Inteligência Artificial no mercado de trabalho: quais os impactos?

Equipe TOTVS | 05 abril, 2024

Na medida em que adentramos na nova era da transformação digital, a inteligência artificial (IA) emerge como um dos pilares fundamentais na redefinição do mercado de trabalho. 

Esse avanço tecnológico é uma força inovadora capaz de remodelar indústrias, criar novas categorias de emprego e alterar profundamente a natureza do trabalho como o conhecemos. 

Com a habilidade de processar e analisar dados em uma escala e velocidade sem precedentes, a Inteligência Artificial no mercado de trabalho oferece oportunidades para aumentar a eficiência, melhorar a tomada de decisão e personalizar experiências, o que nos desafia a repensar a interação humana com a tecnologia no ambiente profissional.

A evolução é tão rápida que pode parecer assustadora, contudo ela é muito benéfica para todos os envolvidos, tanto corporações quanto os colaboradores.

Quer saber mais? Acompanhe com atenção este conteúdo até o fim!

Quais os benefícios da Inteligência Artificial no mercado de trabalho?

Vamos começar com os principais benefícios da IA no mercado de trabalho. 

Melhoria na tomada de decisões

A capacidade da IA de processar e analisar grandes conjuntos de dados em velocidades impressionantes permite que as organizações obtenham insights valiosos sobre operações, tendências de mercado e comportamento dos consumidores. 

Esses insights promovem uma tomada de decisão baseada em dados que permitem estratégias de negócios mais precisas e adaptativas. 

Inclusive, o RH é beneficiado com uma capacidade maior de tomar boas decisões em contratações. É viável fazer análises de cada candidato e utilizar dados para selecionar o candidato com melhor alinhamento com a cultura e a visão da empresa. 

Aperfeiçoamento de habilidades e criação de empregos

Longe de apenas eliminar postos de trabalho, a IA está criando categorias de empregos e exigindo novas habilidades, incluindo especialização em IA, análise de dados e ciência de dados. 

Além disso, plataformas de aprendizado baseadas em IA oferecem oportunidades de treinamento personalizado para funcionários, o que possibilita o desenvolvimento contínuo de habilidades essenciais para o futuro do trabalho.

Melhoria nas condições de trabalho

Ao assumir tarefas repetitivas ou perigosas, a IA melhora a segurança e as condições de trabalho. 

Por exemplo, em ambientes industriais, robôs inteligentes podem realizar tarefas em condições perigosas ou insalubres, de modo a minimizar riscos para os trabalhadores humanos.

Qual o impacto da Inteligência Artificial nas empresas?

Além dos benefícios no mercado de trabalho, o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas empresas é profundo e multifacetado, com transformações significativas em diversas áreas, desde operações internas até a interação com clientes. 

A IA está redefinindo como as empresas operam, inovam e competem nos mercados globais. Aqui estão alguns dos principais impactos da IA nas empresas:

Transformação operacional

A Inteligência Artificial otimiza processos operacionais através da automação de tarefas rotineiras e repetitivas, de modo a aumentar a eficiência e reduzir erros humanos. Ou seja, é possível pensar em maior eficiência, maior qualidade e maior capacidade de padronização. 

Isso permite que as empresas redirecionem seus recursos humanos para tarefas mais estratégicas e criativas, de modo a elevar o potencial de inovação e crescimento.

Personalização e experiência do cliente

A IA possibilita um nível de personalização sem precedentes em marketing e atendimento ao cliente, desde recomendações de produtos personalizadas até chatbots inteligentes que oferecem suporte em tempo real. 

Isso melhora significativamente a experiência do cliente, aumentando a satisfação e a lealdade.

Melhoria da segurança

No contexto de segurança cibernética e física, as soluções inteligentes oferecem soluções avançadas para detectar, prevenir e responder a ameaças. 

Algoritmos inteligentes conseguem identificar padrões anormais que indicam tentativas de fraude ou invasão, a fim de otimizar a proteção de dados e ativos da empresa.

Sustentabilidade e eficiência energética

Sistemas de IA também contribuem para práticas de negócios mais sustentáveis ao otimizar o uso de recursos, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência energética. 

Isso não apenas reduz custos operacionais, mas também alinha as empresas com as crescentes demandas por responsabilidade ambiental.

Competitividade no mercado

Ao incorporar a IA em suas operações, produtos e serviços, as empresas conseguem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Elas se posicionam como inovadoras e motores de ideias disruptivas que transformam o cenário. 

A capacidade de inovar rapidamente, adaptar-se às mudanças e oferecer valor agregado aos clientes é essencial para manter a relevância e impulsionar o crescimento a longo prazo.

