Cubagem: otimize o espaço e economize na sua logística de distribuição

Equipe TOTVS | 06 março, 2024

Para que a gestão logística seja realmente otimizada, as empresas não podem perder a mão dos valores gastos com o envio das suas mercadorias, e a cubagem é um dos fatores determinantes para a precificação do frete das cargas no Brasil e no mundo.

Na teoria, falamos de uma simples fórmula. Porém, na prática, esse procedimento esclarece vários pontos relativos às estratégias logísticas do negócio.

Empresas que buscam otimizar suas metodologias e, principalmente, reduzir custos, devem compreender a fundo o que é, como calcular e aplicar o cálculo para aproveitar plenamente o espaço durante o transporte.

Neste conteúdo, vamos te explicar tudo isso e muito mais sobre esse procedimento. Que tal aprender? É só continuar a leitura!

O que é cubagem na logística?

Na logística, a cubagem é uma medida relacionada ao peso de uma carga e o volume que essa carga vai ocupar no meio de transporte.

Sua função é auxiliar as empresas a entenderem qual a quantidade de mercadorias que pode ser carregadas em um veículo — e, com isso, precificar o frete de forma adequada.

Assim, a empresa não corre o risco de prejudicar sua gestão de frotas, enviando veículos com espaços vazios ou mesmo que excedam o peso de carga — o que pode ser muito arriscado.

Vale também ressaltar que, dentro do universo do cálculo desse procedimento, existem dois termos relacionados: fator de cubagem e peso cubado. 

Eles são bastante importantes no entendimento da métrica, confira:

Fator de Cubagem

Trata-se do valor ideal entre peso e volume para o transporte. Um número constante, definido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que equivale a um metro cúbico (1 m³).

Ele determina o peso ideal (kg) para preencher 1 metro cúbico do espaço de armazenamento do veículo de entrega (m³). 

A fórmula é a seguinte: 

  • Fator de cubagem = capacidade em kg / volume em m³

A própria ANTT definiu alguns fatores para itens cubados em diferentes modais — e a diferença é explicada por conta da capacidade de carga de cada um:

  • Fator de cubagem rodoviário: 1m³ = 300 kg
  • Fator de cubagem aéreo: 1m³ = 166,7 kg
  • Fator de cubagem marítimo: 1m³ = 1.000 kg

No entanto, essa definição pode variar de empresa para empresa, já que diferentes operadoras e transportadoras optam por constantes menores e costumam transportar diferentes itens, com pesos e volumes distintos.

É o caso da carga fracionada, em que esse fator pode variar de 200 a 250 kg/m³

Peso Cubado

O peso cubado é um cálculo que indica exatamente qual o espaço que uma carga ocupa. 

É uma equação que leva em conta tanto o peso como o volume do item e sua fórmula é bem simples:

  • Peso Cubado = comprimento x largura x altura x fator de cubagem

Vamos ver um exemplo prático de uma operação de transporte com peso cubado?

Suponha que Fernanda é dona de uma loja de eletroeletrônicos e precisa transportar 10 caixas de televisores.

As dimensões das caixas são de 1 m de altura por 0,5 m de largura e 0,2 de profundidade, com peso bruto de 15 quilos por caixa.

Isso nos dá os valores para preencher a equação e descobrir o peso cubado, que seria o seguinte:

  • Peso cubado = 1 x 0,5 x 0,2 x 300 Peso cubado = 30 kg
  • Ou seja, cada caixa ocupa o espaço equivalente a 30 kg no veículo. Como Fernanda tem 10 caixas, o peso cubado total da carga é:
  • Peso cubado total = Peso cubado x número de caixas Peso cubado total = 30 x 10 Peso cubado total = 300 kg

Sendo assim, temo o peso bruto total da carga que é:

  • Peso bruto total = Peso bruto x número de caixas Peso bruto total = 15 x 10 Peso bruto total = 150 kg

Agora para calcular o preço do frete, Fernanda vai comparar o peso total com o peso cubado total e escolher o maior valor. 

Como o peso cubado total é maior que o peso bruto total, então ele será usado como base para o cálculo do frete.

No fim das contas, Fernanda irá pagar pelo frete dos 300 kg correspondentes às caixas de televisores já cubadas.

A diferença entre volume, cubagem e peso cubado

Quando se trata de transporte de cargas, é importante conhecer os conceitos de volume, cubagem e peso cubado, pois eles influenciam no cálculo do frete e no aproveitamento do espaço nos veículos. 

Mas você sabe qual é a diferença entre eles? Veja a seguir:

  • Volume: é o espaço ocupado por uma mercadoria, de acordo com as suas dimensões de altura, largura e comprimento. É medido em metros cúbicos (m³) e é obtido pela fórmula: volume = altura x largura x comprimento;
  • Cubagem: valor que relaciona o peso e o tamanho da carga, considerando a capacidade e a limitação dos veículos de transporte. Sua utilização se dá principalmente para evitar o desperdício de espaço e o excesso de peso nas operações logísticas. Medida em quilogramas (kg) e obtida pela fórmula: cubagem = volume x fator de cubagem;
  • Peso cubado: é o resultado do cálculo da cubagem, ou seja, é o peso equivalente da carga em função do seu volume. O peso cubado é usado para comparar com o peso real da mercadoria e definir o valor do frete, que será cobrado pelo maior valor entre os dois. A métrica é em  quilogramas (kg), igual às demais.

Entender a diferença entre volume, cubagem e peso cubado é essencial para planejar e otimizar as suas operações de transporte de cargas, garantindo mais economia, qualidade e eficiência para o seu negócio.

Qual a importância da cubagem para o transporte de cargas?

A cubagem é uma ferramenta essencial para otimizar o espaço e o peso dos veículos de transporte de cargas. 

Com ela, é possível evitar o desperdício de recursos, reduzir custos e os riscos de acidentes.

Também contribui para uma logística mais eficiente e sustentável, com maior volume de carga transportada em menor tempo, de forma segura e eficiente.

Isso garante que produtos de qualidade cheguem ao consumidor final, o que contribui para uma melhor reputação da sua empresa e aumenta a fidelização dos clientes.

Além disso, esse procedimento traz alguns benefícios para sua operação quando calculado adequadamente, os principais são:

  • Melhor aproveitamento do espaço dos veículos e da distribuição do peso das mercadorias;
  • Redução de custos com frete já que transporta mais volumes em uma única viagem;
  • Aumenta a segurança dos transportes, facilita o manuseio e contribui para entregas de maior qualidade em menor tempo;
  • Mantém os caminhões sempre dentro do limite de peso evitando multas ao passar na balança;
  • Agiliza os processos logísticos de armazenagem e expedição, permitindo uma gestão logística mais eficiente.

Um bônus a ser considerado é na logística reversa, que também pode ser feita usando o mesmo processo para fazer com que sua operação seja mais sustentável e rentável.

Como a cubagem interfere no valor do frete?

A cubagem é a base para definir a precificação adequada do frete, portanto tem uma interferência bastante relevante nesse cálculo.

A razão é simples: basear-se apenas nas dimensões do item pode comprometer sua gestão logística, fazendo com que continuamente você envie frotas com espaços vazios e que poderiam ser melhor utilizados para realizar entregas.

Desse modo, comparando o peso bruto (peso real) e o peso cubado, é possível escolher o valor mais correto e garantir que o espaço do seu veículo de transporte seja aproveitado ao máximo.

