O que é FOB: como funciona e quem paga esse frete

Equipe TOTVS | 24 julho, 2023

Muitas pessoas se perguntam o que é FOB. Trata-se de uma modalidade de frete em que o comprador é o responsável pelo transporte da mercadoria até o destino final.

Normalmente, as empresas que optam por essa modalidade de frete estão transportando cargas com um alto valor agregado ou com uma complexidade logística particular.

Existe também o frete CIF, que é uma modalidade em que o responsável pelos custos com o transporte até a entrega da mercadoria é o vendedor.

Mas você sabe quais são as principais diferenças entre os dois? E como funciona essa modalidade de frete? 

Para esclarecer as suas dúvidas, elaboramos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre os tipos de frete e o FOB: suas vantagens e desvantagens e como escolher a modalidade ideal para a sua empresa! Vamos lá?

Nova call to action

O que é frete FOB?

FOB é a sigla para “free on board”, que, em português, pode ser traduzido para “livre a bordo”.

Essa sigla serve para descrever um tipo de frete em que o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte de alguma mercadoria assim que ela é colocada a bordo de um meio de transporte. Ou seja, o frete fica por conta do destinatário.

Ou seja, o fornecedor tem a obrigação de colocar a mercadoria a bordo, no porto de embarque designado pelo comprador, que, a partir desse momento, se torna o responsável pela carga.

Como funciona o frete FOB?

Para entender melhor como funciona o frete FOB, vamos usar um exemplo. Imagine que você tenha uma empresa que precisa produzir embalagens e, por isso, deseja comprar uma máquina de um fornecedor específico.

O fornecedor da máquina avisa a sua empresa que o frete relativo ao transporte da máquina deve ficar por conta do comprador.

A sua empresa, então, contrata uma transportadora para realizar o serviço de frete. O preço do transporte foi cotado antes de fechar negócio e inclui a gestão dos riscos de transporte, ou, em outras palavras, o seguro da carga.

Nesse cenário, a fornecedora da máquina de embalagens emite uma nota fiscal no nome da sua empresa e entra em contato com a transportadora para definir os detalhes da coleta.

Por conta da responsabilidade do transporte ficar nas mãos do comprador, na nota fiscal dessa compra, deve constar a modalidade de frete FOB e o nome da transportadora responsável.

A transportadora, então, coleta a máquina e emite um CTe com todos os dados da nota fiscal, incluindo os dados do tomador, que é a sua empresa.

Uma vez que o transporte seja realizado e você tenha em mãos a sua máquina de embalagens, sua empresa paga o fornecedor da máquina e o valor do frete para a transportadora.

Quem paga o frete FOB?

Quando um cliente opta pelo frete FOB, ele se torna o responsável pelo pagamento do transporte e pelo pagamento do seguro das mercadorias.

Normalmente, esse pagamento só é feito mediante o recebimento do produto, sendo que o valor do frete não deve ser incluído no valor da compra.

Por esse mesmo motivo, o valor do frete não é destacado na nota fiscal.

Para ficar ainda mais claro, vamos supor que Maicon compre uma máquina de fazer salgado com um determinado fornecedor, que avisa para ele que o frete é por conta do comprador.

Assim, Maicon contrata uma transportadora para realizar o serviço de frete, com o preço cotado antes de fechar o negócio, bem como o seguro da carga.

O fornecedor emite uma nota fiscal com as informações do comprador, Maicon, com a modalidade de frete FOB e com os dados da transportadora. Depois disso, avisa que a transportadora pode fazer a coleta. 

Sendo assim, a transportadora faz a coleta da mercadoria e emite o CT-e com os dados do tomador e pagador do frete, que, em nosso caso, é o Maicon. No CT-e, constam os dados da NF-e.

Por fim, Maicon paga a mercadoria para o fornecedor e o frete para a transportadora.

Ficou mais claro agora? Esperamos que sim!

Quando a modalidade de frete FOB é indicada?

Trata-se de uma modalidade mais indicada para empresas que vendem produtos ou insumos para outras empresas, especialmente quando estamos falando de cargas com um alto valor agregado ou que tenham um custo de transporte elevado.

Além disso, como muitas organizações possuem exigências específicas em relação ao frete e às suas condições, a maioria das empresas já possui transportadoras parceiras para a realização desse tipo de serviço.

Por isso, nesses casos, é muito mais vantajoso para a empresa que compra um produto já ficar com a responsabilidade do transporte, pois será mais barato do que pedir que a fornecedora faça todos esses trâmites.

Por fim, o frete FOB também é o mais indicado para o caso de operações internacionais, uma vez que acaba simplificando muito a vida do comprador e do vendedor, pois representa, na maior parte dos casos, um processo de despacho menos burocrático e mais ágil.

Qual a diferença entre frete CIF e FOB?

A grande diferença entre o frete CIF e o FOB é quem é o responsável pelo pagamento do serviço de transporte.

No frete CIF, diferentemente do FOB, a responsabilidade sobre o transporte da mercadoria é da própria empresa que fornece o produto. 

Nessa modalidade, a responsabilidade do fornecedor termina assim que as mercadorias são entregues para a transportadora ou para o próprio destinatário.

Assim, o pagamento do frete é feito já na origem, e os custos são incluídos no preço de venda que é repassado para os clientes.

Ou seja, no frete CIF, o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é responsável pela mercadoria até que ela seja entregue no destino. Já no frete FOB, o responsável pelo pagamento do transporte e do seguro é o destinatário.

Contudo, existem mais algumas particularidades de cada tipo de frete que acabam diferenciando as duas modalidades ainda mais.

Em primeiro lugar, o frete FOB é mais utilizado em entregas entre negócios (B2B), em especial nos casos em que a carga possui valores altos e um frete mais elevado.

Trata-se, portanto, de uma modalidade muito comum em indústrias, pois essas empresas compram de diversos fornecedores que também são fabricantes e normalmente já possuem uma ou mais transportadoras parceiras para fazer o frete.

O frete CIF, por sua vez, é bem mais comum em negócios entre empresa e consumidor final (B2C), ou em negócios que possuem um alto volume de remessas para diferentes clientes.

Em outras palavras, o frete CIF é muito utilizado nas lojas virtuais, em que o consumidor paga pela mercadoria e pelo frete ao mesmo tempo quando fecha o carrinho de compras.

A escolha do frete CIF, nesses casos, acontece por conta da complexidade de usar modalidades distintas para cada cliente.

Ou seja, é muito mais simples que a própria empresa contrate o frete do que repassar essa responsabilidade para o consumidor final.

Como escolher entre frete CIF e FOB?

Escolher entre o frete FOB ou CIF é muito fácil. Basta você se perguntar o tipo de negócio da sua empresa (se é B2B ou B2C) e fazer a sua escolha.

Como vimos, no caso de empresas B2B, em que o material a ser transportado tem um alto valor ou custos logísticos muito altos, é melhor escolher o frete FOB.

Já se você possui uma empresa que vende para o consumidor final, faz mais sentido escolher o frete CIF, pois assim seus clientes não terão de se preocupar em cotar fretes e escolher uma transportadora.

Vantagens e desvantagens do frete FOB

Confira as principais vantagens e desvantagens do frete FOB.

Vantagens

Veja a seguir as principais vantagens:

  • mais autonomia para a negociação das condições de transporte: como é o próprio comprador que escolhe o transporte, ele pode negociar os detalhes da maneira que achar mais adequada e conveniente;
  • possibilidade de encontrar preços melhores: o frete FOB normalmente tem um custo menor para o comprador, pois envolve cargas de alto valor, com uma complexidade logística elevada, o que encareceria muito o preço final do produto caso o fornecedor ficasse responsável pela remessa;
  • maior controle sobre a entrega: o frete FOB é muito melhor para o caso de entregas que precisam de certas exigências especiais, como um tipo de transporte específico, além de dar mais autonomia para o comprador definir os prazos e condições.

Desvantagens

Agora, veja as principais desvantagens do frete FOB:

  • necessidade de uma gestão logística: as empresas que optam pelo frete FOB precisam ter uma estrutura mínima de gestão logística, ou seja, ferramentas e pessoal para organizar e acompanhar as entregas;
  • trabalho extra caso a estrutura não esteja pronta: caso a sua empresa não possua as estruturas necessárias para receber a remessa, isso representa um trabalho extra para os colaboradores do negócio, que terão de tentar encontrar transportadoras para escolher qual frete vale mais a pena;
  • responsabilidade total do transporte: caso ocorra qualquer tipo de imprevisto que acabe danificando a carga comprada, a responsabilidade é do comprador, que deverá entrar em contato com a transportadora contratada para resolver a questão da melhor forma possível.

O monitoramento da entrega no frete FOB

No frete CIF, a responsabilidade do transporte é do vendedor, ou seja, cabe a ele a obrigação de acompanhar a entrega.

No caso do frete FOB, esses processos são um pouco diferentes, já que, normalmente, os vendedores não fazem questão de acompanhar o transporte, já que isso implica em mais custos e trabalho.

Logo, a responsabilidade pelo monitoramento da encomenda é do próprio comprador, o que torna o processo mais fácil, já que ele tem contato direto com a transportadora que está levando a carga do ponto A ao ponto B.

Atualmente, a maioria das transportadoras já conta com um sistema de rastreamento de cargas e oferece a possibilidade dos clientes serem notificados em tempo real quanto às condições de coletas e entregas da sua compra.

Dúvidas frequentes sobre o frete FOB

Agora, veja algumas dúvidas frequentes sobre o frete FOB.

Como calcular frete FOB?

Como vimos, no frete FOB, o comprador entra em contato com uma transportadora para que ela faça a coleta e entrega do produto comprado.

Por isso, na hora de calcular o frete a ser cobrado de seus clientes, é preciso levar em consideração alguns fatores.

Dentre eles, podemos destacar o peso da mercadoria, o volume da mercadoria — levando em conta o cálculo de cubagem —, o valor total da nota fiscal, os modais envolvidos no serviço, taxas e pedágios no caminho, gastos com combustível e distância a ser percorrida.

Somente depois de calcular todos esses gastos, você deve repassar parte ou a integralidade desses custos para o cliente, para que você possa operar com uma margem de lucro.

Frete destacado na nota fiscal é CIF ou FOB?

Se você deseja descobrir se o frete destacado nas notas fiscais é CIF ou FOB, basta simplesmente analisar a própria nota.

Caso o valor do frete esteja destacado, então trata-se de um frete tipo FOB. Se não estiver destacado, trata-se de um frete da modalidade CIF.

Isso acontece, pois, como vimos, no caso do frete FOB, o valor do transporte é pago pelo próprio cliente, então ele precisa estar destacado na nota fiscal.

No frete CIF, como é a própria fornecedora que se responsabiliza pelo transporte, o valor não precisa ser destacado, já que o preço do frete normalmente está embutido no preço final do produto.

O frete FOB vale a pena para a transportadora?

Sim! O frete FOB é uma ótima oportunidade para as transportadoras que desejam fazer grandes entregas. Normalmente, de produtos ou insumos de alto valor agregado ou que necessitem de uma complexidade logística mais elevada.

Contudo, este é também um tipo de frete em que a sua responsabilidade com a entrega deve ser maior.

Isso porque você estará transportando produtos que são mais caros e, muitas vezes, possuem exigências e particularidades no modo de transporte.

Trata-se, portanto, de uma oportunidade para a transportadora se especializar e conseguir clientes qualificados, que pagarão um valor maior para a empresa por um transporte que exige mais e que é mais recompensador.

Como fazer o cálculo de frete para carga com volume maior que o peso?

O tamanho ocupado pela mercadoria altera o cálculo do frete. Assim, para fazer o cálculo, é preciso calcular a metragem cúbica ocupada pela carga (cubagem) e, depois, adicionar um valor a mais no frete.

Para isso, é necessário utilizar a seguinte fórmula:

Comprimento x Largura x Altura x Fator de Cubagem

A importância da tecnologia em suas operações

A logística é uma área que precisa da tecnologia como elemento auxiliar das suas atividades, pois ela é capaz de automatizar processos, eliminar etapas e agilizar a operação.

Uma das tecnologias mais interessantes são os ERPs de gestão, que permitem que se tenha controle financeiro da empresa de maneira fácil e rápida, com geração de relatórios e indicadores importantes para a tomada de decisão.

Outra tecnologia que pode ajudar muito são os roteirizadores, que vão auxiliar a empresa a criar rotas inteligentes, que usam menos combustível e ajudam-na a diminuir os custos operacionais.

Suíte Logística da TOTVS

A Suíte Logística oferece tecnologia completa para auxiliar em toda a jornada dos motoristas, além da coleta, transporte e entregas dos produtos.

Além disso, tem várias funcionalidades que controlam o estoque e os custos de frota. Também faz o controle das obrigações fiscais, gerenciamento de ocorrências e do faturamento de transporte, bem como o monitoramento e a coleta.

Possibilita ainda que toda a operação interna da empresa possa ser ainda mais organizada, fazendo a leitura de movimentação e armazenamento.

Não espere mais para ter um sistema que tem tudo que a sua empresa precisa para rotas e fretes! Conheça a Suíte Logística da TOTVS!

totvs logística

Conclusão

E aí? Entendeu o que é FOB? Recapitulando, trata-se de um tipo de frete em que o responsável pelo transporte da carga é o próprio comprador.

Estamos falando de uma modalidade mais utilizada em entregas B2B, em que normalmente há cargas com um alto valor agregado ou que possuem uma complexidade logística elevada.

Em outras palavras, sai mais barato para o comprador contratar uma transportadora para movimentar a carga do ponto A ao ponto B do que deixar essa tarefa sob responsabilidade da empresa vendedora, que repassa esses custos para o cliente.

Para as transportadoras, o frete FOB é uma ótima oportunidade para especialização, já que os produtos são entregues com uma complexidade maior e nas quais o cliente está mais disposto a pagar um valor mais elevado para ter as suas exigências atendidas.

Esperamos que você tenha entendido o que é FOB e esteja preparado para otimizar a sua operação logística! Continue em nosso blog e confira o artigo que preparamos sobre gestão de entregas!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.