gestao-de-obras

A importância da gestão de obras no setor de construção

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA CONSTRUÇÃO | 05 Maio, 2020

Para que tudo saia conforme o planejamento, é preciso que haja uma boa gestão de obras, com foco na melhor execução dos processos. No segmento da construção, não há espaço para improvisos e erros recorrentes.

Portanto, cabe aos arquitetos e engenheiros fazerem com que tudo corra bem durante as obras. Neste artigo, falamos mais sobre como promover um bom gerenciamento de obras para evitar prejuízos e realizar os projetos com eficiência.

Gestão de obras: qual o conceito?

Faz parte da gestão de obras tudo o que envolve a gestão de equipe, recursos e tempo, para que o cronograma da obra seja devidamente cumprido. Visa também detectar qualquer problema e pensar em soluções para o mesmo.

É uma forma de garantir que a qualidade do trabalho não seja comprometida dentro do canteiro de obras. Também é possível cumprir a previsão financeira acordada no orçamento inicial, evitando que seja necessário novos investimentos ou haja desperdício de recursos.

Como fazer uma boa gestão de obras?

A gestão em construção gera muitos desafios, como a contratação de equipe capacitada e a locação de equipamentos, sobretudo ao ter que manter tudo isso dentro do orçamento. Por esse motivo, separamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a otimizar os processos e fazer com que tudo saia conforme o esperado.

Planejamento

Assim como em outras áreas, um bom planejamento é a base de todo projeto. E isso envolve a harmonia entre as equipes que atuam na execução das atividades. Além disso, também é importante criar um cronograma realista, com o qual seja possível cumprir os prazos dentro de condições reais. Deste modo, é essencial organizar etapas, prazos e recursos.

O planejamento deve conter uma previsão das dificuldades e problemas que podem surgir, já que podem impactar negativamente em fatores como o cronograma de obra. Tudo isso deve ser levado em conta antes de determinar as metas, para que, assim, seja possível cumpri-las. Ou seja, esse alinhamento de expectativas é essencial na gestão.

Gestão de equipes

Selecionar as pessoas certas para as atividades também é muito importante para que o desenvolvimento da obra corra bem. Portanto, o gestor precisa gerenciar as atividades, além de criar uma relação de confiança com a equipe. Para isso, os profissionais envolvidos devem possuir conhecimentos técnicos.

O próprio gestor precisa saber liderar e administrar para conseguir oferecer uma gestão de obras eficiente para sua empresa. Ele deve ser uma referência a ser seguida, cercando-se de conhecimento sobre todos os assuntos que envolvam o segmento e que podem ser úteis para o projeto.

Tecnologia de gestão

Outra alternativa pode ser contar com um software de gestão especializado no segmento, que permite o controle total de escopo, prazos, custos, contratos, documentação e fluxo de caixa. Esse recurso possibilita o acompanhamento detalhado de cada etapa de obras e empreendimentos.

É possível fazer a gestão completa, desde o planejamento até a execução, entregando no prazo e dentro do orçamento previsto. Também é importante que a tecnologia de gestão escolhida mostre o cronograma de atividades, além de fazer o dimensionamento de equipamento e mão de obra necessários.

Principais vantagens da gestão de obras

A gestão de obras é fundamental para o funcionamento de uma empresa do setor de construção. Veja a seguir as principais vantagens que um bom gerenciamento proporciona:

Produtividade

A produtividade é um dos maiores e mais importantes ganhos que uma boa gestão pode oferecer. Isso ajuda para que a realização das atividades esteja de acordo com todos os requisitos de qualidade e com o cronograma.

Um modelo de produção automatizado favorece a otimização da organização do trabalho, além de ser um indicador da qualidade do serviço feito nos projetos. Portanto, o gerenciamento está conectado com a estratégia produtiva da instituição.

Redução de custos

Para gerar redução de custos, também é preciso que haja uma boa gestão. Isso porque os atrasos, contratações equivocadas e outros problemas podem surgir a partir de um mau planejamento e cuidado do gestor.

A refação de trabalho é um dos fatores que mais geram gastos desnecessários, portanto, evitando esse problema é possível economizar tanto recursos quanto tempo dos profissionais.

Controle de materiais

Outra vantagem é poder contar com um controle de materiais que se traduz também em uma economia de custos. Um bom gestor de obras evita o desperdício por meio de um registro de todos os materiais, acompanhando seu uso para que seja adequado conforme a necessidade.

Assim, não será necessário solicitar mais materiais para fazer o trabalho e a previsão de insumos será cumprida conforme o planejado no início do projeto. Um sistema de gestão pode ser útil para manter esse monitoramento de materiais e evitar desperdícios.

Antecipação de problemas

Como mencionado anteriormente, quando há um bom planejamento do projeto, antes mesmo que ele se inicie, são previstos possíveis problemas. Assim, já se tem uma estratégia para essas questões serem resolvidas de forma rápida e com o mínimo de prejuízos.

Com isso, o tempo de resposta para a resolução de uma falha ou outro problema na obra será menor. Solucionar esse tipo de situação de forma rápida evita que o problema se agrave e o projeto seja prejudicado.

Entregas no cronograma

Uma das principais metas da gestão é entregar os projetos dentro do cronograma estipulado. Isso é possível quando o gestor planeja a execução das atividades da obra para que estas sejam feitas com eficiência e qualidade.

Um problema que preocupa o gestor é não cumprir o cronograma e precisar de mais tempo para finalizar o projeto. Para evitar isso é possível contar com um sistema de gestão de obras.

Tecnologia para a gestão de obras

Como vimos, uma gestão de obras eficiente é essencial para a condução e conclusão de um projeto. Pensando nisso, a implementação de tecnologias especializadas podem ser a solução ideal para automatizar processos e garantir mais produtividade.

Ferramentas que atuem desde o planejamento até a execução, para que as entregas sejam feitas dentro do prazo e dentro dos custos previstos. Assim, você tem mais controle sobre os materiais, cronograma e as atividades dos profissionais, o que pode ajudar a antecipar problemas.

Entenda mais sobre como esse sistema pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes e a entregar projetos de forma mais eficiente e garantido a qualidade do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *