Entrega expressa: o que é e como oferecer aos clientes

Equipe TOTVS | 09 fevereiro, 2023

A entrega expressa vem se tornando um grande ativo para muitas empresas na era digital, pois é uma das melhores maneiras de aumentar os graus de fidelização de clientes.

Isso porque é possível aumentar significativamente os graus de satisfação e lealdade dos clientes quando o envio rápido é uma opção, mesmo que tenha custos maiores.

Sendo assim, compreender como funciona a entrega expressa — desde a escolha de um prestador de serviços e definição de prazos e custos de entrega até opções de comunicação com os clientes — é essencial na criação de uma estratégia comercial de sucesso durante todo o ano.

Neste artigo, vamos discutir o que é a entrega expressa e como ela pode ajudar você a atender às expectativas dos clientes, evitando, ao mesmo tempo, taxas extras desnecessárias. Boa leitura!

O que é entrega expressa?

Entrega expressa é uma modalidade de frete rápido oferecida pelas empresas para clientes que querem receber os seus produtos em um prazo menor.

Nesse tipo de frete, os produtos podem ser entregues, inclusive, no mesmo dia da solicitação de compra, após a confirmação do pagamento.

Funciona assim: a partir do momento em que uma compra é confirmada, o pedido recebe um selo de prioridade. Na sequência, o item é separado das entregas regulares e embalado para ser enviado para os clientes o mais rápido possível.

Em seguida, ele é direcionado a uma transportadora com especialidade em entregas expressas para que o prazo de entrega seja cumprido.

De maneira geral, os serviços de entrega expressa costumam estar disponíveis de segunda a sexta, sendo que esse tipo de serviço depende da distância entre o centro de distribuição e o destino final, além da disponibilidade de produtos em estoque.

Por conta desse diferencial, o custo das entregas expressas normalmente são maiores do que o das entregas regulares, mas esse preço maior normalmente acaba valendo a pena para entregas muito urgentes.

Nova call to action

Como funciona a entrega expressa?

De maneira geral, as entregas expressas ocorrem nos dias úteis durante o horário comercial, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

O passo a passo de funcionamento das entregas expressas funciona da seguinte forma:

  1. O cliente faz um pedido em uma loja virtual;
  2. Ele seleciona o modelo de entrega expressa (normalmente mais cara que a entrega normal);
  3. Após a confirmação do pagamento, o pedido recebe um selo de prioridade;
  4. O produto comprado é separado do estoque regular e embalado o mais rápido possível;
  5. O pacote é direcionado para uma transportadora parceira especializada em entregas expressas para que chegue a tempo.

Vale lembrar que, para que todas essas etapas funcionem, além de uma operação logística sem gargalos na parte de separação de produtos e embalagem, a empresa precisa contar com uma boa transportadora parceira para cumprir o prazo oferecido.

Qual o prazo da entrega expressa?

Como vimos, em muitos casos, pode acontecer das entregas expressas conseguirem entregar a mercadoria comprada no mesmo dia da compra.

Entretanto, o prazo para a entrega, de fato, vai depender da disponibilidade dos motoristas e da distância entre o centro de distribuição e o destino final.

Por isso, mesmo que esse tipo de entrega possa chegar no mesmo dia, as transportadoras oferecem um prazo de 72 horas.

Qual a diferença entre entrega normal e expressa?

Todas as modalidades de entrega possuem uma coisa em comum: os custos variam de acordo com a disponibilidade de veículos e a distância entre o centro de distribuição e o local de entrega.

No entanto, a entrega expressa se diferencia das demais, pois tende a ser mais rápida e mais cara que as outras formas de tarifação de frete.

Esse custo maior é cobrado justamente por conta da rapidez e prioridade de entrega, que exige disponibilidade imediata das transportadoras.

Em outras palavras, as empresas de transporte vão precisar preterir outras entregas para priorizar aquelas expressas.

As entregas expressas buscam atender a clientes que não têm tempo a perder e que precisam do produto comprado o quanto antes.

Por isso, dependendo da situação, o custo-benefício compensa, já que o cliente consegue utilizar o produto mais rápido do que nas entregas convencionais.

Ou seja, a entrega expressa leva em consideração quanto o consumidor está disposto a pagar a mais em prol de agilizar o envio do bem.

