Como usar o ChatGPT para otimizar rotinas na sua empresa

Equipe TOTVS | 03 abril, 2023

O avanço das inteligências artificiais é algo notável. Na esteira dessa evolução, uma ferramenta chegou e atraiu a atenção de muitos — na verdade, de milhões. Mas como usar o ChatGPT e como essa IA pode impactar o seu negócio?

Porque sim, a inteligência artificial pode fazer toda diferença em sua operação, especialmente em tarefas administrativas e repetitivas.

Mas será que a IA vai substituir profissionais ou será uma mera (e poderosa) ferramenta de auxílio para incontáveis funções?

Vamos responder a essas e outras perguntas sobre a ferramenta, bem como ensinar você como usar o ChatGPT em seu negócio (com exemplos e imagens).

E então, ansioso(a) para saber mais? É só seguir a leitura para aprender tudo!

O que é ChatGPT?

Antes de entender como usar o ChatGPT, é importante entender o seu conceito. Trata-se de uma IA conversacional, que fornece respostas para perguntas simples e avançadas, com base em um amplo banco de dados.

É uma inovação no campo da Inteligência Artificial, baseada na arquitetura GPT-4 (que quer dizer Generative Pretrained Transformer ou Transformador Pré-treinado Generativo) e desenvolvida pela organização OpenAI.

Seu principal objetivo é simular interações humanas, de modo que ofereça respostas coerentes baseadas em deep learning. Na prática, é um modelo de linguagem natural extremamente útil para diversas aplicações.

Como um modelo avançado, ChatGPT é treinado com base em um vasto conjunto de dados coletados até o último trimestre de 2021, e consegue compreender contextos e fornecer respostas adaptadas às necessidades do usuário.

De acordo com a OpenAI, o ChatGPT é orientado a seguir instruções e comandos (chamados de “prompts”, em inglês) para proporcionar respostas detalhadas.

inteligência artificial

O que o ChatGPT pode fazer?

Uma coisa importante ao compreender como usar o ChatGPT, é entender que essa ferramenta pode ajudar em vários aspectos do dia a dia, especialmente no âmbito profissional.

Afinal, trata-se de uma ferramenta versátil e não um mero chatbot de atendimento.

Ela pode ser usada como assistente virtual, ajudando você a organizar compromissos, responder a perguntas, ou até mesmo auxiliar na redação de diferentes formatos de textos.

Outra aplicação interessante é o suporte à aprendizagem de idiomas, em que o ChatGPT pode auxiliar na prática de conversação e gramática.

Empresas também podem se beneficiar da tecnologia, utilizando o modelo para melhorar o atendimento ao cliente e automatizar alguns processos.

Como a ferramenta pode auxiliar as rotinas empresariais?

Talvez uma das aplicações mais empolgantes do GPT é agilizar e facilitar tarefas do dia a dia profissional. No caso do ambiente administrativo e do backoffice, é possível utilizar a plataforma para conquistar resultados incríveis.

Separamos uma lista de aplicações da IA em diferentes tarefas. Veja só:

Atendimento ao consumidor

O ChatGPT pode ser usado para responder dúvidas e solucionar problemas dos clientes, automatizando o atendimento e proporcionando respostas rápidas e personalizadas.

Veja um exemplo:

Orientações e conselhos sobre finanças 

A ferramenta pode auxiliar na análise de informações financeiras e fornecer orientações para tomada de decisões, o que otimiza a gestão financeira da empresa.

Veja um exemplo:

Conhecimento sobre leis e regulamentos

A plataforma pode ajudar a esclarecer questões legais e regulatórias, facilitando o entendimento e a conformidade com normas e leis aplicáveis ao negócio.

Veja um exemplo:

Auxílio na criação de ideias inovadoras

O ChatGPT pode ser utilizado como fonte de inspiração e geração de ideias, de modo a propor soluções criativas e inovadoras para desafios enfrentados pela empresa.

Veja um exemplo mais detalhado, onde não somente pedimos uma ideia de planejamento para um novo modelo de negócios, mas também contextualizamos a plataforma para um posicionamento de marca.

Destaque para o ponto 7, um insight útil e que pode fazer toda diferença no planejamento hipotético:

Conteúdo para redes sociais

O ChatGPT pode ser usado na criação de textos, legendas e postagens para as redes sociais, permitindo um engajamento mais eficiente com o público-alvo.

Veja um exemplo:

Criação de cronogramas

A ferramenta pode auxiliar na organização e planejamento de projetos e atividades. Assim, facilita a criação de cronogramas e garante o cumprimento de prazos e objetivos.

Veja um exemplo:

Como usar o ChatGPT? Confira o passo a passo

Então, depois de aprender tantas aplicações, é hora de aprender como usar o ChatGPT. Veja nosso passo a passo detalhado:

  • Acesse a plataforma: encontre uma plataforma que ofereça o serviço do ChatGPT, como a própria OpenAI (https://chat.openai.com) ou outras alternativas disponíveis no mercado (como o Bing IA, entre outros).
  • Cadastre-se: no caso do GPT em si, é necessário fazer um cadastro com seu e-mail para usar a plataforma. Se você preferir essa plataforma, saiba que existe um plano de uso gratuito e um pago (que vamos explicar logo abaixo).
  • Conheça a interface: familiarize-se com o ambiente da plataforma, entendendo onde inserir perguntas e como visualizar as respostas geradas. O layout é bem simples, de modo que qualquer um possa utilizá-lo.
  • Faça perguntas: escreva suas dúvidas ou solicitações no campo de texto e aguarde a resposta do ChatGPT. Lembre-se de ser claro e específico para obter respostas mais precisas. Mais abaixo, você pode conferir algumas dicas para melhorar seus comandos.
  • Aproveite o aprendizado: use o ChatGPT para aprimorar conhecimentos, solucionar problemas ou mesmo como seu assistente pessoal. Com certeza, a plataforma pode ajudar em algum aspecto do seu dia a dia!

Antes de encerrar este tópico, vale voltar ao tema dos diferentes tipos de IAs conversacionais, planos e preços atribuídos.

Esse é um conhecimento muito importante, especialmente agora.

O GPT é baseado em uma arquitetura de processamento de linguagem natural que é propriedade, em parte, da Microsoft.

A empresa, que viu a ascensão da plataforma da OpenAI, decidiu integrar a tecnologia ao seu próprio mecanismo de busca e rival do Google, o Bing.

É uma IA lapidada para servir como assistente de busca — logo, não é tão maleável quanto o ChatGPT em si, mas ainda assim é uma ferramenta extremamente útil e que evolui a cada dia!

E uma notícia boa: o Bing AI é gratuito, basta utilizar o buscador da Microsoft e acessar a aba “Bate-papo”.

Já no caso do ChatGPT, ainda em fevereiro de 2023, a empresa por trás da plataforma decidiu lançar uma versão paga, o Premium, que custa US$20 ao mês.

A divisão entre uma versão gratuita e outra paga criou diferenças relevantes na plataforma.

A versão gratuita oferece respostas mais gerais e simples.

Já a versão paga é própria para atender a comandos mais customizados, aprofundados e exigentes. Além disso, oferece também recursos adicionais, como servidores mais estáveis, acesso a novas funcionalidades e mesmo a novas versões da IA.

Como utilizar o ChatGPT em português?

Uma das grandes vantagens de aprender como usar o ChatGPT é saber que ele funciona perfeitamente em português brasileiro.

Basta conversar com a IA normalmente. Não há necessidade de escrever os comandos em inglês ou mesmo de fazer alguma adequação do tipo.

Vale, porém, lembrar que a plataforma é baseada na tecnologia GPT — que possui diferentes versões.

A versão que entrou no mercado, em novembro de 2022, era o GPT-3.5. Em março de 2023, a OpenAI revelou o GPT-4, com um poder de processamento muito maior.

Ou seja, você deve ter algumas coisas em mente:

  • essa é uma tecnologia americana, o que quer dizer que a plataforma apresenta maior versatilidade em inglês;
  • o GPT-3.5 não tem tanta proficiência em todos os idiomas, diferente da versão 4, que tem maior facilidade no tema;

Nossa dica é: pratique!

Faça perguntas e solicitações em português no campo de texto e veja se as respostas são suficientes.

Como usar o ChatGPT no celular?

No caso de saber como usar o ChatGPT pelo celular, basta seguir o passo a passo descrito antes. A plataforma ainda é apenas acessível via navegador.

O passo a passo é:

  • Acesso: abra o navegador de internet no seu celular e acesse a plataforma que oferece o serviço do GPT.
  • Login: faça login com sua conta, seguindo as instruções fornecidas pela plataforma.
  • Interação: insira suas perguntas ou solicitações no campo de texto disponível e aguarde as respostas da IA.

