ERP construção: Da planta à gestão do imóvel

Equipe TOTVS | 03 agosto, 2020

O setor de construção é completo e exige de seus profissionais qualificação e tecnologias específicas suas exigências. É essencial para empresas de projetos, construtoras, e incorporadoras, contar com um ERP para construção que entregue segurança de dados, seja eficiente nas especificidades de cada setor e se proponha a crescer junto a sua empresa.

Nos acompanhe nessa leitura e entenda como o nosso sistema pode fazer a diferença nas dificuldades do dia a dia.

O setor e suas particularidades

Podemos dividir o setor em duas frentes, as construtoras com as suas obras e projetos e as incorporadoras com a gestão de imóveis. Um bom ERP tem que ser capaz de atender às particularidades de cada uma, de acordo com suas necessidades.

Um bom software para construção civil atende detalhes, indo muito além da automação básica das rotinas administrativas/financeiras. O sistema deve contar com toda automação do core business, ou seja, do andamento das obras com foco em escopo, prazo e custo, tudo acompanhado pelo canteiro de obras com app para celulares e tablets.

Da mesma forma que a gestão de imóveis precisa tanto de automatização de processos para aperfeiçoar a administração dos imóveis, como também para ter escalabilidade nas vendas – tudo com interface intuitiva para a empresa e para os clientes, que desejam acessar informações do empreendimento comprado de maneira simples e fácil.

A TOTVS tem um cuidado especial de primeiramente entender o cenário do segmento, levantar o que chamamos de “dores” e desenvolver em cima disso, tecnologias essenciais para resolver estas dores. Tudo por meio de sistemas e aplicações cada vez mais no modelo SaaS, fáceis de implantar e começar a usar.

Vamos conhecer um pouco mais o que os nossos sistemas fazem para este setor?

Obras e Projetos

O setor de Construção nasce aqui, no planejamento e execução das obras. É preciso arquitetar minuciosamente cada uma dessas etapas para alcançar um custo competitivo e permitir uma interessante margem final. Em outras palavras, é necessário o uso da tecnologia.

Nossos sistemas são desenvolvidos em cima dos mais distintos desafios, para auxiliar o setor da melhor forma possível. Um segmento tão analítico merece um ERP que busca soluções em indicadores seguros e precisos.

Conheça agora alguns dos nossos módulos que atendem a construção civil, construção pesada e a engenharia de projetos:

OrceCerto

Integrando as tabelas Sinapi e Sicro ao sistema, você tem acesso automático a tabelas atualizadas de insumos do setor de construção civil. Em outras palavras, o nosso sistema não se limita às estruturas precificadas e as variáveis envolvidas no módulo de Orçamento, oferecemos um meio de ser muito mais preciso. Conte com tabelas regionais que permitem ter mais eficiência no orçamento de obras.

Planejamento

Após levantar o custo certo da obra, este módulo auxilia no próximo passo. Com a nossa tecnologia você detalha todas as tarefas que tem pela frente criando um cronograma com a necessidade de insumos e a previsão de gastos. Acompanhe cada processo realizado por uma linha do tempo, programe compras de forma eficiente e faça a curva ABC de cada item, tudo isso integrado às áreas de Compras e Estoque do backoffice.

Controle e Execução

Permite agilizar toda à execução da sua construção. Sem perder o controle de custos, você gerencia obras executadas pela sua empresa ou empreiteiros subcontratados. Conte com uma gestão de todos os contratos envolvidos, apontamentos da execução dos serviços, registro do avanço e apontamentos. Além de verificar se há imprevistos, como a falta de algum material, existência de pessoal ocioso ou se há necessidade de reforço na equipe, etc. Integrado com a nossa solução para RH da mesma linha, é possível controlar ainda fluxos de desembolso, obrigações e remuneração de metas por produtividade, tudo da forma mais eficiente possível. 

Acompanhamento

Desenvolvido para atender o andamento da obra, este módulo permite seguir cada etapa acompanhando todos os indicadores de desempenho, assim você realiza análises de valor agregado da construção. Conte com uma ferramenta que permite de forma transparente, ver se está tudo dentro do planejado e ainda reduza custos operacionais e retrabalho com a integração ao backoffice.

Indicadores

Com o nosso ERP para construtora você pode contratar o módulo Fast Analytics para obter uma visão mais clara de indicadores como Custo Previsto e Apropriado, Avanço de Obra e Orçamento Previsto x Orçamento Realizado. Conte com alta precisão e relatórios gerenciais e analíticos que entregam tamanha visão financeira, econômica, de estoque entre outros, e impulsione a qualidade e a segurança da sua construtora.

Nova call to action

Gestão de imóveis

O mercado imobiliário conta com desafios específicos e quanto maior a carteira de imóveis, mais complicado é o trabalho dos gestores. Sendo assim, não é qualquer ERP que irá atender de uma ponta a outra.

