Controle de processos, redução de riscos e integração entre setores. Um sistema de gestão é capaz de trazer tudo isso para dentro da sua empresa, dando novo fôlego à produtividade e lucro.
O sistema ERP (Enterprise Resourcing Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é um dos responsáveis por ser uma solução que interliga e comunica todas as áreas dentro de uma organização, dando mais poder de decisão e estratégia para os gestores.
Um sistema de gestão otimiza os processos
Na era da transformação digital, o ERP é um sistema que se estabelece como um integrador e facilitador de todos os processos de uma empresa. Mas quais são os pontos que tornam sua implantação indispensável?
O ERP é uma solução flexível que se adequa aos processos da sua empresa, dando ao gestor total controle das atividades administrativas e financeiras.
O sistema de gestão é perfeito para preencher lacunas em que falte integração para aproximar as principais áreas do seu negócio, além de acompanhar a evolução da empresa gradualmente e as mudanças na legislação.
O ERP proporciona maior poder de decisão
Tomar decisões assertivas exige raciocínio e visão claros, e esse é um dos maiores desafios do gestor. Mas ao se basear em índices; estatísticas, porcentagens e gráficos, tudo fica mais fácil, incluindo insights sobre performance, tanto de departamentos quanto de funcionários.
Redução de gastos; investimentos em matéria-prima, treinamento e desenvolvimento de colaboradores, tudo isso pode se beneficiar da análise que um sistema de gestão de qualidade pode apresentar.
É a partir desses dados que os próximos passos podem ser definidos. Pontos fracos são trabalhados, pontos fortes reforçados e novas ideias colocadas em ação. Entre alguns pontos que o ERP tem grande influência, podemos citar:
- Rastreamento contábil;
- Automação bancária;
- Plano de contas;
- Apuração de impostos;
- Geração de obrigações eletrônicas;
- Notas fiscais de entrada e saída,
- Gestão de contratos.
O ERP acaba com as falhas humanas
Como seres predispostos ao erro, homens e mulheres podem esquecer de enviar um e-mail, colocar um zero a mais em um cheque ou formalizar uma documentação de forma incorreta.
Um deslize banal como esses citados podem provocar um rombo financeiro, destruir uma parceria e causar problemas com a justiça. Chega a ser assustador o que uma falha pequena pode causar, mas o sistema ERP não permite que isso aconteça, pois registra tudo de forma segura e precisa.
Tarefas manuais, repetitivas e desgastantes, podem ser substituídas por atividades que estimulem a criatividade e senso crítico-analítico, valores mais importantes para uma empresa do que o maçante trabalho contínuo.
O sistema ERP cresce junto com sua empresa
Uma empresa que cresce expressivamente é algo muito positivo, mas que acarreta uma maior responsabilidade. Ao mirar em alvos grandes, os recursos aumentam, assim como a infra-estrutura e as despesas. Se o tal crescimento não se confirmar e não se sustentar como o planejado, a ruína pode ser um destino certo.
Portanto, manter o negócio em constante crescimento, sem extrapolar gastos e de fato até diminuí-los (termo conhecido como “escalabilidade”) é uma missão complexa. Um sistema de gerenciamento, então, que trace essas metas e seja adaptável é muito importante.
A questão aqui é pensar em como o negócio vai crescer. Organicamente, em um período longo ou através de recursos injetados? Rodadas de investimentos, fusões e incorporações também devem ser consideradas, e o software de gestão empresarial tem facilidade de discernir todas essas possibilidades.
O ERP mantém as obrigações legais em dia
Um sistema integrado de gestão obedece às normas legais, e, por conta disso, é constantemente atualizado de acordo com as especificações da legislação e suas mudanças.
Em um diálogo aberto com os programas do governo, o software implantado é atualizado e resguarda a organização de multas e problemas com o fisco, emitindo formulários e documentos importantes, como a NF-e (nota fiscal eletrônica), obrigatória em qualquer negócio atual.
Sistemas complementares ao ERP
Cada organização tem seus objetivos e necessidades. Seguindo essa lógica, não existe apenas um sistema de gestão para todos os negócios. Outras soluções atendem e se adaptam à realidade de cada usuário e proporcionam uma experiência mais rica e completa. São eles:
- CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente): Facilita o contato com clientes e personaliza o atendimento;
- WMS (Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém): O sistema WMS organiza e gerencia a rotação do estoque de produtos;
- SCM (Supply Chain Management, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos): Ferramenta desenvolvida especialmente para o setor de logística, onde a rede de suprimentos pode ser visualizada e acompanhada de perto;
- TMS (Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte): Esse módulo abarca a rotina de transporte e entrega de produtos na cadeia de distribuição,
- OMS (Order Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Pedidos: Essa solução trata dos pedidos recebidos. Dessa forma é possível alinhar produção, estoque e entrega, tendo a noção da demanda de cada produto.
Para todos os setores de uma empresa, um sistema integrado de gestão atende suas necessidades com tecnologia precisa e inovadora. Para que sua empresa não pare de crescer, não fique sem conferir nossos conteúdos!
sistema de gestão
Deixe aqui seu comentário