orcamento-de-obras

Orçamento de obras: Qual sua importância e como fazer?

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA CONSTRUÇÃO | 11 Maio, 2020

O orçamento de obras conta com diversos tipos de informações sobre um projeto de construção, principalmente financeiras. É a partir dele que é possível estimar e definir os custos exigidos para sua execução.

Um orçamento eficiente precisa de um grande volume de dados e metodologias detalhadas. Se você quer conhecer mais sobre a importância dessa prática e como fazer orçamento de obra, continue com a leitura deste artigo e descubra!

A importância do orçamento de obras

O orçamento de construção civil pode ser determinante no sucesso do projeto, pois, a partir dele, fica mais fácil cumprir prazos, gerenciar despesas e tomar as melhores decisões.

Com o orçamento de obras criado antes do início da operação, diversas variáveis colaboram para uma estimativa do custo total do projeto, o qual deve ficar o mais próximo possível do valor estipulado. Entre algumas vantagens que essa documentação proporciona, podemos citar:

  • Redução nos custos;
  • Melhor controle no gerenciamento e planejamento de obras;
  • Mais poder e flexibilidade em negociação com fornecedores;
  • Imagem da empresa com maior valor de mercado,
  • Uso do histórico para a evolução de outras obras.

O que é necessário para um bom orçamento de obras?

Vale ressaltar que, mesmo que o orçamento não seja 100% preciso, deve contar com um nível de exatidão apurado, que se relaciona diretamente com as informações e ações adotadas durante a execução. Mas como fazer um orçamento de obra com segurança e eficiência?

Apuração e análise

Na gestão de obras, e principalmente na questão orçamentária, é fundamental considerar sua viabilidade, no sentido de definir o que e como será construído, em nome de quem, por qual motivo e se o retorno sobre investimento (ROI) será satisfatório.

Da mesma maneira, também é de extrema importância obter o conhecimento do alinhamento do projeto com a legislação local, ou seja, saber se ele obedece todas as regras legais, para evitar multas e penalidades que podem acarretar em mais custos e tempo.

Estudo de documentação

O orçamento de obras conta com uma fase dedicada ao estudo da documentação exigida para o início de uma construção, bem como dos custos que serão necessários.

Nessa etapa, é interessante contar com uma base de dados e contatos que seja capaz de fazer o direcionamento de determinado documento ao responsável mais adequado, com tudo o que é necessário para evitar atrasos no cronograma físico financeiro.

Decisões assertivas e seguras

Já parou para pensar que o mercado imobiliário pode mudar em um tempo relativamente curto? Sendo assim, é necessário tentar prever se os lucros alcançados pela construção estarão em alta ou em baixa no momento em que o projeto for finalizado.

Isso só é possível ao tomar decisões guiadas por meio de dados concretos e confiáveis. Deve ser realizado um cálculo com o período médio de duração da obra, incluindo possíveis atrasos e outros imprevistos, além de considerar a estabilidade da economia.

O papel da tecnologia no orçamento de obras

Em todas as etapas de um projeto de construção, é muito importante contar com as facilidades trazidas pela tecnologia. Com o orçamento de obras não é diferente. Como ela pode ajudar a tornar esse processo mais eficiente?

Consideração de variáveis

A consideração de variáveis é responsável por identificar todas as informações referentes à obra que possam gerar algum custo. Isso inclui desde a mão de obra necessária até os insumos, a documentação, etc.

Dessa maneira, é necessário organizar os dados, visando a fluidez das próximas fases. Fazer o registro e acessar as informações de forma manual, através de planilhas, pode não ser o ideal, já que demanda tempo e é mais suscetível a erros de input.

Ao contar com um software para orçamento de obra, todo o processo é integrado e automatizado, com cada etapa construtiva descrita em detalhes, impactando diretamente a composição de custos.

Composição de custos

Os custos que compõem uma obra podem ser diretos ou indiretos. Custos diretos estão relacionados diretamente com o canteiro de obras, como os insumos e a mão de obra, por exemplo. Os indiretos, por sua vez, são aqueles que não necessariamente estão ligados ao ambiente da construção, como gastos com seguros, impostos, materiais de escritório, etc.

Dessa forma, é necessário elaborar um cálculo dos quantitativos da obra, que deve ser feito a partir de especificações técnicas do projeto e seu memorial descritivo, incluindo fatores como produtividade de colaboradores, horas gastas nas tarefas e rejeitos, por exemplo.

Um erro nessa etapa pode custar muito caro para o projeto como um todo, pois uma falha nos cálculos pode trazer alterações muito discrepantes no orçamento final da obra, invalidando todo o trabalho desempenhado até então. Mais uma vez, um programa de orçamento de obras é um aliado poderoso na validação de valores e somas.

Conclusão do orçamento de obras

Na conclusão do orçamento, é hora de definir o retorno sobre investimento, levando em conta fatores como mercado, concorrentes e riscos. Para obter uma visão mais ampla, é possível aplicar o percentual BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), chegando ao valor final da expectativa de lucro.

É comum apresentar aos clientes e investidores as informações referentes aos quantitativos, custos e estimativa de lucro. Um sistema ERP é fundamental para incluir esses dados, bem como um cronograma com o tempo de cada etapa efetuada e o custo envolvido.

TOTVS: sua parceira no orçamento de obras

Ao longo deste conteúdo, mostramos a importância de um bom orçamento de obras, além de falar sobre as ações que colaboram para sua eficiência, e como a tecnologia é fundamental na otimização desses processos, tornando-os mais seguros e, consequentemente, rentáveis.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, referência em desenvolvimento e inovação na gestão, com softwares especializados que atendem a negócios de pequeno, médio e grande porte. No segmento de Construção não é diferente.

Agora que você já sabe por que e como fazer o orçamento de obras, que tal conhecer as principais funcionalidades do ERP da TOTVS, que pode trazer uma renovação na sua rotina e no sucesso da sua organização? E para não perder nenhuma novidade, continue acompanhando nosso blog e assine a newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *