O CONARH 2025, um dos maiores eventos de Recursos Humanos da América Latina, aconteceu em São Paulo entre os dias 19 e 21 de agosto, reunindo milhares de profissionais e especialistas para discutir os rumos do setor.
Em sua 51ª edição, o congresso reforçou o papel estratégico do RH diante das transformações do mercado de trabalho e da sociedade.
O Palco Mundo Pessoas, organizado pela TOTVS em parceria com a Swile, foi um dos destaques do evento, trazendo reflexões essenciais sobre o futuro da gestão de pessoas.
Temas como inteligência artificial, novas formas de carreira, diversidade e uso de dados ganharam relevância.
Vamos explorar essas reflexões e aprofundar essas tendências ao longo deste conteúdo, além de compartilhar dicas para que você possa colocá-las em prática no seu negócio. Aproveite a leitura!
O que é o CONARH?
O CONARH (Congresso Nacional de Gestão de Pessoas) é um evento de Recursos Humanos realizado anualmente pela ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos).
Considerado o maior evento de RH da América Latina, tem como objetivo criar um espaço de troca de experiências, tendências, desafios e soluções entre profissionais da área.
Em 2025, o congresso reuniu palestrantes, especialistas e profissionais no São Paulo Expo entre 19 e 21 de agosto, em três dias de programação exclusivamente voltada ao campo de RH.
A TOTVS participou do evento levando um grande diferencial para a 51ª edição: o Palco Mundo Pessoas.
Estruturado em parceria com a Swile, o espaço teve a participação de grandes personalidades em painéis ao vivo e abordou as principais tendências para o setor de RH, como employer branding, uso de IA no setor e benefícios corporativos.
Principais tendências e insights para o RH em 2025/2026

O CONARH 2025 trouxe para o centro do debate os grandes desafios, oportunidades e tendências que vão guiar a área de Recursos Humanos nos próximos anos.
Em um cenário de rápidas transformações, a gestão de pessoas precisa, mais do que nunca, estar conectada à tecnologia, mas sem abrir mão do elemento humano.
Acompanhar esse movimento é o pilar para manter a competitividade. Por isso, listamos os principais temas que ganharam destaque no evento para compartilhar com você.
Confira quais são eles a seguir.
Upskilling e reskilling
O avanço tecnológico tem acelerado a necessidade de desenvolvimento contínuo, o que coloca dois conceitos em destaque: o upskilling e o reskilling.
Vamos entender cada um deles:
- Upskilling: é o processo de aprimoramento das competências que o colaborador já possui;
- Reskilling: é uma abordagem que foca em preparar profissionais para novas funções, fora da sua área de atuação.
Um gestor de RH, por exemplo, pode fazer um upskilling ao aprender a utilizar novas ferramentas de People Analytics baseadas em inteligência artificial (IA).
Esse gestor pode também fazer um reskilling e aprender programação de dados para atuar como desenvolvedor de softwares de People Analytics, por exemplo.
Para as empresas, investir nessas práticas significa reduzir lacunas de conhecimento, reter talentos e garantir maior competitividade.
Já para os colaboradores, é uma oportunidade de crescimento profissional e de se manterem relevantes no mercado de trabalho.
IA + IH
O conceito de IA + IH (inteligência artificial + inteligência humana) é uma grande tendência na área de gestão de pessoas.
Ele parte da ideia de que a inteligência artificial não deve ser vista como substituta da inteligência humana, mas sim como sua parceira.
Em episódio especial do Antes Tech do que Nunca sobre o CONARH, Robson Campos, Diretor de produtos e negócios para RH da TOTVS destaca que o principal papel da IA é potencializar as habilidades humanas.
“Ter a possibilidade de utilizar IA para aumentar a nossa acuracidade, a nossa velocidade, a nossa assertividade, nos dá condição de realmente pensar em outras questões que vão nos tornar mais competitivos”, argumenta.
Essa integração representa um novo modelo de colaboração, em que a IA potencializa a tomada de decisão e libera as pessoas para focarem em atividades mais estratégicas e criativas.
Com isso, a inteligência artificial no mercado de trabalho passa a ser um recurso para impulsionar pessoas e fortalecer o papel estratégico do RH nas empresas.
Felicidade no ambiente de trabalho
O cuidado com o bem-estar e a saúde mental no ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais um fator determinante para engajamento e retenção de talentos.
As tendências do setor destacadas na última edição do CONARH mostram que programas focados em promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde e reconhecimento constante se tornam diferenciais competitivos.
Mais do que isso, com a NR-1 em vigor, políticas de bem-estar e saúde são uma necessidade de compliance na empresa.
Quer entender as normas definidas pela NR-1? Aproveite para conferir o vídeo completo sobre o tema:
Abordagem skills-based
A gestão baseada em habilidades, ou skills-based, está ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de RH, justamente por focar nas individualidades e no protagonismo do colaborador.
Nesse modelo, o foco deixa de estar exclusivamente em cargos ou formações acadêmicas. O objetivo é valorizar as habilidades individuais de cada profissional, permitindo a alocação de colaboradores em tarefas alinhadas a essas competências.
Isso garante maior flexibilidade e produtividade na empresa, já que cada pessoa consegue aproveitar ao máximo seus aprendizados e soft skills.
Diversidade geracional e o etarismo

Outra tendência que se fortalece no RH é a valorização da diversidade etária. O mercado ainda enfrenta desafios relacionados ao etarismo, mas há muitos benefícios em estruturar uma equipe diversa.
Enquanto profissionais mais experientes agregam conhecimento e visão estratégica, as novas gerações oferecem domínio tecnológico e novas formas de pensar.
Juntas, essas perspectivas enriquecem a cultura organizacional e aumentam a capacidade de inovação da empresa.
Para promover a inclusão de idosos no mercado de trabalho e criar equipes mais equilibradas, no entanto, é preciso adaptar processos para atender as necessidades específicas de cada colaborador.
“As políticas têm que ser mais flexíveis, a oferta de desenvolvimento, as carreiras etc. Tudo isso tem que ser mais flexível”, argumenta Marcelo Nóbrega, consultor, investidor e conselheiro de RH Techs, no episódio do Antes Tech do que Nunca.
Uso de dados na gestão de pessoas
O tempo em que as decisões em RH eram baseadas na experiência e na intuição dos gestores ficou no passado.
Hoje, os dados têm se tornado aliados estratégicos na gestão de pessoas, por isso se destacam entre as tendências do setor.
Com o apoio de sistemas e ferramentas de analytics, é possível compreender melhor o comportamento dos colaboradores, prever necessidades e criar planos de ação mais assertivos.
“Eu estou me aproximando muito mais das pessoas através de dados, através de sistemas e da coleta dessas informações”, explica Marcelo Nóbrega.
“Eu consigo chegar muito mais perto e conhecer as pessoas e tomar, portanto, decisões muito melhores do que se não tiver dados”, complementa.
Como participar do CONARH?
Para participar do próximo CONARH, basta acessar o site oficial do evento e adquirir um ingresso, assim que eles forem liberados. A edição de 2026 está agendada para 18 a 20 de agosto, mas outros detalhes ainda serão definidos.
Vale acompanhar as novidades no site oficial do Congresso Nacional de Gestão de Pessoas para saber mais sobre os palestrantes e início da venda dos ingressos.
Enquanto isso, a dica é ficar atento às tendências e entender como elas podem impulsionar o setor de Recursos Humanos na sua empresa.
Como implementar as principais tendências de RH na empresa?
Para adotar as tendências de RH no seu negócio, é preciso ir além do conceito e avaliar como elas podem gerar valor no contexto específico da sua empresa.
Algumas práticas ajudam nesse processo, facilitando a implementação de novas metodologias e a escolha de soluções alinhadas aos objetivos corporativos.
Confira alguns passos para colocar as tendências em prática:
- Comece com um diagnóstico interno: avalie maturidade digital, gaps de competências e prioridades de gestão de pessoas para definir onde cada tendência se encaixa melhor e qual delas realmente faz sentido para o seu negócio;
- Estabeleça indicadores claros: mensure impactos de cada novidade implementada em produtividade, satisfação e retenção. Isso ajuda a avaliar o real valor de cada implementação para a empresa;
- Integre tecnologia ao processo: escolha sistemas que conectem diferentes frentes do RH (treinamento, performance, engajamento) para facilitar o processo de adaptação e o acompanhamento dos resultados;
- Faça testes: teste iniciativas como programas de dados, bem-estar ou novos modelos de capacitação em áreas específicas, ajustando as ações antes de aplicá-las em grande escala;
- Envolva lideranças e equipes: peça feedbacks para entender as dificuldades de cada área e obter insights de como as inovações podem ajudar.
Sistemas TOTVS para RH

As tendências do CONARH mostram que o futuro do RH depende cada vez mais da integração entre pessoas e tecnologia.
Para apoiar essa parceria estratégica, o portfólio da TOTVS reúne soluções completas que apoiam desde o recrutamento até a gestão de desempenho, passando por folha de pagamento, treinamento e análise de dados.
Tudo isso sem perder a abordagem humanizada, essencial na gestão de pessoas.
Com os sistemas TOTVS para RH, sua empresa ganha eficiência, reduz custos operacionais e fortalece a experiência do colaborador.
Conheça as soluções da TOTVS para o RH e transforme sua gestão de pessoas!
Conclusão
As discussões do CONARH 2025 deixam claro que a gestão de pessoas passa por uma onda de mudanças, que leva o setor para um foco: a atuação integrada entre tecnologia e humanos.
Como vimos neste conteúdo, tendências como reskilling e upskilling, uso de dados estratégicos, integração de IA + IH e valorização da diversidade etária tornam-se destaque neste cenário.
Para acompanhar esse processo, contar com soluções que apoiem a evolução da área de Recursos Humanos, como as desenvolvidas pela TOTVS, faz toda a diferença
“A grande convocação que eu vejo no contexto do CONARH é de fato cada um entender muito bem o seu papel e agir intencionalmente, na questão dessa condução do futuro”, reflete Robson em sua entrevista ao Antes Tech do que Nunca.
Aproveite para conferir o episódio completo e descubra outras tendências estratégicas para o setor de RH:
Deixe aqui seu comentário