administracao-de-obras

Administração de obras: Como melhorar seus projetos?

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA CONSTRUÇÃO | 06 julho, 2020

A administração de obras se trata de uma atividade dinâmica e contínua e tem o objetivo de garantir a execução de projetos de arquitetura e engenharia, tudo dentro do orçamento e dos prazos.

A gestão de obras exige a administração de tempo, de recursos e de pessoas envolvidas no trabalho, e cada etapa precisa ser muito bem planejada, para que tudo se cumpra de acordo com as expectativas. 

Se você se interessou e quer saber mais sobre o que é e como fazer um gerenciamento de obras eficiente, continue a leitura deste artigo que preparamos e descubra!

O que é a administração de obras?

O planejamento e gerenciamento de obras é responsável por garantir que o projeto seja entregue dentro do tempo estipulado, respeitando os custos definidos. Da mesma forma, deve identificar problemas e possíveis imprevistos com antecedência, propondo soluções ágeis, antes que o decorrer da obra seja prejudicado.

A gestão de obras se baseia em 7 pontos fundamentais, que citaremos a seguir. São eles:

  • Escopo: responsável por definir objetivos, determinar tarefas, delegar responsabilidades, necessidade de locação de equipamentos, entre outros;
  • Tempo: responsável pelo planejamento e controle do tempo, definição da duração de cada etapa da obra e elaboração de cronogramas, garantindo que tudo seja entregue no prazo;
  • Custos: responsável por fazer previsões, cotar preços e levantar orçamentos, preocupando-se com controles e projeções, para que os gastos não sejam extrapolados;
  • Qualidade: responsável pela procura e compra de produtos de qualidade, sejam eles intermediários ou finais. Busca também a qualidade dos próprios processos, evitando falhas e reduzindo a ocorrência de erros;
  • Comunicação: responsável por estabelecer maneiras e interfaces de comunicação viáveis e eficientes entre a equipe e com agentes externos, como empresa contratante;
  • Recursos humanos: responsável por escolher e alocar times de diferentes áreas e setores, seja em treinamentos de habilidades, engajamento ou distribuição de pessoal,
  • Contratos e fornecimentos: responsável por determinar novas contratações, gestão de contratos e gestão de fornecedores, procurando estabelecer uma boa relação com o melhor custo-benefício.

Nova call to action

Como melhorar a administração de obras?

O administrador de obras deve tomar decisões ágeis e certeiras, e isso pode ser um grande desafio. Como trazer mais segurança ao processo de gestão e melhorar o gerenciamento de obras civis? Confira a seguir.

Planejamento de obra contínuo

É impossível gerenciar uma obra sem planejamento. É necessário que seja criado, detalhado, organizado e colaborativo com todos os envolvidos no projeto. O gestor deve estar preparado para tomar decisões rápidas e replanejar diversas vezes, se necessário, pois as prioridades podem mudar de uma hora para outra.

Compra de materiais

O tempo de entrega de materiais pode ser diferente, e, por isso, é preciso calcular corretamente os prazos que cada fornecedor poderá atender, considerando sempre imprevistos pelo caminho. Deve-se evitar ao máximo que equipes e equipamentos fiquem parados. Um exemplo é referente a materiais de marcenaria, que exigem uma medição precisa para sua liberação.

Gestão de equipes

É importante que a gestão de canteiro de obras conte com um líder experiente, que possua habilidades técnicas e conhecimentos administrativos. Ademais, deve-se selecionar profissionais de confiança, que tragam resultados de qualidade, sempre dentro do prazo. Nesse ponto, é fundamental ficar atento durante o processo de recrutamento, para que não seja necessário fazer substituições no meio do caminho.

Comunicação ativa

Em uma obra, diversas tarefas acontecem ao mesmo tempo, várias frentes são desenvolvidas simultaneamente. É por isso que a comunicação é crucial na administração de obras.

O gestor deve estimular a troca de ideias e insights entre a equipe, e estar aberto a sugestões e possíveis melhorias. Ao diminuir a burocracia e acabar com bloqueios entre equipe e liderança, a chance de gargalos ocorrerem é muito menor, o que sempre impacta em economia de tempo e dinheiro.

Divisão de etapas

É muito importante estar ciente sobre as atividades em desenvolvimento, sendo fundamental não se apressar ao iniciar etapas posteriores antes de concluir os projetos em andamento.

Em uma obra, pessoas diferentes estão em atividade ao mesmo tempo, mas todos os envolvidos devem estar na mesma página. Basicamente, não é possível construir um telhado sem terminar as paredes, então, é essencial ter foco em cada passo, analisando aprovações, aperfeiçoando processos e mantendo o foco.

Conte com a tecnologia na administração de obras

Acompanhar o andamento de cada etapa de uma obra não é tarefa fácil, assim como a consulta de dados referentes a orçamentos, fornecedores, contas a pagar e receber, gestão de riscos e muito mais. Um sistema de gestão pode ser um forte aliado ao concentrar informações e disponibilizá-las em um só lugar.

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é a administração de obras e sua importância nos projetos, abordando os 7 pilares de uma boa gestão e trazendo dicas de como otimizar esse processo.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira e maior empresa de tecnologia do país. Nossos produtos atendem a negócios de pequeno, médio e grande porte, em mais de 12 segmentos de mercado. 

Se você gostou deste artigo, confira agora nosso post sobre o conceito BIM e suas vantagens. Para ficar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando o blog e não deixe de assinar a newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *