Para que uma gestão logística seja realmente otimizada, a empresa não pode perder a mão dos preços que vai arcar com o envio das mercadorias e a cubagem é um dos fatores determinantes para a precificação do frete das cargas no Brasil e no mundo.
Na teoria, falamos de uma simples fórmula, porém, na prática, a cubagem esclarece vários pontos relativos às estratégias logísticas do negócio.
Empresas que buscam otimizar suas metodologias e, principalmente, reduzir custos, devem compreender a fundo o que é, como calcular e aplicar o cálculo da cubagem.
Afinal, a cubagem não é aplicada apenas para determinar a precificação do frete, mas para que a empresa possa entender quantas mercadorias podem ser enviadas em um veículo.
Neste conteúdo, vamos te explicar tudo isso e muito mais sobre a cubagem. Que tal aprender? É só continuar a leitura!
O que é cubagem?
Na logística, a cubagem é uma medida relacionada ao peso de uma carga e o espaço que essa carga vai ocupar no meio de transporte (ou seja, seu volume).
O objetivo é que, por meio da cubagem, as empresas entendam qual a quantidade de mercadorias que podem ser carregadas em um veículo de transporte — e, com isso, o preço do frete mais adequado.
Assim, a empresa não corre o risco de prejudicar sua gestão de frotas, enviando veículos com espaços vazios ou mesmo que excedam o peso de carga — o que pode ser muito arriscado.
Vale também ressaltar que, dentro do universo do cálculo da cubagem, existem dois termos relacionados: fator de cubagem e peso cubado. Eles são bastante importantes no entendimento da métrica, confira:
Fator de Cubagem
O fator de cubagem é um valor de cubagem ideal do transporte, um número constante, definido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que equivale a exatamente um metro cúbico (1 m³).
Ou seja: o fator cubagem determina qual o peso ideal (kg) para preencher 1 metro cúbico do espaço de armazenamento do veículo de entrega (m³)
A fórmula é a seguinte:
Fator de cubagem = capacidade em kg / volume em m³
A própria ANTT definiu alguns fatores de cubagem para diferentes modais — e a diferença é explicada por conta da capacidade de carga de cada um:
- Fator rodoviário: 1m³= 300 kg
- Fator aéreo: 1m³= 166,7 kg
- Fator marítimo: 1m³= 1.000 kg
No entanto, essa definição pode variar de empresa para empresa, já que diferentes operadoras e transportadoras optam por constantes menores, já que costumam transportar diferentes itens, com pesos e volumes distintos.
É o caso da carga fracionada, em que o fator de cubagem pode variar de 200 a 250 kg/m³.
Peso Cubado
Já o peso cubado é um cálculo que indica exatamente qual o espaço que uma carga ocupa. Trata-se de uma equação que leva em conta tanto o peso como o volume do item e é uma fórmula bem simples, sendo:
Comprimento x Largura x Altura x Fator de Cubagem
Que tal um exemplo para entender de maneira prática?
Digamos que a empresa de Fernanda comprou uma impressora multifuncional e queira entender o peso cubado da mesma para entender o preço do frete.
Na fabricante da impressora, ela anota as medidas (Comprimento x Largura x Altura): 35cm x 45cm x 25cm. Esse conjunto de medidas resulta na metragem cúbica.
Além disso, ela anota o peso do produto: 5 kg.
Considerando que falamos apenas de 1 impressora, para calcular a metragem cúbica basta apenas multiplicar os valores:
- Volume = 1 x (0,35 x 0,45 x 0,25)
- Volume = 0,04 m³
Agora, para compreender o peso cubado, basta multiplicar esse resultado pelo fator de cubagem — no caso, Fernanda vai considerar a constante do modal rodoviário, 300 kg/m³.
Portanto, a fórmula é a seguinte:
- Peso Cubado = 0,04 x 300
- Peso Cubado = 12 kg
Logo, Fernanda identifica que embora a sua impressora tenha 5 kg e volume de 0,04 m³, ele vai ocupar o lugar de um item de até 12 kg no veículo de entrega.
Assim, ela sabe que o frete será calculado com base nos 12 kg!
Um ponto extra que vale a pena mencionar é que, digamos que o contrários tenha acontecido, e o peso real do item seja de 12 kg, mas o peso cubado seja 5 kg, a empresa sempre vai considerar o peso real.
A máxima é que sempre deve-se considerar o maior peso.
Agora, qual a relação das duas métricas (fator de cubagem e peso cubado)? Pense o seguinte:
Uma caixa de 1 m³ cheia de plumas de travesseiros ocupa o mesmo espaço que uma caixa de 1 m³ cheia de barras de ferro. Porém, obviamente, a segunda caixa é muito mais pesada do que a primeira.
No entanto, por conta da relação volume x peso das cargas, obviamente a caixa de 1 m³ de barras de ferro contém mais produto do que a caixa repleta de plumas.
