Dicas para promover a diversidade e inclusão na sua empresa

Equipe TOTVS | 09 maio, 2023

Diversidade e inclusão são temas cada vez mais presentes na sociedade e também no dia a dia das empresas, que podem aproveitar os inúmeros benefícios de um ambiente mais plural. 

Além da valorização de diferentes profissionais, as organizações que oferecem um espaço inclusivo e diverso conquistam colaboradores mais engajados, integrados e, consequentemente, uma equipe mais produtiva.

No entanto, muitas vezes é necessário fazer mudanças na cultura organizacional da empresa para garantir essa inclusão – o que pode ser um desafio para muitos negócios.

Ao longo deste conteúdo, vamos compartilhar dicas para ajudar nesse processo, além de falar mais sobre os benefícios e a importância de criar um ambiente diverso. Aproveite a leitura!

como-montar-curriculo-estagio

Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?

O conceito de diversidade refere-se às diferenças de uma pessoa para outra. Já a inclusão fala sobre o reconhecimento dessas diferenças, o respeito a elas e, principalmente, a integração da pluralidade nos ambientes.

Cada pessoa é única e existem características, sejam elas comportamentais, físicas ou ligadas a crenças e valores, que nos diferem uns dos outros. 

O papel da inclusão é promover o entendimento sobre essa diversidade, com respeito às características únicas de cada pessoa. 

A partir disso, criam-se ações para desenvolver um ambiente saudável, harmonioso e igualitário, no qual todos possam viver a sua pluralidade e conviver com as diferenças de forma a aproveitar os benefícios de pensamentos e ações diversas.

Qual a importância da diversidade e inclusão nas empresas?

Ao promover diversidade e inclusão nas organizações, é possível trazer resultados positivos para o crescimento do negócio. Ter uma equipe diversificada contribui diretamente para a inovação, a criatividade e a solução de problemas.

Essa pluralidade significa diferentes perspectivas, experiências e ideias, o que pode levar a uma melhor tomada de decisão e a uma vantagem competitiva no mercado.

Além disso, as empresas que incentivam a diversidade têm maior probabilidade de atrair e reter talentos, pois criam uma cultura acolhedora e inclusiva, que valoriza e respeita todos os colaboradores, independentemente de sua origem.

Com isso, é possível construir uma reputação positiva da marca e, consequentemente, uma relação de confiança com os consumidores. 

Outros benefícios de criar um ambiente inclusivo na empresa são:

  • redução de conflitos;
  • diminuição do turnover;
  • processos mais eficientes;
  • igualdade de oportunidades;
  • ambiente mais colaborativo e equipe mais engajada.

Conheça os principais grupos de diversidade nas organizações

Quando o assunto é diversidade, podemos citar inúmeras características que nos tornam diferentes – ou semelhantes – uns aos outros. 

Elas podem ser físicas, comportamentais, de personalidade ou ainda estarem relacionadas a alguma limitação, opinião ou valor pessoal, por exemplo. 

Diante disso, existem alguns grupos que se destacam nas organizações e devem ser observados pelos gestores para promover a inclusão:

  • condições físicas e mentais;
  • orientação sexual;
  • raça e etnia;
  • religião;
  • gênero;
  • idade.

Alguns desses grupos têm ganhado maior destaque nos últimos anos, impulsionando ações mais inclusivas dentro das empresas. Um deles é o gênero.

De acordo com o relatório Panorama Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023, realizado pela Blend Edu, esse é o grupo mais trabalhado nos programas de diversidade no país.

Segundo os dados, 95% das empresas afirmam dedicar-se à temática.

Neste ponto, a dificuldade para ocupar cargos de liderança e a diferença salarial são obstáculos que persistem a anos para as mulheres no mercado de trabalho.  

Apesar desse cenário, a busca pela igualdade de gênero no ambiente de trabalho tem resultado em iniciativas como os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), criados pela ONU Mulheres e adotado por empresas como a TOTVS. 

Seguindo esses princípios, a TOTVS desenvolveu seu pilar de gênero, o #ELASNATOTVS. Por meio dele, a empresa compartilha informações relevantes sobre a temática. 

Voltando ao relatório da Blend Edu, outros grupos que aparecem em destaque são: 

  • raça/etnia: 89%;
  • LGBTQIA+: 86%;
  • pessoas com deficiência: 82%;
  • geração: 42%.

Os riscos de um ambiente de trabalho não diverso e pouco inclusivo

A falta de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho pode desencadear diversas consequências negativas para a empresa, como a falta de engajamento, de colaboração e a queda na produtividade.

Muito além disso, quando a organização não se preocupa em criar um ambiente inclusivo, casos mais graves de preconceito e exclusão podem acontecer entre os colaboradores.

Alguns exemplos de ações que podem reverberar em um espaço pouco plural e que não promove a inclusão são:

  • racismo: uso de termos racistas, ausência de oportunidades iguais, falta de acolhimento;
  • homofobia: piadas preconceituosas, perguntas invasivas sobre a orientação sexual, falta de uma linguagem neutra e inclusiva;
  • machismo: falta de igualdade salarial entre diferentes gêneros, falas machistas e falta de oportunidades igualitárias ou até mesmo casos de assédio;
  • capacitismo: falta de políticas de contratação, ausência de acessibilidade, falas preconceituosas e distinção de tratamento para pessoas com deficiência.

Dicas para promover a diversidade e inclusão nas organizações

Para evitar um cenário de preconceitos e desigualdade, existem alguns passos que contribuem para a promoção da diversidade e inclusão dentro das empresas.

Entender a realidade da sua organização e buscar soluções para tornar a pluralidade algo real na equipe é o primeiro passo.

A partir disso, será possível desenvolver pilares que servirão como base para a gestão de um ambiente inclusivo, diverso e muito mais harmonioso.

Separamos algumas dicas que podem ajudar no processo, confira a seguir.

Coloque o respeito em primeiro lugar

Para criar um ambiente aberto à diversidade, é preciso colocar o respeito no topo das prioridades da cultura organizacional da empresa.

Aqui, vale trabalhar outras características no time, como a empatia e a comunicação, por exemplo. Outro ponto importante é oferecer acessibilidade. 

Reconhecer e acolher as diferentes necessidades de cada indivíduo é a melhor maneira de respeitá-los. 

Crie um comitê de diversidade e inclusão

Contar com um comitê destinado a cuidar das ações de diversidade e inclusão nas empresas faz toda a diferença, uma vez que a área pode focar totalmente no desenvolvimento e na gestão relacionadas a essas pautas.

Além de permitir processos mais efetivos, o comitê também contribui diretamente para o estabelecimento de uma cultura inclusiva, sendo uma maneira de mostrar à equipe que esse é um pilar essencial para a organização.

Avalie a cultura organizacional

Como mudar sem saber o que precisa ser alterado? Para identificar os pontos de melhoria na empresa, é preciso fazer uma análise da cultura organizacional atual.

Rever questões internas, como as políticas do processo seletivo, promoções e comunicação, por exemplo, são passos importantes para compreender como você pode trazer mais diversidade para a organização.

A partir dessa avaliação, é possível visualizar com maior clareza as práticas necessárias para tornar o ambiente mais inclusivo.

Prepare a organização para a diversidade

Muito além de contratar diferentes perfis para compor o time, é importante estar preparado para receber essas pessoas e integrá-las à empresa. 

Para isso, criar um ambiente receptivo a pluralidade, respeitoso e acolhedor é fundamental. Isso inclui rever a cultura organizacional, mas também avaliar a estrutura física do local.

A sua empresa oferece acessibilidade, como rampas, sanitários adaptados e pisos táteis, por exemplo? Existe comunicação em braile nos documentos?

Sobre a comunicação interna: a linguagem utilizada no dia a dia é empática ou existem termos que podem ser considerados preconceituosos? 

Essa é a função de um programa de diversidade e inclusão nas empresas: preparar e gerenciar essas ações, simplificando as mudanças internas.

Prepare o setor de RH

Quando falamos em preparar a empresa, todos os setores devem se adaptar, mas o RH possui um papel fundamental no processo – uma vez que cuida do recrutamento de novos profissionais e atua na gestão de pessoas.

Assegurar a diversidade nos processos seletivos é o primeiro passo para garantir uma equipe plural. 

Para isso, avalie se há um padrão que predomina entre os profissionais contratados e verifique a estruturação das etapas de seleção, desde o anúncio da vaga até a entrevista.

Busque destacar a abertura da empresa para a pluralidade, seja na divulgação de uma vaga ou criando processos direcionados a um grupo específico de diversidade. 

Trace metas de diversidade

Criar uma política de diversidade e inclusão é uma maneira de estabelecer a base para promover a receptividade no ambiente de trabalho, e definir metas pode ajudar no processo.

Ao traçar objetivos claros de diversidade, como ter mais de 50% de mulheres no time, por exemplo, torna mais fácil estipular os próximos passos para alcançar esse resultado.

Invista em uma comunicação interna aberta e plural

A comunicação tem um papel essencial na inclusão. Por isso, faz toda a diferença desenvolver um ambiente aberto à pluralidade e ao compartilhamento de ideias, em que os colaboradores sintam-se seguros para se expressar.

Dar espaço de fala para todos de maneira igualitária, assim como oferecer acolhimento e usar uma comunicação inclusiva são alguns passos para melhorar o diálogo interno.

Outra dica é ouvir os colaboradores para entender quais atitudes a empresa pode tomar para tornar a comunicação mais plural. 

Promova a equidade

Apesar de lembrar a palavra “igualdade”, equidade apresenta um conceito diferente e que deve ser trabalhado na empresa para que a inclusão e a diversidade sejam possíveis.

O termo equidade está relacionado ao reconhecimento das diferenças. Promover a equidade na organização significa entender que, para promover oportunidades iguais, é preciso considerar essas pluralidades.

Portanto, o conceito fala sobre disponibilizar as ferramentas necessárias para que a igualdade seja possível. 

Para exemplificar a equidade de uma maneira simples, imagine uma distribuição de bicicletas do mesmo tamanho e com as mesmas características para três pessoas diferentes: um adulto, uma criança e um adulto em cadeira de rodas.

O adulto consegue encaixar perfeitamente os pés nos pedais, mas a criança não consegue alcançá-los. Para o ciclista com deficiência física, não há como pedalar em uma bicicleta sem as adaptações necessárias.

Se, por outro lado, entregarmos bicicletas adaptadas para as necessidades de cada uma dessas pessoas, todos têm a mesma oportunidade de pedalar. 

Ofereça treinamentos para a equipe

Os treinamentos são ótimas ferramentas para promover mudanças relacionadas à diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. A partir deles, é possível trabalhar a conscientização, a comunicação e a integração da equipe.

Esse pode ser um espaço para educar, falar sobre a cultura organizacional da empresa ou até mesmo compartilhar experiências e ouvir os colaboradores sobre como tornar o espaço mais diverso e inclusivo.

Priorize a integração entre os colaboradores

Entre os treinamentos, as dinâmicas integrativas são uma forma de promover essa troca de experiências, seja entre os colaboradores de uma mesma área ou de diferentes setores.

Além de incentivar essa colaboração entre a equipe, essas atividades também são ótimas oportunidades para identificar afinidades, diferenças e, principalmente, promover o respeito acima de tudo.

Monitore indicadores de diversidade e inclusão

Monitorar indicadores de diversidade nas empresas ajuda a entender o cenário antes e depois da implementação de ações inclusivas, além de permitir analisar quais processos podem ter continuidade e quais devem ser melhorados.

Entre as métricas, é possível avaliar fatores como:

  • representatividade em posições de liderança;
  • evolução do programa de inclusão;
  • satisfação dos colaboradores;
  • diversidade no recrutamento;
  • igualdade de oportunidades.

Com um comitê estabelecido, é possível realizar esse acompanhamento com maior eficiência em parceria com o RH. 

Venha trabalhar na TOTVS!

Você sabia que TOTVS significa “tudo” e “todos”? A palavra vem do latim e tem sentido de totalidade. O nome é também uma maneira de representar os valores da empresa, que foi criada para ser uma empresa de todos.

Junto com mais de 10 mil TOTVERS, criamos plataformas e sistemas inteligentes para ajudar empresas no Brasil e no mundo em diferentes segmentos.

Para garantir uma equipe plural, em um ambiente de muito aprendizado, criatividade e evolução, temos um programa de diversidade e inclusão focado na equidade de gênero, visibilidade LGBTQIAP+ e inclusão para pessoas com deficiência.

Dentre as ações promovidas, temos o Guia de Boas Práticas para gestores de pessoas com deficiência em home office, a Universidade TOTVS em Rede, um ambiente educacional colaborativo, e as lives realizadas pelo pilar #ELASNATOTVS, já citado neste conteúdo. 

Com essas e outras ações, buscamos criar ambientes seguros para trocas de experiências, com um time cada vez mais diverso e inclusivo.

Conheça as vagas em aberto e faça parte da maior empresa de tecnologia do Brasil!

Conclusão

Ao abraçar a diversidade e inclusão, é possível criar um ambiente em que todos se sentem aceitos, independentemente de sua origem ou identidade. 

O resultado? Um espaço aberto ao compartilhamento de ideias e opiniões, com respeito e acolhimento acima de todas as diferenças.

Nem sempre é fácil mudar a cultura organizacional de uma empresa, mas essa pluralidade torna-se cada vez mais importante no mercado e é possível inseri-la na rotina com pequenas ações diárias.

Da comunicação aberta aos treinamentos até ações mais efetivas, como a criação de um comitê de diversidade e o acompanhamento de métricas, trazer a inclusão para a realidade da organização faz toda a diferença para o sucesso do negócio.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.