Dicas para usar essa inteligência artificial da melhor maneira

Para aproveitar ao máximo o ChatGPT, siga estas dicas:

  • Seja específico: formule perguntas e solicitações claras e detalhadas para obter respostas mais precisas e úteis.
  • Revise as respostas: lembre-se de que o GPT possui um limite de conhecimento — especialmente temporal, já que sua base de dados acaba em setembro de 2021. Verifique as informações fornecidas e complemente com outras fontes, se necessário.
  • Explore suas habilidades: teste diferentes aplicações e descubra como a ferramenta pode ser útil em várias áreas do seu dia a dia.
  • Feedback: sempre que possível, forneça feedback sobre as respostas da plataforma. Isso ajudará a aprimorar o modelo e a qualidade das interações.
  • Use com responsabilidade: lembre-se de que a IA é uma ferramenta, e seu uso ético e consciente é essencial para obter os melhores resultados e evitar implicações negativas.

Uma dica é se atentar em um campo que, com certeza, tem tudo para crescer nos próximos anos: Prompt Engineering ou Engenharia de Comandos.

Essa é uma técnica usada para melhorar a interação com modelos de linguagem, como o ChatGPT.

A premissa é formular perguntas ou instruções de maneira eficaz, para obter respostas mais precisas e relevantes.

Funciona ao estruturar os prompts de forma clara, específica e contextualizada, aproveitando o máximo do potencial da IA.

Por exemplo, pense no seguinte prompt: “Quem foi Einstein?

Veja bem: trata-se de uma pergunta vaga, que vai evocar informações corretas, mas genéricas sobre o físico.

Agora, uma versão mais detalhada desse prompt poderia ser: “Descreva em uma lista as principais contribuições de Albert Einstein para a física teórica, incluindo a Teoria da Relatividade.

Aqui, a pergunta é mais específica e contextualizada, levando a respostas mais detalhadas e úteis.

Mas como você pode elaborar melhores prompts? Bom, temos algumas dicas:

  • Experimente variações: se a resposta não for satisfatória, tente reformular a pergunta ou abordar o tema de uma perspectiva diferente.
  • Peça passo a passo ou listas: em vez de perguntas abertas, peça instruções em etapas ou listas para obter respostas mais organizadas.
  • Estabeleça limites: se necessário, especifique o número de palavras, o formato ou o escopo da resposta desejada.

Pontos de atenção e limitações da ferramenta

Embora extremamente úteis, as IAs conversacionais em geral não substituem profissionais humanos e também não são infalíveis.

Nossa dica é considerá-las como ferramentas de auxílio para o seu dia a dia.

Entre os pontos de atenção, destacamos:

  • Compreensão contextual: apesar de avançado, o GPT pode não captar nuances textuais e idiomáticas, ironia ou contextos específicos.
  • Atualização de conhecimento: a base de dados vai até setembro de 2021, ou seja, informações mais recentes não estão disponíveis.
  • Respostas imprecisas: a ferramenta pode gerar respostas incorretas ou irrelevantes em algumas situações. É importante sempre fazer um fact-checking de tudo que a IA apresentar.
  • Viés e imparcialidade: o GPT pode apresentar viés presente nos dados de treinamento. É importante sempre revisar tudo que a plataforma entregar em resposta aos prompts.

Inteligência Artificial da TOTVS

Depois de conhecer os recursos do ChatGPT, imagine aproveitar o poder da inteligência artificial para o seu próprio negócio? É o que você tem com a inteligência artificial da TOTVS!

Ao integrar a IA em sua organização, você pode desbloquear eficiências sem precedentes, aprimorar a tomada de decisões e impulsionar a inovação.

A TOTVS oferece um conjunto de soluções de IA adaptadas às suas necessidades de negócios.

Assim, a sua empresa pode otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e ganhar vantagem competitiva no mercado acelerado de hoje.

Não espere mais para aproveitar o poder da IA para o seu negócio.

Conheça a nossa inteligência artificial e destrave todo o potencial da sua empresa na era da transformação digital!

Conclusão

Ao aprender como usar o ChatGPT em sua rotina corporativa, você pode aproveitar de vários benefícios.

Além disso, é uma ferramenta interessante, que pode complementar a atuação humana em vários quesitos — muito embora, que fique claro, jamais poderá substituí-la.

Nossa dica é: use, aprenda e entenda como usar o ChatGPT para não ficar para trás no mercado.

Hoje, trata-se de uma tendência e uma buzzword. Mas tudo indica que será a base para o futuro do trabalho administrativo.

E você, gostou de aprender mais sobre o tema? Esperamos que esse artigo ajude você a mergulhar na teoria e prática das IAs conversacionais!

Antes de encerrar, que tal seguir de olho em nossos conteúdos? Você pode receber artigos como esse direto em seu e-mail: basta assinar a nossa newsletter!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.