entre as recomendações dos usuários.
3. Dados sintéticos
Entre as tendências de marketing para 2026 impulsionadas pela IA, aparecem os dados sintéticos, destacados pela Kantar como grandes aliados na ampliação de audiências.
Neste cenário, tecnologias como digital twins e a realidade virtual, integrada a texto, voz e imagens, devem evoluir ainda mais.
Além de ampliar possibilidades de segmentação, os dados sintéticos ajudam a reduzir custos e a proteger a privacidade, já que permitem testar campanhas, prever comportamentos e simular cenários sem depender inteiramente de dados reais.
Isso cria ambientes mais seguros para experimentação e acelera o desenvolvimento de estratégias baseadas em análise preditiva, o que contribui para a inovação das empresas.
4. Inteligência criativa
A inteligência artificial já é parte da rotina dos profissionais de marketing, mas 2026 deve aprimorar a forma como a tecnologia é utilizada.
O foco, segundo a Kantar, deve ser a qualidade dos dados utilizados para treinamento das IAs para garantir informações mais confiáveis na tomada de decisão automatizada.
Isso deve impulsionar outras estratégias, como a criação de anúncios mais precisos, baseados em recomendações da própria IA.
A tendência é que a IA passe a atuar como coautora, acelerando processos sem substituir a visão humana, mas sim ampliando a capacidade de criação e análise dos profissionais de marketing.
5. Economia do mimo

O conceito de economia do mimo, conhecido como “Treatonomics”, surgiu em meio a diversos fatores que impulsionaram mudanças no comportamento de consumo.
Um deles é a volatilidade econômica, aliada a alterações nas aspirações das gerações mais jovens.
Hoje, comprar uma casa não é o sonho de todo nascido na geração Z, por exemplo. Com juros elevados, esse sonho também pode ficar mais distante para aqueles que ainda o conservam.
Como consequência, os hábitos de compra se voltam para aquisições menores (os “mimos”), mas ainda com um mesmo objetivo: gerar prazer e celebrar momentos específicos.
Segundo a Kantar, 36% dos consumidores estão dispostos a contrair dívidas de curto prazo para gastar com coisas que gostam.
Em meio a esse movimento, as redes sociais facilitam a compra de produtos, tornando o processo mais ágil e garantindo a sensação de prazer imediato, muitas vezes com o same-day delivery completando a experiência de “atendimento rápido ao desejo”.
Um grande exemplo é o TikTok Shop, que chegou ao Brasil em 2025: a funcionalidade permite vendas na própria plataforma de vídeos, de maneira integrada aos conteúdos e com uma jornada de compras muito mais ágil.
Tudo isso mantém a economia do mimo viva. Com o avanço da IA, da automação e de ferramentas como o TikTok Shop, a tendência é que ela se fortaleça ainda mais.
6. Inovação como motor de crescimento
Inovação é a base para crescer no mercado atual. Os dados da Kantar reforçam isso: segundo a pesquisa, marcas dispostas a se reinventar, como Google e Amazon, criaram US$ 6,6 trilhões em valor nos últimos 20 anos.
Mas não basta acompanhar as inovações do mercado, é preciso implementar uma cultura de inovação no dia a dia da empresa.
A própria Kantar destaca que, com a IA, o desafio para 2026 é garantir que a inovação dê vida ao diferencial da marca, em vez de perseguir a tecnologia.
Para isso, é preciso estar aberto à experimentação, criar equipes disruptivas e incentivar a criatividade na empresa.
7. Diversidade e inclusão
Com a agenda ESG, o foco em iniciativas de diversidade e inclusão tem crescido, mas elas devem continuar entre as tendências de marketing para 2026, impulsionando o marketing inclusivo.
Essa é uma demanda clara do mercado: segundo a Kantar, 65% das pessoas valorizam marcas que promovem a diversidade e inclusão.
O foco para 2026 é sair do discurso e transformar essas iniciativas em ações autênticas, que realmente agregam valor e geram resultados no pilar da inclusão.
Isso envolve entender as necessidades dos consumidores para desenvolver produtos e serviços mais acessíveis, assim como fazer da diversidade uma realidade intrínseca à cultura da marca.
8. Retail Media Networks (RMNs)
Retail Media Networks é o termo utilizado para descrever plataformas de publicidade criadas e gerenciadas por varejistas, que “vendem” espaços para marcas que desejam anunciar seus produtos.
É o que acontece quando você acessa um marketplace, como a Amazon, e encontra anúncios de produtos patrocinados entre os resultados da sua busca, por exemplo.
De acordo com a Kantar, 38% dos profissionais de marketing planejam aumentar
o investimento em RMN.
O motivo é simples, segundo a pesquisa: elas têm resultados 1,8 vezes melhores do que os anúncios digitais e 3 vezes melhores em termos de intenção de compra.
Aqui, destacam-se as marcas que conseguem aproveitar essa rede de colaboração para criar anúncios mais focados no consumidor e aprimorar a experiência de compra em diferentes canais.
9. Criadores de conteúdo

Outra tendência que deve seguir em crescimento no próximo ano é a parceria entre marcas e criadores de conteúdo. Segundo a Kantar, mais de 60% das empresas pretendem ampliar os investimentos nesta estratégia em 2026.
Agora, o foco é alinhar a marca aos conteúdos criados por esses parceiros, a partir de uma abordagem mais colaborativa.
Para 2026, a Kantar destaca como passos essenciais:
- Criar diretrizes claras para os criadores de conteúdo;
- Definir e compartilhar métricas de sucesso;
- Proporcionar maior liberdade criativa aos criadores de conteúdo.
A tendência é que essas parcerias se tornem mais estratégicas e contínuas, com foco em relações de longo prazo e não apenas em campanhas pontuais.
À medida que o público passa a valorizar conteúdo útil, real e contextualizado, os criadores se tornam mediadores importantes entre as marcas e comunidades altamente segmentadas, ampliando alcance e reforçando a relevância de forma orgânica.
10. Microcomunidades como aliadas no marketing de redes sociais
As microcomunidades têm ganhado espaço no ambiente digital, especialmente por oferecerem um senso de pertencimento e personalização, fatores altamente priorizados pelos usuários.
A Kantar destaca que autenticidade e relevância são pilares essenciais nesses espaços, o que reforça algumas tendências já mencionadas nesta lista, como ações de diversidade e inclusão mais autênticas, GEO para construção de marca e colaborações com criadores de conteúdo.
De acordo com a pesquisa, 40% dos consumidores confiam nas recomendações de microcomunidades tanto quanto nas pessoais.
Ou seja: esses canais são grandes oportunidades para ampliar a autoridade, a confiabilidade e a relevância da marca.
Contudo, mais do que marcar presença nas microcomunidades, a sua empresa deve usar esses canais para estar próxima dos consumidores e construir um relacionamento sólido com o público.
Para isso, é necessário conhecer o perfil dos seus clientes e, a partir disso, oferecer conteúdos relevantes para eles.
Como sua empresa pode ficar por dentro das tendências de marketing para 2026?
Não se engane: manter-se a par das mudanças requer agilidade e resiliência. A natureza volátil do mundo do marketing exige uma mentalidade flexível e um planejamento ágil em seu departamento de comunicação.
Não se trata apenas de acompanhar as tendências de marketing, mas também de adotar estratégias que melhor atendam às metas e circunstâncias específicas de sua organização.
Temos algumas dicas para ajudar você neste processo:
- Construa uma estratégia flexível: utilize frameworks de gerenciamento, como Agile e Lean para que sua equipe integre e melhore as estratégias de marketing rapidamente com base no feedback em tempo real;
- Crie uma cultura de aprendizado contínuo: incentive sua equipe a ficar a par das últimas tendências, tecnologias e técnicas do mercado de marketing. Forneça a eles treinamento, workshops ou cursos que aprimorem suas habilidades e conhecimentos;
- Invista nas tecnologias certas: de ferramentas de automação de marketing que agilizam tarefas e aumentam a produtividade, até CRMs que ajudam a gerenciar o relacionamento com os clientes, aposte em soluções que simplificam seu dia a dia e facilitam a adaptação às tendências do setor.
O importante é o seguinte: adaptar-se não é adotar cada nova tendência que aparece.
Trata-se de escolher estrategicamente quais delas se alinham com suas metas de negócios e necessidades do cliente e aproveitá-las para impulsionar o crescimento e a vantagem competitiva.
Ferramenta de automação de marketing da RD Station

O cenário do marketing está mudando rapidamente e a chave para o sucesso neste ambiente dinâmico é adaptabilidade, otimização e, acima de tudo, automação.
É por isso que você precisa de uma solução que não apenas se adapte a essas mudanças, mas também o ajude a ficar à frente.
É aqui que entra a RD Station, que possui a plataforma n° 1 em automação de marketing e vendas no Brasil, projetada para potencializar seus esforços de marketing e vendas.
Com mais de 40.000 clientes, a RD Station tem sido fundamental para alcançar um aumento médio de 5 vezes mais contatos e gerar 3 vezes mais vendas.
A plataforma é uma solução completa que centraliza as ferramentas essenciais de marketing em um só lugar.
Desde a criação de campanhas, nutrição de leads até a geração de clientes em potencial, você pode obter resultados mais rápidos com o marketing digital.
Além disso, a RD Station CRM organiza seus processos de vendas de forma inteligente, eliminando planilhas e automatizando tarefas diárias
Com relatórios em tempo real, interações com leads via WhatsApp, e-mail ou telefone virtual e acesso rápido ao histórico de vendas, você pode gerenciar suas vendas sem esforço.
Navegar nas tendências de marketing em constante evolução pode ser um desafio, mas com a RD Station, você não apenas acompanha as mudanças, mas se mantém à frente no mercado.
Impulsione o crescimento do seu negócio com a RD Station. Veja como as melhores soluções de automação de marketing podem transformar sua estratégia.
Conclusão
Depois de conferir as tendências de marketing para 2026, você pode se considerar atualizado. Ao menos por enquanto!
E não se preocupe se as suas campanhas e estratégias não se alinharem à boa parte dessas tendências.
Há sempre uma ou duas que podem ser implementadas (mesmo que aos poucos), impactando significativamente nos seus esforços de marketing.
No mais, lembre-se de sempre ficar atento ao mercado e às novas tendências do marketing.
Que tal ler outros conteúdos como esse? A nossa dica para complementar o conhecimento é o artigo sobre automação de marketing.
Deixe aqui seu comentário