Afinal, a Inteligência Artificial ameaça empregos?

Enquanto a automação impulsionada pela Inteligência Artificial certamente transforma a natureza de muitos empregos, argumentar que ela simplesmente “ameaça” empregos não abrange todo o panorama. 

Ou seja, é simplista demais. 

É preciso ampliar o escopo e considerar que a IA não apenas redefine funções e indústrias, mas também cria oportunidades de trabalho e demanda por habilidades inovadoras.

Segundo uma pesquisa do World Economic Forum, The Future of Jobs, 50% das empresas entrevistadas acreditam que a IA criará empregos e oportunidades. Apenas 25% reforçam a tese de que haverá apenas perdas. 

Exemplos de habilidades que não podem ser facilmente substituídas

  • empatia e inteligência emocional: empregos que requerem um alto nível de empatia, como psicologia, assistência social e enfermagem, dependem profundamente do entendimento e da reação às emoções humanas. A IA ainda está longe de replicar a complexidade da empatia humana em suas interações;
  • criatividade e inovação: enquanto a IA pode gerar música, arte e até certo conteúdo escrito, a criatividade humana possui profundidade, emoção e contexto cultural que máquinas ainda não conseguem capturar completamente. Profissões criativas, como escritores, artistas e designers, se beneficiam da capacidade humana de pensar fora dos padrões e conceber ideias verdadeiramente inovadoras;
  • habilidades estratégicas e de tomada de decisão complexa: líderes empresariais, gestores e empreendedores exercem julgamentos baseados em uma combinação de dados, intuição e experiência prática. A capacidade de navegar na incerteza, pesar múltiplas variáveis e tomar decisões que afetam o futuro das organizações são habilidades intrinsecamente humanas;
  • trabalho manual especializado e artesanato: profissões que exigem um alto grau de habilidade manual — como carpintaria, joalheria e restauração de arte — dependem da destreza, sensibilidade e experiência humanas — o que é um desafio para automatizar.

Oportunidades de trabalho que surgem com a IA

  • especialistas em IA e Ciência de Dados: à medida que mais empresas buscam integrar a IA em suas operações, a demanda por cientistas de dados, engenheiros de machine learning e especialistas em IA só tende a crescer;
  • profissionais de ética em IA: surge também a necessidade de profissionais especializados em navegar questões éticas relacionadas ao seu uso, desde viés algorítmico até questões de privacidade e consentimento;
  • educadores e formadores em tecnologia: a educação e o treinamento contínuos se tornam essenciais em uma economia em rápida transformação, criando oportunidades para educadores que podem ensinar novas habilidades, incluindo como trabalhar efetivamente com sistemas de IA;
  • gestão de mudança e adaptação organizacional: profissionais especializados em ajudar empresas e trabalhadores a adaptar-se à nova paisagem de trabalho, integrando tecnologias de IA e redefinindo processos organizacionais, serão cada vez mais valorizados.

Resumindo, a Inteligência Artificial está remodelando o mercado de trabalho de maneiras que exigem uma reavaliação de habilidades, educação e treinamento. 

Em vez de simplesmente ameaçar empregos, a IA está mudando o que significa trabalhar, criando um conjunto de oportunidades que enfatizam a colaboração entre humanos e máquinas. 

As organizações e a força de trabalho que se adaptarem a essa nova realidade estarão melhor posicionadas para prosperar em um futuro impulsionado pela tecnologia.

Qual é o posicionamento da TOTVS sobre IA?

Gustavo Bastos, vice-presidente de Plataformas da TOTVS, destaca a importância e o impacto positivo da Inteligência Artificial no mundo corporativo neste conteúdo.

Ele enfatiza que a IA é essencial para otimizar processos, automatizar atividades e melhorar a tomada de decisões nas empresas. Bastos enfatiza o uso da IA em atendimento ao cliente, análise de dados e marketing, entre outros. 

Além disso, ele sublinha a integração da IA nos produtos da TOTVS, visando uma operação mais eficiente e uma experiência aprimorada para os usuários finais. 

Para Bastos, a IA é um meio para alcançar melhores resultados, mas a decisão final sempre deve incluir o julgamento humano​.

Já para Dennis Herszkowicz, presidente da TOTVS, a IA surge como um auxiliar, mas a sensibilidade dos especialistas humanos ainda será uma necessidade. 

Como se preparar para o futuro do mercado de trabalho com IA?

À medida que a inteligência artificial (IA) continua a transformar o mercado de trabalho, as empresas enfrentam o desafio de se adaptar e se preparar para um futuro em constante evolução. 