Qual a importância da cubagem para o transporte de cargas?
A cubagem é um cálculo essencial para melhor controle de custos e gestão logística de uma empresa. A fórmula ajuda o líder do setor de entregas a compreender qual a capacidade de carga em sua frota, bem como suas limitações de peso e volume.
Desse modo, é possível distribuir de maneira mais eficiente os itens a serem entregues de acordo com os veículos que a empresa possui.
A cubagem auxilia a empresa a equilibrar o envio dos produtos, conciliando seu peso com o espaço físico nos veículos de transporte.
Assim, evita-se que a frota saia para entrega com muitos espaços vazios, o que reduz o custo-benefício operacional.
Como é feito o cálculo de cubagem?
O cálculo da cubagem para melhor precificar o frete e compreender o nível de ocupação dos veículos de entrega é bem simples. A fórmula é a seguinte:
Comprimento x Altura x Largura x Quantidade de mercadorias x Fator de cubagem
Você vai perceber que é bem semelhante à fórmula de peso cubado. De fato, a fórmula é a mesma, com exceção de que aqui incluímos a quantidade de mercadorias.
Ou seja, voltando ao exemplo da empresa de Fernanda, considere que em vez de uma impressora multifuncional, ela tenha adquirido 5, a cubagem seria calculada a partir da seguinte fórmula:
- Peso Cubado = 5 x (0,35 x 0,45 x 0,25)
- Peso Cubado = 5 x (0,04)
- Peso Cubado = 0,2 x 300 (fator de cubagem)
- Peso Cubado = 60 kg
Ou seja, o frete do pedido de Fernanda vai ser calculado considerando 60 kgs.
Cubagem interfere no frete? 
A cubagem é essencial para que uma empresa possa precificar corretamente — e de maneira justa — o preço do frete. Ou seja, sim, a cubagem interfere na precificação do frete.
A razão é simples: basear-se apenas nas dimensões do item pode comprometer sua gestão logística, fazendo com que continuamente você envie frotas com espaços vazios e que poderiam ser melhor utilizados para realizar entregas.
Desse modo, comparando o peso bruto (peso real) e o peso cubado, é possível escolher o valor mais correto e garantir que o espaço do seu veículo de transporte seja aproveitado ao máximo.
No entanto, saiba que existem outros fatores que interferem no valor do frete além da cubagem, confira:
Transporte
O modal de transporte interfere totalmente no preço do frete (como a própria tabela de fator de cubagem que mostramos antes dá a entender).
Além disso, uma transportadora normalmente considera o cálculo de carga fracionada, que é personalizado, diferente de empresas como o Correios, por exemplo.
Distância
E claro, a distância é determinante para entender o valor do frete. Afinal, falamos de custos relativos à homem/hora, combustível, manutenção do veículo e também pedágios do percurso.
Produto
As características do produto influenciam no valor do frete, como dimensões, peso e materiais. Por exemplo, uma chapa de chumbo pode ser perigosa para a saúde humana, o que exige embalagem diferenciada e também cuidados no transporte.
Impostos
A incidência de impostos como ICMS e ISS também interfere no valor do frete, bem como a emissão de documentos como o CT-e e notas fiscais.
Lucro
Obviamente, é necessário considerar a margem de lucro na composição do preço de frete. Afinal, trata-se de um serviço que precisa ser rentável para a empresa de alguma maneira.
Despesas
O processo de transporte é repleto de despesas operacionais que devem ser consideradas, como a depreciação dos veículos, o custo de manutenção e combustível (que também são despesas operacionais).
TOTVS WMS
Agora, que tal agilizar a gestão logística com uma solução tecnológica que simplifica todos os cálculos e processos, como o cálculo de cubagem, facilitando a precificação e gestão de frota?
Então você precisa do TOTVS WMS na sua empresa!
Trata-se de uma tecnologia especializada para melhorar sua gestão de armazenamento, digitalizar processos e otimizar o controle de estoque.
O TOTVS WMS é focado na gestão e controle das operações de recebimento e todos os processos dentro do armazém, até o controle de prazos de validade de produtos, faturamento de serviços logísticos personalizados para os depositantes, e emissão de documentos fiscais.
Conheça todos os benefícios e diferenciais do TOTVS WMS!
Conclusão
A cubagem é indispensável para uma melhor gestão logística, sendo essencial no dia a dia dos responsáveis pelo ciclo de entrega.
Ao longo deste conteúdo, explicamos tudo sobre o tema, explicando o que é cubagem, quais fatores são considerados em seu cálculo e as lógicas por trás do mesmo.Gostou de aprender sobre o assunto? Então expanda seus conhecimentos com outros conteúdos do nosso blog. Entenda o que é carga a granel e os diferentes tipos!
Deixe aqui seu comentário