No entanto, saiba que existem outros fatores que interferem no valor do frete, confira:

  • Modal de transporte: O modal de transporte interfere totalmente no preço do frete (como a própria tabela que mostramos antes dá a entender).
  • Além disso, uma transportadora normalmente considera o cálculo de carga fracionada, que é personalizado, diferente de empresas como o Correios, por exemplo.
  • Distância: E claro, a distância é determinante para entender o valor do frete. Afinal, falamos de custos relativos à homem/hora, combustível, manutenção do veículo e também pedágios do percurso.
  • Tipo de produto: As características do produto influenciam no valor do frete, como dimensões, peso e materiais. Por exemplo, uma chapa de chumbo pode ser perigosa para a saúde humana, o que exige embalagem diferenciada e também cuidados no transporte.
  • Incidência de imposto: impostos como o ICMS e o ISS também interferem no valor do frete, bem como a emissão de documentos como o CT-e e notas fiscais.
  • Margem de lucro: Obviamente, é necessário considerar a margem de lucro na composição do preço de frete. Afinal, trata-se de um serviço que precisa ser rentável para a empresa de alguma maneira.
  • Outras despesas: O processo de transporte é repleto de despesas operacionais que devem ser consideradas, como a depreciação dos veículos, o custo de manutenção e combustível (que também são despesas operacionais).

Como calcular a cubagem?

O cálculo para melhor precificar o frete e compreender o nível de ocupação dos veículos de entrega é bem simples. A fórmula é a seguinte:

Cubagem = comprimento x altura x largura x quantidade de mercadorias x fator de cubagem

Você vai perceber que é bem semelhante à fórmula de peso cubado. De fato, a fórmula é a mesma, com exceção de que aqui incluímos a quantidade de mercadorias.

Ou seja, voltando ao exemplo da empresa de Fernanda, considere que em vez de 10 televisores, ela tenha vendido 5, então o cálculo seria feito a partir da seguinte fórmula:

  • Peso Cubado = 5 x (1 x 0,5 x 0,2)
  • Peso Cubado = 5 x (0,1)
  • Peso Cubado = 0,5 x 300 
  • Peso Cubado = 150 kg

Ou seja, o frete do pedido de Fernanda vai ser calculado considerando 150 kg.

Como evitar ou reduzir o peso cubado em sua operação?

O peso cubado é um fator que influencia muito no valor do frete conforme vimos ao longo do texto, por isso, os gestores logísticos buscam formas de atenuar esse problema.

Dentre as medidas utilizadas podemos destacar as seguintes:

  • Não acomode produtos pequenos em caixas grandes demais, pois isso gera um desperdício de espaço e aumenta o peso cubado;
  • Se você envia produtos montáveis, estude a possibilidade de enviá-los desmontados para o cliente, pois isso reduz o volume e o peso cubado das embalagens;
  • Verifique se as tabelas enviadas pela sua transportadora consideram a precificação por peso real ou por peso cubado, pois isso pode variar de acordo com o modal e o tipo de carga.

Essas dicas podem ajudar a evitar ou reduzir o peso cubado nas suas operações logísticas, garantindo mais eficiência, qualidade e economia para o seu negócio.

TOTVS WMS SaaS

Agora, que tal agilizar a gestão logística com uma solução tecnológica que simplifica todos os cálculos e processos, como o cálculo do peso cubado, facilitando a precificação e gestão de frota?

Então você precisa do TOTVS WMS SaaS na sua empresa!

Trata-se de uma tecnologia especializada para melhorar sua gestão de armazenamento, digitalizar processos e otimizar o controle de estoque.

O TOTVS WMS SaaS é focado na gestão e controle das operações de recebimento e todos os processos dentro do armazém, até o controle de prazos de validade de produtos, faturamento de serviços logísticos personalizados para os depositantes, e emissão de documentos fiscais. 

Conheça todos os benefícios e diferenciais do TOTVS WMS SaaS!

Conclusão

A cubagem é indispensável para uma melhor gestão logística, sendo essencial no dia a dia dos responsáveis pelo ciclo de entrega.

Ao longo deste conteúdo, explicamos tudo sobre o tema, explicando o que é, quais fatores são considerados em seu cálculo e as lógicas por trás do mesmo. Gostou de aprender sobre o assunto? Então expanda seus conhecimentos com outros conteúdos do nosso blog. Entenda o que é carga a granel e os diferentes tipos!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.