Desenvolvemos softwares pensando nos detalhes, pois conhecemos bem o segmento. Buscamos simplificar a burocracia, entregar eficiência operacional e financeira, tudo devidamente analisado por diversos tipos de indicadores.

Conheça a seguir a nossa tecnologia que atende às incorporadoras:

Vendas

Temos módulos como o de Pré-Vendas que permite organizar etapas para facilitar uma negociação. Organize e configure filas de interessados, tenha registro do espelho das unidades disponíveis, contrato e comissões dos corretores e imobiliárias. Conte com um CRM poderoso que permite registrar leads de vendas para serem distribuídos entre os corretores, tudo isso integrado ao módulo Gestão de Contratos permitindo acompanhar todo o fluxo de formalização

O nosso ERP para construção gera automaticamente os boletos de cobrança e os lançamentos financeiros relativos à comercialização dos imóveis com o módulo Gestão de Contratos e Recebíveis. Além disso, com o Autoatendimento, é possível que seus clientes consultem todas as informações necessárias. E com o app Meu Imóvel, que pode ser utilizado independente da contratação do portal, você tem acesso a fichas de contratos, informes de imposto de renda, etc. Ainda temos o Atendimento à Garantia nos imóveis comercializados, mantendo tudo em conformidade com a exigência legal.

Já com o Controle de Despesas você controla todos os gastos dos imóveis desocupados como IPTU, condomínio, manutenção, etc., a tecnologia ainda permite registrar eventuais despesas e possibilita a cobrança ou reembolso posteriores, tudo de forma automatizada e integrado à ferramenta de Contas a Pagar.

Aluguel

Neste módulo o sistema entrega controle total das ofertas de imóveis próprios ou de terceiros por meio do Controle de Imóveis, registrando fotos das unidades para oferecer a clientes e calculando o percentual do aluguel devido a cada um dos proprietários quando o imóvel tem mais de um dono, tudo de maneira transparente e flexível.

O módulo Controle de Contrato de Locação e Recebíveis permite criar templates de contratos como você desejar, do aluguel de curto e longo prazo até mesmo temporadas. Configure as taxas de administração e intermediação no sistema. Controle a aplicação de taxa, descontos ou acréscimos, garantias como carta-fiança, seguro, caução e cessão fiduciária mesmo trabalhando em múltiplos contratos simultaneamente.

Desenvolvemos ainda módulos de controle especiais focado em despesas, outro para seguros e um só para documentação. Assim você localiza inquilinos para a cobrança, controla vigência das apólices, gerencia e guarda laudos de vistoria fiscalizações sanitárias e ambientais, etc.

Condomínio

Com o Gestão de Condomínio você executa todo o controle de áreas comuns, áreas locadas, cobra os valores de taxa condominial etc, e como é um módulo integrado a Vendas e Aluguel de forma automatizada, não existe a necessidade de preencher cadastros para o controle.

Tenha módulos como Controle de Ocupação, o que permite ter uma visão e um controle completo da ocupação das unidades e espaços do condomínio, localizando responsáveis financeiros sejam proprietários ou locatários, pessoas físicas ou jurídicas. Em Gestão de Medidores, você conta com um registro e controle eficiente de todo o consumo de luz, água e gás do condomínio.

Na gestão de imóveis é de suma importância saber todos os valores que devem ser cobrados dos condôminos, gerenciando de forma automática seguros, IPTU, limpeza, manutenção, entre outras despesas. Então desenvolvemos o módulo Gestão de Cobrança para permitir cobranças individuais ou rateios de acordo com os critérios estabelecidos no condomínio, seja o rateio linear, por fração ideal, por unidade, etc.

Procure o melhor sistema

Existem diversos sistemas disponíveis no mercado, mas alguns atenderão apenas parcialmente os seus desafios. Portanto, procure por um ERP robusto e que esteja pronto para te auxiliar em cada etapa da jornada da sua empresa.

Além de procurar pelo controle e integração de um bom sistema, opte por um que seja escalável e respeite o tamanho da sua empresa, estando presente e sendo útil por toda a sua trajetória. Escolha um software completo e avançado, aumentando o número de benefícios no investimento.

Encontre na TOTVS o ERP ideal para o seu negócio

Muitos anos de experiência e evolução, permitiram desenvolver e sustentar as melhores soluções do mercado. Automatize os processos da sua empresa, reduzindo custos e tempo de produção.

A TOTVS é uma multinacional 100% brasileira e líder em soluções tecnológicas no país. Entregamos tecnologias completas e reconhecidas por sua eficiência e segurança. Confira mais informações sobre o produto que melhor atende a sua empresa:

TOTVS Construção Obras e Projetos      TOTVS Construção Gestão de Imóveis

Venha simplificar o seu trabalho, otimizando processos, aumentando a produção e reduzindo custos operacionais. Com os dados levantados por nossos ERPs, você tem uma tomada de decisão mais objetiva levando a sua empresa para outro patamar.

Então faça com a gente você também. Escolha a TOTVS.

Nova call to action

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.