Fábrica de software: o que é e benefícios de contratar

Equipe TOTVS | 16 novembro, 2022

Uma fábrica de software é tanto uma abordagem de desenvolvimento tecnológico quanto um serviço prestado a empresas que necessitam de soluções digitais personalizadas. Na prática, trata-se de uma abordagem que visa a construção de softwares em escala.

O conceito é certamente novo, mas já chama a atenção de muitos empreendedores e gestores dentro das empresas.

Para alguns negócios, especialmente focados no desenvolvimento de aplicações, existe a opção de moldar sua cultura para se tornar uma fábrica.

Para outras empresas, há a possibilidade de contratar os serviços de uma software factory — o que traz diversos benefícios e agrega um tanto de diferenciais.

Que tal entender mais sobre o termo, seu panorama atual, bem como seu funcionamento, e compreender se vale a pena investir nas soluções de uma fábrica de software?

Basta seguir a leitura do nosso guia definitivo sobre o termo. Confira!

O que é fábrica de software?

Uma fábrica de software é um termo usado para se referir a uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicações e sistemas digitais. O objetivo deste tipo de negócio é produzir código de qualidade em escala, de forma rápida e eficiente.

Em outras palavras: é um modelo de desenvolvimento que busca industrializar o processo de produção de software.

A principal diferença quando comparado com a forma tradicional de desenvolvimento é que a fábrica de SW tem uma maneira mais estruturada de trabalhar.

Isto significa que, desde o primeiro estágio de desenvolvimento, o planejamento é mais assertivo e meticuloso, a fim de evitar erros e otimizar tempo e recursos.

O termo “fábrica de software” começou a ser usado no final dos anos 1990, quando grandes empresas começaram a procurar maneiras de aumentar sua produtividade no desenvolvimento de software.

É uma abordagem que usa um conjunto de ferramentas de desenvolvimento, processos e serviços que são configurados para trabalhar em conjunto para ajudar as equipes de devs a criarem e entregarem produtos eficientes, de maneira rápida e segura.

O termo “fábrica” é usado para enfatizar a ideia de que esses negócios são projetados para aumentar a eficiência e a produtividade das equipes de desenvolvimento.

Como funciona uma fábrica de software?

Em uma dessas fábricas, uma equipe de engenheiros, desenvolvedores e analistas criam, testam e implantam softwares em grande escala — mas de maneira customizada para cada cliente.

O termo “fábrica”é usado porque implica que o processo é automatizado e repetido muitas vezes, bem como setorizado e integrado — como acontece em qualquer chão de fábrica industrial.

A maior diferença entre uma fábrica e uma empresa de desenvolvimento tradicional está na forma como elas trabalham.

Em geral, quando falamos em “desenvolvimento de software”, entende-se que esta atividade acontece por meio das seguintes etapas:

  • levantamento de requisitos;
  • planejamento;
  • codificação;
  • testes;
  • entrega.

É claro que estes são apenas os principais passos. Na realidade, o processo de desenvolvimento de software é muito mais complexo do que isso e pode variar dependendo do projeto.

A principal característica do modelo de fábrica de software é que ele procura otimizar e racionalizar este processo o máximo possível.

Para isso, ele usa certas ferramentas, processos e serviços que trabalham em conjunto para tornar o desenvolvimento mais eficiente e menos custoso.

Além disso, este tipo de empresa tem um estágio de planejamento mais assertivo e detalhado. Afinal, o objetivo é evitar erros, bem como otimizar tempo e recursos.

Tudo isso é executado de acordo com algumas diretrizes, como o foco na produtividade (o que pode ser feito com intensa gestão de projetos, DevOps e metodologias ágeis), maximização do uso de recursos (e a reutilização, se possível) previamente desenvolvidos, bem como a produção em massa.

Assim, é possível criar um sistema que atenda a todas as necessidades de um negócio — da logística ao comercial.

Quais serviços uma fábrica de software oferece?

Além do desenvolvimento de produtos de software, uma fábrica de SW pode oferecer outros serviços relacionados à tecnologia.

Os mais comuns são:

  • consultoria;
  • customização de software existente;
  • integração de diferentes tecnologias;
  • manutenção e atualizações de produtos de software;
  • desenvolvimento de ferramentas específicas para seus clientes;
  • suporte técnico.

Também é possível encontrar empresas que oferecem mais de um tipo de serviço. Afinal, para que todo o processo seja eficiente, é essencial que haja um bom relacionamento entre as diferentes equipes envolvidas.