Logo, só faz sentido solicitar entregas expressas no caso de compras de última hora, como um presente em uma ocasião especial ou um produto indispensável para o funcionamento do negócio.

Quais são as vantagens da entrega expressa?

Confira agora quais são as principais vantagens da entrega expressa:

  1. Diferencial competitivo;
  2. Economia de custos para o negócio;
  3. Eficiência na gestão logística;
  4. Aumento das vendas;
  5. Fidelização do consumidor.

1. Diferencial competitivo

Uma das principais vantagens das entregas expressas é que elas oferecem um diferencial competitivo para a sua empresa.

Isso porque não são todas as empresas que conseguem disponibilizar uma entrega expressa para seus clientes, logo, essa é uma forma de agregar valor ao seu empreendimento e, ao mesmo tempo, diferenciá-lo dos demais concorrentes.

Mas, antes de adotar esse tipo de estratégia, é muito importante que você faça uma análise profunda do seu negócio e do segmento de atuação.

Ao analisar seus concorrentes, você entenderá melhor o que eles estão oferecendo para as pessoas e como a sua empresa pode se diferenciar das demais.

2. Economia de custos para o negócio

Como vimos, as entregas expressas normalmente custam mais caro para o cliente final, mas, no caso das empresas, essa modalidade pode ajudar a reduzir os custos.

Isso porque as entregas expressas ajudam a aumentar os graus de fidelização de clientes.

Com clientes fiéis, você aumenta o Lifetime Value (LTV), ou Valor de Tempo de Vida do Cliente, em português, do seu negócio.

Isso nada mais é do que o valor médio que um cliente gera para a sua empresa ao longo do seu tempo consumido com com você – e isso leva em conta todas as compras que essa pessoa faz com a sua empresa, não apenas uma.

Um reflexo disso é a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que é o valor despendido para atrair novos clientes.

3. Eficiência na gestão logística

Quanto menor for o tempo entre a abertura de um pedido e a sua entrega no destino final, melhor para a rotina do gestor logístico da sua empresa, afinal, pedidos em aberto demandam muito tempo e atenção, gerando mais gastos.

Por exemplo, pense em todo o trabalho de gerenciamento envolvido desde a produção ou compra de um item, passado pelo armazenamento, controle de estoque, separação e envio ao consumidor final.

Ao agilizar os processos de fechamento e entrega de pedidos, você melhora a sua operação, criando uma estrutura capaz de suportar um grande volume de encomendas sem sobrecarregar as equipes.

4. Aumento das vendas

Como vimos, as entregas expressas são um grande diferencial competitivo para as empresas, já que grande parte dos negócios simplesmente não consegue oferecer esse tipo de serviço.

Portanto, ao implementar as entregas expressas e oferecer essas opções para os seus clientes, você pode experienciar um aumento significativo nas vendas.

Isso porque o tempo entre uma compra na internet e a entrega da mercadoria é um dos principais fatores de decisão de compra, incentivando a preferência pela sua marca.

5. Fidelização do consumidor

Por fim, uma das maiores vantagens das entregas expressas é que elas conseguem aumentar os graus de fidelização de clientes da sua empresa.

Isso acontece porque, por conta da agilidade nas entregas, os consumidores tendem a voltar a comprar com você, pois sabem que a sua empresa é séria e cumpre os prazos prometidos, até mesmo, em alguns casos, adiantando a entrega em algumas horas ou dias.

Exemplos de transportadoras que oferecem a entrega expressa 

A empresa mais famosa pelas entregas expressas no Brasil hoje são os Correios, que oferecem diversas modalidades de entregas expressas para seus clientes.

Mas, além dos Correios, também podemos citar outras empresas que se destacam no ramo, como:

  • Total Express: uma empresa de logística especializada em e-commerces que opera em 250 cidades no Brasil e oferece prazos de 24 a 48 horas;
  • Jadlog: é uma das maiores operadoras logísticas do Brasil, também com um foco maior em e-commerces;
  • FedEx: é uma das maiores empresas de fretes expressos do mundo, mas, no Brasil, ainda é necessário fazer orçamentos personalizados;
  • DHL: outra das maiores do mundo, a DHL oferece prazos e fretes personalizados de acordo com a demanda.