Aqui estão algumas estratégias-chave que as organizações podem adotar para garantir sua relevância e sucesso neste novo cenário:

Promover a cultura de aprendizado contínuo

Encorajar uma cultura organizacional que valoriza o aprendizado contínuo é essencial para se adaptar às mudanças trazidas pela IA. 

Investir em programas de treinamento e desenvolvimento profissional ajuda a garantir que os funcionários possam atualizar suas habilidades e competências para se alinhar com as novas demandas tecnológicas.

Investir em capacitação em tecnologia

Da mesma forma, oferecer oportunidades específicas de capacitação em IA e outras tecnologias emergentes prepara a força de trabalho para utilizar eficazmente essas ferramentas em suas funções. 

Isso inclui treinamento técnico para especialistas em TI e também a educação de funcionários não técnicos sobre os princípios básicos e aplicações da IA em seu trabalho cotidiano.

Fomentar a colaboração humano-máquina

Em complemento a isso, estratégias que maximizem a colaboração efetiva entre humanos e sistemas de IA são ótimas para potencializar a produtividade e a inovação. 

As empresas devem identificar áreas nas quais a IA pode complementar as habilidades humanas, criando um ambiente de trabalho sinérgico onde a tecnologia e a criatividade humana se potencializam.

Reimaginar processos e funções

As empresas devem estar dispostas a reavaliar e reimaginar seus processos de negócios e funções de trabalho à luz das capacidades da IA. 

Isso pode envolver a automação de tarefas rotineiras para liberar os funcionários para atividades mais estratégicas ou o desenvolvimento de novos modelos de negócios que tirem proveito das inovações tecnológicas.

Adotar uma abordagem ética para o uso de IA

É importante também implementar diretrizes éticas para o uso da IA, a fim de garantir que a tecnologia seja utilizada de maneira responsável e transparente. 

Podemos citar aqui considerações sobre privacidade de dados, viés algorítmico e o impacto social das aplicações de IA. Esses pontos asseguram que os benefícios da tecnologia sejam distribuídos de forma justa e equitativa.

Fomentar a inovação aberta

Também é interessante promover um ecossistema de inovação aberta, envolvendo parcerias com startups, universidades e institutos de pesquisa. Assim, é possível acelerar o desenvolvimento e a adoção de soluções de IA. 

Essa abordagem colaborativa permite que as empresas explorem novas ideias, tecnologias e modelos de negócios, mantendo-se na vanguarda da inovação.

Preparar-se para a flexibilidade organizacional

A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças será uma vantagem competitiva essencial no futuro do mercado de trabalho. 

As empresas devem estar preparadas para ajustar suas estruturas organizacionais, políticas de trabalho e estratégias de gestão para permanecerem ágeis e responsivas às novas oportunidades e desafios apresentados pela IA.

Ao adotar essas estratégias, as empresas se preparam para o impacto da Inteligência Artificial e se posicionam para liderar a transformação, aproveitando as oportunidades criadas pela tecnologia para inovar, crescer e prosperar no futuro.

Inteligência Artificial da TOTVS

Com a inteligência artificial cada vez mais presente nas empresas, é importante escolher soluções seguras e realmente eficientes.

A TOTVS oferece IA integrada em todos os seus produtos, com o objetivo de contribuir com resultados ainda mais relevantes na gestão do seu negócio. 

Com essa tecnologia, é possível otimizar a gestão de dados para trazer mais previsibilidade a sua empresa, bem como recomendações de melhoria e automação de processos para ampliar a produtividade. 

Aliada às soluções TOTVS, a inteligência artificial potencializa o seu negócio. Com ela, você pode, por exemplo, interpretar dados da empresa toda em um só lugar, concentrando informações e insights relevantes para tomadas de decisões muito mais estratégicas.

Conheça os produtos TOTVS e impulsione os resultados do seu negócio!

Conclusão

A Inteligência Artificial no mercado de trabalho está moldando o futuro das operações empresariais, representando uma revolução na forma como os negócios operam, inovam e competem. 

Enquanto a IA apresenta desafios, como a necessidade de requalificação da força de trabalho, ela também cria oportunidades para o desenvolvimento de novas habilidades e empregos, de modo a reforçar a importância de uma abordagem adaptativa e de aprendizado contínuo no ambiente profissional.

As empresas, ao abraçarem a IA, devem fazê-lo com um compromisso ético e transparente. Assim, a tecnologia pode ser utilizada de forma responsável e benéfica para a sociedade como um todo. 

Entenda melhor como a Inteligência Artificial é aplicada nas nossas soluções e saiba o que isso significa para sua empresa!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.