Por exemplo, se uma empresa é especializada no desenvolvimento de um produto, mas não tem uma boa equipe para testá-lo, o processo pode não ser tão eficaz quanto poderia ser.

Por que contratar uma fábrica de software?

E vale a pena a sua empresa investir nos serviços de uma software factory? Bom, esse é um movimento cada vez mais presente no mercado. Entenda os motivos que levam as organizações atuais a apostarem no modelo de serviço. Confira:

  1. Orçamento claro e previamente definido;
  2. Redução de custos no desenvolvimento;
  3. Foco no seu core business;
  4. Profissionais qualificados;
  5. Agilidade e facilidade nos processos;
  6. Aumento da sua competitividade;
  7. Garantia de controle de qualidade;
  8. Atendimento consultivo;
  9. Possibilidade de personalização;
  10. Projeto entregue no prazo.

1. Orçamento claro e previamente definido

A primeira vantagem deste tipo de empresa é a previsibilidade dos custos.

Em geral, o processo de desenvolvimento de software pode ser bastante caro — e, por causa disso, é essencial ter uma ideia clara de quanto o projeto vai custar antes de iniciá-lo.

Com uma fábrica de SW, é mais fácil estabelecer um orçamento para o seu projeto, prever custos e organizar suas finanças corretamente para digitalizar sua operação.

2. Redução de custos no desenvolvimento

Outra vantagem das fábricas é que elas se concentram em reduzir o custo do desenvolvimento de aplicações.

É uma cultura empenhada de várias maneiras, como com o uso de módulos pré-desenvolvidos e o investimento em novas tecnologias e metodologias para automatizar processos (como o DevOps, que mencionamos anteriormente).

Além disso, esses negócios também tendem a ter um bom relacionamento com seus fornecedores.

Como elas estão sempre procurando por novas ferramentas e tecnologias para usar em seus projetos, elas podem obter descontos nestes produtos.

3. Foco no seu core business

Na maioria dos casos, o software que uma empresa precisa não está disponível no mercado. E é aqui que as fábricas de software podem ajudar você.

Estas empresas trabalham com a customização do software existente e o desenvolvimento de ferramentas específicas para seus clientes.

Assim, é possível criar um sistema que atenda a todas as necessidades da empresa, seja algo pontual (como o controle de estoque) ou amplo (do marketing ao chão de fábrica, por exemplo).

4. Profissionais qualificados

Além de oferecer um estágio de planejamento mais assertivo e custos de desenvolvimento mais baixos, as fábricas de software também são equipadas por profissionais qualificados.

Como elas trabalham com o desenvolvimento de ferramentas específicas para seus clientes, elas precisam ter uma boa equipe de devs para concretizar projetos de maneira eficiente e ágil.

Além disso, a maioria das fábricas usa metodologias agile em seus projetos. Na prática, significa que as equipes são geralmente compostas por profissionais multidisciplinares, tais como desenvolvedores full stack, analistas e especialistas em testes.

Assim, é possível ter um grupo de pessoas diversificado trabalhando juntos no mesmo projeto, o que torna o trabalho mais eficiente.

5. Agilidade e facilidade nos processos

Outra vantagem que uma fábrica pode oferecer é a agilidade no processo de desenvolvimento. Em geral, são organizações adeptas das metodologias ágeis, uma forma de desenvolver software no qual requisitos e soluções evoluem por meio da colaboração entre equipes auto-organizadas e interfuncionais.

É algo que torna possível ter um trabalho e processos mais flexíveis.

Além disso, a metodologia ágil também traz maior facilidade para lidar com as mudanças. Como os requisitos estão sempre sendo revisados, é mais fácil fazer mudanças no projeto sem comprometer sua qualidade.

6. Aumento da sua competitividade

No mercado de hoje, é essencial ser capaz de entregar produtos de qualidade com rapidez e eficiência. E é aqui que as fábricas de software podem ajudar você.

Ao trabalhar com o desenvolvimento de ferramentas específicas para o cliente, estas empresas podem ajudá-lo a aumentar sua competitividade, porque elas oferecem soluções que são adaptadas às necessidades de cada cliente.

7. Garantia de controle de qualidade 

Quando falamos em desenvolvimento de software, é essencial garantir a qualidade dos produtos entregues.

Afinal, é somente com um bom produto que a empresa pode manter seus clientes satisfeitos e assegurar o compliance nos processos.

Neste sentido, as fábricas de software podem ajudá-lo com o controle de qualidade, porque elas têm uma equipe de profissionais qualificados que trabalham com o desenvolvimento de ferramentas específicas para as necessidades do cliente.