Além de todas as empresas já citadas, também podemos falar um pouco sobre as entregas expressas aéreas, ou seja, que enviam as mercadorias de avião.

Dentre as principais opções de frete aéreo expresso no Brasil, podemos citar a LATAM Cargo Express, a Azul Cargo Express, a Gollog e a DHL.

Dessas opções,a Azul Cargo Express e a Gollog possuem soluções específicas para e-commerces, sendo que a solução da Azul é mais recomendada para cargas menores (até 750 gramas), enquanto a Gollog suporta itens com alto peso, podendo haver restrições para encomendas com mais de 80kg.

Cuidados que sua empresa precisa ter ao oferecer esse tipo de serviço

Para que seja possível entregar as mercadorias em tempo recorde, a empresa precisa ficar atenta aos processos e manter um planejamento ainda mais rigoroso para garantir agilidade e qualidade. Veja: 

Conte com uma equipe qualificada

O primeiro passo para conseguir realizar entregas expressas é contar com uma equipe de sucesso. 

Além de observar no recrutamento e seleção se os profissionais possuem as habilidades necessárias para atuar nesse ritmo de trabalho, também é importante fornecer capacitação e as ferramentas necessárias.

Ao introduzir novas tecnologias na rotina de trabalho, é importante investir tempo em treinamentos, para que tais inovações possam realmente ajudar no desempenho e produtividade.

Escolha uma boa transportadora

Pesquise bastante sobre as opções de transportadora antes de fechar negócio para ter certeza de estar fazendo a melhor escolha para sua empresa e clientes.

Na hora de contratar uma transportadora, avalie qual a reputação da empresa e leve em conta outros fatores além da agilidade. 

Afinal, quando o cliente escolhe a opção de entrega express ele está buscando agilidade, mas também qualidade. 

Será muito negativo para sua marca se os produtos chegarem danificados por conta do transporte inadequado.

Comunique-se com o cliente

A atualização do status de entrega de um produto é uma dos fatores mais importantes para o cliente após uma compra online, especialmente se ele está solicitando a entrega expressa.

Por isso, além de se dedicar ao planejamento de rotas e a contratação de uma boa transportadora, dedique tempo a comunicação com o cliente.

Com essa atualização das informações, o consumidor consegue se programar melhor para receber a entrega e ter seu pedido no tempo desejado.

Invista em soluções tecnológicas

Investir em tecnologia, no contexto das entregas expressas, não é um diferencial, mas sim uma necessidade de todos os lojistas e e-commerces.

Sem o uso de ferramentas que otimizam os prazos de entregas e rotas, sua empresa provavelmente terá muito mais trabalho para gestão e organização dos pedidos, o que vai acabar refletindo na satisfação do cliente com sua empresa.

Otimize suas operações com o TOTVS Roteirização e Entregas

Para que uma operação logística seja bem sucedida, é preciso contar com um bom planejamento de rotas como base para todas as etapas.

Esse planejamento vai ajudar a identificar os melhores meios de transporte para cada rota.

Neste contexto, a tecnologia entra como uma grande aliada. 

E, quando o assunto é transporte rodoviário, você pode contar com o TOTVS Roteirização e Entregas!

Trata-se de um sistema que ajuda o seu negócio a encontrar o trajeto mais vantajoso para cada entrega.

A ferramenta faz uma análise completa dos pontos de entrega, da distância entre os pontos e das restrições logísticas com base nos dados de cada pedido.

Dessa forma, você consegue otimizar os processos e reduzir os custos da operação em até 30%. 

Tudo isso com possibilidade de integração com ERPs para simplificar ainda mais a gestão logística do seu negócio.

Use a tecnologia do TOTVS Roteirização e Entregas para aumentar a eficiência das suas entregas!

Conclusão

Como vimos, a entrega expressa é uma tendência crescente no comércio eletrônico, e por uma boa razão, afinal ela pode ser um grande atrativo para os clientes que procuram receber suas compras o mais rápido possível.

Se você não está atualmente oferecendo a entrega expressa a seus clientes, agora é a hora de começar.

O TOTVS Roteirização e Entregas facilita a entrega de suas encomendas a tempo, sempre. Solicite uma demonstração gratuita hoje e veja como nosso software pode ajudá-lo a oferecer a melhor entrega expressa a seus clientes!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.