digital twin

O impacto da tecnologia digital twin

Equipe TOTVS | INOVAÇÕES | 19 dezembro, 2019

O digital twin promete inovar completamente a forma como as empresas desenvolvem seus produtos. Tem sido adotado como estratégia de Internet das Coisas em muitas empresas, por facilitar o planejamento de criação do produto, além de seu ciclo de vida.  Entenda mais sobre essa novidade e seus benefícios para os negócios.

Digital twin: o que é?

Para entender o que é digital twin, basta imaginar uma versão digital do produto de uma empresa. Ele substitui os protótipos físicos e permite que sejam feitos testes, além de possibilitar também a elaboração de respostas efetivas para certos cenários.

Diversas tecnologias fazem parte dessas análises, como a Internet das Coisas, cloud computing, analytics, softwares de simulação etc. O gêmeo digital expande os conhecimentos, funcionando como uma simulação detalhada de objetos ou modelos de atuação. Isso ajuda os gestores a tomarem decisões mais assertivas.

O digital twin permite, inclusive, que o produto seja testado por quem realmente o utilizará. Isso torna a usabilidade, eficiência e compatibilidade com a demanda bem mais precisa. Saiba mais sobre os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar.

Benefícios de usar um digital twin

Além de permitir a simulação e análise de cenários em um ambiente virtual, antes de ir para o mundo real, essa solução também oferece diversos outros benefícios. 

Previsão de cenários

O uso do digital twin permite prever a condição de um dispositivo no futuro. Isso porque, essa solução tem uma visão mais detalhada das condições e eventos que podem impactar o dispositivo. 

Economia de recursos

Por existir a possibilidade de saber o orçamento necessário para colocar um produto no mercado, recursos são poupados caso o projeto não apresente resultados efetivos. É uma chance de investir em iniciativas com maior oportunidade  de sucesso.

Qualidade e eficiência

Outra vantagem do gêmeo digital é a documentação dos fluxos de trabalho. No futuro, isso permitirá que os gestores identifiquem com mais precisão quais componentes foram comprados e em qual momento do processo produtivo foram usados.

Essa análise identifica os materiais que apresentaram defeitos e qual foi o fornecedor do qual eles vieram. Isso contribui para  melhorar a qualidade e eficiência dos produtos.

Representação digital

Para empresas B2B, essa tecnologia possibilita ter uma representação digital, que ajuda o cliente a saber o que ele precisa. Também contribui para a experiência do usuário por meio das informações captadas por dispositivos loT

Otimização de processos

As tecnologias envolvidas no conceito de digital twin, como a inteligência artificial, potencializam as otimizações em ambientes corporativos. Isso porque os gêmeos digitais aprendem com as situações. 

Enquanto sensores absorvem informações, cálculos complexos são feitos. Assim, a tecnologia é capaz de tomar decisões melhores e se adequar as operações.

Impacto na indústria

A indústria 4.0 se caracteriza pelo impacto das tecnologias que permitem a aproximação do mundo digital ao mundo físico. O gêmeo digital é parte disso, já que transforma o modo como os produtos são produzidos.

Na indústria, a tecnologia do gêmeo digital dispõe de sensores que fazem medições contínuas e transmitem os dados para uma plataforma digital. Nessa plataforma, informações são analisadas em tempo real para identificar padrões. 

Assim, é possível criar modelos que permitam prever quando o produto ou ativo está prestes a quebrar ou dar defeito. São feitas análises de desempenho da produção para entender quando há a necessidade de melhorias. 

A partir desse processo de aprendizado, a indústria é capaz de aperfeiçoar suas operações e o negócio como um todo. Conforme essas tecnologias amadurecerem, o setor terá maior controle e inteligência sobre a operação.

inteligência artificial

Transformação digital

A transformação digital já está acontecendo e, cada vez mais, ficamos dependentes das tecnologias. Logo, o digital twin se tornará uma necessidade para todas as empresas que quiserem entregar um produto de qualidade para o consumidor final. 

Além disso, por ter uma redução de custos na produção, os itens acabam ficando mais baratos. Isso significa que, no futuro, os consumidores terão acesso a mais produtos de qualidade por um preço acessível. 

O gêmeo digital é apenas mais um exemplo de como a tecnologia pode melhorar a vidas das pessoas, deixando processos mais ágeis, simples e eficientes. Por esse motivo, é sempre importante estar inteirado sobre as novidades do mundo digital.

Para saber mais sobre Inteligência Artificial, leia nosso artigo e descubra a usabilidade dessa tecnologia nas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *