O romaneio de carga é um documento que contém as informações sobre as mercadorias transportadas, como quantidade, peso, volume e destino.
A sua funcionalidade é fazer a conferência e a entrega das mercadorias e facilitar a fiscalização, além de vários benefícios que ele traz para a empresa.
Quer saber quais são e mais informações sobre o assunto? Neste artigo, separamos os principais tópicos sobre ele. Por isso, continue lendo e entenda tudo sobre o tema.
O que é romaneio de carga?
Também conhecido como packing list, é um modelo de romaneio que tem a função de catalogar os produtos que são transportados por um veículo. Ele deve conter as características, volume e descrições de cada um dos itens.
Ou seja, é como se fosse um checklist que contém todas as informações sobre as entregas e os seus produtos, como:
- remetente;
- destinatário;
- origem;
- peso;
- quantidade;
- valor do frete;
- valor da nota fiscal;
- número do CT-e;
- destino.
Assim, ele é um documento com a descrição completa do seu conteúdo, para facilitar a conferência, bem como a fiscalização dos produtos. Com isso, possibilita um maior controle para a empresa que despacha a carga.
Qual a função do romaneio de carga?
A principal função deste tipo de romaneio é conferir os produtos que estão no veículo, na hora do embarque e desembarque. Ele resguarda transportadoras e embarcadores e serve como uma prestação de contas.
Mesmo que ele não seja um documento obrigatório, como uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), ele pode trazer diversos benefícios. Confira alguns abaixo:
- mais facilidade na conferência dos itens transportados;
- é um comprovante em caso de sinistro com a carga, como a ocorrência de roubos, extravio e furtos;
- facilita a fiscalização nos postos ou caso o veículo seja parado;
- se a carga for internacional, ele pode ser utilizado para o desembaraço aduaneiro;
- comprova as características e a origem da mercadoria;
- auxilia no gerenciamento de riscos;
- faz o registro de todos os produtos do veículo.
Além de tudo isso, ele confirma que os produtos foram realmente entregues de maneira correta.
O romaneio substitui nota fiscal?
O romaneio de carga não tem valor fiscal, como uma NF-e que é um documento que comprova a operação comercial entre o vendedor e o comprador.
Ela registra o pagamento de impostos sobre a mercadoria, tem valor fiscal e é obrigatória em todas as operações de venda de produtos ou serviços.
Portanto, ele não substitui a nota fiscal em termos de obrigatoriedade e validade fiscal. No entanto, existem casos em que ele pode ser utilizado como um documento auxiliar da nota fiscal, desde que ele contenha o seu número correspondente e seja emitido pelo mesmo emissor.
Nesses casos, ele pode servir para simplificar o processo de transporte e entrega das mercadorias, o que evita que o transportador tenha que levar várias notas fiscais impressas.
Assim, ele é obrigatório dentro de algumas situações que são determinadas por um órgão do governo e conforme a Instrução Normativa SRF nº 680/2006 e o Decreto nº 6759/09.
As situações são:
- quando a carga precisar atravessar uma fronteira internacional;
- quando a carga tem classificação perigosa e pode causar contaminação.
Romaneio e MDF-e são a mesma coisa?
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) não tem relação com o romaneio de carga.
Pois, o primeiro reúne todos os CTes que foram emitidos para o frete de uma carga fracionada, enquanto o segundo somente faz a listagem dos produtos que serão transportados.
Quem é responsável pela emissão do romaneio de carga?
O romaneio pode ser feito pelo motorista antes de sair do centro de distribuição para realizar a entrega da mercadoria. Ou seja, qualquer transportadora pode fazer.
Quando a empresa é pequena, ele pode ser feito por um colaborador da equipe de logística. No entanto, em transportadoras maiores, normalmente é feito pelo gestor logístico.
Como fazer romaneio de carga?
O romaneio de carga é usado com base na logística de cada empresa, mas pode ser utilizado em praticamente qualquer situação de transporte de carga.
Para fazê-lo, é necessário colocar as informações que são mais úteis para a sua empresa e verificar os critérios que a Receita Federal pede para alguns tipos de romaneio, como as de mercadorias perigosas que cruzam a fronteira.
Algumas das informações que são solicitadas são:
- identificação e marcação dos volumes em ordem numérica;
- quantidade total de volumes;
- dados do veículo e do motorista;
- informações da NF-e e CT-e;
- torna a informação mais acessível;
- valor da nota fiscal e do frete;
- informações sobre a empresa e quem receberá a carga;
- tipo de embalagem, com as dimensões, volume total, peso líquido e bruto;
Modelo de romaneio de carga
Um modelo de romaneio de carga pode ser criado em uma planilha, com os campos necessários. No entanto, o processo manual pode causar alguns erros de digitação, o que não acontece quando é utilizado uma ferramenta para o processo.
Independentemente disso, o modelo deve conter os seguintes dados:
- identificação do transportador, remetente e destinatário;
- número e data do romaneio;
- número e data da nota fiscal;
- descrição das mercadorias;
- condições de transporte;
- assinatura do transportador e do destinatário.
Imagine que Pedro trabalha em uma empresa de transporte e precisa fazer um romaneio de carga para organizar as entregas. Além de ajudar na conferência dos produtos, esse documento ajuda a planejar a rota, a distribuir o espaço no veículo e a evitar erros ou avarias.
Para fazê-lo, Pedro pode usar um software específico ou uma planilha eletrônica. Ele deve inserir os dados das mercadorias, como código, descrição, quantidade, peso e volume, e os dados dos destinatários, como nome, endereço e telefone.
Depois, ele deve conferir as informações e gerar o documento, que pode ser impresso ou enviado por e-mail. Com um romaneio bem feito, Pedro pode melhorar o seu desempenho e o da sua empresa.
Suíte Logística da TOTVS
Você já entendeu que o modelo de romaneio de carga pode ser muito melhor quando é feito por uma ferramenta do que manualmente, certo? Isso porque ela consegue evitar erros de digitalização e informações incorretas.
Um sistema que garante o controle e a eficiência da operação logística da sua empresa são as soluções Suíte Logística da TOTVS. Elas são ideais para operadores logísticos e transportadoras.
Com as soluções da TOTVS, motoristas e transportadoras conseguem ter eficiência desde o recebimento da mercadoria até o seu destino, além de otimizar o planejamento e execução das operações logísticas.
Além disso, elas conseguem fazer um checklist completo dos itens que serão transportados, o que proporciona mais tranquilidade com o romaneio feito de maneira correta e organizada.
Não espere mais para agilizar as operações logísticas da sua empresa com uma ferramenta que otimiza os processos. Conheça as soluções Suíte Logística da TOTVS!
Conclusão
Neste artigo, você entendeu o que é o romaneio de carga e como ele pode facilitar a conferência dos produtos transportados. Além disso, apresentamos seus principais benefícios, função e como ele pode ser útil para a sua empresa.
Com ele, todas as informações, características e descrições do produto ficam em um checklist, onde é possível conferir e mostrar na fiscalização. Isso facilita para todos os envolvidos com o transporte da mercadoria.
Melhor ainda é fazê-lo por meio de um sistema de maneira digital, que possibilita que tudo seja feito com mais agilidade e facilidade, como o Suíte Logística da TOTVS.
Aproveite e leia o nosso conteúdo sobre movimentação de cargas!
Deixe aqui seu comentário