8. Atendimento consultivo

O serviço oferecido por essas fábricas é geralmente consultivo, próximo e proativo, porque elas precisam entender as necessidades do cliente para oferecer a melhor solução.

Isso inclui fazer um verdadeiro mergulho nas rotinas operacionais e estratégicas de cada negócio, absorvendo cada aspecto da sua operação.

9. Possibilidade de personalização

Tudo isso contribui para um alto grau de personalização dos projetos.

É um aspecto importante, especialmente em relação a organizações com processos extremamente integrados e que necessitam de soluções conectadas, onde o fluxo de dados aconteça sem obstáculos.

10. Projeto entregue no prazo

Um dos principais objetivos das fábricas de software é entregar os projetos dentro do prazo, seguindo à risca o que for definido no planejamento.

Qual é o momento certo de contratar esse serviço para sua empresa?

Não há uma resposta única para esta pergunta, pois o momento certo para contratar uma fábrica de software varia conforme as necessidades da sua empresa.

Entretanto, existem algumas diretrizes gerais que podem ajudá-lo a determinar se é hora de terceirizar o desenvolvimento de suas aplicações.

Primeiro, considere se você tem os recursos internos para atender às suas necessidades atuais e futuras de software.

Se você não tem a experiência interna para desenvolver o software que você precisa, ou se sua equipe já está sobrecarregada com trabalho, talvez seja hora de trazer alguma ajuda externa.

Além disso, pense se você tem o orçamento para apoiar uma equipe interna.

Contratar uma fábrica de software pode ser uma solução mais econômica do que manter um departamento interno, particularmente se você precisar apenas de assistência ocasional.

Finalmente, considere o cronograma para o seu projeto de desenvolvimento de software. 

Se você precisar de ajuda para cumprir um prazo apertado, uma fábrica de software pode fornecer a mão de obra extra que você precisa para realizar o trabalho dentro do prazo.

Levando em consideração as necessidades e circunstâncias únicas de sua organização, você pode tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Dicas para a contratação de uma fábrica de software

A seleção de uma fábrica de aplicações tecnológicas é uma decisão crítica para qualquer negócio.

Pode ser difícil encontrar o parceiro perfeito, mas existem certos fatores que podem ajudar a restringir o campo, como:

  • Considere o tamanho da fábrica de SW: para microempresas, um “ateliê de software” pode ser a melhor opção, enquanto empresas médias e maiores podem se beneficiar das economias de escala oferecidas por um fornecedor maior.
  • Localização da fábrica: se a maioria de seus clientes está no Brasil, pode fazer sentido contratar um fornecedor brasileiro. Entretanto, se sua base de clientes for mais global, você pode querer considerar um provedor com múltiplas localizações.
  • Experiência da fábrica de software: se sua empresa opera em uma indústria altamente regulamentada, você vai querer ter certeza de que o provedor tem experiência no cumprimento dos requisitos de compliance.

Dessa maneira, é possível selecionar um fornecedor adequado às necessidades de sua empresa.

Fábrica de Software da TOTVS

Sabia que você pode contar com a TOTVS para customizar sistemas com qualidade e o melhor custo-benefício?

A maior empresa tech do país oferece tudo o que o seu negócio precisa para criar soluções customizadas!

Assim, sua empresa conta com toda credibilidade, solidez e know-how de um time de especialistas capaz de analisar sua operação e criar aplicações personalizadas.

Ou seja, com o serviço de fábrica de SW da TOTVS, sua empresa conta com o desenvolvimento de aplicações e integrações sob medida, de acordo com as políticas do seu negócio.

Que tal garantir a otimização de recursos de TI para customização de sistemas ERP, implantação e manutenção?

Conheça mais sobre a fábrica de SW da TOTVS!

Conclusão

Uma fábrica de software é um modelo de negócio inovador e repleto de oportunidades para o mercado como um todo.

Oferece uma abordagem em escala, robusta e sólida para contribuir com os esforços tecnológicos do seu negócio.

E, então, pronto para superar os desafios atuais com o auxílio de uma infraestrutura preparada para suprir as necessidades tecnológicas da sua organização?

Conte com a fábrica de SW da TOTVS!

Antes de finalizar, que tal seguir de olho nas novidades do nosso blog? É só assinar a nossa newsletter.

Além disso, confira nossa seleção de novos artigos logo abaixo e continue sua jornada de aprendizagem!

Nova call to action

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.